
A maioria dos ritmos, Blues, funk, rock, samba, dentre outros, vem de origem da influência direta dos negros, tal contribuição é indiscutível.
O nome samba é, provavelmente, originário do nome angolano semba, um ritmo religioso, cujo nome significa umbigada, devido à forma como era dançado.
O samba surgiu da mistura de estilos musicais de origem africana e brasileira.


O termo samba é de origem africana e tem seu significado ligado às danças típicas tribais do continente.
As raízes do samba foram fincadas em solo brasileiro na época do Brasil Colonial, com a chegada da mão-de-obra escrava em nosso país.


Tempos depois, o samba toma as ruas e espalha-se pelos carnavais do Brasil. Neste período, os principais sambistas são:José Barbosa da Silva mais conhecido como Sinhô, Ismael Silva e Heitor dos Prazeres .

O samba-amaxixado Pelo telefone, de domínio público mas registrado por Donga e Mauro Almeida, é considerado o primeiro samba gravado, embora Bahiano e Ernesto Nazaré tenham gravado pela Casa Édison desde 1903. É deles o samba "A viola está magoada". Há registros também do samba "Em casa de Baiana" (1913), de autoria de Alfredo Carlos Brício. Porém ambos não fizeram muito sucesso, e foi a composição registrada por Donga que levou o gênero para além dos morros. Donga chegou a anunciar "Pelo telefone" como "tango-samba", no Jornal do Brasil de 8 de janeiro de 1917.

Nos anos trinta, um grupo de músicos liderados por Ismael Silva fundou, na vizinhança do bairro de Estácio de Sá, a primeira escola de samba, Deixa Falar. Eles transformaram o gênero, dando-lhe os contornos atuais, inclusive coma introdução de novos instrumentos, como o surdo e a cuíca, para que melhor se adequasse ao desfile de carnaval.

Nesta mesma época, um dos mais importantes personagem de nossa M.P.B também demonstrou sua enorme eloquência e ampliou a popularização do samba: Noel Rosa. Noel é responsável pela união do samba do morro com o do asfalto.


Na década de 1930, as estações de rádio, em plena difusão pelo Brasil, passam a tocar os sambas para os lares. Os grandes e geniais sambistas e compositores desta época são:
*Noel Rosa autor de Conversa de Botequim

*Cartola de As Rosas Não Falam

*Dorival Caymmi de O Que É Que a Baiana Tem?

*Ary Barroso de Aquarela do Brasil

*Adoniran Barbosa de Trem das Onze

Na década de 1970 e 1980, começa a surgir uma nova geração. Podemos destacar:
*Paulinho da Viola

*Jorge Aragão

*João Nogueira

*Beth Carvalho

*Elza Soares

*Dona Ivone Lara

*Clementina de Jesus

*Chico Buarque
*Alcione

*João Bosco

*Aldir Blanc entre outros.

Outros nomes importantíssimos de todos os tempos:
*Pixinguinha

*João de Barro (Braguinha)

*Ataulfo Alves (com Clara Nunes)
*Carmen Miranda (sucesso no Brasil e nos EUA)

*Elton Medeiros

*Nelson Cavaquinho

*Lupicínio Rodrigues

*Aracy de Almeida

*Demônios da Garoa

*Isaura Garcia

*Candeia

*Elis Regina
*Nelson Sargento

*Clara Nunes
*Wilson Moreira

*Elizeth Cardoso

*Jacob do Bandolim

*Jamelão

*Jackson do Pandeiro

*Lamartine Babo entre outros.

Os tipos de samba mais conhecidos e que fazem mais sucesso são os da Bahia, do Rio de Janeiro e de São Paulo. O samba baiano é influenciado pelo lundu e maxixe, com letras simples, balanço rápido e ritmo repetitivo. A lambada, por exemplo, é neste estilo, pois tem origem no maxixe.
Já o samba de roda, surgido na Bahia no século XIX, apresenta elementos culturais afro-brasileiros. Com palmas e cantos, os dançarinos dançam dentro de uma roda. O som fica por conta de um conjunto musical, que utiliza viola, atabaque, berimbau, chocalho e pandeiro.

Entre os paulistas, o samba ganha uma conotação de mistura de raças. Com influência italiana, as letras são mais elaboradas e o sotaque dos bairros de trabalhadores ganha espaço no estilo do samba de São Paulo.
Principais tipos de samba:

Surge no Rio de Janeiro durante a década de 1930. O tema está ligado ao assunto que a escola de samba escolhe para o ano do desfile. Geralmente segue temas sociais ou culturais. Ele que define toda a coreografia e cenografia utilizada no desfile da escola de samba.

Samba de partido alto
Com letras improvisadas, falam sobre a realidade dos morros e das regiões mais carentes.


Nasceu na cidade do Rio de Janeiro, nos anos 70 (década de 1970), e ganhou as rádios e pistas de dança na década seguinte. Tem um ritmo repetitivo e utiliza instrumentos de percussão e sons eletrônicos.

Espalhou-se rapidamente pelo Brasil, graças às letras simples e românticas.

Os principais grupos são : Fundo de Quintal, Negritude Jr., Só Pra Contrariar, Raça Negra, Katinguelê, Patrulha do Samba, Pique Novo, Travessos, Art Popular, Exalta-Samba, no painél de fotos abaixo, clique para uma melhor visualização entre outros grupos.

Surge na década de 1920, com ritmos lentos e letras sentimentais e românticas.
Samba carnavalesco
Marchinhas e Sambas feitas para dançar e cantar nos bailes carnavalescos. exemplos : Abre alas, Apaga a vela, Aurora, Balancê, Cabeleira do Zezé, Bandeira Branca, Chiquita Bacana, Colombina, Cidade Maravilhosa entre outras.

Samba-exaltação
Com letras patrióticas e ressaltando as maravilhas do Brasil, com acompanhamento de orquestra.

Exemplo: Aquarela do Brasil, de Ary Barroso gravada em 1939 por Francisco Alves.

Este estilo tem momentos de paradas rápidas, onde o cantor pode incluir comentários, muitos deles em tom crítico ou humorístico. Um dos mestres deste estilo é Moreira da Silva .

Foi criado na década de 1940 e tem acompanhamento de orquestra. Rápido e muito forte na parte instrumental, é muito usado nas danças de salão.

Surgiu nos anos 50 (década de 1950) em boates de São Paulo e Rio de Janeiro. Recebeu uma grande influência do jazz.

Fontes: www.suapesquisa. com/sambacarioca. com e minha opnião
Clique na no painel abaixo para uma melhor visualização.


Obrigado por tua visita, participe! Dê a tua opnião...Ah!! Continue acompanhado e veja a 2ª parte do ♫ Bum-bum bararatimbum ♫...até lá...
Nenhum comentário:
Postar um comentário