sexta-feira, 28 de agosto de 2009

♫ Belchior ♫



♫ Eu sou apenas um rapaz, latino americano, sem dinheiro no banco...
sem parentes importantes e vindo do interior...♫
No universo musical, ele estava a frênte de sua geração, um visionário da música. Com seu timbre de voz e estilo único, compositor de grandes sucessos, imortalizados por ele e por intérpretes da música popular brasileira, com Elis Regina, Roberto Carlos entre outros.
Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes nasceu em Sobral, CE, em 26 de Outubro de 1946. Durante a infância foi cantador de feira e poeta repentista. Estudou musica coral e piano com Acaci Halley. Foi programador de radio em Sobral, e em Fortaleza CE começou a dedicar-se a musica, após abandonar o curso de medicina. Ligou-se a um grupo de jovens compositores e músicos – Fagner, Ednardo, Rodger, Teti, Cirino e outros – conhecidos como o Pessoal do Ceara. De 1965 a 1970 apresentou-se em festivais de musica no Nordeste. Em 1971, quando se mudou para o Rio de Janeiro RJ, venceu o IV Festival Universitário da MPB, com a musica Na hora do almoço, cantada por Jorge Melo e Jorge Teles, com a qual estreou como cantor em disco, um compacto da etiqueta Copacabana. Em São Paulo SP, para onde se mudou, compôs musica para alguns filmes de curta metragem, continuando a trabalhar individualmente e as vezes com o grupo do Ceara. Em 1972 Elis Regina gravou sua composição Mucuripe (com Fagner).
Atuando em escolas, teatros, hospitais, penitenciarias, fabricas e televisões, gravou seu primeiro LP em 1974, na Chantecler. 0 segundo, Alucinação (Polygram, 1976), consolidou sua carreira, lançando canções de sucesso como Velha roupa colorida, Como nossos pais (depois regravadas por Elis Regina) e Apenas um rapaz latino- americano. Outros êxitos incluem Paralelas (lançada por Vanusa em 1975), Galos, noites e quintais (regravada por Jair Rodrigues) e Comentário a respeito de John (homenagem a John Lennon).
Em 1983 fundou sua própria produtora e gravadora, Paraíso Discos, e em 1997 tornou-se sócio do selo Camerati. Sua discografia inclui Um show – dez anos de sucesso (1986, Continental) e Vicio elegante (1996, GPA/Velas), com regravações de sucessos de outros compositores.

Biografia: Enciclopédia da Música Brasileira
Art Editora e PubliFolha



II-

Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes (Sobral, 26 de outubro de 1946) é um cantor e compositor brasileiro. Foi um dos primeiros cantores de MPB do nordeste brasileiro a fazer sucesso nacional em meados da década de 1970.
Belchior esta desaparecido até o presente dia (29/08/2009) , familiares, fãs e amigos procuram notícias do cantor.
Durante sua infância no Ceará foi cantador de feira e poeta repentista.
Estudou música coral e piano com Acaci Halley. Foi programador de rádio em Sobral, e em Fortaleza começou a dedicar-se à música, após abandonar o curso de medicina. Ligou-se a um grupo de jovens compositores e músicos, como Fagner, Ednardo, Rodger Rogério, Teti, Cirino entre outros, conhecidos como o Pessoal do Ceará.
De 1965 a 1970 apresentou-se em festivais de música no Nordeste.
Em 1971, quando se mudou para o Rio de Janeiro, venceu o IV Festival Universitário da MPB, com a canção Na Hora do Almoço, cantada por Jorge Melo e Jorge Teles, com a qual estreou como cantor em disco, um compacto da etiqueta Copacabana.
Em São Paulo, para onde se mudou, compôs canções para alguns filmes de curta metragem, continuando a trabalhar individualmente e às vezes com o grupo do Ceará.
Em 1972 Elis Regina gravou sua composição Mucuripe (com Fagner).
Atuando em escolas, teatros, hospitais, penitenciárias, fábricas e televisão, gravou seu primeiro LP em 1974, na Chantecler. O segundo, Alucinação (Polygram, 1976), consolidou sua carreira, lançando canções de sucesso como Velha roupa colorida, Como nossos pais (depois regravadas por Elis Regina) e Apenas um rapaz latino-americano. Outros êxitos incluem Paralelas (lançada por Vanusa), Galos, noites e quintais (regravada por Jair Rodrigues) e Comentário a respeito de John (homenagem a John Lennon) gravada por ele e pela cantora Bianca.
Em 1983 fundou sua própria produtora e gravadora, Paraíso Discos, e em 1997 tornou-se sócio do selo Camerati. Sua discografia inclui Um show – dez anos de sucesso (1986, Continental) e Vicio elegante (1996, GPA/Velas), com regravações de sucessos de outros compositores.
Em 2009, Belchior esta desaparecido preocupando familiares, fãs e amigos. Turistas brasileiros afirmam ter se encontrado com ele no Uruguai em julho. Não foi dada queixa na polícia nem instaurado inquérito, amigos mais chegados do cantor acreditam que ele tenha sumido por vontade própria e aparecerá em breve.

Trinta e cinco anos de carreira, cerca de 50 discos lançados,uma intensa agênda de shows, uma obra que é até tema de estudos acadêmicos,derrepente...amigos, parceiros e família pergunta: Onde está Belchior?
Para a família esta sumido desde 2007,para o produtor musical Jackson Martins,que foi produtor por 15 anos de Belchior,chegou a conversar com Belchior sobre um mudança de vida: "Ele falou que ía dar uma incerta, que ía mudar a vida dele..."
Em um video,em abril deste ano (2009),Belchior é flagrado cantando em um show em Brasília,ele apareceu de surpresa em um show de Tom Zé, o público vibrou!(Foto abaixo)
O produtor George Jean que quer agendar shows para Belchior, Também não tem pistas.
Belchior também é pintor, a reportagem do Fantástico localizou o imóvel onde estava estalado seu atelier, a corrêspondência se acumula na caixa de corrêios, nem sinal do artista. Em um hotél em que Belchior residiu pouco mas que um ano, ele saiu deixando tudo para trás, inclusive um carro Mercedes Benz no estacionamento ao lado.
Para aumentar o mistério,em outubro de 2008,outro carro de Belchior foi abandonado no estacionamento do aeroporto de Congonhas em São Paulo, e continua lá até a presente data 28/08/2009.
São quase 18 mil Reais em dívidas,telegramas enviadas pela administração do estacionamento, foram devolvidos pelos corrêios.
Em Fortaleza, uma das irmãs de Belchior,disse que teve um ultimo contato com ele há 03 anos.
Ângela Belchior disse: "Eu acredito que ele esteja fazendo uma coisa muito, um presente maravilhoso,para trazer para todos os fãs..."
Ednardo Nunes, um primo de Belchior que reside em Campinas, começa a desvendar o mistério: Belchior estaría ou não no Brasil?
Ednardo disse: "Sendo artista do mundo, Belchior naturalmente bate perna por aí,tal, porêm a parada dele é realmente São Paulo, o Brasil...certeza..."










*Pai de um casal de filhos,separado da mulher, Belchior teria problemas familiares?
Ednardo responde:

*"Belchior é um cara ligadíssimo na família, Belchior é um coração maravilhoso".
Belchior estaria descontente com a carreira musical por não ser tão valorizado como merecería?
Ednardo: "Os artistas do nível dele tem o melhor, vamos dizer, aproveitamento, para com a questão dos shows, dos evêntos, então...eu acho que isto faz parte sim, de uma revolução que ele possa dar na careira dele..."
O que dizer então dos carros e das dividas?
Ednardo:"Belchior é uma pessoa organizada com as suas coisas,e tudo mais etc...então que seja carro, que seja livro, que seja quadro,que seja a própria situação dele não estar no palco, faz parte provavelmente do projeto dele aí do qual nós estamos curiosos para saber..."
A dúvida que todo mundo tem, Belchior vai voltar?
Ednardo:"Eu quero acreditar que a gente vai ter uma surpresa muito em breve por aí..."

Por hora, a única pessoa que pode exclarecer tantas dúvidas, o proprio Belchior,dá como resposta o silêncio e o sumiço.
Espero que onde quer que este fabuloso artista esteja, que esteja bem, que volte com sucessos e muito mais respeitado, o respeito que ele é digno, o respeito que ele merece, quem sabe no momênto, Belchior esta pensando :
"Que uma nova mudança em breve vai acontecer
E o que há algum tempo era jovem novo
Hoje é antigo,
e precisamos todos rejuvenescer
"
Reportagem completa abaixo, obrigado pela presença e até mais...


Desaparecimento de Belchior [Fantástico 23/08/2009]





*31/08/2009

Chegou ao fim o mistério sobre o sumiço de Belchior. O programa "Fantástico", da Rede Globo, conseguiu localizar o cantor, em uma pousada no interior do Uruguai. Curioso é que foi a atração que "iniciou" o mistério, em matéria veiculada no domingo anterior.
Belchior havia se afastado da família, dos amigos e dos fãs. E seu desaparecimento foi repercutido por toda a imprensa brasileira. Mas, ao ser encontrado, ele conversou com a repórter Sônia Bridi, e esclareceu os acontecimentos.
"Evidentemente eu estava aqui. Mas eu vivo em São Paulo e já é a segunda vez que venho de lá para cá, para o Uruguai. Estou fazendo um trabalho muito, muito especial aqui", revelou.
Anteriormente, o "Fantástico" achou dois carros que ele teria abandonado há mais de um ano em São Paulo. Ao ser questionado sobre as dívidas dos veículos, Belchior preferiu não falar a respeito.
"Eu não vou responder. Eu não tenho menor interesse na vida privada de nenhuma pessoa, sabe? Nada, em nada", disse.
E declarou que após lançar seu novo disco, com músicas em espanhol, volta para o Brasil.
"Assim que terminar esse trabalho aqui, com certeza eu vou de volta pra minha cidade amada, pra os lugares mais queridos do Brasil. Vou fazer show, vou lançar um disco com canções novas. E eu tenho certeza que vai ser simplesmente a continuidade do amor que o povo do Brasil sabe que eu tenho por ele", completou. O cantor acumula diversas dívidas e esse seria um dos motivos
para seu sumiço.

Viva!!!!!! Belchior!!!!! Seja dívidas, seja o que for, como admirador deste fabuloso artista, o que eu desejo a ele é sucesso e mais sucesso, e é claro que se pintar um novo cd em espanhol ou em português, estará sem dúvida em minha vasta coleção, e lembrem-se, comprem só produto original e diga NÃO a pirataría, este ato é valorizar a obra do artista e por questão de ética, sobrevivência do mesmo.



*Medo de Avião
Composição: Belchior

Foi por medo de avião
Que eu segurei
Pela primeira vez
A tua mão
Um gole de conhaque
Aquele toque em teu cetim
Que coisa adolescente
James Dean...

Foi por medo de avião
Que eu segurei
Pela primeira vez
A tua mão
Não fico mais nervoso
Você já não grita
E a aeromoca, sexy
Fica mais bonita...

Foi por medo de avião
Que eu segurei
Pela primeira vez
A tua mão
Agora ficou fácil
Todo mundo compreende
Aquele toque Beatle
I wanna hold your hand
Agora ficou fácil
Todo mundo compreende
Aquele toque Beatle
I wanna hold your hand
Aquele toque Beatle
I wanna hold your hand...

Yeh, Yeh, Yeh!
Yeh, Yeh, Yeh!
Yeh, Yeh, Yeh!
Yeeeh!


Belchior - Medo de Avião




*Mucuripe
Composição: Belchior/Fagner


As velas do Mucuripe
Vão sair para pescar
Vão levar as minhas mágoas
Pras águas fundas do mar
Hoje à noite namorar
Sem ter medo da saudade
Sem vontade de casar

Calça nova de riscado
Paletó de linho branco
Que até o mês passado
Lá no campo inda era flor

Sob o meu chapéu quebrado
Um sorriso ingênuo e franco
De um rapaz moço encantado
Com vinte anos de amor

Aquela estrela é bela
Vida vento vela levame daqui
Aquela estrela é bela
Vida vento vela leva-me daqui

As velas do Mucuripe
Vão sair para pescar
Vão levar as minhas mágoas
Pras águas fundas do mar

Hoje à noite namorar
Sem ter medo da saudade
Sem vontade de casar

Calça nova de riscado
Paletó de linho branco
Que até o mês passado
Lá no campo inda era flor

Sob o meu chapéu quebrado
Um sorriso ingênuo e franco
De um rapaz moço encantado
Com vinte anos de amor

Aquela estrela é bela
Vida vento vela levame daqui
Aquela estrela é bela
Vida vento vela leva-me daqui


ROBERTO CARLOS e FAGNER - MUCURIPE - Porque ambos não mencionaram o nome de Belchior?





*Apenas um Rapaz Latino-Americano
Composição: Belchior

Eu sou apenas um rapaz
Latino-Americano
Sem dinheiro no banco
Sem parentes importantes
E vindo do interior...

Mas trago, de cabeça
Uma canção do rádio
Em que um antigo
Compositor baiano
Me dizia
Tudo é divino
Tudo é maravilhoso...(2x)

Tenho ouvido muitos discos
Conversado com pessoas
Caminhado meu caminho
Papo, som, dentro da noite
E não tenho um amigo sequer
Que ainda acredite nisso
Não, tudo muda!
E com toda razão...

Eu sou apenas um rapaz
Latino-Americano
Sem dinheiro no banco
Sem parentes importantes
E vindo do interior...

Mas sei
Que tudo é proibido
Aliás, eu queria dizer
Que tudo é permitido
Até beijar você
No escuro do cinema
Quando ninguém nos vê...(2x)

Não me peça que eu lhe faça
Uma canção como se deve
Correta, branca, suave
Muito limpa, muito leve
Sons, palavras, são navalhas
E eu não posso cantar como convém
Sem querer ferir ninguém...

Mas não se preocupe meu amigo
Com os horrores que eu lhe digo
Isso é somente uma canção
A vida realmente é diferente
Quer dizer!
A vida é muito pior...

E eu sou apenas um rapaz
Latino-Americano
Sem dinheiro no banco
Por favor
Não saque a arma no "saloon"
Eu sou apenas o cantor...

Mas se depois de cantar
Você ainda quiser me atirar
Mate-me logo!
À tarde, às três
Que à noite
Tenho um compromisso
E não posso faltar
Por causa de vocês...(2x)

Eu sou apenas um rapaz
Latino-Americano
Sem dinheiro no banco
Sem parentes importantes
E vindo do interior
Mas sei que nada é divino
Nada, nada é maravilhoso
Nada, nada é sagrado
Nada, nada é misterioso, não...


Belchior - Apenas Um Rapaz Latino Americano






*Como Nossos Pais
Composição: Belchior

Não quero lhe falar
Meu grande amor
Das coisas que aprendi
Nos discos...

Quero lhe contar
Como eu vivi
E tudo o que
Aconteceu comigo
Viver é melhor que sonhar
E eu sei que o amor
É uma coisa boa
Mas também sei
Que qualquer canto
É menor do que a vida
De qualquer pessoa...

Por isso cuidado meu bem
Há perigo na esquina
Eles venceram e o sinal
Está fechado prá nós
Que somos jovens...

Para abraçar meu irmão
E beijar minha menina
Na rua
É que se fez o meu lábio
O seu braço
E a minha voz...

Você me pergunta
Pela minha paixão
Digo que estou encantado
Como uma nova invenção
Vou ficar nesta cidade
Não vou voltar pr'o sertão
Pois vejo vir vindo no vento
O cheiro da nova estação
E eu sinto tudo
Na ferida viva
Do meu coração...

Já faz tempo
E eu vi você na rua
Cabelo ao vento
Gente jovem reunida
Na parede da memória
Esta lembrança
É o quadro que dói mais...

Minha dor é perceber
Que apesar de termos
Feito tudo, tudo, tudo
Tudo o que fizemos
Ainda somos os mesmos
E vivemos
Ainda somos os mesmos
E vivemos
Como Os Nossos Pais...

Nossos ídolos
Ainda são os mesmos
E as aparências
As aparências
Não enganam não
Você diz que depois deles
Não apareceu mais ninguém
Você pode até dizer
Que eu estou por fora
Ou então
Que eu estou enganando...

Mas é você
Que ama o passado
E que não vê
É você
Que ama o passado
E que não vê
Que o novo sempre vem...

E hoje eu sei
Eu sei!
Que quem me deu a idéia
De uma nova consciência
E juventude
Está em casa
Guardado por Deus
Contando seus metais...

Minha dor é perceber
Que apesar de termos
Feito tudo, tudo, tudo
Tudo o que fizemos
Ainda somos
Os mesmos e vivemos
Ainda somos
Os mesmos e vivemos
Ainda somos
Os mesmos e vivemos
Como Os Nossos Pais...


Elis Regina - Como Nossos Pais





Como Nossos Pais - Belchior ao vivo






*Velha Roupa Colorida
Composição: Belchior


Você não sente nem vê
Mas eu não posso deixar de dizer, meu amigo
Que uma nova mudança em breve vai acontecer
E o que há algum tempo era jovem novo
Hoje é antigo, e precisamos todos rejuvenescer

Nunca mais meu pai falou: "She's leaving home"
E meteu o pé na estrada, "Like a Rolling Stone..."
Nunca mais eu convidei minha menina
Para correr no meu carro...(loucura, chiclete e som)
Nunca mais você saiu a rua em grupo reunido
O dedo em V, cabelo ao vento, amor e flor, quero cartaz

No presente a mente, o corpo é diferente
E o passado é uma roupa que não nos serve mais
No presente a mente, o corpo é diferente
E o passado é uma roupa que não nos serve mais

Como Poe, poeta louco americano,
Eu pergunto ao passarinho: "Blackbird, o que se faz?"
Raven never raven never raven
Blackbird me responde
Tudo já ficou atras
Raven never raven never raven
Assum-preto me responde
O passado nunca mais

Você não sente não vê
Mas eu não posso deixar de dizer, meu amigo
Que uma nova mudança em breve vai acontecer
O que há algum tempo era jovem novo,
Hoje é antigo
E precisamos todos rejuvenescer (bis)
E precisamos rejuvenescer



Velha Roupa Colorida - Belchior





Elis Regina - Velha roupa colorida






*Paralelas
Composição:Belchior

Dentro do carro
Sobre o trevo
A cem por hora, ó meu amor
Só tens agora os carinhos do motor

E no escritório em que eu trabalho
e fico rico, quanto mais eu multiplico
Diminui o meu amor

Em cada luz de mercúrio
vejo a luz do teu olhar
Passas praças, viadutos
Nem te lembras de voltar, de voltar, de voltar

No Corcovado, quem abre os braços sou eu
Copacabana, esta semana, o mar sou eu
Como é perversa a juventude do meu coração
Que só entende o que é cruel, o que é paixão

E as paralelas dos pneus n'água das ruas
São duas estradas nuas
Em que foges do que é teu

No apartamento, oitavo andar
Abro a vidraça e grito, grito quando o carro passa
Teu infinito sou eu, sou eu, sou eu, sou eu


Paralelas - Belchior
O ano foi 1988, o mês foi setembro, o dia foi dia dois. O local foi o Pirata Bar, Fortaleza, Ceará, que estava sendo inaugurado



Um comentário:

  1. Ansioso pela volta do grande poeta Belchior. 'tudo outra vez'

    ótima explanação.

    ResponderExcluir