No universo musical, Alejandro Sanz é um sucesso mundial, esteve no Brasil diversas vezes e esbanjou charme , carísma e arrancou os gritos das brasileiras. Desde que o vi pela primeira vez, Sanz amadureceu muito no quesito musical e por isso mantem-se em evidência. Desde 1991, quando iniciou sua carreira profissional, o sucesso de Alejandro Sanz conquistou o mundo. Seu primeiro CD “Vivendo deprisa” rendeu ao cantor 7 discos de platina, pela vendagem superior a 1 milhão de cópias na Espanha.
Compositor desde os 15 anos de idade, Sanz sempre deixou claro sua paixão pelo flamenco confirmada na maioria de suas canções. Em 1993, seu segundo disco “Si tu me miras” mostrou um amadurecimento musical de Alejandro e o consagrou como uma das maiores estrelas da música espanhola contemporânea.
Em 1994 lançou sua primeira coletânea “Alejandro Sanz Basico”, gravada ao vivo, apenas com voz e violão. O começo do sucesso internacional aconteceu em 1995 com o lançamento do seu terceiro trabalho “Alejandro Sanz 3”, quando fez shows e apresentações em vários países latinos e europeus. O quarto trabalho de Alejandro Sanz demorou três anos para ficar pronto. Já consagrado na Espanha e reconhecido em outros lugares do mundo, o cantor voltou a estudar piano e ficou um longo período compondo músicas para o seu novo CD. Ao todo foram 30 composições, sendo 10 delas selecionadas para o novo trabalho.
“Más” - esse é o título dado ao quarto CD da carreira de Alejandro, que nessa época já era considerado uma estrela mundial. A música “¿si fuera ela?” estourou nas rádios e o CD ficou 77 semanas na lista dos mais vendidos na Espanha. A crítica especializada elogiou a produção e a afinidade dos instrumentos. A mistura de ritmos feita por Alejandro neste CD nunca tinha sido vista na música espanhola. No Brasil, “Mas” foi disco de ouro e levou o cantor a gravar uma coletânea apenas para o país, que alcançou a marca de 100 mil cópias vendidas. Além disso, o intérprete recebeu os prêmios: “Amigo” - melhor artista nacional e melhor compositor, “Ondas” - melhor artista e “Prêmios da Música” - melhor single, melhor vídeo e melhor música por Corazón Partió.
Pela primeira vez, em 1998, o cantor fez uma turnê internacional pelos países da América Latina e da Europa, que rendeu o primeiro DVD do artista. Com a carreira já estabilizada, em 2000, Alejandro lançou “El Alma Al Aire”, que tornou-se o maior sucesso de sua carreira. Em um dos seus momentos mais inspirados, o cantor conquistou números impressionantes, entre eles 500 mil cópias vendidas antes do lançamento, 1,5 milhão de CDs em todo mundo e mais de 1 milhão só na Espanha. Três anos depois do lançamento, “El Alma Al Aire” alcançou a marca de mais de 5 milhões de CDs vendidos no mundo, além de 4 prêmios Grammys Latinos.
O disco “MTV Unplugged” lançado em 2001, foi um marco, pois Alejandro foi o primeiro artista latino a gravar um acústico pela MTV americana e ser transmitido ao vivo pela internet. A única música inédita, “Y Sólo Se Me Ocurre Amarte” é uma homenagem do cantor a sua filha Manuela. Com esse CD, Alejandro recebeu pela segunda vez o prêmio “Platinum Europe Award” por ser o artista que vendeu mais discos em todos os países europeus. Seu sexto CD “No Es La Misma” (2002), trouxe muitas novidades na carreira do cantor. Pela primeira vez, ele assumiu a produção geral do disco com a ajuda do produtor cubano Lula Pérez. A mistura de sons como, hip hop, flamenco e ritmos cubanos mostrou um Alejandro eclético, além de contar com os maiores músicos da atualidade, entre eles o baterista Vinnie Colaiuta (Frank Zappa e Sting), o guitarrista Michael Landau (Mickael Jackson e B.B. King) e a participação de Paco de Lúcia na música “Régalame La Silla Donde Te Espere”.
A maior inovação deste CD estão nas duas músicas que abordam temas importantes da atualidade, como “Labana”, que fala da situação política-econômica de Cuba e “Sandy A Orilla do Mundo”, que denuncia as catástrofes ecológicas.
Em 2005 os fãs do cantor ganharam de presente uma coletânea trazendo além dos grandes sucessos de Alejandro Sanz, duas composições inéditas. O álbum duplo, intitulado “Grandes Éxitos 91-04”, vendeu 200 mil cópias na primeira semana de seu lançamento e promete estar na lista dos mais vendidos.
Alejandro aínda tem muitos sucessos , "longa vida á Alejandro"...
Um abraço e até mais...
Corazon Partio - Alejandro Sanz e Ivete Sangalo - Maracanã
Shakira e Alejandro Sanz La Tortura Grammy Latino 2006
Alejandro Sanz - Y Si Fuera Ella
Amiga Mía - Alejandro Sanz
Nenhum comentário:
Postar um comentário