sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Detonaltas


Biografia : Detonaltas


Nome completo: Detonautas Roque Clube Integrantes: Renato Rocha (guitarra), Dj Cleston (Dj e Percussão), Tico Santa Cruz (vocal), Rodrigo Netto (guitarra), Tchello (baixo) e Fabio Brasil (bateria)Gênero: Rock.


Em 1997, numa sala de bate-papo o carioca Tico perguntou se alguém ali sabia tocar algum instrumento, pois desejava montar uma banda, depois de algumas conversas encontrou o mineiro Tchello que tocava violão e o guitarrista Pedro. Mais tarde com a chegada do baterista Marcio, foi marcado o primeiro ensaio da banda no Rio de Janeiro e lá eles escolheram o nome "detonautas" para a banda, uma junção de detonadores com internautas. Pedro e Marcio resolveram sair do grupo e foram substituídos por Marquinhos Lobo Bom e Gargamel, também encontrados na sala de bate-papo. Seis meses depois, a banda resolveu gravar o primeiro demo e o primeiro show aconteceu em um luau no Posto 8, Ipanema. Detonautas tocavam em diversos bares e espaços alternativos do Rio, porém os integrantes tinham em mente que não entrariam no mercado independente. O amigo de Tico, Gabriel Pensador, convidou a banda para abrir seu show que contava com um público de 4 mil pessoas na cidade de Miguel Pereira. Nesta época, Tico resolveu dedicar-se somente ao vocal deixando a guitarra de lado, Renato então assumiu as cordas.No final de 1998, Marquinhos resolveu deixar o grupo já que era complicado pra ele se locomover de São Paulo para o Rio. Entrou no seu lugar Shaolin que não ficou muito tempo, por não conseguir conciliar sua agenda com a banda e logo em seguida veio Rodrigo. Os próprios integrantes bancaram todos os custos da gravação do CD Demo. Finalmente eles começaram a colher o que semearam ao serem reconhecidos pelo público como banda revelação no festival MADA, em Natal, produzido em 2001. No final deste mesmo ano, tocaram pela primeira vez no ATL Hall e gravaram o CD "Silver Tape". Eles foram indicados por um amigo de Renato, Marcos Kilzer para o cast da Top Tape, uma gravadora independente. Um ano depois, assinaram um contrato com uma das maiores gravadoras do mundo, a Warner Music e gravaram o álbum "Detonautas Roque Clube". Sabendo da turnê da banda Red Hot Chili Peppers aqui no Brasil, eles insistiram em abrir o show, porém foram podados pela gravadora que achava inviável. Decidiram então enviar um CD para a produtora da banda californiana, em quatro semanas receberam a resposta de que o grupo gostou das músicas e que queriam os Detonautas na abertura dos shows. Lá no palco estava um grupo desconhecido pelos brasileiros, mas que não foi vaiado em nenhuma das músicas que tocou em meia hora de apresentação para 10 mil pessoas no Rio e 50 mil em São Paulo. A música "Outro lugar" tornou-se uma das mais tocadas no Brasil, rendendo uma turnê de 200 shows e o prêmio de clipe revelação com a música "Quando o Sol se for" do VMB 2003, produzido pela MTV.Em 2004 a banda participou da trilha sonora de " A Terra dos Meninos Pelados", um seriado da Globo adaptado da obra infantil de Graciliano Ramos e lançaram o novo álbum "Roque Marciano", uma continuação do anterior. O grupo entrou em estúdio, no final de 2005 para gravar o terceiro álbum cujo nome até então não foi definido.


II-História do Detonaltas


A história do Detonautas Roque Clube se mistura com o com o início da febre da internet no Brasil, em 1997. Tico e Eduardo se conheciam apenas virtualmente: freqüentavam a mesma sala de bate-papo. Tico morava em Copacabana (RJ) e o mineiro Eduardo Simo administrava uma pousada em Ilhéus (Bahia).Certo dia Tico apareceu na sala perguntando se alguém ali tocava algum instrumento. Eduardo respondeu e passou a ser conhecido por seu ‘nick’ das salas de bate-papo: Tchello.Começava aí a carreira do grupo. Após o encontro dos dois precursores no Rio de Janeiro, a banda passou por diversas formações, inclusive tendo vários integrantes também recrutados via internet. Com tal proximidade nesse tipo de mídia, nada mais natural que o nome da banda viesse a refletir o fato, e depois de algumas sugestões chegaram a Detonautas, junção de detonadores + internautas.No início a banda refletia toda a sua irreverência em letras como “Quero Voltar Para o Saco do Meu Pai”, o que trazia grande identificação com o público adolescente e ajudou a popularizar a banda no ‘underground’ carioca.Graças à insistência principalmente de Tico Santa Cruz e à providencial ajuda de Gabriel Pensador, amigo de Tico, os Detonautas foram conseguindo seu espaço, primeiro nas rádios e depois amadurecendo na estrada, mesclando apresentações em locais de boa estrutura em outros nem tanto, mas que serviram para dar cancha e experiência. Depois de muita batalha, que incluiu a famosa peregrinação com a demo embaixo do braço, finalmente a chance: após muitas idas e vindas, a Warner Music do Brasil contratou a banda e remixou e lançou o CD, de cara um grande sucesso.Com dois CDs lançados, “Detonautas Roque Clube” (2002) e “Roque Marciano” (2004), a banda foi marcada pela violência em 4 de junho de 2006, quando o guitarrista Rodrigo Netto foi assassinado num assalto no Rio de Janeiro. Apesar disso, a banda permanece firme e segue para o lançamento de um livro e do terceiro CD.O Detonautas traz no currículo a abertura de shows para bandas de peso como Red Hot Chili Peppers e hoje conta com a seguinte formação: DJ Cleston nos scratchs e percurssão, Fábio Brasil na bateria, Tchello no baixo, Renato Rocha na guitarra e o incansável Tico Santa Cruz nos vocais.


Site oficial:http:/Site oficial:/www.detonautas.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário