terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Eagle-Eye Cherry


Biografia:Eagle-Eye Cherry

Eagle-Eye Cherry nunca teve uma vida muito comum. A começar pelo seu nome (Olho de Águia, em inglês), registrado em cartório pelo pai, Don Cherry, famoso músico de Jazz.

Nascido na Suécia e criado nos Estados Unidos, o cantor tem mais uma celebridade musical na família. Trata-se da irmã Neneh Cherry. Mesmo assim, Eagle enveredou primeiramente nos caminhos da interpretação, atuando na aclamada série de TV norte-americana The Cosby Show.

Estreou no mercado fonográfico somente aos 30 anos e talvez seja por isso que tenha causado tanto impacto com o ‘debut’ “Desireless”, de 1997. As suas canções já soavam maduras e consistentes. Apostando numa mistura de Hip Hop, Pop e Blues, tudo com muita elegância e sofisticação. As comparações com Ben Harper foram inevitáveis, porém, superficiais e não chegaram a incomodar o músico.

Os ‘hits’ “Save Tonight”, “Indecision”, “Falling In Love Again” e “Shooting Up In Vain” renderam nada menos do que 3 prêmios Grammy e outros 2 Rockbjörnens, concedidos pela sua terra-natal.

Vale lembrar que o cunhado de Eagle-Eye Cherry, Cameron McVey, um dos maiores produtores do estilo, também teve sua parcela de responsabilidade pelo sucesso de “Desireless”.

Em 2001, veio o segundo trabalho que, mesmo sem repetir o sucesso do anterior, também foi bem aceito pelo público. “Living In The Present Future” trouxe como destaques as canções “Been here Once Before”, “Feels So Right” e o dueto com a irmã Neneh “Long Way Around”.

“Sub Rosa”, o mais novo trabalho de Eagle-Eye Cherry, foi lançado em 2003 e teve como carro-chefe a faixa “Skull Tattoo”. O disco reúne 12 faixas de sucesso como “The Food Song”, “Don’t Give Up” e “The Strange” Recentemente o cantor sueco terminou as filmagens de seu mais novo vídeo clipe na cidade de Londres. O vídeo de “Don’t Give Up” dirigido pelo canadense Yael Staav é também a segunda música de trabalho de Eagle Eye.

O cantor já esteve três vezes no Brasil em apresentações no Free Jazz Festival no Rio de Janeiro e em São Paulo, e em 2003 com shows de sua turnê em Porto Alegre, Curitiba, Rio e São Paulo. Em 2005, Eagle-Eye voltou ao país e fez a alegria do público com shows em São Paulo, Alegre, no Espírito Santo, Rio de Janeiro e Brasília. Na turnê brasileira o cantor dividiu o palco com sua irmã, a cantora Neneh Cherry, em canções como “Long Way Around”, e com a americana Titiyo em “Worried Eyes”.

RESUMO:

Eagle-Eye Cherry nasceu na Suécia e foi criado nos Estados Unidos. Eagle, filho de Don Cherry, famoso músico de Jazz aprendeu em casa a apreciar a boa música. Além do pai, a irmã de Eagle, Neneh Cherry, também atua nesse mercado.

Diferente do que muitos pensam Eagle não começou sua carreira artística como cantor e sim como ator participando da famosa série de TV norte-americana chamada "The Cosby Show".


Sua estréia no mercado fonográfico aconteceu em 1997 com o álbum "Desireless". O debut causou grande impacto entre público e mídia especializada, pois Eagle apresentou um trabalho que misturava Hip Hop, Pop e Blues, tudo com muita elegância e sofisticação. Os grandes destaques do álbum foram os hits "Save Tonight", "Indecision", "Falling In Love Again" e "Shooting Up In Vain", que garantiram ao cantor 3 Grammys e 2 Rockbjörnens.


É importante relembrar que Cameron McVey , cunhado de Eagle e um grande produtor do estilo, teve fundamental importância pelo grande sucesso de "Desireless".


O segundo álbum de Eagle foi lançado em 2001. Intitulado "Living In The Present Future", o álbum foi bem aceito pelo público mas não atingiu o mesmo sucesso do anterior. As músicas de destaque do álbum foram "Been here Once Before", "Feels So Right" e o dueto com a irmã Neneh "Long Way Around".


O mais recente trabalho de Eagle,"Sub Rosa", foi lançado em 2003 e foi impulsionado pelo hit "Skull Tattoo". O disco reúne 12 faixas de sucesso como "The Food Song", "Don't Give Up" e "The Strange". Recentemente o cantor sueco terminou as filmagens de seu mais novo vídeo clipe na cidade de Londres. O vídeo de "Don't Give Up" dirigido pelo canadense Yael Staav é também a segunda música de trabalho de Eagle Eye.


Eagle já se apresentou três vezes no Brasil em apresentações no Free Jazz Festival no Rio de Janeiro e em São Paulo, e em 2003 com shows de sua turnê em Porto Alegre, Curitiba, Rio e São Paulo. Sua última passagem por aqui foi em 2005, quando fez shows em São Paulo, Alegre, no Espírito Santo, Rio de Janeiro e Brasília. Na turnê brasileira o cantor dividiu o palco com sua irmã, Neneh Cherry, em canções como "Long Way Around", e com a americana Titiyo em "Worried Eyes".

Nenhum comentário:

Postar um comentário