terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Iggy Pop


Biografia Iggy Pop


Iggy Pop, pseudônimo de James Newell Osterberg (Muskegon, 21 de abril de 1947) é uma grande personalidade no universo musical ,do rock.
Na infância, Iggy Pop era um garoto tímido e introvertido. Em meados dos anos 60, ele tocou bateria num grupo de garotos da sua escola, The Iguanas. O nome artístico, aliás, surgiu devido o nome da primeira música da banda colegial. Em 1969, surgia o The Stooges, com Ron Asheton na guitarra, Scott Asheton na bateria e Dave Alexander no baixo (que foi demitido após o segundo álbum, abrindo vaga para James Williamson, guitarrista, enquanto Ron assumia o baixo), banda que liderou durante cinco anos. Ao fim da banda, Iggy Pop decidiu partir para carreira solo.

Em 1977, recebeu a ajuda de seu amigo David Bowie para produzir seus dois primeiros LPs solo: The Idiot, em março, e Lust For Life, em setembro. O primeiro disco incluiu a música "China Girl", que mais tarde seria um sucesso de Bowie no álbum Let's Dance, de 1983.

Um filme sobre a juventude de Iggy Pop encontra-se em pré produção. A pélícula intitulada de "The Passenger" será realizada por Nick Gomez (Os Sopranos) e quem deverá interpretar o cantor quando jovem é o ator americano Elijah Wood.
Iggy Pop sempre chocou e atraiu pessoas. Apesar de não ser um astro em vendagem de discos, suas performances nos palcos com gritos estridentes, contorções, as manias de passar pasta de amendoim e carne crua pelo corpo e cortar a pele com caco de vidro durante as apresentações, fizeram do cantor um dos personagens mais excêntricos do punk. Na adolescência, tocou numa banda chamada Iguanas e chegou a abandonar a universidade, em 1966, e ir para Chicago só para ouvir bandas de blues. Ao retornar para sua cidade natal, Detroit, formou o The Stooges, nome inspirado num show que assistiu do The Doors.

Uma das principais controvérsias, que cercou a banda no início da carreira, foi o fato do comportamento exótico de Iggy ser muito diferente do rock básico tocado por eles no disco “The Stooges”, lançado em 1969. Numa trajetória rápida, o segundo trabalho do The Stooges foi lançado em 1970, “Fun House” e, logo após, a banda acabou por causa da internação de Iggy para tentar livrar-se do vício da heroína. Nessa época, Iggy Pop conheceu David Bowie, que reuniu alguns integrantes do The Stooges e produziu o disco “Raw Power”, que fez sucesso na época e trouxe o artista de volta para a música.

A nova formação também não durou muito, em 1973 as brigas com o empresário e a volta de Iggy para as drogas fez com que cada um seguisse carreira solo. Internado novamente em um hospital psiquiátrico, Iggy Pop contou com a ajuda do amigo David, que, durante 1975 e 1976, o visitava no local. Em 1977, o cantor lançou seu primeiro trabalho solo “The Idiot”, que trouxe composições poéticas e referenciais do próprio Iggy. Considerado um trabalho raro, por não se expor em suas canções, as faixas “Dum Dum Boys” e “Nightclubbing” falam de glória e de decadência, o que tornou o disco totalmente diferente do que os fãs e a crítica esperavam.

O disco “Lust for Life”, de 1977, seguiu as mesmas características do anterior, “The Idiot”. No mesmo ano, Iggy participou da turnê de David Bowie tocando teclado. Em 1978, lançou “The Eye” e, em 1979, “New Values”, um disco diferente dos últimos, com puro rock. O próximo trabalho foi “Party”, de 1981. No mesmo ano, lançou sua biografia “I Need More” e, em 1982, o disco “Zombie Birdhouse”, que contou com a participação do guitarrista do Blondie, Chris Stein.

Sua fama de punk, fez com que nos anos 80 Iggy Pop fosse convidado para participar de filmes como, Sid and Nancy, The Color of Money e Cry-Baby, sempre como coadjuvante. Em 1986 lançou “Blah Blah Blah”, que tornou o cantor mais acessível ao público, com produção de David Bowie e participação do ex-guitarrista do Sex Pistols, Steve Jones. Na produção mais forte de sua carreira, “Instict” foi lançado em 1988, na tentativa de voltar a fazer sucesso com os amantes do punk.

O lançamento de “Brick by Brick” em 1990, trouxe Iggy de volta ao cenário musical. A música “Candy” foi um dueto com Kate Pierson do B-52’s e ficou 37 semanas na parada da Bilboard. 1993 foi marcado pelo lançamento do criticado “American Caesar”. Em 1996 lançou “Naughty Little Doggie”, que mostrou o profissionalismo de um dos maiores astros do punk rock mundial e o poder de sua voz marcante. Além disso, lançou a coletânea, “Nude & Rude”, com os maiores sucessos de sua carreira.

Depois de três anos sem gravar, em 1999, lançou “Avenue B” não decepcionando os fãs que estavam esperando um novo trabalho do cantor. O CD “Beat ‘Em UP” foi lançado em 1991 e Iggy dedicou ao baixista Lloyd “Mooseman” Roberts, que tocou na faixa “Mask” e foi assassinado após o término das gravações do disco.

Segundo a critica especializada, as melhores faixas do disco, considerado selvagem, são: “V.I.P”, “Mask” e “Go fot the throat”. Em 2003, o roqueiro lançou “Skull Ring”, com um repertório recheado de punk como “Private Hell” e “Perverts In The Sun”. Além disso, Iggy Pop convidou os irmãos Scott e Ron Asheton para tocarem novamente, como na formação original do “The Stooges”, na faixa “Skull Ring”. Mas a sintonia alcançada pelos três músicos fez com que outras canções também fossem incorporadas ao novo trabalho: “Lose”, “Little Electric Chair” e “Dead Rock Star”.

Criado num estacionamento de trailers, o jovem James Osterberg tocava numa banda de garagem chamada Iguanas. Ele abandonou a University of Michigan em 1966 e foi para Chicago, onde ele curtia o blues urbano no South Side. Ele retornou a Detroit como Iggy Stooge e, inspirado por um show do The Doors, formou o The Stooges. Eles estrearam num Halloween de 1967, em Ann Arbor, onde eles realmente conseguiram amedrontar a platéia: Iggy contorcia seu corpo, dava gritos estridentes, passava pasta de amendoim e carne crua em seu corpo, riscava sua pele com cacos de vidro, e mergulhava na platéia, enquanto o Stooges continuava tocando seu rock básico. Muitos acharam que a banda expressava o futuro do rock; outros os consideraram impenitentemente primitivos.

Em 1968, eles incorporaram o estilo do Elektra e do The Doors. Os dois primeiros álbuns da banda foram mais tarde aclamados como antecessores do punk, mas quando foram lançados não foram muito bem vendidos. A banda passou por várias mudanças após o álbum Fun House, em 1970, e eventualmente acabou, quando Iggy internou-se por um ano para se livrar do vício da heroína. Neste período, Iggy encontrou-se por acaso com David Bowie, que conseguiu ressuscitar a carreira dele. Bowie reuniu alguns membros dos Stooges e produziu Raw Power, que teve um grande sucesso.

Uma briga com Tony DeFries, o empresário de Bowie, forçou Iggy e o The Stooges re-formado a seguirem carreiras sozinhos. Em 1973, Iggy caiu novamente no vício das drogas, e a banda terminou no ano seguinte. Pop passou 1974-75, em Los Angeles, tentando resolver alguns problemas legais. Ele se internou em um hospital psiquiátrico de L.A., onde recebia a visita de Bowie (cuja canção "Jean Genie", de 1973, do disco Aladdin Sane,fala sobre Iggy). Em 1976, Bowie leva Iggy com ele, em uma turnê pela Europa, após eles estarem vivendo em Berlin há 3 anos. Concomitantemente, Bowie produziu os álbuns The Idiot e Lust for Life de Iggy, que eram meditações sobre o descontentamento moderno, as quais beneficiaram o profissionalismo de Bowie. Outros álbuns dessa época foram: Metallic K.O. e Kill City, que eram quase clones do material do velho The Stooges.

Em 1977, Iggy fez uma turnê, pelos EUA, com Bowie (escondido) tocando teclado; Blondie abria os shows. No final dos anos 70, Iggy Pop assinou contrato com a gravadora Arista e lançou New Values, um álbum de puro rock. Porém, seu próximo trabalho com a Arista, sugeria o início de suas auto paródias, por isso não teve sucesso nas vendas. Após publicar sua autobiografia, I Need More, e acertar com o guitarrista Chris Stein do Blondie, em 1982, ele lançou um outro trabalho chamado Zombie Birdhouse. Mas, somente quando a música "China Girl", escrita por Pop e Bowie, apareceu no final de 1983, com o álbum Let's Dance, e tornou-se um hit; Bowie conseguiu fazer com que Iggy alcançasse uma estabilidade financeira.

Com Bowie produzindo e o ex-Sex Pistols Steve Jones na guitarra, o álbum Blah, Blah, Blah trouxe a música mais acessível de Pop. No início dos anos 80, Pop começou a aceitar alguns papéis para atuar em filmes (Sid and Nancy, The Color of Money, Cry-Baby), ele era procurado por causa de sua fama de punk veterano, embora ele só tenha atuado como ator coadjuvante.

Iggy casou-se em 1984 e, apesar de estar feliz com a vida doméstica, Iggy reservou seu espírito animal para gravar Instinct, que foi a sua produção mais metálica. No álbum Brick by Brick, ele fez um dueto com Kate Pierson do B-52's, na música "Candy", tentando resgatar seu sucesso com o público. Sob várias críticas, American Caesar foi considerado o retorno de seu jeito autêntico; neste álbum há a participação de Henry Rollins, em duas faixas.

Bom...até mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário