segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Haifa Wehbe



No universo musical é um tanto comum as cantoras pop exibirem sensualidade, com ousadía em videos clipes, em suas formas de vestir, enfim, sempre causam polêmicas, aqui já postei artistas pop do Brasil, Estados Unidos, Córéia do Sul e pretendo postar de diversos países, Haifa Wehbe é de uma nação onde ser uma cantora pop é muito mais complexo do que em outros países, pelos costumes e religião.
Haifa Wehbe é modelo, atriz e cantora pop libanesa, alcançou a fama com a sua candidatura à Miss Líbano, mas depois começou a carreira na música carregada de muita sensualidade.
Haifa Wehbe, em árabe هيفا وهبي, (Mahrouna, 11 de Março de 1976) é uma cantora, atriz e modelo libanesa. Mesmo sendo de família muçulmana xiita, é conhecida por sua sensualidade ao interpretar canções.

Aos 16 anos, Haifa, que já era modelo, tornou-se Miss Líbano. Sua carreira musical, porém só viria a começar no ano de 2002, com o lançamento de seu primeiro disco, o Huwa az-Zaman. Nesse álbum ela começaria a mostrar o que viria daqui para frente em quem acompanhasse seus passos.

A canção "Ragab", um dos singles do álbum, tinha um videoclipe assaz escandaloso, em que ela, com roupas mínimas em cima de um barco, seduzia e enfrentava homens,e ainda assim, não seria o seu maior escândalo. Seu segundo disco, Baddi Eesh tinha como carro chefe a música "Ya Hayat Albi", versão da canção "Perittós", da cantora greco-alemã Despina Vandi.
Em uma cena do vídeoclipe, os funcionários de uma cozinha cobrem seu corpo com mesas, improvisando um trocador, onde ela tira seu uniforme de empregada e veste uma roupa fatal. Seu maior escândalo musical só viria porém no seu terceiro disco, lançado em 2007, o Baby Haifa.

No primeiro single do disco, "Wawa", Haifa vivia uma babá atrapalhada.
Além de ter uma conduta extremamente sensual, mesmo perto da criança, Haifa termina o vídeo realizando uma coreografia sensual junto a cinco homens, algo muito comum no ocidente vindo de artistas como Britney Spears, Madonna ou Gwen Stefani, mas até então inédito no mundo árabe.
Em 2002, lançado seu primeiro álbum Wehbe, intitulado El Houwa-Zaman (هو الزمن É tempo), que se tornou um sucesso comercial, em parte graças à popularidade de seu primeiro single "Agoul Ahwak" (أقول أهواك digo Eu te amo ).
Seu segundo álbum Baddi Eesh (بدي عيش I Wanna Live) foi lançada em 2005 e viveu até expectativas devido ao sucesso do seu único chumbo "Ya Hayat Albi".


Lançado após o assassinato do político libanês Rafik Hariri, o único título do álbum é sobre "liberdade, consideradas entre as mais básicas dos direitos humanos."
Sua follow-up se tornou seu maior hit único até à data, "Ana Haifa "(أنا هيفاء estou Haifa), que se tornou sua novidade canção. Em 2006, ela publicou um acompanhamento único "carro al-Wawa" (بوس الواوا Kiss o booboo), a partir de seu próximo álbum Baby.
Haifa, a ser lançado no final de 2008 ou no início de 2009. A canção foi posteriormente usada em um comercial da Pepsi. A música também foi votada Canção do Ano em 2006 pela Rádio Âmbito e Sawt Al Musika.
Haifa Wehbe foi o primeiro artista árabe a aparecer em um canal italiano Rai Uno na Piazza Navona, em Roma, exercendo na frente de celebridades e grandes estilistas. Haifa Wehbe também tem realizado com artistas de fora do mundo árabe.
Em 10 de junho de 2006, Haifa se tornou o primeiro artista no mundo árabe para executar com rapper 50 Cent, quando ela realizou a abertura de seu primeiro concerto a atuar no Líbano, em BIEL em Beirute. 4 de Julho de 2008, Haifa Wehbe liberada sua longamente aguardado álbum [Ana Habibi] (حبيبي أنا Meu Amor) que contém 15 canções, incluindo o single "Mosh Adra Astana".
Wehbe lançou um álbum infantil intitulado infantis Baby Haifa com Rotana. A data de lançamento do álbum ainda está para ser anunciada.
Em Julho de 2005, Wehbe, juntamente com 14 outras celebridades do mundo árabe, apareceu ao vivo na série realidade pan-árabe Al-Wadi (árabe: الوادي A Fazenda), baseado no francês reality show La Ferme Célébrités.
O show exibido durante três meses e incluiu semanal vivo em que Haifa Wehbe assumiu um papel central, assim como cantou canções de seu novo álbum.
Suas outras obras musicais não incluem uma série de papéis e filmes funcionam como uma anfitriã na televisão . Wehbe também tem a sua própria seleção desenhada de diamante e jóias.
Ela tem sido uma porta-voz para Pepsi, e trabalhou nos anúncios da Pepsi anúncios com a estrela do futebol Thierry Henry, que foram exibidos na televisão durante a FIFA World Cup libanêsa 2006 . Haifa Wehbe estrelou na Pepsi-produzido filme Mar de Estrelas liberada em 2008, juntamente com Carole Samaha, Ahmad El Sherif, Wael Kfoury, Brigitte Yaghi, e Ruwaida al-Mahrooqi.
MBC anunciou que está produzindo Wehbe's "Fawazir", intitulado "Haifa Wal Noujoum" (Haifa e as Estrelas). O show, que será transmitido em Novembro de 2009, e terá 30 episódios que será dirigido por Yehya Saade.
Haifa Wehbe tem três irmãs, Alia, Hanna e Rola.Wehbe's, seu irmão morreu na idade de 24 durante a Guerra do Líbano 1982.
Durante Wehbe do casamento, deu à luz uma filha chamada Zeinab Zaza.
Em 2005, ela anunciou sua contratação para um saudita empresário Tariq Al-Jaffali. Depois de apenas algumas semanas, ela e seu noivo decidiram dividir por razões pessoais e questões familiares.
Em 25 de junho de 2007, Haifa Wehbe sobreviveu á um grave acidente de carro enquanto filmava uma música vídeo para a canção "Hasa Ma Bena" no Líbano. No vídeo, um único motor de avião foi para perseguir Wehbe como ela conduzia um carro. No entanto, o avião inadvertidamente bateu no carro, tirau o pára-brisas dianteiro do drop-top conversíveis que ela estava dirigindo.


Apesar da gravidade do acidente, Wehbe sofreu apenas pequenos cortes e pequenas contusões.
Wehbe casou-se com o empresário egípcio Abu Ahmad Husheima em 24 de abril de 2009, em Beirute. Entre os convidados para o casamento partido foram a glamourosa modelo americana Carmen Electra,a cantora Anastacia, Nawal Al Zoughbi, Najwa Karam, Ragheb Alama, Ahlam e Sherine.
Durante a 2006 conflito Israel-Líbano, deixou a casa dela, em Verdun, Beirute e transferido para o Egito para o fim da duração do conflito. Em um show na cidade libanesa de Jounieh, Wehbe felicitou Hassan Nasrallah por sua posição contra Israel durante a guerra.
Em mais uma entrevista com a Reuters, Wehbe declarou que Israel atacou deliberadamente civis libaneses enquanto Hezbollah atacou apenas alvos militares.
Acredito que o mundo inteiro sabe quem começaram esta guerra e quem foi agredido em seus terrenos. Não é uma guerra que começa do nada e é a ele que começa uma luta injusta.
Haifa Wehbe também se recusou a realizar em qualquer concerto durante os 34 dias de guerra, incluindo o recurso, dizendo que havia mais do que uma forma de mostrar apoio ao Líbano.
Haifa Wehbe, usava uma camiseta com a cara do presidente Michel Suleiman, durante o seu desempenho nas celebrações para marcar a eleição do novo chefe de estado no centro de Beirute após meses de turbulência política e conflito. Assi cantor Hellani participaram no concerto tão bem, mas muitos acreditam que existem Haifa foi quem roubou a cena.
Os jornais disseram pontuação foi palco quando Haifa apareceu apesar das tentativas por parte da polícia e do exército para os impedir de alcançar a estrela pop. Ela também cantou a Fairuz clássico "Ya Hawa Beirute" (Oh, meu amor Beirute), que é uma nostálgica canção escrita durante a guerra civil libanesa que remenices sobre os "dias gloriosos" do Líbano antes de 1975, e que um dia desses dias será o retorno e o Líbano será reconstruído.

