sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Dire Straits




Biografia Dire Staits

Esta banda você já se identifica com ela só com o estilo musical inconfundível da guitarra de Mark Knopfler e sua voz.
No final da década de 70, o movimento Punk dominava a cena na Inglaterra e as bandas não se importavam mais em criar melodias e harmonias trabalhadas em suas canções, pois o que o público queria era a atitude e rebeldia por parte dos músicos. Em meio a isso tudo, o até então professor Mark Knopfler, seu irmão mais novo, o assistente social Davis Knopfler (ambos nascidos em Glasgow e criados em Newcastle) e o estudante de sociologia, John Illsey dividiam um apartamento em Deptfort, Londres, e começaram a ensaiar as músicas de Mark.

Logo, uniram-se a Pick Whiters, ex-baterista dos estúdios Dave Edmund's Rockfield. Gravam uma demo tape com 5 temas e entregam a Charlie Gillett, locutor da Radio One. O disc-jockey toca a música "Sultans of Swing" em seu programa "Honky Tonking Show". John Stainze da Phonogram AA&R, escuta o programa e em pouco tempo o Dire Straits assina contrato com a Vertigo. Através de Stainze, os Straits contratam o empresário Jess Conrad, que consegue 16 datas para a banda na turnê britânica dos Talking Heads.

Em 1978
, o Dire Straits grava seu primeiro LP , que incluia os hits "Sultans of Swing", "Water of Love" e "Six Blade Knife". No segundo semestre, o grupo se apresenta no Reino Unido, França, Holanda e Alemanha, fazendo grande sucesso pela Europa. O grupo assina com a Warner Brothers dos EUA, e em 1979, é lançado o álbum "Communique". O álbum consolida de vez a banda na cena mundial com os hits "Lady Writer", "Angel of Mercy" e "Time in the West". Fazem uma enorme turnê e grande parte dos shows tem os ingressos esgotados.

Paralelamente, tanto o single , quanto o álbum de estréia, continuavam a vender cada vez mais e a dividir posições nas paradas junto com "Communique". Em 1980, gravam "Making Movies", com os clássicos "Tunnel of Love", "Solid Rock", "Skateaway" e "Romeo and Juliet". O pianista Roy Bittan toca teclado no disco e David Knopfler deixa o grupo para tentar carreira solo. No ano seguinte, o guitarrista Hal Lindes substitui Dave e após o lançamento do álbum, a banda sai em turnê pelo EUA, Austrália, Nova Zelândia e Europa. "Making Movies" não fez tanto sucesso quanto os dois primeiros lançamentos do Dire Straits mas foi bem recebido por todos.

O ano de 1982 foi muito agitado. Saia "Love Over Gold", um álbum de composições mais longas e elaboradas. O lado A do LP tinha apenas duas músicas, "Telegraph Road" e "Private Investigations". A faixa "Private Dancer" ficou fora do track list e foi cedida a Tina Turner, tornando-se um dos maiores sucessos da carreira da cantora. Logo em seguida, o baterista Pick Whiters deixa o grupo para começar a tocar jazz. Mark grava sua primeira trilha sonora para "Local Hero" e uma sessão com Van Morrison.

"Private Investigations" se torna o maior hit do Dire Straits no Reino Unido apesar dos 7 minutos de duração e "Love Over Gold" ficou na primeira posição em 16 países. Terry Williams do "Man and Dave Edmund's Rockpile" assume a bateria e começam a gravar o EP "Twisting by the Pool".Em 1984, saiu o duplo ao vivo "Alchemy", gravado no Hammersmith Odeon em 22/23 de julho de 1983. Mark escreve e grava a trilha sonora para dois outros filmes ingleses, "Cal" e "Comfort and Joy", dirigido por Bill Forsyth.O álbum "Brothers in Arms" foi lançado em 1985 e se tornou rapidamente o álbum mais conhecido da banda. Apesar dos destaques "Walk Of Life", "So Far Away", "Money For Nothing", "Why Worry" e "Brothers in Arms", praticamente todas as músicas do disco tornaram-se hits.

O álbum foi um marco na indústria fonográfica, sendo um dos pioneiros no processo de gravação, mixagem e masterização totalmente digitais. Após a imensa turnê do álbum, o Dire Straits resolve tirar uma férias e ficam longe da estrada por 5 anos. Alguns projetos solos foram levados adiante nesse período, mas nada muito significativo.

Em 1990, foi lançado o novo álbum de estúdio, "On Every Street". O álbum traz boas faixas como "Calling Elvis", "On Every Street", "Heavy Fuel" e "You and Your Friend". Apesar de não ter sido um grande sucesso de vendas, a turnê teve uma ótima recepção, devido ao longo tempo em que o grupo ficou longe dos palcos. As gravações desses shows resultaram no segundo álbum ao vivo da carreira da banda, "On The Night", lançado em 1993.

Outro álbum ao vivo, desta vez de uma apresentação dos Straits em 1979, nos estúdios da BBC, foi editado em 1995. No ano seguinte, Mark Knopfler encerrou as atividades do Dire Straits, seguindo até hoje em carreira solo. Em 1998, foi lançada ainda a coletânea "Sultans of Swing, The Very Best".





Nenhum comentário:

Postar um comentário