segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

♫ ♥ U2 ♦ ♪



U2 é uma das melhores bandas do mundo, literalmente agradou e agrada a "gregos e troianos", até quem não gosta de rock, gosta da banda U2, foi formada em Dublin, na Irlanda no ano de 1976. O grupo é composto por Bono (vocalista e guitarrista), The Edge (guitarrista, pianista e backing vocal); Adam Clayton (baixista); Larry Mullen Jr. (baterista e percussionista).
Os U2, com mais de trinta anos de estrada, são uma das mais populares bandas de rock do mundo desde a década de 80. Os seus concertos são únicos e um verdadeiro festival de efeitos especiais, além de ser uma das bandas que mais arrecadam anualmente. As vendas já atingem em torno de 145 milhões de discos no mundo inteiro e já ganharam vinte e dois prêmios Grammy (mais do que qualquer outra banda).
Além da empreitada musical, eles são também conhecidos pela sua participação ativa em causas políticas e humanitárias, em especial o líder da banda, Bono. Ele tem participado ativamente em várias campanhas e apelado a líderes do mundo inteiro a fim de obter apoio na sua luta contra a fome, sobretudo nos países mais pobres. Essa "obsessão" de Bono levou a incomodar os membros do grupo e quase levou o U2 ao fim em tempos passados. Porém, isso foi revertido e ele conta com o apoio deles na sua causa.
*A banda foi formada em 25 de setembro de 1976. Larry Mullen Jr., com apenas 14 anos, pôs um anúncio na escola, Mount Temple High School, à procura de elementos para uma nova banda. A resposta resultou num grupo de 5 elementos batizado de "Feedback ", que incluía Larry na bateria, Adam Clayton no baixo, Paul Hewson (Bono) no vocal, David Evans (The Edge) na guitarra e o irmão de David, Dick, também na guitarra.
Após 18 meses de ensaios, os "Feedback" mudaram o nome para "The Hype". A banda tocou com este nome num concerto para a descoberta de novos talentos em Limerick na Irlanda em 17 de Março de 1978, tendo ganho o concurso. Jackie Haden, da "CBS Records", que fazia parte do júri, ficou impressionado com a banda, tendo-lhes dado a oportunidade de gravar a sua primeira demo.
O punk rocker de Dublin Steve Averill (mais conhecido como "Steve Rapid" dos "Radiators From Space") disse que os "The Hype" não prestavam, pelo menos no nome. Mais tarde, devido ao facto de a família de Adam ser muito ligada à aviação, Adam sugeriu um novo nome para a banda, U2 (Lockheed U-2, nome de um avião-espião utilizado pelos EUA durante a Guerra Fria que fora abatido pela URSS poucos dias antes do nascimento de Paul Hewson - Bono) que foi aceito e se tornou o nome oficial da banda até os dias de hoje.
Há quem sugira que o nome "U2" é baseado na filosofia do grupo, que acredita que a audiência faz parte da música e dos espetáculos e, como tal, "you too" ("você também") participa do espetáculo.
Dick saiu em Março de 1978, e a banda fez-lhe um concerto de despedida. Reduzidos a quatro elementos, lançaram o seu primeiro single em Setembro de 1979, "U2-3" de seu nome, que chegou ao topo das tabelas na Irlânda.
Em Dezembro desse ano rumaram a Londres para realizar os seus primeiros concertos fora da Irlanda, não tendo conseguido grande atenção do público ou da crítica.
*Boy (1980) e October (1981)
Em Março de 1980 assinam pela Island Records que em Outubro edita o seu primeiro álbum Boy. Seguidamente partem para a sua primeira turnê fora do Reino Unido. Em 1981 editam o segundo álbum, intitulado October.
Os fãs e a crítica depressa deram conta do carácter espiritual das letras da banda; Bono, The Edge e Larry, menos Adam são cristãos assumidos, e não faziam nada para esconder tal fato. Estes três membros cristãos da banda juntaram-se a um grupo religioso de Dublin chamado "Shalom", o que os levou a questionar a relação entre a fé cristã e o estilo de vida baseado no rock.
*War (1983)
Resolvida todas as pendências religiosas dentro do grupo, o U2 começou a pensar em um novo álbum. Mas antes, lançaram um novo single, "A Celebration", dando assim um indício acerca do rumo que a banda iria tomar.
Pressionado pela gravadora, o grupo cogitou mudar de produtor. No entanto, acabaram produzindo o álbum War com o produtor dos álbuns anteriores, Steve Lillywhite. O álbum, bem mais consistente que o seu anterior, apresenta uma maior diversificação na instrumentação (incluindo o uso de violinos e de corais femininos) e uma maior sofisticação nas letras, que deixam de lado as dúvidas existenciais dos últimos álbuns para adotarem uma posição crítica em relação aos acontecimentos da época. O exemplo mais óbvio disso é "Sunday, Bloody, Sunday", canção sobre os conflitos religiosos entre católicos e protestantes na Irlanda do Norte.
O primeiro single do álbum, "New Year's Day", foi o primeiro êxito internacional da banda, tendo chegado a Nº 10 no Reino Unido e quase entrou no top 50 dos Estados Unidos. A MTV deu grande destaque ao vídeo desta música, o que abriu as portas ao mercado americano e à realização de uma bem-sucedida turnê daquele país, que rendeu o registro do EP Under a Blood Red Sky, gravado em um show no acidente geográfico de Red Rocks, considerado pela Rolling Stone um dos acontecimentos que "mudaram a história do rock".
*The Unforgettable Fire (1984)
A banda começou a gravação do seu quarto álbum com produção de Brian Eno e Daniel Lanois. O álbum foi gravado no Slane Castle, na Irlanda. The Unforgettable Fire, (assim chamado devido a uma série de pinturas feitas por sobreviventes da bomba atómica de Hiroshima e Nagasaki), foi editado em 1984.
O disco possui uma sonoridade única: o U2 encontra a linha melódica que o faz ser uma banda singular. A música "Pride (In the Name of Love)" era dedicada a Martin Luther King, e chegou a Nº 5 de vendas no Reino Unido e ao top 50 nos Estados Unidos.
A revista Rolling Stone chamou o U2 de "Banda dos anos 80", dizendo que, para um número crescente de fãs, os U2 eram a banda mais importante, senão mesmo, a única importante.
*Live Aid Concert (1985)
O concerto Live Aid, de ajuda contra a fome na Etiópia em 1985, foi visto por mais de um bilhão de pessoas por todo o mundo. Embora o U2 não fosse considerados como "banda de cartaz", a sua versão de 13 minutos de "Bad" tomou conta do espectáculo, com Bono a abandonar o palco para ir dançar com uma espectadora. Em 1986, o U2 participou também numa série de concertos de apoio à Anistia Internacional, esgotando arenas e estádios por todo o mundo. Como consequência disto a Amnistia Internacional viu triplicar o seu número de membros.
*The Joshua Tree (1987)
Em 1987 foi editado The Joshua Tree. O álbum entrou diretamente para número 1 de vendas no Reino Unido e rapidamente chegou ao mesmo lugar nos Estados Unidos. Os singles "Where The Streets Have No Name", "With or Without You" e "I Still Haven't Found What I'm Looking For" tiveram o mesmo êxito.
O álbum vendeu 26 milhões de cópias e foram a quarta banda a ter direito a uma capa da Time Magazine, (as outras três tinham sido os Beatles, The Band e The Who).
Os U2 receberam diversos Grammys, entre eles o de melhor álbum do ano. Com The Joshua Tree os U2 conquistaram definitivamente o mundo. Em várias pesquisas e enquetes o álbum aparece entre os dez melhores de todos os tempos. Em uma delas, ficou em segundo lugar, atrás apenas de Ok Computer, do Radiohead.
*Rattle And Hum (1988)
A banda gravou e filmou diversos concertos da turnê de Joshua Tree para o álbum e documentário Rattle and Hum, em 1988, e editado em vídeo em 1989. O álbum tornou-se num tributo à música americana, tendo sido gravado nos estúdios da "Sun", é um álbum duplo de temas ao vivo, sessões de estúdio e temas inéditos, como "Desire", "Angel of Harlem" (uma homenagem à cantora Billie Holiday), "All I Want Is You" e "When Love Comes to Town" (com a participação do cantor e guitarrista de blues B. B. King).
*Achtung Baby (1991), Zooropa (1993) e "Zoo TV Tour" (1991-1993)
Após um período de férias, a banda juntou-se em Berlim, nos fins de 1990 para começar a trabalhar no seu próximo álbum de estúdio; mais uma vez Brian Eno e Daniel Lanois foram escolhidos para o produzir.
As primeiras sessões não terão corrido muito bem, visto que os membros divergiam quanto à musicalidade a ser seguida pela banda. Mas a atmosfera pós Guerra Fria de Berlim fez bem para os U2. A cidade borbulhava após anos de um marasmo cultural.
Em novembro de 1991 o U2 lança Achtung Baby. Carregado de distorções e experimentalismo, o álbum foi muito bem recebido pelos fãs e crítica especializada.
Achtung Baby é, até hoje, considerado um dos melhores álbuns dos U2. Bono disse, a respeito do álbum:
"Achtung Baby é o som de quatro homens a derrubar o 'Joshua Tree' a machadada."
Bono

Nos princípios de 1992, começaram a turnê por terras americanas, chegando a ter a participação de Axl Rose num dos concertos. O espectáculo de multimédia, conhecido como "ZooTV", confundia as audiências, com centenas de ecrãs de vídeo, carros voadores e personagens como "The Fly".
Esta turnê era uma tentativa dos U2 gozarem com os excessos do rock, de forma a parecer que tinham abraçado a ganância e a decadência – por vezes mesmo fora do palco. Muitos não terão percebido isso, e pensaram que os U2 tinham perdido a chama. Seguindo o mesmo tema, voltaram a estúdio – num intervalo da turnê de "ZooTV" – e gravaram Zooropa que foi editado em Julho de 1993.

No projeto do álbum Duets, Frank Sinatra canta com Bono a música "I've Got You Under My Skin".





Bono entra na música com sua voz em 1993 em cima da música original de 1966.
No videoclipe Bono canta com Sinatra que está num display exibindo a filmagem original.
Essa música foi incluída na turnê ZooTV com a banda fazendo a parte instrumental e Bono cantando ao vivo em cima da música/clipe original de Sinatra.




Em 1995 o U2 lançou a música "Hold Me, Thrill Me, Kiss Me, Kill Me" que foi trilha sônora do filme Batman Forever.

No videoclipe desta música uma animação em quadrinhos em Gotham City com Bono em forma de The Fly e MacPhisto (dois personagens de Bono na turnê ZooTV) confrontando com Batman.
Em 1996 a Adam Clayton e Larry Mullen Jr fazem uma nova versão do tema da série Mission: Impossible essa nova versão é o tema principal do filme Missão Impossível.

E Bono e The Edge compuseram a música de abertura do filme 007 contra Goldeneye interpretado por Diana Ross.
Em 1995 a banda editou um álbum conceitual chamado Passengers: Original Soundtracks 1.
Foi um projeto paralelo do U2 com Brian Eno que formam a banda Passengers e tocam trilha sonoras de filmes imaginários.
Foi pouco divulgado, a maioria das músicas é sintetizada por computador com vozes também sintetizadas. Por outro lado, é nesse álbum que foi lançada originalmente a música "Miss Sarajevo", onde Bono faz um dueto com Luciano Pavarotti. A música foi para o repertório da: PopMart Tour com Pavarotti cantando ao vivo no show em Sarajevo e se tornou bastante conhecida ainda hoje sendo tocada em turnê.
*Pop (1997) e "PopMart Tour" (1997-1998)
No início de 1996 começaram a trabalhar no seu novo álbum. Pop foi editado em Março de 1997.
O álbum chegou a 1º lugar de vendas em 28 países, mas teve críticas bastantes variadas, havendo quem achasse que a indústria musical tinha passado os limites da tolerância na promoção de Pop. O álbum foi lançado sem ter sido amadurecido em estúdio como gostariam os membros da banda.
Já estava programada a megalomaníaca: "PopMart Tour" e o mundo não podia esperar. O suco de limão de "Lemon" (no meio dos concertos os membros saíam de dentro de um limão gigante) e a coreografia estabanada no videoclipe de "Discothèque" (principalmente de Larry Mullen, visivelmente constrangido em participar de tamanho mico) foram um fiasco total nos Estados Unidos.
Contudo o álbum "Pop" é um excelente disco, talvez um dos mais introspectivos da banda, mas pouco compreendido por muitos fãs clássicos e pela crítica. O próprio Bono já demonstrou interesse em voltar a trabalhar nele e relançá-lo.
Recentemente a banda lançou o: DVD U2 - Popmart Tour Live in Mexico City, que traz o registro ao vivo de uma das melhores preformances dessa turnê na Cidade do México, onde a geniosidade e a grandiosidade da banda é posta à prova. Essa turnê marcou o fim da era tecnológica da banda, que iniciou com Atchung Baby, passando por Zooropa e a turnê da ZOO TV.
*Behind (2000) e "Elevation Tour" (2000-2002)
No início de 1999 os U2 voltam ao estúdio novamente com Brian Eno e Daniel Lanois na produção. Depois da extravagante: "PopMart Tour", a crítica achou que os U2 estavam a tentar voltar aos tempos de The Joshua Tree por forma a tentar manter a sua legião de fãs.
Durante as gravações, a banda colaborou com o autor Salman Rushdie que escreveu a letra para a música de "The Ground Beneath Her Feet" baseado no seu livro com o mesmo nome. Essa e outras músicas fizeram parte da banda sonora do filme The Million Dollar Hotel, baseado numa história escrita por Bono, e realizado por Wim Wenders, velho conhecido da banda.
All That You Can't Leave Behind foi editado em Outubro e foi muito bem recebido, sendo considerado por muitos, (Rolling Stone incluído) a terceira obra-prima dos U2 ao lado de Achtung Baby e The Joshua Tree. Chegou ao nº 1 de vendas em 31 países; o single "Beautiful Day" foi também um êxito por todo o mundo, tendo inclusive ganho três Grammys.
A música "Elevetion" foi a música tema do filme Lara Croft: Tomb Raider . O filme teve bastante sucesso e no videoclip, onde The Edge aparece ao lado da atriz Angelina Jolie que fez o papel de Lara Croft.
Essas cenas foram montagens para fazer parecer que The Edge estava mesmo a contracenar com Angelina Jolie.
A turnê que se seguiu, chamada "The Elevation Tour" quase foi cancelada devido aos ataque terrorista de 11 de Setembro, mas eles decidiram continuar, acabando por ser considerada a 2ª maior turnê de sempre (em termos de receitas), logo a seguir a "Voodoo Lounge Tour" dos Rolling Stones em 1994.
Após o enorme sucesso do álbum e da turnê, muitos fãs da banda consideraram que ela podia ser considerada a: "maior banda de rock do mundo" conforme tinha sido dito por Bono um ano antes. Após o fim da turnê em 2002, o U2 tocou três músicas em Nova Orleães durante o intervalo do Super Bowl XXXVI. Numa perfomance emocional de "Where the Streets Have No Name", o nome das vítimas do ataque de 11 de setembro, projetados numa cortina, flutuavam em direção ao céu atrás da banda.
No fim da apresentação, Bono abriu o seu casaco e revelou uma bandeira americana pintada no tecido. Essa imagem apareceria na capa de inúmeros jornais e revistas. "All That You Can't Leave Behind" ganhou ao todo 7 Grammys, inclusive de melhor álbum de rock.
Bono continuou a sua campanha pelo perdão da dívida dos países mais pobres durante o verão de 2002. No final de 2002, os U2 lançaram a segunda parte da sua coleção de grandes hits, o The Best of 1990-2000.
Os artistas de dance music LMC sampleou "With or Without" na faixa "Take Me to The Clouds Above" que ainda incluiu letras de "How Will I Know" de Whitney Houston. Todos os quatro membros dos U2 autorizaram a faixa, que foi lançada com o título de LMC vs U2. Adam Clayton disse sobre a faixa: "É uma ótima batida e vocês podem dançar com ela. Eu gosto especialmente do baixo."
A faixa liderou o top de singles do Reino Unido em Fevereiro de 2004, o top 5 da Irlânda e o top 10 da Austrália. Em Abril de 2004, a revista Rolling Stone colocou o U2 entre: "Os 50 Maiores Artistas De Rock And Roll De Todos Os Tempos".
*How to Dismantle an Atomic Bomb (2004-2006)
Uma cópia não finalizada do novo álbum da banda foi roubado em Nice, França, em Julho de 2004. Entretanto, em 22 de julho Bono revelou que caso o disco fosse disponibilizado em redes P2P, ele seria lançado imediatamente através do iTunes e estaria nas lojas em um mês.
O álbum How to Dismantle an Atomic Bomb foi lançado no dia 22 de novembro (23 de novembro nos Estados Unidos). O U2 fez o lançamento com um inusitado show pelas ruas de Nova Iorque, tocando as novas músicas em cima de um caminhão: "U2 Live from Under the Brooklyn Bridge". O primeiro single do álbum, "Vertigo", foi lançado no dia 24 de setembro de 2004.
A música foi bastante tocada nas rádios e na primeira semana do seu lançamento estreou no 18º lugar na "Modern Rock Tracks Chart" da Billboard e em 46º lugar na "Billboard Hot 100." How to Dismantle an Atomic Bomb foi um grande sucesso de vendas e de crítica. Passou diversas semanas como o álbum mais vendido em diversos países.
Até janeiro de 2005, já havia vendido quase 11 milhões de cópias, número que com certeza aumentou de lá para cá. Além disso, foi vencedor de 8 Grammys, inclusive de: Álbum do Ano e Melhor Álbum de Rock.
A "Vertigo Tour" mostrou ao mundo porque o U2 é uma das maiores bandas de rock da história e sem dúvida a maior da atualidade: concertos maravilhosos, com lotação esgotada e uma estrutura gigantesca.
*U218 Singles (2006)
Album lançado a 17 de novembro de 2006, traz dois novos singles: "The Saints Are Coming", uma cover da banda escocesa The Skids, gravado em parceria com Green Day e "Window In The Skies", além de outras 16 músicas escolhidas pelos integrantes da banda depois de pesquisarem quais seriam os singles mais tocados nas rádios. Recentemente o grupo fez uma parceria com a banda Green Day e fizeram a apresentação da cover da música 'The Saints Are Coming'.
Todo o dinheiro arrecadado pela venda deste single será destinado a ajuda para as vítimas do Furacão Katrina em Nova Orleãns pela instituição que The Edge criou para abastecer os músicos de lá. Esta música está incluída na nova coletânea da banda, desde Boy (1980) até How to Dismantle an Atomic Bomb.
*Make Some Noise: The Amnesty International Campaign To Save Darfur (2007)
Os U2 gravaram a música "Instant Karma" de John Lennon para o álbum "Make Some Noise" ("Instant Karma" nos EUA). O álbum é uma campanha da Amnesty International, com o objetivo de chamar a atenção para a crise em Darfur. É um álbum duplo de covers de Lennon. Vários outros artistas também participam, tais como R.E.M., The Cure, Green Day, A-ha e Duran Duran.
*No Line on the Horizon
A banda começou a trabalhar no décimo segundo álbum No Line on the Horizon em 2006 que, após o rompimento com a Island Records, seria o primeiro álbum pela Mercury Records, também subsidiária da Universal Music Internacional. Originalmente escrevendo e gravando com o produtor Rick Rubin, a banda resolveu arquivar o material.
Subsequentemente resolveram começar a escrever e gravar para o álbum com os produtores Daniel Lanois e Brian Eno em 2007. Durante as sessões em Março de 2008, foi confirmado que a banda havia assinado um contrato de 12 anos com a Live Nation no valor de cem (100) milhões de dólares, o que inclui: o controle do merchandising da banda, patrocínio, e o site oficial.
A banda completou No Line on the Horizon em Dezembro de 2008, e agendou o lançamento para 2 de Março de 2009. "Get On Your Boots" é seu primeiro e "Magnificent" como o segundo single do álbum.
Em uma entrevista com Sean O'Hagan do The Guardian, Bono disse que a banda pretende lançar outro álbum no fim do ano consistindo de material gravado durante as sessões de No Line on the Horizon. Bono disse que será "um álbum mais meditativo no tema de peregrinação".
Apesar de ter recebido críticas positivas, o álbum foi o menos vendido da banda em mais de uma década.
*Em Janeiro de 1998 a: PopMart Tour passou pelo Brasil, se apresentando em três shows lotados, o primeiro realizado na cidade do Rio (estimativa de público: 100 mil) e mais duas apresentações na cidade de São Paulo. Cerca de 250 mil pessoas acompanharam os shows.Em 2001 o U2 esteve no Brasil para um show fechado no Projac para divulgação do álbum All That You Can't Leave Behind, que teve partes exibidas pela Rede Globo.
Em 2006, pela Vertigo Tour, o U2 tocou duas vezes no Estádio do Morumbi (São Paulo) em 20 e 21 de fevereiro.
A venda de ingressos para os shows brasileiros foi marcada pela desorganização dos promotores.
No primeiro dia da venda de ingressos, somente para o primeiro dia de show, milhares de fãs gastaram até 12 horas na fila, mas poucos conseguiram comprar os bilhetes, e parte dos ingressos foi comprada por cambistas, que alugavam idosos, gestantes e pessoas com crianças de colo para entrar na fila preferencial.
Os dois shows tiveram média de público de mais de 70 mil pessoas. O primeiro dos shows foi transmitido pela Rede Globo.
Além dos shows, a passagem da banda pelo Brasil incluiu uma visita de Bono ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a doação de uma guitarra ao programa governamental Fome Zero e a participação dos integrantes da banda no Carnaval de Salvador no camarote e trio elétrico Expresso 2222, do Ex-Ministro da Cultura Gilberto Gil.
Bom... uff...uff...estou com pressa! Estou igual ao Bono na foto acima! O que desejamos ao U2?? Vida longa a esta espetacular banda, por muitas outras gerações...e que venham mais e mais ao Brasil! Obrigado pela visita, um abraço e até mais... fuiiiiiiiiiii...



Pride - (In the name of of love)






Sunday bloody sunday







Live - With or without you







One






Disere







Vertigo







All Because Of You



Nenhum comentário:

Postar um comentário