terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Eminem


Biografia:Eminem


Um dos mais polêmicos artistas já surgidos na indústria musical, Marshall Bruce Mathers, mais conhecido como Eminem, nasceu no ano de 1974, em Kansas City, nos EUA e se mudou para Detroit quando tinha 5 anos. Viveu grande parte de sua infância e adolescência em Detroit.

O hip hop foi apresentado a ele pelo seu tio, Ronnie, que acabou cometendo suicídio tempos depois, traumatizando Eminem. Desistiu de freqüentar a escola e, ao lado de Proof, começou a participar de concursos locais de Hip Hop
.

Antes do nascimento de sua primeira filha, Hailie Jade, lançou seu primeiro álbum, intitulado "Infinite", sem maiores repercussões. Após gravar a demo "Slim Shady",
por volta de 1997, foi contratado pela Interscope Records e passou a ser produzido pelo experiente Dr. Dre.

O resultado foi o álbum "Slym Shady", lançado em 1999 e que trouxe como carro-chefe a canção "My Name Is". A fama internacional e o posto de um dos artistas mais comentados deste início de século, veio com "Marshall Mathers", no ano seguinte.

Músicas como "Stan", "The Real Slim Shady" e "The Way I Am"
foram exaustivamente tocadas nas rádios e renderam ao cantor, além de muitos prêmios, alguns processos. Milhões de cópias foram vendidas e o humor ácido e sarcástico de Eminem já era conhecido por todos.

Em 2002, foi lançado o terceiro álbum do polêmico rapper, "The Eminem Show". Os destaques ficam com "Cleanin Out My Closet" e "Sing For The Moment". No mesmo ano ele ganhou vários prêmios pela faixa "Lose Yourself", que faz parte da trilha do filme "8 Mile".

Dois anos depois o rapper colocava nas lojas o disco “Encore”, novo álbum de inéditas da carreira. Em 2005 Eminem anunciou o início da turnê “The Anger Management 3 Tour”, ao lado do consagrado rapper 50 Cent.

No mesmo ano para alegria do público, o cantor lançou o primeiro DVD ao vivo da carreira. A compilação, gravada durante sua última turnê, reúne um show inteiro com grandes hits da carreira, além de um documentário sobre o backstage da “Anger Management”. O material chegou no mercado americano em julho.

Em 2005
, depois de ter tirado umas férias forçadas dos palcos para se tratar de uma dependência de remédios, o rapper voltou a ocupar as principais listas de música com o lançamento da coletânea “Curtain Call: The Hits”. O material traz além de grandes sucessos da carreira do rapper, três faixas inéditas.

Apesar de branco, magrelo e loiro, Eminem
se tornou um dos maiores 'rappers' da história, seja fazendo clipes e rimas bem humoradas ou agressivas.


História-Cronologia:


Eminem, nome artístico de Marshall Bruce Mathers III, (17 de outubro de 1972 em St. Joseph, Missouri) é um rapper, produtor e ator dos Estados Unidos. Também é conhecido como Slim Shady, já conquistou vários prêmios Grammy Award , nove prêmios MTV, no Europe Music Awards realizado em Roma, Itália. Eminem foi descoberto pelo rapper e produtor Dr. Dre, que mais tarde Eminem assinou com a sua gravadora, Aftermath Entertainment. Ele já vendeu mais de 60 milhões de álbuns em todo o mundo, e é um dos maiores artistas de rap em vendas de todos os tempos. Eminem além de rapper, foi o ator principal no filme 8 Mile, que é uma semibiografia do rapper. O filme também ganhou um Óscar por melhor canção em 2003.

1972: Nasce Marshall Bruce Mathers III (Eminem). Quando Eminem era pequeno estava sempre a ser agredido por sua mãe, que era dependente de drogas (a música Cleaning Out My Closet é um referência a isso e ao quanto Eminem a odiava). Um dia , D'Angelo Baily jogou uma bola de neve com algo pesado no meio que atingiu a cabeça de Eminem. Teve uma hemorragia cerebral e ficou dez dias em coma. Ele até fez uma música sobre isso, Brain Damage.

1983: Ronnie, seu tio que tinha a mesma idade que ele, deu-lhe um cópia da fita Ice T, ‘Reckless’. Foi a partir daí que Eminem percebeu que queria ser rapper.

1988: Eminem e Kimberly começaram a namorar, tinha ela treze anos.

1989: Com dezessete anos Eminem largou a escola e conheceu Proof, e os dois participavam de concursos de rap que eram realizados no Hip Hop Shop, em Detroit. "Assim que eu pegava no microfone ouvia vaias. Mas, depois que as pessoas ouviam minhas músicas, o pessoal ficava quieto". Lembra Eminem sobre aquela época.

1990: Eminem leva um tiro de uma gangue de seu bairro.

1993: Morre seu tio Ronnie, tinha cometido suicídio, com um tiro na cabeça. Foi um grande choque para Eminem, pois só passado cinco anos é que Eminem voltou a falar sobre o assunto.

1995: Em 25 de dezembro nasce Hailie Jade Scott, a filha de Eminem e Kimberly. Além dessa ter sido a grande felicidade dos dois, foi o que manteve o casal junto por um bom tempo. Eminem quer que a sua filha seja atriz.

1996: Eminem começa a trabalhar num restaurante chamado “Gilbert's Logde”, em St. Clair Shores (durante três anos). Nesse mesmo ano Eminem lança o álbum Infinite, que vende quase mil de cópias. Mas antes de lançar seu primeiro álbum (Infinite), por uma gravadora local, Eminem junto com Proof e outros quatro rappers, formaram o grupo Dirty Dozen (D12). Eminem lançou seu 1º álbum em 1996. Desesperado para ser aceito no hip-hop, Eminem montou o álbum no estilo de Nas e AZ. "Infinite foi eu tentando descobrir o meu estilo, como eu queria ser," ele lembra. "Foi um crescimento. Infinite foi como uma demo". Na opinião de Eminem Infinite, não foi um bom álbum: "Isso foi um pouco antes de minha filha nascer, e dar um futuro a ela era tudo que eu pensava. Era muito pesado, por exemplo Nas ou AZ, aquele tipo de rap era moda na época. E eu sempre fui um pouco comediante, é esse o porque não era um bom álbum".

1997: Eminem participa no Scribble Jam e fica em 2º lugar, perdendo para o rapper Juice. Apresenta-se no Rap Olympics em Los Angeles e mais um vez fica em segundo lugar, perdendo para o mesmo rapper, Juice. Dr. Dre depois de ouvir Eminem assina um contrato na sua gravadora Aftermath.

1998: Eminem lança The Slim Shady EP que foi como um demo antes do seu primeiro CD comercial. De seguida Eminem começa a fazer The Slim Shady LP, o seu primeiro álbum numa grande gravadora. O primeiro single desse CD foi "Just Don't Give A Fuck".

1999: The Slim Shady LP lançado no dia 23 de fevereiro, nos EUA, o sucesso começa a aparecer e Eminem recebe vários prémios, The Slim Shady LP fica em terceiro lugar da Billboard por várias semanas. Com o sucesso do primeiro CD, Eminem começa a trabalhar no seu segundo álbum. Dia 14 de junho Eminem casa-se com Kimberly. Em setembro
a mãe de Eminem, lança um processo, de 10 milhões de doláres, contra Eminem, por difamação.

2000: The Marshall Mathers LP lançado no dia 23 de maio, nos Estados Unidos. Eminem começou a fazer sucesso no Brasil, com o primeiro single do CD "The Real Slim Shady". Nos mês de julho Kimberly tentou suícidio, cortando seus pulsos. Mas apesar de tudo conseguiu recuperar. Um mês depois Eminem e Kimberly terminam. E nesse mesmo ano voltaram, mas por poucos meses.

2001: Em 1 de março Eminem e Kimberly divorciam-se. Devils Night (do seu grupo D-12) é lançado no dia 19 de junho, nos EUA. Dia 18 de outubro começam as filmagens para o primeiro filme do rapper, chamado 8 Mile.

2002: No dia 26 de maio saiu o seu mais esperado álbum The Eminem Show, nos EUA. O CD sairia no dia 4 de Junho, mas foi antecipado porque o álbum vazou na internet, muito antes do lançamento.
2003: Ganha quatro troféus no AMA, lança a sua grife de roupa Shady Limited, ganha dois Grammy, dois prêmios no Brit Awards, Óscar de melhor canção, mas não vai à festa, prêmio de melhor ator e melhor ator revelação em "8 Mile" no MTV Movie Awards 2003. Produz para 2Pac na trilha sonora de "Tupac: Resurrection".

2004: O novo CD do D12, D12 World, chega às lojas no dia 27 de abril. Apresenta Hip Hop Summit 2004 no Fox Theater em Detroit. Move um processo contra a Apple, pois eles usaram um menino de dez anos cantando a música "Lose Yourself" numa propaganda na MTV. D12 apresenta no Movie Awards 2004 e Eminem mostra o seu traseiro no evento, onde tem a cena censurada. Eminem e Interscope e Sirius, lançam uma rádio hip-hop sem censuras, no dia 28 de outubro, chamado "Shade 45". Nesse mesmo dia teve o evento do Shady National Convention. Dia 12 de novembro é lançado o quarto álbum solo de Eminem, Encore, que teve o seu lançamento antecipado devido a pirataria na internet.

2005: No dia 6 de dezembro lança o álbum Curtain Call: The Hits, que contém alguns dos grandes hits de sua carreira. Álem da música "Stan" (ao vivo) que gravou com Elton John, e a mesma "Stan" com a cantora Dido Armstrong quando a canção "Thank You" da mesma foi "sampleada" pelo rapper Eminem, que mais tarde veio a se tornar um sucesso em todo o planeta.

2006: É lançado oficialmente nos Estados Unidos o novo álbum da Shady Records, Eminem Presents the Re-Up, produzido pelo Eminem. O CD traz músicas de Obie Trice, Bizarre, Kuniva, Proof, Swifty, Eminem, Mr. Porter (mais conhecido como Kon Artis), Stat Quo e os novos membros da Shady Records, Bobby Creekwater e Ca$his. O álbum era para ter sido um mixtape sendo lançado com edições limitadas, mas Eminem gostou tanto do projeto que decidiu expandir e torná-lo um álbum oficial.


E veio mais e virão...


Nenhum comentário:

Postar um comentário