Haifa Wehbe foi classificado em 49 a Edição 2006 do Top 99 mulheres mais desejadas pelo site AskMen.com. Alguns nos países árabes mais conservadores considerem seu revelando fatos escandalosos. Um membro do parlamento Bahraini chamou-a de sexual referindo-a como uma cantora que se destaca pelo seu corpo, e não por sua voz.

Haifa disse que ela estava consciente dos esforços para a sua proibição de exercer no concerto, mas optou por ignorar as suas mesquinhas tentativas de silenciar a diva.
"Eu sou uma atriz e não uma política", disse Haifa. "Sei que meus fãs me querem e eu estou lá por eles. Não estou preocupada com as outras questões".
Em Abril de 2008, o parlamento de dominação islâmica da Arábia Saudita aprovou uma resolução exortando o governo a proibir Haifa Wehbe's show no país. Apesar do movimento, Wehbe realizou no Bahrein com um vestido mais modestos. muito mais tecido que ela que normalmentenão é acostumada, Wehbe estava vestida em um longo vestido verde com um decote baixo V-durante a execução . Um fã, comentou sobre o evento: "O seu desempenho foi medido em relação ao seu comportamento usual. Haifa Wehbe estava vestido modestamente. Ela estava quase velada."


Haifa vive uma rivalidade não-declarada e jamais confirmada com a também libanesa Nancy Ajram. Nessa rivaldade vale destacar:
*Haifa Wehbe nasceu ao sul do país, enquanto Nancy nasceu na capital, Beirute.
*Haifa fez propaganda para o refrigerante Pepsi, Nancy, por sua vez, fez para a Coca Cola.
*Haifa é mais velha que Nancy, mas a última tem uma carreira musical de maior duração que Haifa.
*Nancy já apareceu em público de véu algumas vezes, Haifa jamais.
*Assim como Haifa, Nancy também já lançou um disco infantil, chamado Shakhbet Shakhabeet.
Se isto não é uma rivalidade...o que é então??
Obrigado pela visita, sejam sempre bem vindos(as), até mais...


Ya Hayat Albi

Ie'yizni oulak inni dayba min zaman fee hawak
Bayaan a'alee shoo il eek winta mush dabee
Tub mush ha oulak inni rouh'i ya habeebi ma'aak
Arub shi'way'aa min ie'yneya ta hasib narri


Ya h'ayat albi w kouli mona ma'ak omri ma oultil ah
Walla'h leila hawak bensa ana kouli kida milkee hawak
ah ah....ah ah.....ah ah
Ya h'ayat albi w kouli mona ma'ak omri ma oultil ah
Walla'h leila hawak bensa ana kouli kida milkee hawak
ah ah....ah ah.....ah ah

Ie'yneedi shoufak albi yorous nil gharam h'awaleek
Teegee ie'yneek fala teela eeni maksoufa
Min youm lu ana win nahar wanaba fakaar feek
Min youm ma shiftaak ya h'abeebi wa'aleik malhoufa


Haifa Wehbe - Ya hayat Albi



2 comentários:

  1. Anônimo23/8/09

    Haifa Wehbe tem três irmãs, Alia, Hanna e Rola.Wehbe's,

    isto é mentira ... pois a mae de Haifa Wehbe divouciou-se e plo que sei a Rola nao é Rola Wehbe =) podes ir ao youtube e ver os videos da irmã dela e vês que nao é Wehbe ....

    e quanto ás rivalidades ... sim claro que ah rivalidades MAS nao é "contra a Nancy" mas sim com outras cantoras Libanesas =)
    bjs e fico contente por a Haifa já andar a criar fans de lingua portuguesa ... nao sei se és brasileiro/a ... mas pronto é portugues na mesma =)

    ResponderExcluir
  2. EXCELENTE, SALUDOS DESDE CHILE

    ResponderExcluir