quinta-feira, 30 de julho de 2009
Louis Armstrong
No universo musical ele é o Satchmo ,considerado " A personificação do Jazz ", com seu carismático sorriso e com seu trompete, é esta a imagem que logo passa pela cabeça, quanto a voz , logo vem a canção " What A Wonderful World ".
Louis Daniel Armstrong (Nova Orleans, 4 de agosto de 1901 — Nova Iorque, 6 de julho de 1971), Com sua voz e sua personalidade indiscutivelmente inconfundíveis e até hoje conhecidas até por aqueles que não são aficcionados por jazz, Louis Armstrong é um dos maiores expoentes do Jazz tanto como cantor quanto por primeiro grande solista, com seu trompete.
Armstrong nasceu numa família muito pobre. Passou a sua juventude na pobreza num duro bairro de Nova Orleans, conhecido como “as costas da cidade”. O seu pai, William Armstrong, abandonou a família quando Louis ainda era criança e casou-se com outra mulher. A sua mãe, Mary Albert Armstrong, deixou Louis com a sua tia, o seu tio e a sua avó. Aos cinco anos ele voltou a viver com a sua mãe e via o pai muito raramente. Ele esteve na Fisk School for Boys onde pela primeira vez entrou em contato com a música. Levou algum dinheiro para casa como entregador de jornais e sapateiro ambulante contudo, isso não era suficiente para manter a sua mãe longe da prostituição. Fascinado e intrigado, passou a entrar a de penétra em bares de música perto de sua casa para ouvir e ver os cantores.
Armstrong nascera no fundo da pirâmide social, numa cidade altamente segregada. Apesar disso, ele vivia num constante fervor de música, no seio do que se costuma chamar Ragtime, mas que ainda não era Jazz. Conheçeu também dias muito difíceis ,mas, Armstrong olhava para a sua juventude como o pior momento da sua vida e, por vezes, até retirava inspiração dela: “Every time I close my eyes blowing that trumpet of mine, I look right in the heart of good old New Orleans... It has given me something to live for.”" Todas as vezes que eu fecho os meus olhos tocando aquela minha trompeta, eu olho logo no coração da boa velha Nova Orleans... dá me algo para eu viver."
Conseguiu comprar um trompete, com dinheiro emprestado de uma família imigrante russa-judia, os Karnofskys que, até ao final da sua vida considerou como membros da família visto terem cuidado dele vários dias e noites, enquanto a sua mãe trabalhava. Por essa razão, Louis usou uma Estrela de Davi para o resto da sua vida.
Após sair da Fisk School aos 11 anos, Armstrong formou um quarteto que tocava na rua para ganhar algum dinheiro e também por esta altura ele começou a meter-se em sarilhos.
O tocador de corneta Bunk Johnson ensinou-o a tocar por ouvido no Dago Tony’s Tonk em Nova Orleans, apesar de Louis ter dado crédito a um músico, de seu nome, Oliver, nos anos seguintes. Armstrong desenvolveu fortemente a sua maneira de tocar trompete na banda de New Orleans Home for Colored Waifs, onde ele fora várias vezes enviado por delinquência juvenil (mais notavelmente por disparar a arma do seu padrasto para o ar numa celebração de Véspera de Ano Novo, assim confirmam os registos policiais) . O professor Peter Davis instalou disciplina e providenciou educação musical ao rapaz. Eventualmente, Davis fez Armstrong o líder da banda. A Home tocou por toda Nova Orleans e o rapaz de 13 anos passou a tomar atenção ao modo como tocava trompete, começando uma nova carreira musical. Aos 14 anos ele saiu da Home e viveu com o seu pai e nova madrasta e depois com a sua mãe, as ruas e as suas tentações. Armstrong ganhou o seu primeiro emprego noturno no Henry Ponce’s, onde Black Benny se tornou o seu protetor e tutor. Queimava carvão na fábrica de dia e tocava trompete à noite.
Ele tocou frequentemente nas Brass Band Parades e ouviu os músicos mais velhos sempre que podia, aprendendo com Bunk Johnson, Buddy Petit, Kid Ori e, acima de tudo, com Joe “King” Oliver, que atuou como mentor e figura paternal para o jovem músico. Mais tarde, ele tocou nos riverboats de Nova Orleans, trabalhando com o ilustre Fate Marable subindo e descendo o Mississipi. Ele descreveu o tempo passado com Marable como indo para a universidade, o que lhe proporcionou uma experiência única.
