sábado, 31 de janeiro de 2009

Bach



Se existe um sobrenome ligado à música, ele se chama Bach. Desde Veit Bach, que no século XVI tocava cítara enquanto moía seus grãos, até 1685, quando nasceu Johann Sebastian, são contados 27 músicos Bach - de 33 homens nascidos com o nome. É, portanto, uma tradição respeitabílissima.
A família Bach, notável pela tradição musical, teve dentre seus maiores músicos, Johann Sebastian, nascido em 21 de março de 1685. Foi seu pai, Johann Ambrosius Bach, quem o iniciou na música, ensinando-lhe a tocar violino, juntamente com seu tio Johann Cristoph, que lhe ensinou a tocar órgão. Desde muito cedo, Johann Sebastian Bach passou a cantar em coros, entrando assim no mundo musical.
Sua mãe morreu quando tinha apenas nove anos de idade, e seu pai quando completava dez anos. Desde então, foi criado pelo irmão mais velho, Christoph, que trabalhava como organista em Ohrdruf, cidade onde passaria então a morar.
Entrou na escola de São Miguel de Lünenburg aos quinze anos, onde cantaria no coro e teria ensino formal de música. Johann era um aluno notável, tanto que aos dezoito anos foi contratado, sem concurso, como organista da recém construída igreja de Arnstadt.
Alguns anos depois, ausentou-se durante quatro meses para conhecer o célebre Buxtehude, à quem admirava muito. Por essa razão, perdeu seu emprego. Entretanto, não ficou muito tempo desempregado: foi logo admitido como organista em Mühlhausen. Em 1707, casou-se com sua prima, Maria Barbara.
No mesmo ano, transferiu-se para a corte de Weimar, para trabalhar como organista, violinista e compositor. Ficou por lá até 1717, período esse cheio de conflitos com o duque - ambos, Bach e o nobre, tinham personalidades difíceis.
Depois de Weimar, foi para Köthen, onde trabalhou para um príncipe mais amigável, Leopold d'Anhalt-Köthen. Foram cinco anos frutíferos. Como Leopold era calvinista, Bach não podia escrever música religiosa para o culto, ficando restrito à música instrumental - datam dessa época os Concertos de Brandenburgo, o Cravo bem temperado, a maior parte de sua música de câmara, as suítes orquestrais...
Foi durante essa época que Bach ficou viúvo, casando-se em seguida com Anna Magdalena
Wilcken, uma das cantoras da corte. Esse episódio fez com que ele voltasse a retomar a tradição religiosa da família. Dessa forma, em 1723, obteve o cargo de professor e diretor musical na Igreja de São Tomás, em Leipzig.
A maior parte de suas cantatas foram compostas lá: as duas Paixões e a Missa em si menor. Em 1750, fica cego. Desesperado, tenta duas cirurgias com um charlatão inglês, John Taylor, mas elas só pioram sua situação: ao dia 28 de julho, morreu Johann Sebastian Bach. Sua obra ficou nas sombras até que, em 1829, Mendelssohn regeu a Paixão segundo São Mateus em Berlim.
Bach não é considerado um renovador como Beethoven, Wagner ou Debussy, mas um grande consolidador de formas. Com exceção da ópera, ele trabalhou em todos os gêneros. Tem um estilo inconfundível.Bach tinha uma grande fé luterana e provou isso com inúmeras obras sacras. O destaque são suas mais de 200 cantatas, que compôs ao longo da vida. Entre as obras maiores, destacam-se o Oratório de
Natal e as grandes paixões de São João e, principalmente, de São Mateus.
Bach nunca teve à sua disposição uma grande orquestra. Mas, de acordo com suas possibilidades, escreveu verdadeiras obras-primas orquestrais. As mais conhecidas são as quatro suítes, com destaque para a segunda e a terceira (a da célebre Ária).


Sua Obra


Estilo


As melodias inventivas e únicas de Bach combinam o que de mais fino existia nos estilos Italiano, Françes e Alemão enquanto permanece complexo e contrapultal; Entretando suas melodias freqüentemente oferecem mais emoção do que transparece - Coisa que muitas pessoas hoje têm problema para compreender.
A técnica contrapuntista de Bach está entre os mais cuidadosos e precisos já feitos; A sua complexidade cativa compositores e nao compositores, e contém muitas vezes cinco melodias todas harmonizando-se com as outras. Esta combinação de estilo melódico original e maestris contrapontista forjou uma poderosa influencia nos compositores que vieram depois dele. Muitos compositores notaveis como Mozart, Beethoven, Schumann and Mendelssohn aumentaram a sua atenção para a harmonia e escreveram obras complexas após serem apresentados a Bach. Nos dias de hoje, suas melodias e seu estilo sào as bases para musicas desde hinos e cançoes religiosas até musica pop e rock. Muitas das musicas de Bach, particularmente temas como a Toccata e Fuga em Dm tem sido usadas no Rock repetidamente e tem recebido notavel popularidade.
Embora as obras de Bach tenham influenciado tantos outros compositores, é interessante lembrar que na era de Bach, a grandeza era definida pela habilidade em dominar uma tecnica e não pela inventividade. seu estilo musical reflete os padroes e convençoes de seu tempo, e a influencia que ele recebeu das obras de Couperin e Domenico Scarlatti. Vivaldi tambem inspirou-se de forma muito Grande a produção de bach como pode ser visto nas transcriçoes que bach fez dos concertos para violino de Vivaldi em suas obras para Cravo.


Obras para Orgão


Bach se tornou mais conhecido durante sua vida como organista, consultor em projetos de construção de orgãos e compositor de obras para orgão na tradicional alemanha livre de generos tais como prelúdios e fantasias e toccatas e formas rígidas tais como prelúdios e fugas. Ele estabeleceu uma reputação quando jovem por sua criatividade e habilidade em integrar aspectos de muitos estilos nacionais diferentes na sua produção para orgão. Decididamente uma influencia Norte-germanica foi exercida por Georg Böhm, com quem Bach manteve contato em Lüneburg, e com Dietrich Buxtehude em Lübeck, que o jovem Bach visitou em 1704 em uma extendida ausencia de seu trabalho em Arnstadt. Neste período Bach copiou a obra de numerosos trabalhos de compositores franceses e italianos de forma a se familiarizar com sua linguagem composicional, e mesmo mais tarde arranjou muitos concertos para violino de Vivaldi e outros para outros compositores para Orgão. Seu periodo mais produtivo (1708–14), visto não somente pela produção de muitos pares de preludios e fugas e toccatas e fugas, mas também pela composição do Orgelbüchlein [pequeno livro para orgao], uma interminavel coleçao de 49 preludios corais curtos que pretendem demonstrar as varias tecnicas composicionais que podem ser usados nos arranjos de melodias corais. Depois que ele deixou Weimar, sua produção organistica caiu, embora suas obras mais famosas [as seis trio-sonatas, o Klavierünung III de 1739, e os 18 grandes corais] tenham sido todos compostos nesse periodo. Bach esteve também no final de sua vida trabalhando como consultor em vários projetos de construçao de orgaos, testando orgaos recem construidos e dedicando orgaos em recitais vespertinos.
Outras obras para teclado.
Bach escreveu muitas obras para "Klavier", geralmente significando instrumento de teclado não especificado. Podendo ser Cravo, Clavicórdio, Fortepiano ou Órgão, geralmente Bach define de acordo com instruções sub entendidas na partitura: por exemplo, se a peça é para dois teclados e pedal sabe-se que é para órgão, se é somente para dois teclados pode ser tanto para órgão quanto para cravo e assim por diante. Embora o Piano [Hammerklavier em alemão] tenha sido inventado na época de Bach, muitos estudiosos duvidam que ele tenha feito suas peças para este instrumento. suas obras para teclado foram provavelmente feitas para órgão cravo ou clavicórdio.
As invençoes a duas e tres partes [ou "sinfonia"] foram provavelmente compostas com objetivos pedagógicos e não para uso em concertos. Ele também escreveu um conjunto de complexas suites inglesas e francesas, baseadas em danças de forma livre. ele também compos um numero razoavel de outras danças solo, suites, partitas e similares. entre as mais famosas está o Cravo bem temperado, um conjunto de preludios e fugas em cada um dos doze tons maiores e menores. A expressao "bem temperado" se refere ao temperamento no qual o intrumento de teclas é afinado; O sistema de afinaçao no tempo de bach nao era flexivel o suficiente para permitir composiçoes em todos tons sem que fosse necessário uma reafinaçao. é entretanto, incerto o temperamento que ele obteria. Outra obra famosa é a variação Goldberg, embora um tanto cerebral, seu conteúdo e alcance emocional tem sido incrivelmente apreciado.


Produção Orquestral


As obras orquestrais mais conhecidas de Bach são os concertos de brandenburgo, assim chamadas por que ele as apresentou numa tentativa de obter um cargo junto ao príncipe de Brandenburgo, cargo que ele nao conseguiu. Estas obras são exemplos de Concerti Grossi. Entre outras obras em forma de concerto que sobreviveram se incluem dois concertos para violino, um concerto para dois violinos [frequentemente chamado de concerto duplo], e concertos para um, dois, tres e quatro cravos. Na verdade estes concertos para cravo nao sao originais, mas sao arranjos de concertos para outros instrumentos e que hoje se encontram perdidos. Um número de concertos para violino, oboé, e flauta foram reconstruidos apartir desse. Em adição aos concertos, Bach também escreveu quantro suites orquestrais, uma série de danças estilizadas para orquestra. A obra hoje conhecida como "Ária na corda Sol", é um excerto da Suite Orquestral N°3.

Produção Coral e Vocal.


Cantatas


Bach apresentava uma cantata todo domingo na ThomasKirche, em um tema correspondente a leitura devocional da semana. Embora ele apresentasse cantatas de outros compositores, ele também compos no minimo tres séries inteiras de cantatas, uma para cada domingo e feriado do ano liturgico de Leipzig, sem contas as que ele já havia composto em Mühlhausen e Weimar. No total ele compos mais de 300 cantatas, das quais só sobreviveram 195.
Suas cantatas variam muito tanto na forma quanto na instrumentaçao. Se encontrado cantatas para canto solo ou corais, grandes ou pequenas orquestras. um formato muito comum, entretanto, unclui uma longa abertura coral seguida por um ou mais arias recitativas e duetos solistas, concluindo-se com um coral final. O recitativo é a parte correspondente da leitura biblica da semana e a aria é uma reflexão contemporanea dessa leitura. O coral final frequentemente também aparece como um preludio coral em um movimento central, e ocasionalmente como Cantus Firmus no coro de abertura assim como nas famosas cantatas BWV 4 "Christ lag in Todesbanden", Cantata BWV. 80 ("Ein feste Burg"), Cantata BWV. 140 ("Wachet auf") e a Cantata BWV. 147 ("Herz und Mund und Tat und Leben").
Além do mais, Bach escreveu um consideravel numero de cantatas seculares, geralmente para eventos civicos como casamentos. A cantata do Café, que conta a história de uma garota cujo pai a proibira de casa até que ela largasse o habito de tomar café, é a mais conhecida entre as suas cantatas seculares.
Motetos.
Como parte do trabalho de bach, ele copiava e apresentava motetos de muitos outros compositores.Estes motetos sao na maioria motetos para dois corais de acordo com o estilo da escola veneziana.
Bach escreveu muitos motetos, e eles são na maioria para dois corais, apesar da extensão deles, Jesu, Meine Freude, foi escrita para um único coral a cinco vozes. Exatamente quantos motetos ele compos é hoje um objeto de discussão; Existem seus motetos em que não restam dúvidas da autoria de Bach, uns dois de autoria duvidosa, e alguns que são classificadas no BWV como cantatas mas que são consideradas pelos estudantes como sendo motetos. Não existe certa para que ocasioes Bach escreveu esses motetos, mas considera-se que a maioria foi escrita para funerais.
Não existem partes instrumentais para estes motetos, exceto em "Lobet den Herrn", que tem um baixo continuo, mas naquele periodo a pratica era se executar com acompanhamento de instrumentos e continuo, então esse método é frequentemente seguido nas apresentações atuais, ou então são executadas a cappella mesmo.


Música de Câmara


Bach escreveu musica para instrumentos solo, duetos e outras formaçoes pequenas. para violino solo desacompanhado ele compos um conjuntos de seus sonatas e partitas, e ele tambem produziu um conjunto similar para cello e um outro para alaúde. Ele escreveu trio sonatas, sonatas solo [acompanhadas por contínuo] para flauta e para Viola da Gamba, e um grande numero de canones e ricercares, a maior parte para instrumentação nao especificada. Os exemplos mais significativos desses ultimos estão continos na "Arte da Fuga" e na Oferta Musical.


Obras extensas


As mais extensas obras Coro-orquestrais de bach incluem as famosas paixões de Sao Mateus e São Joao, ambos escritas para as celebraçoes da semana santa na Thomaskirche, o oratorio de natal [um conjunto de seis cantatas para uso na liturgia de natal], um magnificat em duas versoes, uma em D para uma orquestra grande com trompas e timpano, e outra para uma orquesta de menor porte, em Eb, com movimentos extras interpolados entre os movimentos do texto do magnificat.
Outra obra extensa de Bach é a missa em Bm. No final de sua vida foram reunidas a maioria das peças compostas no inicio de sua carreira [tais como as cantatas 191 e 12], que nunca foram apresentadas durante a vida de Bach, ou mesmo depois de sua morte até o século XIX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário