domingo, 9 de agosto de 2009

Marisa Monte / Os Tribalistas



No universo musical, modéstia a parte, o Brasil sempre foi bem servido de cantoras fantásticas, não perdendo para nenhum outro país do mundo. Marisa Monte é amada pelo público brasileiro de todas as faixas etárias, e para agradar os jovens da atualidade não é tarefa simples, pois em sua maioria, são volúveis, levados pela onda do momento. Marisa Monte está presente em qualquer momento, pelo seu talênto, por sua carisma, pelo diferencial que é sua criatividade e versatilidade, Marisa Monte é show, é sucesso mundial.
Marisa de Azevedo Monte (Rio de Janeiro, 1 de julho de 1967) é uma consagrada cantora, compositora e produtora musical brasileira.
Estudou canto, piano e bateria na infância. Na adolescência participou do musical Rock Horror Show, dirigido por Miguel Falabella, com alunos do Colégio Andrews, mas nunca abandonou o estudo de canto lírico, iniciado aos catorze anos.
Aos dezenove, mudou-se para a Itália, mais especificamente para Roma, onde durante dez meses estudou belcanto, do qual desistiu em seguida, passando a fazer apresentações em bares e casas noturnas cantando música brasileira acompanhada de amigos.
Um desses espetáculos foi assistido pelo produtor musical Nelson Motta, que se tornou diretor do primeiro show no Rio de Janeiro, em 1987.
O show Veludo Azul teve temporadas no Rio e em São Paulo e despertou o interesse das gravadoras.
Marisa Monte já fazia muito sucesso de público e crítica antes de ter o primeiro disco gravado, o que só veio a acontecer com Marisa Monte ao Vivo (1988).

A este disco com repertório eclético, pertence o primeiro grande sucesso, Bem que Se Quis (versão de Nelson Motta para a E Po' Che Fa do compositor italiano Pino Daniele), que foi executado exaustivamente nas emissoras das rádios brasileiras e fez parte da trilha sonora da novela da Rede Globo O Salvador da Pátria, de Lauro César Muniz (1989).

O disco seguinte, Mais (1991), introduziu-a no mercado internacional e a apresentou como compositora; a partir daí, prosseguiu com dois discos: o elogiado Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-rosa e Carvão (1994), considerado por muitos o melhor álbum da carreira, e o duplo Barulhinho Bom (1996), que trazia regravações dos antigos sucessos entre outras canções inéditas e consagradas, resultado do show originado do álbum de estúdio anterior.
Barulhinho Bom também provocou grande polêmica pela capa, um desenho do artista pornô-naif Carlos Zéfiro, censurada nos EUA. Este CD marcou uma aproximação maior com o mundo do samba carioca, com as diversas escolas e gerações.

Adotando uma postura cool, Marisa Monte procura evitar a superexposição na mídia, e mantém-se afastada dos meios de comunicação quando não está em turnê de lançamento de um disco novo. Lançou o próprio selo, a Phonomotor, e apresenta-se também ao lado da Velha Guarda da Portela, tendo produzido e participado do CD Tudo Azul (2000) e o documentário selecionado para mostra no Festival de Cannes,(2008).
Como produtora, atuou também em Omelete Man (1998), disco de Carlinhos Brown. No fim de 2002, Marisa lança o CD e DVD Tribalistas, projeto idealizado por ela e os parceiros Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown, que ultrapassou a marca de mais de um milhão de cópias vendidas no Brasil.
Em 2000 Marisa lança o CD Memórias, Crônicas e Declarações de Amor, centrado no tema do amor e muito aclamado pela crítica. A turnê do álbum durou aproximadamente um ano e gerou o DVD homônimo com os melhores momentos do show.
Após quase cinco anos sem aparições relevantes Marisa Monte voltou no primeiro semestre de 2006, quando lançou simultaneamente dois discos Infinito Particular e Universo Ao Meu Redor, dedicados a canções inéditas do samba e da MPB no que resulta na criação da turnê Universo Particular.
Entre as gravações mais representativas da carreira de Marisa Monte: Segue o seco, Pétalas esquecidas, Give me love, Bem que se quis, Infinito Particular, De mais ninguém, Vai saber?, De noite na cama, Maria de verdade, Rosa, Speak low,
A lenda da sereias, Dança da solidão, Pelo tempo que durar, Vilarejo, Preciso me encontrar, Balança Pema, Para ver as meninas, Volte para o seu lar, A primeira pedra, Negro gato, Lágrimas e tormentos, Aconteceu, Panis et circensis, Não é proibido e Cinco minutos.


Em dezenove anos de carreira, Marisa Monte vendeu mais de nove milhões de discos no Brasil e no exterior. E isto é uma demonstração de que ouviremos muito sobre esta maravilhosa cantora que fêz e continuará fazendo história para alegria geral da nação e do mundo.



Marisa Monte - Bem que se quis





AMOR I LOVE YOU







*Tribalistas foi um trio musical brasileiro de MPB composto por Marisa Monte, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown. Tal reunião resultou em um álbum lançado no Brasil em 2002 e no exterior em 2003.

O álbum vendeu mais de um milhão cópias somente no Brasil. Recebeu cinco indicações para o Grammy de música latino-americana em 2003, ganhando um. Algumas faixas do CD/DVD foram remasterizadas em inglês e fizeram muito sucesso na Europa.
Assim como a formação do grupo, o álbum não surgiu repentinamente. Tudo começou quando Marisa Monte foi gravar uma participação no disco que Arnaldo estava fazendo, produzido por Brown.

O grupo ficou junto por uma semana e resolveu fazer algumas músicas, embora não pensassem em gravar um disco juntos.
Para eles, o Tribalistas não era um projeto, era um sonho, um desejo que cada um tinha.
Quando o grupo saiu da Bahia já se tinha um repertório que podia ser gravado pelos três juntos e então, depois de muitas reuniões, decidiram-se por lançar um CD com um DVD incluso.
O nome do grupo veio de uma música composta pelo grupo que recebeu o título de "Tribalistas". Um nome que vem de "tri" (três integrantes), de tribo. A canção foi feita já com esta idéia.


*Tribalistas é um álbum lançado em 2002 pelo trio musical Brasileiro Tribalistas, formado por Marisa Monte, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown, em uma colaboração conjunta.

O álbum de 13 faixas foi lançado no Brasil no final de 2002 pela EMI e internacionalmente em 2003. O álbum vendeu mais de um milhão de cópias somente no Brasil, atingindo o Número 1 em vendas no país, mesmo com o grupo nunca ter tido feito alguma performance na TV ou dado alguma entrevista em rádio.
O álbum também atingiu um sucesso considerável na Europa; foi o álbum mais vendido do ano em Portugal e foi três vezes platina na Itália e duas vezes na Espanha.
O álbum também apresentou vendas consideráveis na Suíça, Suécia, Países Baixos, Alemanha, França, entre outros países.

O álbum foi indicado a cinco categorias do Grammy Latino em 2003 (ganhando o prêmio de Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro).

Foi lançado um DVD contendo os bastidores e todas as faixas do álbum no fim de 2003 e assim como o CD, foi lançado internacionalmente.
Velha Infância foi incluída na trilha sonora nacional da telenovela Mulheres Apaixonadas, da Rede Globo, em 2003. No ano seguinte, É Você foi incluída na trilha nacional da novela Da Cor do Pecado, da mesma emissora. Passe em Casa, por sua vez, foi regravada por Margareth Menezes em seu DVD Ao Vivo no Festival de Verão Salvador, também em 2004.
O álbum foi gravado secretamente em treze dias, um para cada canção, na casa de Marisa no Rio. Seu DVD apresenta a gravação das treze faixas do álbum além de diálogos do trio no estúdio, entre uma faixa e outra.



1-Carnavália - (Arnaldo antunes, Carlinhos Brown, Marisa Monte) - 4:16
2-Um a um - (Arnaldo antunes, Carlinhos Brown, Marisa Monte) - 2:41
3-Velha Infância - (Arnaldo antunes, Carlinhos Brown, Marisa Monte, Dari Moraes) - 4:10
4-Passe em Casa - (Arnaldo antunes, Carlinhos Brown, Marisa Monte, Margareth Menezes) - 3:54
5-O Amor é Feio - (Arnaldo antunes, Carlinhos Brown, Marisa Monte) - 3:11
6-É Você - (Arnaldo antunes, Carlinhos Brown, Marisa Monte) - 2:51
7-Carnalismo - (Arnaldo antunes, Carlinhos Brown, Marisa Monte, Margareth Menezes) - 2:36
8-Mary Cristo - (Arnaldo antunes, Carlinhos Brown, Marisa Monte) - 3:00
9-Anjo da Guarda - (Arnaldo antunes, Carlinhos Brown, Marisa Monte) - 2:47
10-Lá de Longe - (Arnaldo antunes, Carlinhos Brown, Marisa Monte) - 2:17
11-Pecado é lhe Deixar de Molho - (Arnaldo antunes, Carlinhos Brown, Marisa Monte) - 2:58
12-Já Sei Namorar - (Arnaldo antunes, Carlinhos Brown, Marisa Monte) - 3:16
13-Tribalistas - (Arnaldo antunes, Carlinhos Brown, Marisa Monte) - 3:23


OS TRIBALISTAS - VELHA INFÂNCIA





Os Tribalistas (Ja sei namorar)





O amor é feio - Tribalistas






Passe em casa - Tribalistas



Nenhum comentário:

Postar um comentário