sábado, 7 de novembro de 2009

♫Bum-Bum bate bum-bum-burumbumbum- Pte 1 ♫

A História do SAMBA, origem e principais nomes da Música Popular Brasileira...

A maioria dos ritmos, Blues, funk, rock, samba, dentre outros, vem de origem da influência direta dos negros, tal contribuição é indiscutível.
O nome samba é, provavelmente, originário do nome angolano semba, um ritmo religioso, cujo nome significa umbigada, devido à forma como era dançado.
O samba surgiu da mistura de estilos musicais de origem africana e brasileira.

O samba é tocado com instrumentos de percussão (tambores, surdos, timbaus) e acompanhados por violão e cavaquinho. Geralmente, as letras de sambas contam a vida e o cotidiano de quem mora nas cidades, com destaque para as populações pobres.
(Intrumentos musicais descritos acima)
O termo samba é de origem africana e tem seu significado ligado às danças típicas tribais do continente.
As raízes do samba foram fincadas em solo brasileiro na época do Brasil Colonial, com a chegada da mão-de-obra escrava em nosso país.
O primeiro samba gravado no Brasil foi Pelo Telefone, no ano de 1917, cantado por Bahiano. A letra deste samba foi escrita por Mauro de Almeida e Donga .
(José Barbosa da Silva o genial "Sinhô")
Tempos depois, o samba toma as ruas e espalha-se pelos carnavais do Brasil. Neste período, os principais sambistas são:José Barbosa da Silva mais conhecido como Sinhô, Ismael Silva e Heitor dos Prazeres .
(O espetacular Ismael Silva)
O samba-amaxixado Pelo telefone, de domínio público mas registrado por Donga e Mauro Almeida, é considerado o primeiro samba gravado, embora Bahiano e Ernesto Nazaré tenham gravado pela Casa Édison desde 1903. É deles o samba "A viola está magoada". Há registros também do samba "Em casa de Baiana" (1913), de autoria de Alfredo Carlos Brício. Porém ambos não fizeram muito sucesso, e foi a composição registrada por Donga que levou o gênero para além dos morros. Donga chegou a anunciar "Pelo telefone" como "tango-samba", no Jornal do Brasil de 8 de janeiro de 1917.
(Ismael Silva)
Nos anos trinta, um grupo de músicos liderados por Ismael Silva fundou, na vizinhança do bairro de Estácio de Sá, a primeira escola de samba, Deixa Falar. Eles transformaram o gênero, dando-lhe os contornos atuais, inclusive coma introdução de novos instrumentos, como o surdo e a cuíca, para que melhor se adequasse ao desfile de carnaval.
(Noel Rosa um gênio á frente de sua geração)
Nesta mesma época, um dos mais importantes personagem de nossa M.P.B também demonstrou sua enorme eloquência e ampliou a popularização do samba: Noel Rosa. Noel é responsável pela união do samba do morro com o do asfalto.
É considerado o primeiro cronista da música popular brasileira. Nesta época, a rádio difundiu a popularidade do samba por todo o país, e com o suporte do presidente Getúlio Vargas, o samba ganhou status de "música oficial" do Brasil.
(Presidente Getulio Vargas)
Na década de 1930, as estações de rádio, em plena difusão pelo Brasil, passam a tocar os sambas para os lares. Os grandes e geniais sambistas e compositores desta época são:

*Noel Rosa autor de Conversa de Botequim


*Cartola de As Rosas Não Falam



*Dorival Caymmi de O Que É Que a Baiana Tem?


*Ary Barroso de Aquarela do Brasil



*Adoniran Barbosa de Trem das Onze

Na década de 1970 e 1980, começa a surgir uma nova geração. Podemos destacar:

*Paulinho da Viola


*Jorge Aragão


*João Nogueira


*Beth Carvalho


*Elza Soares


*Dona Ivone Lara


*Clementina de Jesus


*Chico Buarque


*Alcione


*João Bosco


*Aldir Blanc entre outros.



Outros nomes importantíssimos de todos os tempos:

*Pixinguinha


*João de Barro (Braguinha)


*Ataulfo Alves (com Clara Nunes)


*Carmen Miranda (sucesso no Brasil e nos EUA)


*Elton Medeiros


*Nelson Cavaquinho


*Lupicínio Rodrigues


*Aracy de Almeida


*Demônios da Garoa


*Isaura Garcia


*Candeia


*Elis Regina


*Nelson Sargento


*Clara Nunes


*Wilson Moreira


*Elizeth Cardoso


*Jacob do Bandolim


*Jamelão


*Jackson do Pandeiro


*Lamartine Babo entre outros.
Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo
Os tipos de samba mais conhecidos e que fazem mais sucesso são os da Bahia, do Rio de Janeiro e de São Paulo. O samba baiano é influenciado pelo lundu e maxixe, com letras simples, balanço rápido e ritmo repetitivo. A lambada, por exemplo, é neste estilo, pois tem origem no maxixe.
Já o samba de roda, surgido na Bahia no século XIX, apresenta elementos culturais afro-brasileiros. Com palmas e cantos, os dançarinos dançam dentro de uma roda. O som fica por conta de um conjunto musical, que utiliza viola, atabaque, berimbau, chocalho e pandeiro.
No Rio de Janeiro, o samba está ligado à vida nos morros, sendo que as letras falam da vida urbana, dos trabalhadores e das dificuldades da vida de uma forma amena e muitas vezes com humor.
Entre os paulistas, o samba ganha uma conotação de mistura de raças. Com influência italiana, as letras são mais elaboradas e o sotaque dos bairros de trabalhadores ganha espaço no estilo do samba de São Paulo.
Principais tipos de samba:
Samba-enredo
Surge no Rio de Janeiro durante a década de 1930. O tema está ligado ao assunto que a escola de samba escolhe para o ano do desfile. Geralmente segue temas sociais ou culturais. Ele que define toda a coreografia e cenografia utilizada no desfile da escola de samba.

(Bezerra da Silva)
Samba de partido alto
Com letras improvisadas, falam sobre a realidade dos morros e das regiões mais carentes.
É o estilo dos grandes mestres do samba. Os compositores de partido alto mais conhecidos são: Bezerra da Silva, Martinho da Vila e Zeca Pagodinho.
Pagode

Nasceu na cidade do Rio de Janeiro, nos anos 70 (década de 1970), e ganhou as rádios e pistas de dança na década seguinte. Tem um ritmo repetitivo e utiliza instrumentos de percussão e sons eletrônicos.
(Grupo Fundo de Quintal)
Espalhou-se rapidamente pelo Brasil, graças às letras simples e românticas.
(Katinguelê)
Os principais grupos são : Fundo de Quintal, Negritude Jr., Só Pra Contrariar, Raça Negra, Katinguelê, Patrulha do Samba, Pique Novo, Travessos, Art Popular, Exalta-Samba, no painél de fotos abaixo, clique para uma melhor visualização entre outros grupos.
Samba-canção
Surge na década de 1920, com ritmos lentos e letras sentimentais e românticas.
Samba carnavalesco
Marchinhas e Sambas feitas para dançar e cantar nos bailes carnavalescos. exemplos : Abre alas, Apaga a vela, Aurora, Balancê, Cabeleira do Zezé, Bandeira Branca, Chiquita Bacana, Colombina, Cidade Maravilhosa entre outras.

(Ary Barroso)
Samba-exaltação
Com letras patrióticas e ressaltando as maravilhas do Brasil, com acompanhamento de orquestra.
(Gal Costa)
Exemplo: Aquarela do Brasil, de Ary Barroso gravada em 1939 por Francisco Alves.

Samba de breque
Este estilo tem momentos de paradas rápidas, onde o cantor pode incluir comentários, muitos deles em tom crítico ou humorístico. Um dos mestres deste estilo é Moreira da Silva .
Samba de gafieira
Foi criado na década de 1940 e tem acompanhamento de orquestra. Rápido e muito forte na parte instrumental, é muito usado nas danças de salão.
Sambalanço
Surgiu nos anos 50 (década de 1950) em boates de São Paulo e Rio de Janeiro. Recebeu uma grande influência do jazz.
Um dos mais significativos representantes do sambalanço é Jorge Ben Jor, que mistura também elementos de outros estilos.
Fontes: www.suapesquisa. com/sambacarioca. com e minha opnião
Clique na no painel abaixo para uma melhor visualização.

-"Sou o véio Kelsio, o carnaval no Brasil é atração turística, um dos maiores espetáculos da terra! Carnaval é a 2ª parte, é lógico que antigamente era só dança e fantasia...atualmente a fantasia chega a ser pintada no corpo nu! Quanto menos roupa, melhor...sabe de quem é a culpa? Do aquecimento global, rêrêrêrê...
Obrigado por tua visita, participe! Dê a tua opnião...Ah!! Continue acompanhado e veja a 2ª parte do ♫ Bum-bum bararatimbum ♫...até lá...

Nenhum comentário:

Postar um comentário