quinta-feira, 7 de maio de 2009
Kiko Zambianchi
Domingo, dia 05/05/2009, assistindo a um programa esportivo o assunto era a final do campeonato paulista e o assunto era a conquista do Corinthians sobre o Santos, resumindo, o "Timão" foi o campeão, o interessante era um convidado especial do mundo musical, o ilustre cantor,compositor e guitarrista Francisco José ,você não conhece este grandioso artista brasileiro?
Que tal um trechinho de um de seus grandes sucessos "Mas só chove chove
chove chove"... Ah, agora você sabe, né? Só pra matar sua curiosidade, o grande
Kiko Zambianchi torce para o time de futebol chamado...ah, deixa pra lá!
Kiko Zambianchi, nome artístico de Francisco José Zambianchi (Ribeirão Preto, 14 de outubro de 1960), é um cantor, guitarrista e compositor brasileiro.
Começou a tocar guitarra na adolescência, tendo participado de festivais estudantis e peças de teatro, fez shows pelo interior, formou a banda Vida de Rua e aos 23 anos mudou-se para São Paulo, onde foi contratado em um mês pela gravadora EMI. Lançou no final de 1984 o single de "Rolam as Pedras" que estourou nas rádios paulistas e posteriormente em todo o Brasil. Depois disso Zambianchi lança pela EMI o LP Choque, que emplacou três sucessos: a faixa-título, "Rolam as Pedras" e "Primeiros Erros" e ainda tem a participação de Lulu Santos e Marina Lima nas músicas "Nossa Energia" e "Quem Sofre sou Eu" respectivamente. "No meio da rua", outra faixa do disco, entra na trilha sonora do programa Armação Ilimitada da Rede Globo. Marina Lima grava "Eu te amo você" de autoria de Kiko e estoura nas rádios de todo o país e no mesmo ano Erasmo Carlos grava outra música composta por Zambianchi chamada "Manchas e Intrigas".
O disco seguinte, Quadro Vivo, foi lançado em 1986 também pela EMI e mostra algumas variações musicais que se seguem por toda a carreira do artista. Já não apresenta um rock simplesmente e em suas músicas já se percebe um pouco de black music. No show de lançamento em São Paulo sobe ao palco para uma participação especial, Dado Vila Lobos da Legião Urbana para cantar ao lado de Kiko "Será" e "Ainda é cedo". Zambianchi toca com Charlie Garcia em São Paulo e vai ao seu show novamente no Rio. A faixa "Alguém" incluída na trilha sonora da novela "Roda de Fogo" Rede Globo, projetando seu nome nacionalmente. E tem um vídeo feito exclusivamente para o fantástico com a participação da até então desconhecida, Carolina Ferraz com quem era casado na época.
Em 1987 é lançado o álbum homônimo Kiko Zambianchi, o último lançado pela EMI. Um disco que Zambianchi muda completamente o seu estilo de tocar e apresenta um novo gênero musical, com metais e muito funk presentes o tempo todo mas sempre com uma visão voltada ao Rock and roll. O disco conta com a presença de grandes instrumentistas como Bocato, Léo Gandelman, Jorjão Barreto, Serginho Delamônica entre outros. "Limousine" é o single escolhido pela gravadora, "Você Perde" entra na novela Roda de Fogo da Rede Globo e "Tina" é muito executada nas rádios, o curioso é que a capa deste disco foi censurada na pela gravadora, apenas por Kiko aparecer ao lado de uma Limousine (sendo este o antigo nome do álbum).
Em 1989 é a vez de Era das Flores, que já fez parte do término da relação do artista e da gravadora EMI. A música "Demônia" toca nas rádios e "Blecaute", música da peça de mesmo nome de Marcelo Rubens Paiva, também é bem executada. Em 1990 gravou uma versão de "Hey Jude", dos Beatles, especialmente para a novela Top Model. A versão, feita por Rossini Pinto, alcançou o topo das paradas de sucesso de todo o país e foi incluída no disco posteriormente. O êxito estrondoso com esse cover não foi bem o que Kiko Zambianchi queria para sua carreira e ele foi pressionado pela gravadora para gravar músicas mais comerciais. Como não aceitou a proposta de virar um artista "romântico", Kiko pediu rescisão do seu contrato com a EMI. Depois disso o Brasil se voltou para a música sertaneja. A maioria dos artistas considerados "dos anos 80" foram praticamente retirados do mercado nacional com poucas exceções.
