sexta-feira, 3 de abril de 2009

James Brown


James Brown

James Brown,quem nunca ouviu uma canção deste "dinamite"? Seja até da geração atual, mesmo que em comerciais na TV, ou em bandas, cantores e cantoras com influências musical de James Brown, não se lembra de nenhum? Vou te dar alguns enfluênciados por seus passos dançantes,Michael Jackson,Justin Timberlake e muitos outros. James Brown que sem sombra de duvidas foi um dos artistas mais influêntes da História.

James Joseph Brown Jr., ou simplesmente James Brown, (Barnwell, Carolina do Sul, 3 de Maio de 1933 — Atlanta, Geórgia, 25 de Dezembro de 2006) foi um cantor, compositor e produtor musical norte-americano reconhecido como uma das figuras mais influentes do século XX na música.

Nascido na Carolina do Sul, foi um prolífico letrista e produtor musical, o principal impulsionador da evolução do gospel e do rhythm and blues para o soul e o funky, sendo a invenção deste último gênero creditada a ele. Também deixou sua marca em outros gêneros musicais, incluindo rock, jazz, reggae, disco, no hip-hop e na música dançante e eletrônica em geral.

Foi abandonado, aos 4 anos, por seus pais e deixado aos cuidados de parentes e amigos. Cresceu nas ruas de Augusta (Geórgia), onde cantava e dançava para pagar por sua vaga no quarto de um bordel.

Aos 16 anos, passou três anos em um reformatório por roubar carros.

Para sobreviver, recolhia restos de carvão que caiam dos trens e, dos cestos de lixo das tendas da cidade, sobras de comida. Freqüentou uma das poucas escolas para negros que existiam na época. Alguns professores primários o incentivaram a desenvolver suas habilidades para o canto.

As melodias religiosas foram sua primeira influência. Adquiriu grande desenvoltura nos corais da igreja ou cantando para alegrar soldados que passavam pelo local. As primeiras músicas que compôs já demonstravam a mistura entre o Gospel e o Blues. Com dezessete anos, no entanto, foi preso por roubo a mão armada e cumpriu mais de três anos de detenção num reformatório.

Um grupo gospel, o “Starlighters” passou a contar com a presença de Brown a partir de 1953. Sua entrada foi fundamental para que a banda mudasse de nome e de estilo musical. O “Starlightears” se transformou em “Famous Flames” e migrou do gospel para o blues.

Sua carreira de músico profissional iniciou-se em 1953, atingindo a fama no fim da década de 1950 e início da década de 1960, graças à força de suas performances ao vivo e a uma seqüência de grandes sucessos. Apesar de numerosos problemas pessoais e alguns insucessos, ele continuou a produzir sucessos nas duas décadas seguintes. Nas décadas de 1960 e 1970, Brown era uma presença em assuntos políticos norte-americanos, especialmente no ativismo em favor dos negros e dos pobres.

“Please, please, please”, de Brown, foi lançado, ainda pelo grupo, em 1955. O disco vendeu quase um milhão de cópias. O primeiro disco solo, “Try me” surgiu três anos depois. Um grande concerto realizado em 24 de outubro de 1962, no Teatro Apollo, de Nova Iorque, deu origem ao disco “Live at The Apollo”.

Êxitos passaram a ser uma constante na carreira de James Brown desde então, tanto com a banda, quanto na carreira solo. A voz gutural e a performance cênica são marcas registradas do estilo Brown de cantar. Com essas características arrebatou fãs e criou uma maneira, copiada até hoje, de interpretar.

Nos anos 80 suas aparições mais marcantes foram em concertos. Nesse período também fomentou a rivalidade entre “Prince” e “Michael Jackson” aos quais considerava seus prováveis sucessores. Em 1986 publicou sua autobiografia.

Complicações com a justiça acompanharam James Brown por toda a vida. Um dos episódios mais lembrados foi quando ameaçou com um revólver e um rifle um grupo de pessoas que invadiram sua propriedade. Foi perseguido pela policia em vários Estados, preso e condenado por porte ilegal de armas e drogas.

Em 1988 foi preso por agredir a esposa e por consumo de drogas. Condenado a seis anos de detenção, cumpriu metade da pena. As manchetes culturais e as manchetes policiais alternavam-se com a velocidade com que suas músicas atingiam sucesso. Em 1991, depois de libertado, retomou sua carreira com a gravação de “Love Over-Due”. Sua dedicação à música rendeu-lhe a premiação do Grammy de 1992.

Adrienne, sua esposa - agredida - pediu, desesperada, ajuda para a polícia e foi hospitalizada em plena madrugada. Novamente detido, dessa vez por violência conjugal, foi liberado depois de algumas horas, mas a notícia de mais uma prisão dominou as páginas dos jornais do dia seguinte. Em 1996 perdeu Adrienne durante uma cirurgia estética, acidente que causou alvoroço na imprensa.

A dependência de drogas foi constante tormento e fez James Brown internar-se numa clínica de desintoxição em 1998. Logo após sua saída, contudo, porte ilegal de drogas e de armas levaram-no, outra vez, à detenção.

Na última década de sua vida, fez pontas nos filmes “Blues Brothers 2000” e “The Tuxedo” - ele já havia feito participações em diversos filmes anteriormente -, além de realizar, em 2005, duetos com artistas populares como Will Young e Joss Stone, além do dueto que gravou com Annie Lennox, para o novo álbum da cantora.

No ano de 2006, James Brown seguiu com a turnê “Seven Decades Of Funk World Tour”, que passou por diversos países. Em dezembro deste mesmo ano, aos 73 anos, o pai do Soul falece depois de ser internado com pneumonia. A agenda do cantor tinha apresentações marcadas até o mês de agosto de 2007.

Mr.Dinamite, sempre será lembrado, afinal, é uma estrela que faz parte do universo musical.


"I FEEL GOOD"


Whoa-oa-oa! I feel good, I knew that I would, now
I feel good, I knew that I would, now
So good, so good, I got you

Whoa! I feel nice, like sugar and spice
I feel nice, like sugar and spice
So nice, so nice, I got you


When I hold you in my arms
I know that I can't do no wrong
and when I hold you in my arms
My love won't do you no harm

and I feel nice, like sugar and spice
I feel nice, like sugar and spice
So nice, so nice, I got you

When I hold you in my arms
I know that I can't do no wrong
and when I hold you in my arms
My love can't do me no harm

and I feel nice, like sugar and spice
I feel nice, like sugar and spice
So nice, so nice, well I got you

Whoa! I feel good, I knew that I would, now
I feel good, I knew that I would
So good, so good, 'cause I got you
So good, so good, 'cause I got you
So good, so good, 'cause I got you


Tradução:


"Eu me sinto bem"


Oh, Eu me sinto bem, eu sabia que me sentiria
Eu me sinto bem, sabia que me sentiria
Tão bem, tão bem, por ter você
Oh, Eu me sinto bem, como açucar e tempeiro
Eu me sinto bem, como açucar e tempeiro
Tão bem, tão bem, porque tenho você
Quando te tenho em meus braços
Sei que não posso fazer nada de errado
E quando te tenho em meus braços
O meu amor não te fará mal algum
E eu me sinto bem, como açucar e tempeiro
Eu me sinto bem, como açucar e tempeiro
Tão bem, tão bem, por que eu tenho você
Quando te tenho em meus braços
Sei que não posso fazer nada de errado
E quando te tenho em meus braços
O meu amor não te fará mal algum
E eu me sinto bem, como açucar e tempeiro
Eu me sinto bem, como açucar e tempeiro
Tão bem, tão bem, Bem, porque eu tenho você
Oh, eu me sinto bem, eu sabia que me sentiria
Eu me sinto bem, eu sabia que me sentiria
Tão bem, tão bem, porque eu tenho você
Tão bem, tão bem, porque eu tenho você
Tão bem, tão bem, porque eu tenho você

Nenhum comentário:

Postar um comentário