Em 19 Março de 1918, Satchmo ( a alcunha de Armstrong ) desposou Daisy Parker de Gretna, Louisiana. Eles adotaram uma criança de 3 anos, Clarence Armstrong, cuja mãe, a prima de Louis, Flora, morrera no parto. Clarence Armstrong foi doente mental ( resultado de uma pancada em tenra idade ) e Louis passaria o resto da sua vida a tomar conta dela. Louis divorciou-se de Daisy e pouco depois, esta faleceu.
Durante as suas experiências de “Riverboat”, a música de Armstrong começou a amadurecer. Aos vinte anos, já conseguia ler partituras e começou a tocar grandes e prolongados solos de trompeta, sendo um dos primeiros Jazzmen a fazê-lo e introduzindo a sua personalidade e estilo nos seus solo turns. Ele acabara de aprender como criar um som único, e começara a cantar nas suas performances. Em 1922, Armstrong foi para Chicago, por convite de Joe “King” Oliver, para se juntar à sua “Creole Jazz Band” onde ganhava o suficiente sem ter de atuar nos velhos clubes noturnos. Chicago, a cidade do vento, estava povoada de muitos negros, que após trabalharem nas fábricas, tinham algum dinheiro para gastar numa ida ao bar.
A banda de Oliver foi a melhor e mais impressionante jazz band em Chicago nos anos 20, numa altura em que esta cidade era o centro do universo do Jazz. Armstrong viveu como um rei em Chicago, no seu próprio apartamento, com a sua própria casa de banho privado ( a sua primeira ). Entusiasmado de se encontrar nesta cidade, começou a escrever cartas nostálgicas aos seus amigos em Nova Orleans. A medida que a carreira de Armstrong crescia, ele era desafiado a “cutting contests” por hornmen tentando acabar com o novo fenômeno no entanto, falharam. Armstrong fez as suas primeiras gravações nas Gennett e Okeh labels ( os recordes de jazz estavam a começar a rebentar por todo o país ), incluindo alguns solos e breaks, enquanto segundo trompete na banda de Oliver em 1923. Por esta altura, ele conheceu Hoagy Carmichael ( com quem ele colaboraria depois ) que foi introduzida por Bix Beiderbecke, seu amigo, que agora possuía a sua “Chicago band”.
Armstrong adorou trabalhar com Oliver, mas a sua segunda mulher, a pianista Lil Hardin Armstrong, fez com que este desenvolvesse o seu novo estilo afastado de Oliver. Ela convenceu o seu marido que tocasse música clássica nas igrejas, para aperfeiçoar o seu estilo e experimentasse tocar sem banda, além dos solos, e com coral religioso. A influência de Lil determinou eventualmente a relação entre Armstrong e o seu mentor, especialmente as questões do salário e dos dinheiros adicionais que Oliver afastava dele e dos outros membros da banda. A banda desfez-se em 1924 e Armstrong foi convidado a ir à cidade de Nova Iorque para tocar com a Fletcher Henderson Orchestra, a banda Américo-Africana de mais sucesso naquele período. Louis aprendeu como tocar em orquestra pela primeira vez.
Armstrong rapidamente adaptou-se ao mais controlado estilo de Henderson e os outros músicos rapidamente tomaram Armstrong como um músico emocional e natural.
Durante esta altura, Armstrong efetuou várias gravações, arranjadas por um seu velho amigo de Nova Orleães, o pianista Clarence Williams, estas incluíam concertos de banda Williams Blue Five ( na qual Armstrong entrava ), alguns solos de jazz e uma série de acompanhamentos com tocadores de Blues, incluindo Bessie Smith, Ma Rainey e Alberta Hunter.
Armstrong regressou a Chicago em 1925 devido à sua mulher, que queria incentivá-lo a prosseguir com a sua carreira. Ele gostou muito de Nova Iorque e admitiu que a Henderson Orchestra era bastante limitada. Ele começou a fazer gravações com o seu próprio nome com os famosos Hot Five e Hot Seven, produzindo grandes êxitos como Potato Head Blues, Muggles ( uma referência à marijuana ) e West End Blues.
O grupo incluia Kid Ory ( trombone ), Johnny Dodds ( clarinete ), Johnny St. Cyr ( banjo ), a mulher de Armstrong e, normalmente, nenhum tamborista. Armstrong conduzia a banda muito bem, assim o comprova St. Cry: “One felt so relaxed working with him…he always did his best to feature each indidual” Todos relaxavam ao trabalhar com ele…ele fazia sempre o seu melhor para realçar cada um dos membros da banda. As suas gravações com o pianista Earl “Fatha” Hines e a introdução de Armstrong em West End Blues permanecem as mais famosas influências na história do Jazz. Armstrong era agora livre de desenvolver o seu estilo pessoal como ele quisesse.
