quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

♫ ☼ Shakira ☼ ♫

No universo musical ela é belíssima, sexy, talentosa, filantropa...quer mais??
A pequena grande mulher, uma das mais importantes cantora da América latina e mundialmente conhecida e amada...além de ter um estilo único de cantar e a barriga mais sensual do planeta... Shakira

Shakira Isabel Mebarak Ripoll (Barranquilla, 2 de Fevereiro de 1977) é uma cantora, compositora, coreógrafa, produtora, filantropa e dançarina colombiana vencedora de 2 prêmios Grammy, 8 Latin Grammy, 4 VMA, 1 EMA, 2 AMA, 3 BMA, 12 Latin Billboard Awards e 3 WMA(por enquanto 04/02/2010).
Shakira já vendeu mais de 60 milhões de álbuns no mundo segundo a BMI, sendo uma das maiores vendedoras de discos nos anos 2000. Seu nome em árabe significa graciosa. Fala fluentemente Espanhol, Inglês e Português.
Também sabe um pouco de Italiano, Francês e Árabe. Tem os movimentos de dança do ventre como uma de suas marcas registradas. Mantém um relacionamento com Antonio De La Rua, filho do ex-presidente da Argentina.
Conhecida por manejar ritmos com habilidade e por seu tom de voz diferenciado, Shakira mescla elementos da música latina, americana e até mesmo libanesa nas suas canções, tudo isto amarrado numa clara influência do rock.
Essa ampla rede de ritmos é identificável em canções como "Ciega, Sordomuda"(em que há nítidas influências mexicanas),"Ojos Así" e "Suerte" (dotadas de sons andinos e orientais), "Te Aviso, Te Anuncio" (em que o rock se mistura ao tango), "Obtener Un Sí" (no estilo bossa nova), "La Tortura" (com o reggaeton), "She Wolf"" ( estilo dance anos 1980 com música eletrônica).
A figura multi-cultural e exótica de Shakira foi e é um dos grandes trunfos em sua carreira internacional. Shakira também participou da série original da Disney, Os Feiticeiros de Waverly Place,aumentado sua fama entre os que a não conhecia.
Os videoclipes usados como parte da promoção de seus álbuns também têm sempre participação da cantora, que está presente desde a concepção do roteiro, passando pela coreografia, figurino, direção e até mesmo edição.
O visual de Shakira também merece destaque. Antes composto por roupas simplistas e despojadas, após seu 'cross -over' Shakira passou a fazer uso constante de penteados meticulosamente desalinhados e figurinos provocantes.
O xale de moedas, acessório oriundo da dança do ventre, também é usual no figurino da cantora, sendo anexado de forma harmoniosa ao restante de sua indumentária.
*Como uma espécie de retribuição pelo sucesso que faz no mundo todo, Shakira decidiu criar, em 1997, na Colômbia, seu país de origem, a Fundação Pies Descalzos, que é uma entidade assistencial voltada para as crianças carentes.
Mais de 4,5 mil crianças são atendidas e recebem atendimento médico, odontológico, psicológico e educacional.
São beneficiadas crianças que perderam os pais e aquelas que possuem família.Nestes casos, os pais também recebem auxílio.
Centenas de escolas recebem colaboração da fundação, que tem o nome de um dos álbuns de Shakira, Pies Descalzos (Pés Descalços).
Desde o início da carreira, Shakira declara-se preocupada com as causas sociais.
Foi eleita a primeira colombiana a ser embaixatriz da Unicef, o fundo das Nações Unidas para a Infância e Juventude.
Regularmente, Shakira visita a fundação, que conta com o apoio de várias empresas, e até ensina as crianças a cantar e dançar.
A Colômbia enfrenta diversos problemas sociais. Além das distorções quanto a distribuição de renda, a guerrilha aprofunda estes problemas.
No documentário de um dos seus DVD's, Shakira afirma que zelar pela criança é cuidar para que o futuro seja melhor e que não basta fazer um trabalho assitencial, deixando de lado a educação.
Ela também fez questão de colocar imagens de bairros pobres e de como é comum a presença do Exército nas ruas.
Atualmente, Shakira aliou-se com cantores, intelectuais, empresários e organizações de cooperação internacional criando a Fundação ALAS, ou América Latina en Acción Social, para arrecadar fundos para o combate à pobreza em todo o continente.
A entidade terá o apoio de organizações não-governamentais e de intergovernamentais como a Unicef .
*Dia da Shakira
16 de agosto foi proclamado pelos fans da cantora como o Dia da Shakira no Brasil. A data foi escolhida em homenagem a resposta da colombiana em seu twitter à campanha #BrazilLovesShakira, nessa mesma data.
Após milhares de twittadas, Shakira respondeu aos seus fãs com um: "Pessoal só quero que saibam: Shakira Loves Brazil".
Em Miami também existe o dia da Shakira, que é comemorado 6 de dezembro, dia em que a cantora recebeu as chaves da cidade.
*A relação de Shakira com o Brasil sempre foi muito forte. O Seu álbum de estreia no mercado internacional, 'Pies Descalzos', vendeu mais de 1 milhão de cópias em território brasileiro.
O sucesso foi tanto que a cantora entrou em estúdio novamente e preparou versões em Português para 3 dos singles do CD: Estou Aqui (Estoy Aqui), Um Pouco de Amor (Un Poco de Amor) e Pés Descalços (Pies Descalzos, Sueños Blancos).
O Brasil tornou-se rota da turnê mundial de shows, em lançamentos dos CD's. Além dos shows, uma maratona em rádios e TV's brasileiras de abrangência nacional, especialmente do eixo Rio-São Paulo, fez parte da agenda da cantora.
A cantora passou por várias capitais e cidades no Brasil. Além do Rio de Janeiro e São Paulo, como dito acima, ela também realizou shows em Salvador, Goiânia, Curitiba, Maringá, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre entre outras; e fez aparições especiais em eventos em Fortaleza e em outras cidades.
Admiradora da música brasileira, não raro é possível encontrar referências explícitas à produção nacional na música de Shakira.
A cantora, que já afirmou acompanhar e admirar o trabalho dos cantores e grupos brasileiros Raimundos, Skank, Cidade Negra, Djavan e Caetano Veloso.
No álbum em Espanhol, faz uso do som nacional em canções como 'Whenever, Wherever', 'Objection' e 'Obtener Un Sí'. E considera o Brasil como uma segunda casa.
*Além de um estilo próprio de mudar diversos tons numa mesma canção e de criar coreografias, outro reconhecimento dado a Shakira por publicações especializadas é a capacidade de mudar o ritmo da mesma canção enquanto está cantando e ter uma agilidade na pronúncia das palavras.
Em alguns casos, até mesmo quem conhece bem as letras de Shakira se atrapalha quando na mesma canção o ritmo é mais intenso.
Isso pode ser percebido nos refrões de "Estoy aquí", "Te aviso, Te anuncio", "Dónde estás Corazón" e "Ciega, Sordomunda".
*Além dos dotes de cantora, que para muitos críticos especializados em pop mundial, são inegáveis, Shakira faz uso de danças sensuais e de visuais provocantes, mas sem vulgaridade.
Tanto é que, em 2003, milhares de leitores da revista norte-americana especializada no público masculino, "Stuff", elegeram Shakira como a latina mais sexy do planeta.
O resultado surpreendeu até os editores da revista, já que desbancou a considerada favorita Jennifer Lopez, cantora e atriz.
Isso rendeu à colombiana uma nova geração de fãs e aumentou o público masculino que aprecia a cantora.
Mais uma vez, este lado da cantora é explorado na capa de álbum "Oral Fixation, vol. 2", de 2005, na qual Shakira aparece semi-nua ao lado de uma árvore, com um bebê em um dos galhos.
A cena de Shakira perto da árvore lembra da passagem bíblica em que Eva tentou Adão com o "fruto proibido".
*Shakira começou precocemente a carreira. Aos oito anos de idade, escreveu a primeira canção, Tus gafas oscuras, uma homenagem ao pai. Aos dez anos de idade, ganhou o concurso de canto "Vivan los Niños".
Mas foi na adolescência que foi descoberta pela gravadora Sony Music.Na adolescência também, Shakira decidiu deixar sua terra natal, Barranquilla, e foi para Bogotá, a capital colombiana.
O primeiro álbum, Magia, foi gravado por si aos treze anos de idade. Com letras politizadas, o segundo álbum, Peligro, surgiu dois anos mais tarde.
A gravadora exigiu dela a gravação de canções mais comerciais. Houve um "pequeno conflito" entre ela e a gravadora.
Sem muita pretensão, entre 1995 e 1996, Shakira lança Pies Descalzos.
O trabalho foi um sucesso mundial e colocou Shakira entre as celebridades da música pop. Na Colômbia, também atuou como atriz, na telenovela El Oasis.
Devido ao sucesso musical e ao trabalho social, com a fundação "Pies Descalzos", Shakira acabou por ser considerada uma das personalidades mais importantes da América Latina.
Em Fevereiro de 1998, o presidente colombiano da época, Ernesto Samper Pizano, condecorou-a com a Ordem ao Mérito Nacional. Em Maio do mesmo ano, foi recebida no Vaticano pelo Papa João Paulo II.
**Descendente de libaneses, Shakira costuma inserir elementos fortes de dança do ventre em suas apresentações.
Os movimentos da cantora, que deixam de lado os passos marcados e os dançarinos presentes em muitas apresentações pop , costumam fazer de suas performances um show à parte.
Conhecida pela mistura entre música oriental e música pop presente nas suas produções, Shakira costuma levar para as suas turnés números especiais, onde mostra os seus dotes como dançarina.
Na sua atual turnê Shakira assimilou a duas das suas canções as tradicionais danças da corda e do véu.
Na turnê anterior Shakira já tinha feito uso da dança do candelabro.
Além da dança do ventre, estão presentes nas apresentações de Shakira diversos outros elementos musicais, como o reaggeton de "La Tortura".
*Mesmo sendo uma artista jovem, nascida em 1977, com o primeiro álbum lançado em 1991 e o primeiro álbum comercial no mercado internacional lançado em 1995, Shakira já marcou um estilo próprio que é seguido por diversos grupos musicais e cantores solo. A começar pelo estilo de voz, forte e que consegue passear por vários tons diferentes numa mesma canção.
É o que ocorre com a canção "", que começa num tom baixo e no refrão exige muito da potência da voz de quem canta. A coreografia, as danças e a performance no palco também servem de inspiração para artistas do Brasil e do mundo.
Na canção "Amor, Amor", a brasileira Wanessa Camargo adere ao reggaeton e se apresenta muito semelhantemente à Shakira, com passos que misturam dança do ventre e música eletrônica.
Também no Brasil, a cantora Cláudia Leitte, ex-vocalista do grupo Babado Novo, de música estilo axé e dançante, apresentou uma versão de "Estoy Aqui" e "Hips Don't Lie", de Shakira, nos shows.
**Curiosidades:
*Tem residências em Miami, Estados Unidos, nas Bahamas, e em Barranquilla (sua cidade natal), na Colômbia. Possui também uma fazenda na Argentina com seu namorado, Antonio de la Rúa.
*Foi a primeira artista a cantar em espanhol num VMA (premiação a MTV americana).
*Em 2007, ingressou na Universidade da Califórnia (UCLA), no curso de História da Civilização Ocidental. Quando do ingresso, usou seu nome do meio e último nome Isabel Mebarak e disse ao professor ser uma visitante vinda da Colômbia, ela queria evitar ser reconhecida como uma celebridade internacional
*Foi recebida pelo Papa João Paulo II, em 1998, e nomeada por ele como "Embaixadora da boa vontade", atualmente Shakira é Cristã.
*Já conseguiu cerca de trinta discos de ouro e 55 de platina por vendas de milhões de cópias dos discos em todo o mundo.
*Primeira mulher colombiana a ser embaixadora da UNICEF.
*Compôs a trilha sonora do filme O Amor nos Tempos do Cólera, baseado no livro de Gabriel García Márquez.
*A música "Hips Don´t Lie" entrou para a história do mercado musical norte americano como a canção com mais execuções numa única semana.
*Shakira encerrou a última Copa do Mundo de Futebol, em 9 de julho de 2006, com uma versão especial da música "Hips Don´t Lie".
*Ela Participou da série Os Feiticeiros de Waverly Place como ela mesma.
*Ela participou da série Ugly Betty como ela mesma, porém suas partes foram gravadas dentro de um estúdio e computadorizada.
E com certeza, Shakira irá fazer muitos hits com sucesso mundial, vida longa a Shakira!

Obrigado por tua visita, entre e participe deste cantinho musical, um abraço e até mais...
Fonte:(Wikipédia/Minha Opnião)


ojos asi





Shakira en Vivo Ojos Asi





CIEGA SORDOMUDA





Shakira - She Wolf (Veja também os videos relacionados)





DID IT AGAIN LIVE


Um comentário:

  1. Shakira é mesmo fantástica. E essa sua postagem está muito bem montada. Imagino o trabalho que teve para unir todos esses elemento e conseguir essa harmonia.
    Parabéns e um abraço do http://jefhcardoso.blogspot.com

    ResponderExcluir