sábado, 3 de outubro de 2009

♫ Altemar Dutra ♫



O universo musical tem infinitas estrelas, algumas deixam de brilhar por que morrem, mas o brilho das tais muitas vezes são insuperáveis.
É o caso de uma das mais belas vozes do Brasil e do mundo.
Altemar Dutra de Oliveira (Aimorés, 6 de outubro de 1940 — Nova Iorque, 9 de novembro de 1983) foi um cantor brasileiro. Sucesso em toda a América Latina, interpretando obras como "Sentimental Demais", "O Trovador", "Brigas" e "Que Queres Tu de Mim", boa parte das canções de autoria da dupla Evaldo Gouveia e Jair Amorim, foi progressivamente destacando-se no gênero musical bolero. De fato, veio a ser aclamado como o "rei do bolero" no Brasil.
Iniciou sua carreira na Rádio Difusora de Colatina, no Espírito Santo, localidade para onde sua família havia se mudado, cantando uma música de Francisco Alves. Antes de completar sua maioridade, seguiu para o Rio de Janeiro, levando uma carta de apresentação para o compositor Jair Amorim, que o encaminhou a amigos do meio artístico. Tentou a sorte como crooner em boates e casas de espetáculos.
Gravou seu primeiro disco na Tiger, com "Saudade que vem" (Oldemar Magalhães e Célio Ferreira) e "Somente uma vez" (Luís Mergulhão e Roberto Moreira). Por volta de 1963, foi levado por Jair Amorim para o programa Boleros Dentro da Noite, na Rádio Mundial, e no mesmo ano Joãozinho, do Trio Yrakitan, levou-o para a Odeon, onde foi contratado.
Logo atingiu os primeiros lugares nas paradas de sucesso com Tudo de mim (Evaldo Gouveia e Jair Amorim), tornando-se conhecido em todo o Brasil.
Em 1964 gravou com grande sucesso Que queres tu de mim, O trovador, Sentimental demais e Somos iguais (todas de Evaldo Gouveia e Jair Amorim).

Destacou-se também na América Latina, fazendo apresentações em vários países e gravando um LP com Lucho Gatica: El bolero se canta así. Com suas versões em espanhol, chegou a vender mais de 500 mil cópias na América Latina. Depois de ter dominado as paradas de sucesso locais, a partir de 1969 passou a conquistar fãs de origem latina nos EUA.
Em pouco tempo tornou-se um dos mais populares cantores estrangeiros nos EUA. Apresentava um show para a comunidade latino-americana, no clube noturno "El Continente", em Nova Iorque, quando faleceu aos 43 anos, de derrame cerebral.
Foi casado com a cantora Marta Mendonça, tendo dois filhos, Deusa Dutra e Altemar Dutra Júnior, este também a seguir carreira artística.

II-

Essa história de sucesso teve início em Colatina no Espírito Santo. Nascido em Aimorés, no interior de Minas Gerais, Altemar se mudou com a família para o estado capixaba durante a infância. Nessa época sua mãe lhe presenteou com um violão que ele se encarregou de aprender a tocar sozinho. Durante a adolescência Altemar venceu um concurso na Rádio Difusora de Colatina e foi tentar a sorte no Rio de Janeiro batendo à porta de Jair Amorim.
(Foto: Altemar Dutra, Elizeth Cardoso e Jair Rodrigues)
Na época, Jair já tinha emplacado sucessos como compositor ao lado de nomes como José Maria de Abreu e Evaldo Gouveia. Ele também foi diretor da UBC (União Brasileira de Compositores) e dirigiu a Rádio Clube do Espírito Santo. Jair Amorim era um nome importante da música brasileira e Altemar o procurou com uma carta de recomendação, provavelmente escrita por algum amigo da rádio de Colatina.
Na cidade maravilhosa Altemar cantou em boates e chegou a fugir do juizado de menores para não ter sua carreira interrompida. Na noite carioca ele conheceu nomes importantes do meio artístico e estreitou o contato com Jair, que o levou para uma apresentação na Rádio Mundial no programa Boleros Dentro da Noite. Após conseguir contrato com a boate ‘O Cangaceiro’, Altemar travou amizade com os integrantes do Trio Iraquitã. Em 63 Joazinho, um componente do trio, fez a ponte para Altemar Dutra assinar um contrato com a Odeon. Era o início de uma grande trajetória musical.
O primeiro LP foi gravado pela Tiger entre o final dos anos 50 e início da década de 60. Mas o primeiro êxito expressivo veio com o álbum de 1963, na Odeon, e trouxe composições da dupla Jair-Evaldo. “Tudo de mim” foi a primeira alavanca da carreira de Altemar Dutra.
Músico autodidata, estreou num programa de calouros da Rádio Difusora de Colatina, no Espírito Santo, onde vivia. Venceu o concurso e foi para o Rio de Janeiro aos 17 anos onde passou a trabalhar como crooner.
Passando também por programas de rádio obteve o primeiro sucesso nacional com "Tudo de Mim" (E. Gouveia/ J. Amorim). Gravou LPs também em espanhol e se apresentou em diversos países da América Latina, tendo vendido mais de 500 mil cópias de suas versões. A partir daí passou a fazer enorme sucesso com a comunidade latina nos Estados Unidos, tornando-se um dos cantores estrangeiros mais populares naquele país. Morreu durante um show em Nova York.

III-

Altemar Dutra de Oliveira (6 de outubro de 1940 – 9 de novembro de 1983), cantor brasileiro, nasceu no município de Aimorés, estado de Minas Gerais. Iniciou sua carreira na Rádio Difusora de Colatina, no Espírito Santo, localidade para onde sua família havia-se mudado. Antes de completar sua maioridade, seguiu para o Rio de Janeiro, para tentar a sorte como crooner em boates e casas de espetáculos.
Sucesso em toda a América Latina, interpretando obras como "Sentimental Demais", "O Trovador", "Brigas" e "Que Queres Tu de Mim", boa parte das canções de autoria da dupla Evaldo Gouveia e Jair Amorim, foi progressivamente destacando-se no gênero musical bolero. De fato, veio a ser aclamado como o "rei do bolero" no Brasil.
As versões em espanhol de suas gravações (cujas vendas atingiram cerca de 500 mil cópias) renderam-lhe grande fama, inclusive na comunidade latina dos EUA, para onde se transferiu, chegando a apresentar-se no renomado Carnegie Hall.
Casado com a cantora Marta Mendonça, geraram os filhos Deusa Dutra e Altemar Dutra Júnior, este também a seguir carreira artística.
Altemar Dutra morreu aos 43 anos, em 9 de novembro de 1983, em Nova York, cidade onde então vivia, vitimado por um derrame cerebral durante apresentação na boate "El Continente".

Espero que seu filho possa fazer uma história tão marcante quanto o pai, mas com a sorte de viver mais e assim poder sempre dar ênfase as obras de ambos, pois sempre estarão ligados, quer seja obviamente na vida, quanto na música, pois Altemar Dutra para muitos é o melhor cantor e sua voz é incomparável.
Participe deste cantinho musical, obrigado por vossa visita, um abraço e até mais...

Altemar Dutra - Sentimental Demais





Show comemorando 20 anos de Altemar Dutra, TV Cultura - SP - Parte 1





Parte 2





Parte 3






Parte 4





Parte 5





Parte 6





Parte 7


Um comentário:

  1. Show de bola pena que nosso pais não valorize os verdadeiros cantores hoje só vemos e houvimos LIXO na TV e RÁDIO FORRÓ E LIXO BAIANO.

    ResponderExcluir