Kiko Zambianchi trabalhou com trilhas sonoras para teatro durante esse período. Foi indicado ao Prêmio APETESP de teatro pela melhor trilha no ano de 1996 com a peça "As Priscilas de Elvis" de Ana Ferreira. Em 1997 lançou KZ, pela gravadora Warner, com remixes de antigos sucessos e músicas inéditas ao lado de Franco Jr, o DJ Mau Mau (M4J), Lee Marcucci e Hans Z. Nesse disco podemos ouvir regravações das composições "Jóia" de Caetano Veloso e "Palco" de Gilberto Gil. Fez em 1998 a trilha da peça "Da Boca pra Fora" de Marcelo Rubens Paiva, também fez algumas trilhas para televisão. Apesar do álbum ser destaque em várias trilhas sonoras, Kiko não o considera como parte de sua discografia oficial. Em 2000, foi presença marcante no sucesso do disco "Acústico MTV" da banda Capital Inicial. Nesse trabalho Kiko cantou, arranjou e emprestou o seu maior hit para se tornar o maior hit do disco. Foi a maior vendagem conseguida pela banda em toda a sua carreira e Zambianchi fez mais de 250 shows com a banda por todo o país inclusive o auge do sucesso, o Rock in Rio. Com o sucesso, Kiko foi novamente convidado para trabalhar no disco seguinte do Capital, Rosas e Vinho Tinto. O Capital gravou "Mais" e "Como Devia estar" ambas compostas por Alvin, Dinho e Zambianchi. O Ira! grava "Logo de Cara" música composta por Zambianchi e Marcelo Rubens Paiva no disco Ao vivo MTV.
Em 2002 é contratado pela gravadora Abril Music e lançou Disco Novo, seu sexto CD solo. O single "Norte e Sul" é escolhido pela gravadora para lançar o trabalho. A música "Tudo é Possível" de sua autoria e que já havia sido sucesso na interpretação da banda O Surto, entra como parte da trilha do seriado Malhação da Rede Globo. No mesmo ano grava o Luau MTV, com destaque para as canções "Ando Jururu" de Rita Lee e "Feira Moderna" de Beto Gudes. Mas depois disso a Abril Music fecha as portas devido a problemas financeiros. Em 2003 Erasmo Carlos volta a gravar outra música do compositor intitulada "O Impossível". Kiko também participou de um show de Erasmo Carlos que deu origem ao CD e DVD ao vivo do cantor onde a mesma música foi novamente regravada desta vez pelos dois juntos em São Paulo.
Em 2004 Kiko Zambianchi começa a trabalhar com o produtor americano Disco D e fazem juntos o tema de abertura festa de premiação Hip Hop Honors da VH1 que até 2006 permanecia a mesma. Ajuda o produtor a se instalar no Brasil para a criação do selo "BRAZA" enquanto trabalham juntos. Em 2006 a música "Deu na Loka" de Kiko, antes gravada por Patrícia Coelho é transformada em versão em inglês recebendo o nome de "Right Away" e gravada pelo rapper americano Lil Scrappy, produzido por 50 Cent. A música foi incluída em mais dois discos em 2007 após o falecimento do seu amigo Disco D. Atualmente Kiko está gravando um novo trabalho que deve estar saindo em breve.
Ok, ninguém é perfeito, Kiko é santista...
Brincadeirinha...
*Resumo:
Natural de Ribeirão Preto (SP), começou a tocar guitarra na adolescência. Participou de festivais estudantis e peças de teatro, fez shows pelo interior, formou a banda Kiko e Vida de Rua e aos 21 anos mudou-se para São Paulo, onde gravou e lançou em 1985 pela EMI o LP "Choque", que emplacou três sucessos: a faixa-título, "Rolam as Pedras" e "Chove".
O disco seguinte, "Quadro Vivo", foi lançado em 1986, e teve a faixa "Alguém" incluída na trilha sonora da novela "Roda de Fogo" (TV Globo), projetando seu nome nacionalmente. Outro grande sucesso de sua autoria foi "Eu Te Amo Você", gravado por Marina.
Depois de "Kiko Zambianchi", disco de 1987, lançou em 89 "Era das Flores", mas nenhum dos dois teve a repercussão desejada. Esta só chegou em 1990, quando gravou uma versão de "Hey Jude", dos Beatles, especialmente para a novela "Top Model".
A versão, feita por Rossini Pinto, alcançou o topo das paradas de sucesso de todo o país. Depois do êxito estrondoso, o compositor passou algum tempo sumido, até que em 1997 lançou "KZ", pela gravadora Warner, com remixes de antigos sucessos e músicas inéditas, além de regravações de composições de Caetano e Gil. Em 2000, participou do disco "Acústico" do grupo Capital Inicial.
*"Primeiros erros"
Meu caminho é cada manhã
Não procure saber onde vou
Meu destino não é de ninguém
Eu não deixo os meus passos no chão
Se você não entende, não vê
Se não me vê, não entende
Não procure saber onde estou
Se o meu jeito te surpreende
Se o meu corpo virasse sol
Minha mente virasse sol
Mas só chove chove
chove chove
Se um dia eu pudesse ver
Meu passado inteiro
E fizesse parar de chover
Nos primeiros erros
O meu corpo viraria sol
Minha mente viraria
Mas só chove chove
chove chove
Se um dia eu pudesse ver
Meu passado inteiro
E fizesse parar de chover
Nos primeiros erros
O meu corpo viraria sol
Minha mente viraria
Mas só chove chove
chove chove
O meu corpo viraria sol
Minha mente viraria sol
Mas só chove chove
Chove chove
Chove chove
Chove chove
Chove chove
Chove chove
Chove chove
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário