quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Hilary Duff


Biografia Hilary Duff

Hilary Erhard Duff (Houston, 28 de setembro de 1987) é uma atriz e cantora pop norte-americana. Depois de ficar mundialmente famosa ao interpretar a protagonista do seriado Lizzie McGuire, da Disney Channel, a cantora passou a ter uma carreira cinematográfica. Seus filmes de maior sucesso são Cheaper by the Dozen (2003), The Lizzie McGuire Movie (2003), e A Cinderella Story (2004). Atualmente Hilary Duff possui uma marca de roupas Stuff by Hilary Duff e um perfume With Love... Hilary Duff. Seus próximos filmes são Foodfight!, Greta, Safety Glass e Stay Cool.

Hilary nasceu em Houston, Texas, no dia 28 de setembro de 1987. Ela era a segunda filha de Robert Erhard Duff, dono de uma cadeia de lojas de conveniência, e Susan Colleen (nee Cobb), uma dona de casa. Hilary tem uma irmã mais velha chamada Haylie Duff que também é uma atriz e cantora. Depois que sua mãe incentivou Hilary para seguir os passos da irmã mais velha Haylie, as duas meninas ganharam personagens em várias produções de teatro locais. Quando Haylie tinha oito e Hilary tinha seis, as irmãs Duff participaram do espetáculo de Balé O quebra-nozes em Collombo Ballet em San Antonio. Depois disso as irmãs ficaram mais entusiasmadas com a idéia de agirem profissionalmente e eventualmente. E se mudaram para a Califórnia com a mãe delas. Enquanto Bob Erhard (Pai) ficou na casa familiar em Houston, para cuidar de seus negócios. Depois de vários anos de audições e reuniões, as irmãs Duff foram lançadas em vários comerciais de televisão. Dos 10 anos em diante, Hilary estudou somente em casa, tendo os pais como professores. Atualmente, faz curso à distância na Universidade de Harvard. Ela tem uma fortuna avaliada em 8,2 milhões de euros, sendo assim a 7ª jovem - de até 25 anos - mais rica do mundo.
O primeiro filme de Duff no cinema foi Human Nature (2001), um filme independente antes de Lizzie McGuire, e o primeiro mostrado nos festivais de Cannes e Sudance Escrito por Charlie Kaufman e dirigido por Michel Gondry, o filme conta a história de uma mulher naturalista, interpretada pela atriz Patricia Arquette. Duff faz uma pequena ponta no papel de Arquette quando jovem.

Seu primeiro grande papel em um filme foi em Agent Cody Banks com Frankie Muniz, em 2003. O filme recebeu opiniões positivas e foi bem-sucedido o suficiente para se desenvolver uma sequência, na qual Duff não participou. Posteriormente, Duff re-interpretou sua personagem Lizzie McGuire, em The Lizzie McGuire Movie, que excedeu as expectativas dos produtores nas bilheterias, ganhando 42,6 milhões de dólares nos Estados Unidos e 55 milhões de dólares no mundo.

Mais tarde naquele ano, Duff participou do filme Cheaper by the Dozen (2003), interpretando um dos 12 filhos de Steve Martin e Bonnie Hunt, que continua a ser seu maior salário até o momento. Ela refez o papel de Lorraine, na seqüência chamada Cheaper by the Dozen 2 (2005), que acabou não sendo tão bem sucedido quanto ao filme original, e que foi muito criticado pelos críticos.

Em 2005, Duff estrelou o filme The Perfect Man, onde ela interpreta a filha mais velha de uma mulher divorciada (Heather Locklear). O filme recebeu duras opiniões principalmente por não estar à altura das expectativas da bilheteria, 19,770,475 de dólares. Neste ano Hilary recebeu nova indicação ao prêmio Framboesa de Ouro, pelos atuação nos filmes The Perfect Man e Cheaper by the Dozen 2.

Em 2006, Duff estrelou ao lado de sua irmã Haylie, a comédia-satírica Material Girls, que também não foi bem recebida pelos críticos. O filme foi dirigido por Martha Coolidge, e co-produzido por Madonna. Hilary recebeu mais duas indicações pela atuação em Material Girls para o prêmio Framboesa de Ouro.

No início de 2007, Hilary emprestou a voz para a animação Foodfight!, que deve ser lançado em abril de 2008. O diretor do filme, Larry Kasanoff, disse que está "absolutamente encantado por ter as irmãs Duff como parte do elenco.". Duff também participa do filme War, Inc., com John Cusack, que sai em julho de 2008. No dia 7 de setembro de 2007, Duff confirmou no Much On Demand, que participará nos filmes independentes Greta e Safety Glass.

Após o sucesso como atriz, Hilary reolveu dedicar-se a música, e já no meio artístico começou a fazer aulas de canto para não desafinar. Em 2002, Duff gravou "I Can't Wait", uma cover de Brooke McClymont para trilha sonora de Lizzie McGuire, e "The Tiki Tiki Tiki Room", para primeira coletânea do Disney Mania. Seu primeiro álbum foi Santa Claus Lane (2002), uma coleção de música natalinas, que inclui duetos com Lil' Romeo, Christina Milian e sua irmã Haylie. Acompanhado pela Disney Channel, o único single foi "Tell Me a Story (About the Night Before)", que chegou a metade inferior da U.S. Billboard 200 album chart, conseguindo o certificado de ouro. A faixa Santa Claus Lane foi incluída na trilha-sonora The Santa Clause 2, e outra música, "What Christmas Should Be", foi usada no filme Cheaper by the Dozen. Duff cantou várias músicas no ano de 2003, para trilha sonora do filme The Lizzie McGuire Movie, entre elas "I Can't Wait" e "Why Not", que atingiu a posição 14 na Austrália. A trilha sonora do filme The Lizzie McGuire Movie, alcançou o certificado de platina em 2003.

O segundo álbum e primeiro álbum de estúdio de Hilary foi Metamorphosis, lançado em 2003, que chegou a primeira posição nas paradas dos Estados Unidos e Canadá. O álbum se tornou um dos álbuns mais vendidos do ano nos Estados Unidos, ao vender mais de 3,7 milhões de cópias. O primeiro single foi "So Yesterday" (co-escrito e produzido por The Matrix), que chegou aos dez mais em vários países; em seguida foi lançado a música tema de Laguna Beach, "Come Clean" sendo o primeiro hit de Duff no Top 40 nos Estados Unidos e atingindo Top 20 no Reino Unido, na Austrália e na Nova Zelândia. O terceiro single Little Voice, acabou não sendo lançado nos Estados Unidos, e sendo um hit menor na Austrália e no Canadá. Em meados de 2003, Hilary embarcou para sua primeira turnê, a Metamorphosis Tour, e mais tarde para a Most Wanted Tour. Na maioria das cidades incluídas no roteiro, o ingressos estavam esgotados.

O segundo disco do Disney Mania foi lançada em janeiro de 2004, e continha o dueto "The Siamese Cat Song", com sua irmã Haylie. Outra canção, "Circle of Life", Hilary participa com outras estrelas da Disney Channel. Hilary e sua irmã também gravaram uma cover do The Go-Gos, "Our Lips Are Sealed", para trilha do filme A Cinderella Story, que também incluia outras duas canções de Hilary. O vídeo-clipe de "Our Lips Are Sealed" foi popular no programa MTV's Total Request Live, mas música ñão conseguiu chegar no U.S. Billboard Hot 100.

O terceiro álbum e segundo álbum de estúdio, foi auto-intitulado Hilary Duff, em que ela co-escreveu algumas das músicas. Duff descreveu o álbum como mais "pessoal" e ser mais "rock" em relação à Metamorphosis. O álbum foi lançado na época de seu aniversário de dezessete anos (em setembro de 2004) e debutou como número 2 nos Estados Unidos e número 1 no Canadá. O álbum vendeu mais de 1,5 milhão de cópias nos Estados Unidos em 8 meses, mas seu único single nos Estados Unidos foi "Fly", que não conseguiu atingir o Top 100, apesar de ser acompanhado de um vídeo-clipe popular. "Fly" atingiu o Top 40 na Austrália, onde outro single também alcançou o Top 40, "Someone's Watching Over Me", que foi a canção tema do filme Raise Your Voice. Duff contribui com a música "(I'll Give) Anything but Up!" para o ábum Marlo Thomas & Friends: Thanks & Giving All Year Long (2004), e depois continuou por mais nove meses a turnê Most Wanted Tour.

O quarto álbum de Hilary foi Most Wanted (2005), composta pelas faixas favoritas dela dos dois primeiros álbuns, remixes, e novas canções inspiradas nos músicos de pop-rock como The Killers e Muse. Em aparição no programa Total Request Live, Duff afirmou que não era apenas um álbum com os maiores hits, mas que seu marcador disse que era hora do lançamento de um novo álbum. Duff tinha mais controle sobre as músicas de Most Wanted, em relação aos lançamentos anteriores, co-escrevendo com o produtor Joel Madden e seu irmão Benji, ambos da banda de rock Good Charlotte. O primeiro single foi "Wake Up", que chegou U.S. Hot 100. O segundo single foi "Beat of My Heart", que era tão popular quanto "Wake Up", mas que não atingiu o U.S. Hot 100. O álbum foi lançado e logo chegou ao topo do Billboard 200, se tornando seu terceiro "número 1" na estréia no Canadá. Nos Estados Unidos foi lançado uma outra versão do álbum, intitulada Most Wanted The Collector's Signature Edition, que inclui algumas músicas a mais, incluindo a inédita "Supergirl".

Em 2006 foi lançado somente na Itália uma coletânea chamada 4ever, que inclui as principais músicas de Duff. No mesmo ano, Hilary também gravou ao lado de sua irmã, a música "Material Girls", para seu novo filme Material Girls. Em 2005 Hilary saiu na turnê Still Most Wanted Tour, que foi encerrada em setembro de 2006, e que foi maracada pelo cancelamento de 8 shows na América Latina, devido a Hilary ter tido amigdalite, durante a passagem pelo México, obrigando Duff a cancelar o restante da turnê latino-americana, que inclui o show marcado para São Paulo.

O quarto álbum de estúdio de Hilary, Dignity, foi co-escrito com o material de Kara DioGuardi, que co-produziu álbuns de artistas como Rhett Lawrence, Richard "Humpty" Vission, Tim & Bob, e outros. Hilary afirmou que em comparação com suas músicas anteriores, que o álbum é mais dançante e faz uso mais real dos instrumentos. Ela disse "eu não sei explicar o que nós estamos fazendo, mas é divertido e funky e diferente, algo diferente para mim. É realmente cool". Ela também descreveu o som do álbum como "um pouco menos pop-rock, e mais eletrônico".

Em 21 de agosto de 2006 é lançado o primeiro single, "Play With Fire" escrito por Hilary e Will.i.am. O single não alcançou o topo das paradas, mas ainda sim fez sucesso nas pistas de dança.

O segundo single, With Love, foi lançado em 19 de fevereiro de 2007 e alcançou rapidamente o topo das paradas em vários países tornando-se, por sinal, o single de maior sucesso de Hilary. O single chegou até mesmo ao topo da Billboard Hot Dance Club Play chart. O vídeo-clipe do single, que antes foi utilizado apenas para o comercial da primeira fragrância de Hilary, With Love... Hilary Duff, acabou se tornando um grande sucesso, e logo chegou ao número 1 no Total Request Live.

Anteriormente o álbum seria lançado no fim de 2006 mas acabou sendo lançado apenas em abril de 2007 na América do Norte e em outros lugares mais cedo. Dignity alcaçou o Top 5 nos Estados Unidos e no Canadá, Top 20 na Austrália, e Top 40 no Reino Unido.

O terceiro single, Stranger, foi lançado em 10 de julho de 2007 e também atingiu o primeiro lugar na "U.S. Club Hit". Muito se falou que Stranger falava sobre o ex-namorado de Hilary, Joel Madden. Porém segundo a cantora, a canção é sobre como realmente pensou que sua mãe sentia por seu pai, que teve um caso com outra mulher. Disse ainda que escreveu "Stranger" para se aproximar de seus sentimentos. Ainda em 2007, Hilary começou sua quarta turnê, a Dignity Toure terminou em maio de 2008.

Hilary Duff fez 3 apresentações no Brasil em janeiro de 2008: duas em São Paulo, nos dia 21 e 22 no Via Funchal, e uma no Rio de Janeiro, no dia 24 no Vivo Rio. No show do dia 21, em São Paulo, os ingressos foram esgotados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário