segunda-feira, 14 de setembro de 2009

☼ Mercedes Sosa ☼


No universo musical, ela é uma das cantoras mais influêntes do mundo, admirada por seu povo, a Argentina e amada quer seja por artistas e autoridades do mundo. Mercedes Sosa é um espetáculo, no que se conserne a uma cantora e mulher, já registrada no livro da história da música, uma honra e dádiva ao povo da América do Sul e exemplo aos demais continentes, pois sua voz não tem fronteiras.
Mercedes Sosa (Tucumán, 9 de julho de 1935) foi uma cantora argentina de grande apelo popular na América Latina. Apelidada carinhosamente por "La Negra" pelos longos e lisos cabelos negros.
Descoberta aos quinze anos de idade, cantando numa competição de uma rádio local da cidade natal, quando foi-lhe oferecido um contrato de dois meses. Admirada pelo timbre de contralto, gravou o primeiro disco Canciones con Fundamento, com um perfil de folk argentino.
Consagrou-se internacionalmente nos EUA e Europa em 1967, e em 1970, com Ariel Ramirez e Felix Luna, gravando Cantata Sudamericana e Mujeres Argentinas. Gravou um tributo também à chilena Violeta Parra.
Mecedes Sosa interpreta um vasto repertório, gravando canções de vários estilos. Atua freqüentemente com muitos músicos argentinos como León Gieco, Charly García, Antonio Tarragó Ros, Rodolfo Mederos e Fito Páez, e outros latino-americanos como Milton Nascimento, Fagner e Silvio Rodríguez.
É também uma conhecida ativista política de esquerda, foi peronista na juventude. Em tempos mais recentes manifestou-se como forte opositora da figura de Carlos Menem e apoiou a eleição do ex-presidente Néstor Kirchner. A preocupação sócio-política refletiu-se no repertório interpretado, tornando-se uma das grandes expoentes da Nueva Canción, um movimento musical latino-americano da década de 60, com raízes africanas, cubanas, andinas e espanholas. No Brasil, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, entre outros artistas, são expressões da Nueva Canción, marcada por uma ideologia de rechaço ao que entendiam como imperialismo norte-americano, consumismo e desigualdade social.
Possui um dueto ("So le piedo a Dios") com a consagrada cantora de Samba Beth Carvalho, cada uma cantando no seu idioma.
Destacamos também o dueto dela com o cantor cearense Fagner na música Años, sucesso gravado em 1981.
Uma musica muito conhecida na sua firme e ,ao mesmo tempo, terna voz é a cançao "Gracias a la vida", Composição de Violeta Parra.
"Mercedes Sosa" e "Eu tenho uma voz na minha aldeia", apareceu em 1973, ano do retorno à democracia e perturbados prólogo de um momento difícil e violento. Mercedes continuou na mesma linha do seu trabalho anterior e gravado alguns problemas que enfrentou a realidade americana.
Em 1975 ele publicou "A florescer meu povo".

Em agosto de 1976 um ano crucial para a Argentina, foi lançado "Mercedes Sosa trabalho", que resgatou poetas argentinos e latino-americanos como o chileno Victor Jara e Pablo Neruda, peruanos e Alicia Maguiña cubano Ignacio Villa "Bola de neve.
No ano seguinte, em 1977, "La Negra", ele fez uma homenagem a um dos grandes compositores e cantores populares argentinas com "Mercedes Sosa execuções Atahualpa Yupanqui". O clima político do país era cada vez mais se sentia mais opressivo.
Em 1979, ele lançou a "Serenata para a terra de um". Mesmo em meio à violência que abalou o país, a Mercedes ainda estava cantando para a vida. O assédio e a cerca que foi formado em torno dela foi forçada ao exílio. Naquele ano, foi presa na cidade de La Plata, em conjugação com o público que tinham vindo para vê-la executar. Naquele mesmo ano, mudou-se para Paris em 1980 e estabeleceu-se em Madrid.
Em teoria, Mercedes Sosa podia entrar e sair do país, não teve nenhum caso legal, mas não podia cantar. Foi uma dupla punição: para si e para todos os argentinos.Em um país onde a vida humana não valia nada, e centenas deles foram perdidos na escuridão das masmorras, os usurpadores do poder de pensamento que a música foi perigoso.Então tivemos que silenciar os cantores, como uma forma de calar as pessoas.
"La Negra", recentemente foi capaz de retornar à cena argentina em 18 de fevereiro de 1982, alguns meses antes da ditadura embarcou na Guerra das Malvinas. O regime militar que, de pouco mais de cinco anos sofreu o país começou a agonizar. No Teatro Opera de Buenos Aires fez mais de uma dezena de concertos.
Com essas ações como esperado, Mercedes não só redescobriu seu público habitual, mas não o viu primeiro milhares de jovens, desde então, fez também em seu "ídolo". Dos treze concertos no Teatro da Ópera foi o LP duplo "Mercedes Sosa en Argentina", que envolveu também seus companheiros dessas noites: Leon Gieco, Charly García, Antonio Tarragó Ros, Rodolfo Mederos e Ariel Ramirez.
Após o ciclo, no Teatro Ópera, Mercedes voltou à Espanha, onde foi localizada, retornou em meados do ano para os Estados Unidos para apresentar o seu álbum "humilde" e por uma série de concertos nas principais cidades do Brasil. Pouco tempo depois ela voltou para a Argentina. Naquele mesmo ano, ela sabia "Como um pássaro livre", um belo disco que inclui temas das autoridades tradicionais e outros jovens.
A cantora continua sua turnê nos mais diversos países do mundo, agindo em locais de maior e mais prestigiado como o Lincoln Center, Carnegie Hall, nos Estados Unidos ou o Mogador, em Paris.
No último trimestre de 1983, era conhecido "Mercedes Sosa", um álbum em que gravou várias canções que seriam alguns dos seus maiores sucessos: "Um é para Portinari" e "Maria Maria". Também na placa lembrava registrou: " Inconsciente Coletivo ", de Charly García," La Maza "e" Unicórnio ", de Silvio Rodriguez," Coração amaldiçoado ", Violeta Parra e" Me Voy Pa'l magra ", juntamente com o cantor Margarita Palacios lembrado.
Em 1984, ela viveu a euforia do retorno à democracia depois da ditadura e da guerra. Mercedes voltou ao disco com "É do sul do possível?", Que liga a esperança de canções, ritmos e canto popular na América Latina . Em 21 de Dezembro, juntamente com Leon Gieco e Milton Nascimento, estrelou o show chamado "American Heart"(Coração americano), que reuniu uma multidão raramente atendidas.(Milton Nascimento na Foto abaixo)
1985 foi um ano duplamente importante. Do ponto de vista rótulo, a Mercedes voltou a receber um impulso de compositores argentinos "Eu venho oferecer meu coração", que momentoso como as canções gravadas por Fito Paez, que dá título ao trabalho, mas também "Motivo vivo "e" Mãe das Mães, Victor Heredia, "Entre sem bater o meu pagamento", de Carlos Raúl e Pablo Carabajal Trullenque, "Canción para Carito", de Antonio Tarrago Ros e Leon Gieco.
É conhecido "American Heart", gravado ao vivo no ano passado durante a ação realizada junto com Leon Gieco e Milton Nascimento.
No primeiro semestre de 1986, fez uma extensa turnê pela Alemanha e Europa Central. Em agosto, "Lisner Auditorium, Washington," o Tribunal Theater, Central Park, Nova York, "Lakeview Auditorium Theater, Chicago. Alemanha: Hamburgo, Munique, Stuttgart, Dreieich e Erlangen. Rotterdam, Holanda Atenas, Grecia. Rotterdam, Holanda Atenas, Grécia. 25 concertos no Brasil.


Publica "Mercedes Sosa '86", que interveio como convidado bandoneonista Leopoldo Federico e grupo Boa Voz.
É um álbum que é dominado ritmos argentinos.
Aparece "'87 Mercedes Sosa", no qual incluiu dez músicas e foi assistido por Pablo Milanes, Teresa Parodi, Víctor Heredia e Fito Paez.
Nesse mesmo ano, durante dois meses e meio, ela visitou a Suíça, a Alemanha Ocidental, Noruega, Suécia, Holanda, Estados Unidos, Porto Rico, República Dominicana e México.
As atividades mais importantes foram, sem dúvida, em Contcergebouw, Amsterdã e no Carnegie Hall em Nova York, onde seu desempenho foi saudado com uma ten-ovação minutos.
Em 1988, interveio no Stream Live Large. Ela publicou" Meus amigos ", um álbum compilado de Mercedes Sosa cantando com Milton Nascimento, Pablo Milanés, Teresa Parodi, Charly Garcia, Fito Paez e Raimundo Fagner, entre outros.
Como produtora, organizou um dos shows mais importantes da Argentina apresentou como "Sem Fronteiras", que se reuniu no estádio Luna Park, em Buenos Aires, sete cantores latino-americanos: Teresa Parodi e os argentinos Silvina Garre, o colombiano Leonor González Mina Venezuela, Lilia Vera, Beth Carvalho brasileiras e mexicanos Amparo Ochoa, além de Mercedes.
No final de julho de 1989, "La Negra" recebida por Pierre Decamps, o embaixador francês na Argentina Medalha da Ordem do Comandante das Artes e das Letras, concedido pelo Ministério da Cultura da República Francesa.

Um pouco do final do milênio, totalmente recuperada de sua doença, ainda ativa. Durante 1998 ele apresentou seu novo álbum "Awakening", com grande efeito. Este álbum marca uma reunião com uma Mercedes cheia de músicas e sons de suas próprias raízes folk.
Com grande impacto percorreu o país, fazendo um grande impacto e adesão do público e da crítica.
Em 1999, incorpora as turnês internacionais intensa de outros anos. Alternada com performances maciço na Argentina, ela cantou no México, Guatemala, El Salvador e outros países da América Central.
Em julho ela acompanhou Charly Garcia em um show de rock antes do público na Cidade do México, e entre setembro e outubro fez uma visita importante na Inglaterra, Israel, Alemanha, Suíça, Áustria e Holanda.
Logo depois, no México, os principais líderes da UNICEF deu-lhe as credenciais que creditado como Embaixadora da Boa Vontade da Organização para a América Latina e Caribe.
O ano de 2000 Mercedes termina um projeto há muito esperado: a interpretação e gravação da "Misa Criolla", a obra-prima do folclore argentino.
Mercedes faz uma versão de profundidade, elegância e beleza.
O mundo musical recebe esta definição com excelentes críticas e comentários.
O significado da mesma faz com que a nível internacional com tal força e empenho que começa a colher recompensas e reconhecimento muito importante para entregar o Grammy Latino de melhor interpretação de uma obra musical. Um grande feito, especialmente considerando que os estágios finais da mesma, artistas muito importante da estatura internacional.
Em 2001 Mercedes oferece uma série de concertos ao vivo no Teatro Gran Rex, em Bs chamado "Acoustic" com a obtenção de um impacto mais dramático no art. Estas performances emotivas foram refletidas em uma edição do disco duplo de mesmo nome do show "Acústico". Pode ser visto nas versões de canções memoráveis rejuvenescido e clássicos do repertório de Mercedes, com um som acústico, jogado, excepcionalmente, por sua banda músicos.
Com o "Acústico" embarca mais uma vez, turismo nacional e no exterior: Europa, América Latina, América Central e América do Norte.
No final de 2002, é talvez um dos jogos mais esperados por fãs e amantes da música popular de nossa terra: Mercedes Sosa - Victor Heredia e León Gieco. Juntos, eles começam um projeto de arte musical chamado "A Argentina quer cantar".

O enorme sucesso desses shows é momentaneamente interrompida por problemas de saúde de Mercedes, mas em abril de 2003 ele é reiniciado com grandes expectativas.
Setembro de 2005, encontra-nos com uma Mercedes novamente recuperada e um novo disco, marcado "coração aberto".

Fonte: Site Oficial-www.mercedessosa.com.ar

Mercedes Sosa faleceu aos 74 anos de idade em 4 de outubro de 2009, às 5h15min (horário local), em Buenos Aires. Ela foi internada no dia 18 de setembro na Clínica de la Trinidad, no bairro de Palermo, por causa de um problema renal. Seu quadro piorou a partir do momento em que teve complicações hepáticas e pulmonares. Em seus últimos dias, foi mantida sedada, respirando com a ajuda de aparelhos. Seu corpo foi velado no Congresso Nacional, em Buenos Aires, e foi cremado no cemitério de La Chacarita no dia 5. Uma parte de suas cinzas foi espalhada em sua província natal. A outra será colocada em Mendoza, província pela qual havia declarado sentir um grande amor. O restante permanecerá na capital argentina, cidade onde morava há décadas.
A cantora havia trabalhado intensamente até poucas semanas antes de sua morte. Em 2008, havia dito que continuaria cantando "até os últimos dias", como uma cigarra. Antes de todos os jogos de futebol da sétima rodada do Torneio Abertura 2009 foi prestado um minuto de silêncio em homenagem à cantora. A presidente argentina Cristina Kirchner declarou luto oficial de três dias pela morte de Sosa, e decidiu antecipar o retorno de uma viagem à Patagônia para comparecer ao velório da cantora. Sua morte também foi lamentada pelo chefe de estado venezuelano Hugo Chávez, que declarou que Sosa lhe "iluminou a vida", e por cantores como Shakira, Daniela Mercury, Fagner e Wagner Tiso. Os governos do Equador, Chile e Brasil também demonstraram pesar em notas divulgadas à imprensa.

04/09/2009

A grande cantora da alma latinoamericana, Mercedes Sosa, conhecida como “La Negra”, pelos longos e lisos cabelos negros, morreu hoje em Buenos Aires. Foi uma voz importante quando a região estava sob ditaduras. Sua voz poderosa encantou e politizou toda uma geração. A cantora argentina, de grande apelo popular na América Latina, foi sem dúvidas uma das mais importantes artistas do continente e do mundo, morre a cantora, mas sua voz ecoará por gerações vindouras, pois Mercedes Sosa é um mito, uma lenda.
Confiram as galerias de fotos e perdõem-me, pois a tradução não é lá estas coisas, mas a intenção é boa.Obrigado pela visita ,a vossa pessoa é sempre bem vinda. Até mais...


Mercedes Sosa - Solo le Pido a Dios





Mercedes Sosa - Sólo le pido a dios w/ León Gieco in 1984





São Vicente - Mercedes Sosa e Milton Nascimento - Programa Chico e Caetano





Mercedes Sosa & León Gieco & Milton Nascimento - Corazón de estudiante





Mercedes Sosa - Gracias a La Vida





Mercedes Sosa - Todo cambia


Nenhum comentário:

Postar um comentário