sábado, 3 de outubro de 2009

☼ Carlos Puebla ☼



Conhecido como o poeta da revolução para usar suas habilidades musicais para a divulgação dos valores da Revolução Cubana, cantando os fatos mais relevantes e cronista estar das mudanças desde 1959.
Carlos Puebla (Carlos Manuel Puebla) (Manzanillo, 11 de setembro de 1917 - Havana, 12de julho de 1989) é um músico, compositor e cantor cubano.




"De Cuba traigo un cantar
hecho de palma y de sol
cantar de la vida nueva
y del trabajo creador
para el ensueño mejor
cantar para la esperanza
para la luz y el amor...
De Cuba traigo un cantar"


Suas canções sempre foram feitos em linguagem direta. Carlos identificando-se como um membro da aldeia e salpicando as suas composições de criollo humor.
O mais popular de criação Carlos Puebla é, sem dúvida, uma dedicada a Ernesto Guevara de la Serna, conhecido como Che Guevara, intitulado Hasta siempre e foi traduzido e cantado em muitas línguas e estilos.

"Soy del pueblo, pueblo soy "Eu sou do povo, sou povo
ya donde me lleve el pueblo voy e onde eu vou tomar a cidade
por el pueblo voy pasando y oyendo sus sentimientos
, passando pela aldeia e ouço os seus sentimentos,
los recojo y al momento se los devuelvo cantando" buscá-las e devolvê-los no momento em que está cantando "

Nascido em Manzanillo, Cuba, em 1 de setembro de 1917 dentro de uma família humilde. Se vio obligado a ejercer durante su niñez y juventud múltiples oficios: carpintero, mecánico, obrero azucarero y zapatero. Ele foi forçado a exercer durante a infância e juventude vários ofícios: carpinteiro, mecânico, operário e açúcar sapateiro. Su temperamento le empujaba al mundo de la música. Seu temperamento levou-o para o mundo da música. Cuando iba a la escuela no abandonaba su armónica , que hacia sonar por el camino. Quando foi para a escola não parou sua gaita, que tocou no caminho. La clases de guitarra que recibía su hermana eran seguidas por él a escondidas y repetidas luego; ese carácter autodidacta le impulsó a aprender. As aulas de violão, ele recebeu de sua irmã foi secretamente seguia e repetiu mais tarde, que personagem o levou a aprender autodidata. Utilizando métodos de enseñanza a distancia como el para aprender a tocar la guitarra sin maestro y consultando a Pedro Estacio (director de la Banda Municipal de Conciertos de Manzanillo) y Juan García (maestro de piano) dio los primeros pasos de aprendizaje musical.

Utilizando métodos de ensino à distância, como aprender a tocar violão sem professor e em consulta com Pedro Estácio (diretor da Banda Municipal de Concerto de Manzanillo) e Juan Garcia (professora de piano) deu os primeiros passos da aprendizagem da música.
En los 30 del siglo XX sus canciones ya se emitían en la radio local de Manzanillo, la CMKM. Em 30 do século XX e suas canções foram difundidos na rádio local em Manzanillo, CMKM.
Neste momento os temas de suas músicas são de um romântico, canções que foram grandes sucessos e tornaram-se parte do patrimônio da música cubana.
Algunas de ellas son: Quiero hablar contigo , Qué sé yo , Te vieron con él , Cuenta conmigo , ``Quién se lo iba a imaginar , Hay que decir adiós y Dejemos de fingir . Alguns delas são: Eu quero falar com você, o que eu sei, eu vi, confie em mim, `` Quem poderia ter imaginado, e devo dizer adeus Vamos fingir.
Pouco depois de começar a gravar seus álbuns, por estas bandas já começam a problemas sociais e assertiva. Canciones como; Plan de machete , Este es mi pueblo y Pobre de mi Cuba denunciaban la situación que se vivía en Cuba por aquella época sin temer a la represión. Músicas como; facão plano, esta é a minha cidade e minha pobre Cuba denunciou a situação que existia em Cuba nesse momento, sem medo de repressão.
No grupo 50 é acompanhado pelos tradicionalistas (Santiago Martinez, Pedro Sosa e Rafael Lorenzo) a sua presença no rádio e na televisão nacional torna-se habitual. Embora o cenário era caro naqueles dias La o restaurante de Havana, Bodeguita del Medio, onde desempenhou o seu trabalho, sem ganhar qualquer salário, mas confortado no bom ambiente que ali existiam. Tal como él mismo dice: Como ele mesmo diz:
(...) pasaba los ratos cantando con la barriga llena y el corazón contento. (...) Times passou a cantar com uma barriga cheia e um coração feliz.
Este lugar le sirvió para conocer a otros muchos artistas e importantes
personalidades. Este lugar que lhe permitiu conhecer muitos outros artistas e personalidades importantes.
Em 1 de janeiro de 1959 o triunfo da revolução, com a entrada iconize de Fidel em Havana, influenciar a vida de Carlos Puebla, assim como em Cuba. Carlos se tornou cronista. La guaracha Y en eso llegó Fidel es, tal como dice el título, un cambio en su creación, en su obra. O guaracha E que Fidel é atingido, como o título diz, uma mudança em sua criação, em seu trabalho. Pasa a realizar canciones que tiene como destino el difundir los valores revolucionarios y las decisiones del gobierno de los barbudos . Ir para executar canções que visa a divulgação dos valores revolucionários e decisões do governo do barbudo.
Canciones como La Reforma Agraria , Duro con él , Ya ganamos la pelea , Son de la alfabetización van haciendo de Carlos Puebla el embajador de la obra revolucionaria. Canções como La Reforma Agraria, se com ele, eu ganhei a luta, o Filho de alfabetização estão fazendo pelo embaixador Carlos Puebla para o trabalho revolucionário.

En su canción De Cuba traigo un cantar muestra bien claro este papel de embajador que adopta. Em sua canção De Cuba trazer uma amostra clara cantar este papel de embaixador para adotar.
De Cuba traigo un cantar Em Cuba, eu trago uma canção
hecho de palma y de sol feito de palma e de sol
cantar de la vida nueva cantar de uma nova vida
y del trabajo creador e trabalho criativo
para el ensueño mejor para o melhor sonho
cantar para la esperanza canto de esperança
para la luz y el amor... de luz e amor ...
En 1961 realiza lo que sería la primera gira por varios países que culmina con un gran éxito. Em 1961 realizou o que seria a primeira turnê de vários países, que culminou com um grande sucesso. Esto daría pie a muchas más giras, que extenderían su prestigio y fama desde el ámbito cubano a más de 35 países. Isso levaria a muitas excursões mais que prolongar o seu prestígio e fama a partir da área de Cuba mais de 35 países. En todas estas actuaciones está acompañado de los Tradicionales . Em todas essas ações é acompanhada pelo tradicional. En aquella época se le empezó a llamar Juglar de la Era Moderna . Naquela época, ele começou a chamar bobo da era moderna.
El éxito no fue motivo para olvidar sus orígenes. O sucesso não foi motivo para esquecer suas origens. Volvía siempre que podía a su ciudad natal y no dejaba de participar en la celebración de las Semanas de la Cultura y las Jornadas de Homenaje a su amigo, el poeta Manuel Navarro Luna . Ele sempre pode retornar à sua cidade natal, e nunca deixou de participar na celebração das Semanas da Cultura e das Jornadas de homenagem ao seu amigo, o poeta Manuel Navarro Luna. En Manzanillo no dejaba de pasear por toda la ciudad y de actuar allí donde se lo pidieran. Em Manzanillo continuou andando pela cidade e tomar medidas, quando eles perguntaram. Su sitio preferido, como no podía ser de otra manera era La casa de la Trova , que hoy lleva su nombre, donde pasaba horas con sus amigos cantando y compartiendo su bebida predilecta, el Ron Pinilla. Seu lugar favorito, como poderia ser de outra forma era La Casa de la Trova, que hoje leva seu nome, passando horas com seus amigos cantando e compartilhando a sua bebida favorita, Pinilla rum.
La partida de Ernesto Guevara, a seguir la lucha revolucionaria en otras tierras, impactó a Carlos Puebla de tal forma que la misma noche en que Fidel Castro dio a conocer la carta de despedida del argentino, Carlos, sin poder dormir, compusó su obra más conocida, Hasta siempre que se convertiría en un himno homenaje al heroico guerrillero que transcendería a todos los estilos de música ya casi todas las lenguas. A saída de Ernesto Guevara, para continuar a luta revolucionária em outras terras, Carlos Puebla equilíbrio para que a mesma noite em que Fidel Castro rompeu a carta de despedida do argentino, Carlos, não conseguia dormir, ele compôs a maioria dos seus conhecido, mesmo que se tornou um tributo ao hino transcendería guerrilheiro heróico todos os estilos de música e quase todos os idiomas.
A doença prolongada terminou a sua vida 12 de julho de 1989. Para entonces su obra musical era inmensa. Até então o seu trabalho musical foi imensa. Había escrito más de setenta temas donde, con su característico sentido del humor, relata los temas más comunes y transcendentes. Ele tinha escrito mais de setenta itens onde, com seu humor característico, diz o mais comum e transcendente.
La enfermedad no pudo minar su sentido jovial. A doença não pode prejudicar o seu senso jovial
.
Su muerte se produjo en La Habana, y su tumba se encuentra en el cementerio de su ciudad de origen, Manzanillo, y en ella se puede leer: Sua morte ocorreu em Havana, e seu túmulo se encontra no cemitério de sua cidade de Manzanillo, e onde se lê:
yo soy esto que soy Eu sou isto, que sou
un simple trovador que canta apenas um trovador que canta
.
(Fonte: Wikipédia)

*Discografia

1997: Cantarte Comandante. 1997: Cantarte Comandante.
1997: La novia del feeling. 1997: A namorada do sentimento.
1997: Toda una vida. 1997: Uma vida inteira.
1998: Hasta siempre. 1998: So long.
1999: Dos voces de América en un canto a Cuba. 1999: Duas vozes na canção americana para Cuba.
1999: Soy del pueblo. 1999: Eu estou na cidade.
2001: Mis cincuenta preferidas. 2001: My favorite cinqüenta. Vol. III. Vol. III.
2004: El gran tesoro de la música cubana. 2004: O grande tesouro da música cubana. Vol. IV Vol IV
2004: Rebeldes. 2004: Rebels.



Carlos Puebla 1982 "En Cuba se queda el Son"




Carlos Puebla: El Bodeguero - 1957




Carlos Puebla - Cinco Puntos De La Dignidad




Carlos Puebla 1984 "Yo Sigo Siendo Cubano" (Venezolana de Tv)




Carlos Puebla - Y en eso llego Fidel




Carlos Puebla - Hasta siempre




Carlos Puebla - Hasta siempre





Carlos Puebla 1979 {Entrevista en la Bodeguita del Medio}


Nenhum comentário:

Postar um comentário