segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

♫ 50 Cent ☻



50 Cent, nome artístico de Curtis James Jackson III, (Nova Iorque, 6 de Julho de 1975) é um rapper norte-americano. A sua entrada no mundo da música foi apadrinhada por Eminem. Seus álbuns renderam cerca de 25 milhões de cópias vendidas no mundo inteiro.Antes de entrar para o mundo da música, 50 Cent traficava drogas. Após largar a vida do crime, 50 Cent acabou sendo baleado nove vezes em 2000, mas sobreviveu. Após lançar o álbum Guess Who's Back?, o cantor despertou interesse de Eminem, que logo o indicou para a gravadora Interscope Records. Em 2003, fundou a G-Unit Records, juntamente com seus parceiros na banda G-Unit, Lloyd Banks, Young Buck e Tony Yayo. Lançou um filme onde contou sua autobiografia, denominado Fique Rico ou Morra Tentando.
*Curtis James Jackson III cresceu no bairro conhecido como South Jamaica, localizado no Queens, Nova Iorque. O rapper foi criado pela mãe que traficava drogas para o chefão Mc Griff. Ela foi encontrada morta ainda quando Curtis era criança, vivendo o resto de sua infância e adolescência com seus avós.
Ele começou a escrever suas letras de rap bem cedo, mas só levou o trabalho a sério após o nascimento do seu filho. Assinando contrato com a Jam Master Jay e aprendendo a contar barras e estruturas das músicas. "In Da Club","Window Shopper","Wanksta","P.I.M.P","Candy Shop","21 Questions" e "Many Men" foram alguns dos maiores sucessos dele.
*Jam-Master Jay do Run-DMC encontrou um potencial no rapper e o contratou em sua gravadora, por um curto período. Sua primeira participação oficial foi na música do grupo Onyx, "React" em 1998. Jam-Master Jay começou a ensinar 50 Cent como fazer uma gravação.
*Depois de deixar Jam Master Jay, a dupla de produtores Trackmasters ficou sabendo de 50 cent e o assinou na Columbia Records em 1999. Eles levaram 50 Cent para Upstate NY onde eles trancaram-no no estúdio por 2 semanas e meia. Ele retornou com 36 músicas nesse curto período, o que resultou no "Power of the Dollar", um não lançado oficialmente mixtape.
Sua carreira decolou após o lançamento do bem-sucedido, porém polêmico single "How To Rob" em que ensina como roubar rappers famosos. Ofendidos pela gravação, Jay-Z, Big Pun, Sticky Fingaz e Ghostface Killah responderam ao single. Seu próximo single, "Ghetto Qur'an", o levou a uma briga com um dos chefes do tráfico conhecido como Kenneth "Supreme" McGriff, fundador de uma gangue conhecida como "Supreme Team".
A música fala sobre os negócios do tráfico e expõe o nome de muitos no ramo. O álbum estreiante Power of the Dollar foi engavetado devido às controvérsias à volta do rapper, e também o levou a diversos tiroteios e disputas com vários rappers afiliados com McGriff.
*Tiroteio
Em Abril de 2000, três dias antes de filmar seu vídeo com o grupo Destiny's Child da música "Thug Love", 50 Cent foi baleado 9 vezes. Uma no maxilar, uma em cada perna,uma no dedo mínimo que saiu pelo dedão, uma no mesmo braço que depois ele fez uma tatuagem por cima (para esconder a cicatriz), uma entre o peito e o tórax, uma no peito, uma o raspando em sua barriga e a outra no tornozelo.
Isso ocorreu na frente da casa da sua avó em Queens, Nova Iorque. Seus ferimentos não eram de grande risco apesar do tiro que o acertou no maxilar acertou sua língua e deixou sua voz um pouco mais rouca , foi submetido a uma cirurgia e ficou poucos meses em recuperação enquanto a gravadora o largou do grupo. Após a recuperação, 50 Cent voltou a gravar, apesar de ter pouca renda ou ter como suportá-la, com seu novo amigo de negócios Sha Money XL.
Os dois gravaram mais de trinta canções, exclusivamente para mixtapes com o propósito de criar uma reputação para 50 Cent.
O valor de 50 Cent cresceu e no final de 2001 ele lançou um novo material independentemente temporariamente como LP, Guess Who's Back?. Começando a atrair o interesse, e suportado agora por seu grupo, G-Unit. Mas era diferente esta vez, melhor que criar canções novas como tiveram antes, 50 decidiu mostrar sua habilidade reformulando as batidas que já tinham sido usadas. Eles lançaram o vermelho, o branco e o azul bootleg, "50 Cent Is the Future", material revisado por Jay-Z e Mr. Pavons.
Um dos seus melhores amigos, Lloyd Banks, foi também alvejado, em 2001, por dois tiros, mas sobreviveu.
*50 conseguiu a atenção de Eminem com tais mixtapes, que mostrou interesse em trabalhar com o rapper. Quando Eminem levou isso para a atenção de Dr. Dre, contribuiu com 50 Cent a assinar um contrato com a Interscope Records. 50 Cent também foi o primeiro a assinar em uma união de esforços entre Shady Records do Eminem e Aftermath Entertainment do Dr. Dre.Sobre a Interscope, 50 Cent ganhou grande fama. O rapper aparece na trilha sonora de 8 Mile, com o single "Wanksta", que foi pedida em várias estações de rádio pelo EUA. Também, após assinar com a Shady/Aftermath, seu grupo, a G-Unit, prosperou. Em setembro de 2004, fez uma apresentação no Brasil, show qual foi considerado razoável, e as polêmicas tiveram destaque, onde 50 Cent afirmou que a melhor coisa que encontrou no Brasil é a maconha(afirmação infeliz, ele não conhece nada do Brasil).
*Em 2005, 50 Cent criou também um jogo de computador para Playstation e Xbox, com o nome de "Bulletproof", que inclui vários temas inéditos do MC*, o artista chegou a admitir a hipótese de abandonar o rap para trabalhar nos bastidores da música. Já gravou músicas com artistas como Jennifer Lopez. Além disso, o rapper começou a construir sua carreira no cinema. Seu primeiro filme, "Get Rich or Die Tryin'(Fique Rico ou Morra Tentando)" (2005), usa de algumas das experiências reais pelas quais passou o cantor.
Outros filmes em que ele atua são "Live Bet",que conta a história de clubes clandestinos em Manhattan que também realizam apostas em corridas de carros ilegais, "Home of the Brave", em que atua ao lado de Samuel. L. Jackson, Jessica Biel e Christina Ricci, "The Dance", com a participação de Nicolas Cage e "Righteous Kill", chamado de "As Duas Faces da Lei" no Brasil em 10 de outubro de 2008, em que ele contracena com Robert de Niro e Al pacino. Possui um filho, apelidado de "25 Cents".
50 Cent tem fãs por todo o mundo, mas também há quem critique o gangster pelo seu passado. Atualmente, em maio de 2008, o rapper foi assaltado. Uma apresentação de 50 Cent em Luanda, Angola, teve de ser interrompida bruscamente.
O rapper americano foi assaltado em pleno palco, no meio do show, um espectador apareceu do nada em sua frente e arrancou o colar de seu pescoço. 50 Cent ainda tentou agarrar o ladrão, perseguindo-o pelo meio do público, mas não conseguiu e acabou abandonando o palco. Os outros membros do grupo G-Unit* fizeram o mesmo, e a apresentação foi encerrada. Sete mil pessoas que estavam presentes no evento, intitulado Festival Internacional da Paz, testemunharam o ocorrido.
(Fonte:Wikipédia/Minha opnião)

50 Cent - In Da Club





50 Cent - 21 Questions ft. Nate Dogg





50 Cent - Baby By Me ft. Ne-Yo





50 Cent - Best Friend ft. Olivia





50 Cent - I Get Money


Nenhum comentário:

Postar um comentário