sexta-feira, 9 de outubro de 2009

♫ Maurício Manieri ♫



No universo musical, ele não só tem boa pinta, ele é pianista, produtor musical, compositor e tem uma voz que o diferencia, uma voz notória de estilo Soul , Black music, talentoso e por estas qualidades que fizeram de Maurício Manieri um dos melhores cantores de sua geração, sinônimo de sucesso e carísma.
Maurício Manieri (São Bernardo do Campo, 10 de setembro de 1970), músico do ABC Paulista, com notórias tendências de Soul Music. Junto com o irmão Marcelo Manieri, durante vinte anos, tocou e fez arranjos para outros músicos. Lançou-se com a música Minha Menina, que foi sucesso logo no primeiro disco.
Maurício Manieri é Paulistano, cantor, pianista, compositor e produtor musical nascido no bairro do Ipiranga. Descendente de italianos é oriundo de uma típica família operária dos anos setenta. Começou seus estudos de música aos seis anos de idade quando ganhou de presente dos pais um piano Bechstein. A partir daí começou a ter aulas de piano clássico, mas a paixão pela música sempre esteve presente, desde as primeiras lembranças, tendo o piano como seu companheiro inseparável.

Considerado prodígio pelos professores que o escutaram, o menino começou a ler partituras quase ao mesmo tempo que aprendia a ler. Manieri pisou ao palco pela primeira vez aos oito anos de idade e o talento nao passou despercebido pela platéia que lotava o pequeno auditório da Biblioteca Municipal do Ipiranga.
Na adolescência ganhou concursos de piano clássico, mesmo assim enveredou também pela mundo da música pop, quando formou ao lado de seu irmão Marcelo a banda de garagem Delta T. Na mesma época decide largar o curso de Engenharia Química e um emprego de pesquisador em uma multinacional quando resolve trabalhar exclusivamente com a música.
Abre no final dos anos oitenta a Escola Moderna de Música em São Bernardo do Campo e inicia os estudos na Faculdade de Composição e Regência do Tradicional Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, tendo como professora de piano a conceituada Orquídea M Lino. Em 1990 grava ao lado de seu irmão Marcelo o primeiro compacto independente, com duas canções pop que seriam o embrião do trabalho que anos depois Manieri iria mostrar ao público. Um trabalho recheado de influencias da música negra americana e nacional. O inusitado descendente de italianos com voz black despertou o interesse do renomado produtor Dudu Marote ( Jota Quest, Pato Fu, Skank ) considerado seu mentor.

Nos anos noventa Manieri atuou como tecladista de artistas internacionais e nacionais. Bandas como Culture Beat, Alexia, Double you, Undercover, Nick French, Taleesa, Patricia Marx. Nesta época atuou também e participou de bandas do cenário Hip Hop paulistano como Unidade Móvel e Thaide e Dj Hum! Como cantor,gravou dezenas de jingles sendo premiado com o Leao de Ouro numa campanha da Honda.
Em 1998 grava ao lado de Dudu Marote seu primeiro álbum pela Abril Music intitulado "A Noite Inteira". Com influencias do Pop e da Soul Music brasileira e americana. O disco se torna um fenómeno de vendas e de execução nas rádios brasileiras. O primeiro single Minha Menina chega ao topo da parada brasileira depois de ser incluído como abertura da novela Andando Nas Nuvens da Rede Globo. A Noite Inteira foi Disco Duplo de platina e teve a música Bem Querer como a mais executada na América Latina em 1999.
Em 1999 o clipe Minha Menina fica entre os melhores da MTV Brasileira concorrendo em várias categorias. Além de Minha Menina e Bem Querer, o disco a Noite Inteira teve mais dois singles de sucesso: As músicas Te Quero Tanto e Pensando em Você.
Neste mesmo ano grava ao lado de Ivan Lins a música "Basta Ouvir Seu Coração" tema para o filme Tigrao da Disney. Em 2000 é eleito pelo premio MultiShow artista revelacao e melhor cantor pelo canal Nickelodeon .Neste mesmo ano grava seu primeiro DVD "MAURICIO MANIERI AO VIVO"
O Cd MAURICIO MANIERI AO VIVO teve vendagem historica de 500 mil copias e teve como single a música Primavera que foi umas das mais executadas neste ano e colocando Maurício como um dos mais importantes intérpretes da música Brasileira.
Em 2000 compôs e gravou a canção tema do filme POPSTAR da XUXA e gravou as versões em português da trilha de Elton John do filme Caminho Para Eldorado.
Em 2001 grava o tema da campanha da C&A. Em 2002 lança o elogiado álbum APARTAMENTO 82. Disco de Ouro, tendo como singles as canções SE QUER SABER, CADA SEGUNDO E JEITO DE AMAR VOCE. Neste mesmo ano é eleito um dos melhores cantores pelo prémio Multishow. Em 2004 lança o álbum QUERO VER QUEM VEM é indicado como melhor cantor pelo prémio Tim de Música, no mesmo ano entre tantas conquistas, um forte golpe do destino, Marcelo Manieri, seu irmão e parceiro musical faleceu.
(Marcelo Manieri)
12/10/2004
Morre Marcelo, 33, irmão e arranjador do cantor Maurício Manieri

Morreu na madrugada desta terça-feira o músico Marcelo Manieri, 33, irmão, guitarrista, tecladista e arranjador do cantor Maurício Manieri. Marcelo morreu vítima de infarto agudo do miocárdio, em Santo André, no ABC paulista.
O guitarrista e arranjador estava internado desde o final da noite de ontem no Hospital Brasil para realizar exames e morreu por volta das 4h de hoje. Os médicos tentaram vários procedimentos para reanimar Marcelo, mas a situação já era irreversível.
Durante todo o fim de semana o músico sentiu fortes dores no peito o que preocupou seus familiares.
As dores começaram na semana passada durante uma apresentação com seu irmão em uma emissora de TV.
Marcelo era considerado um dos mais criativos arranjadores do pop nacional, tendo tocado e gravado com dezenas de músicos.
O corpo do músico está sendo velado no cemitério da Vila Alpina, na zona leste de São Paulo, e será cremado no final da tarde de hoje.
O show que Maurício Manieri tinha agendado para quinta-feira (15) em São Vicente, na Baixada Santista, foi cancelado.

II-

Marcelo Manieri, guitarrista, tecladista, arranjador e irmão do cantor Maurício Manieri, morreu na madrugada da última terça-feira, dia 12 de Outubro 2004. O músico, de 33 anos de idade, foi vítima de um infarto agudo do miocárdio. Ele estava internado para realizar alguns exames, já que vinha sentindo fortes dores no peito nos últimos dias.
Além de trabalhar com o irmão Maurício, Marcelo Manieri já havia gravado também com diversos artistas da cena Pop nacional. O corpo do músico foi cremado no cemitério da Vila Alpina, em São Paulo.
Fonte: Folha Online

Em 2005 inicia a Turne SHOW DE MODA PERNAMBUCANAS que atinge em três anos a marca de mais de 2 milhões de pessoas.Em 2006 lança o álbum "Agora Que Voltou" em homenagem ao irmão Marcelo Manieri.Em 2007 canta o tema de Verão da campanha da Vivo.
Mauricio Manieri tem um trabalho autoral e sua voz negra e característica e inconfundível. Manieri pode misturar a harmonia de Debussy, com o Black de Cassiano, as colagens urbanas dos Djs e fazer uma música cosmopolita. Bem a cara da cidade que nasceu.

Maurício Manieri casou-se em São Paulo, com a empresária e jornalista Izabelle Stein, filha do cantor Gilbert Stein.
A cerimônia foi especial: houve um hazan (um judeu que canta na cerimônia judaica e dá as sete bênçãos) e um pastor abençoa a união do casal, no Espaço Único, em São Paulo, onde, em seguida, ocorreu a recepção para familiares e alguns amigos.
Felicidades a este talentosos cantor, quer seja em sua vida em particular, quer seja em sua vida pública, sucesso!
Obrigado por tua visita, dá uma conferida nos demais artistas, nas galerias de fotos e participe deste cantinho musical. Um abraço e até mais...


Maurício Manieri - Bem Querer






Minha Menina - Maurício Manieri






Mauricio Manieri ( Pensando em Você )






Mauricio Manieri ( Primavera ao vivo )






Mauricio Manieri ( Te Quero Tanto Live )



Nenhum comentário:

Postar um comentário