Armstrong também tocou com “Erskine Tate’s Little Symphony”, no teatro de Vendome. Eles forneceram música para filmes mudos e shows ao vivo, incluido versões de música clássica “jazzeadas” entre as quais Madame Butterfly, o que proporcionou a Armstrong experiência com novos tipos de música e atuações perante uma grande audiência.
Tornaram-se a banda de Jazz mais famosa na América e os jovens músicos adoravam e admiravam o novo estilo de Armstrong.
Após separar-se de Lil, Armstrong começou a tocar no café Sunset para Joe Glaser, um associado de Al Capone. Na Carrol Dickerson Orchestra, com Earl Hines no piano, que rapidamente foi transformada na Louis Armstrong’s Stompers, Armstong fez amizade vitalícia com Hines e dirigiu, pela primeira vez, um grupo musical.
Armstrong regressou a Nova Iorque em 1929, onde ele tocou na orquestra do musical Hot Chocolate e fez uma particpação especial na banda de Charles John Degoniah. Ele começou a trabalhar no Connie’s Inn em Harlem, o segundo clube noturno mais famoso da “Big Apple”. Armstrong teve também um sucesso considerável com as gravações vocais, incluindo versões das famosas músicas compostas pelo seu velho amigo Hoagy Carmichael. As suas gravações de 1930 ganharam vantagem total devido ao “ribbon microphone” ( microfone de peito ) sobre todas as outras gravações de bandas da época, com menos qualidade.
A mais famosa foi: “Stardust”, que até hoje permanece uma das gravações com mais lucro de Armstrong. O único som vocal e estilo de Armstrong, e a sua inovadora maneira de cantar já se tinha tornado standart, no entanto, esta ainda continuava a “deixar as pessoas loucas”.
A Depressão dos anos 30 atacou de forma violenta o Jazz. Bix Beiderbecke faleceu e a banda de Fletcher Henderson dispersou-se. Muitos músicos deixaram de tocar nos clubes noturnos e alguns deixaram mesmo de ser músicos. King Oliver fez algumas gravações mas não tiveram exito nenhum. Sidney Bechet tornou-se alfaiate e Kid Ory regressou a Nova Orleans para criar galinhas. Armstrong deslocou-se para Los Angeles em 1930 à procura de novas oportunidades. Ele tocou no New Cotton Club em L.A. com Lionel Hampton nos tambores. Em 1931 Armstrong apareceu no seu primeiro filme: Ex-Flame. Ele regressou a Chicago em Dezembro de 1931 e tocou nas bandas de Guy Lombardo e Raphael Minsby onde foi relembrado pelo público. Viajou por quase todos os estados e em Março de 1934 regressou a Nova Orleans, onde foi recebido como um herói. Ele patrocinou uma equipe de basquetbol local, “Armstrong’s Secret Nine”, e deram-lhe o seu nome a um tipo de cigarro. Mas pouco tempo depois, ele regressou à estrada e foi novamente esquecido, o que fez com que ele fugisse para a Europa.
Após regressar aos E.U.A., ele tomou várias longas e exaustivas digressões. O seu agente, Johnny Collins, fez com que Armstrong ficasse com pouco dinheiro. Ele despediu-o e contratou Joe Glaser, que resolveu as suas dividas e os seus processos.
Ele regressou ao cinema e participou num programa de radio, Rudy Valley’s Show, em que ele entrevistou muitos músicos e tocou alguns solos. Divorciou-se de Lil em 1938 e casou com a sua nova namorada , Alpha.
Após muitos anos na estrada, ele fez residência em Queens, Nova Iorque em 1943 com a sua quarta mulher, Lucille. Apesar de alguns ataques racistas ( roubar o correio, atirar pedras à casa ) integrou-se bastante bem com os negros e alguns brancos do seu bairro.
Durante os trinta anos seguintes da sua vida, Armstrong tocou inúmeros solos e com inúmeras bandas, participou de diversos filmes mas sobretudo descansou pois passar da miséria: de entrega-jornais, duma família despedaçada e de uma casa a cair aos pedaços para a riqueza: uma carreira de sucesso, uma família unida e de uma casa boa, dá muito trabalho.
O agente de Armstrong, Joe Glaser, acabou com uma banda que ele tinha formado, e recomendou a Armstrong a criação de uma nova banda formada por pessoas que eram suas amigas. O grupo chamou-se os All Stars e incluiu Earl “Fatha” Hines, Barney Bigard, Edmond Hall, Jack Taegerdon, Jesmiah Burt, Trummy Young, Arvell Shaw, Billy Kyle, Marty Napoleon, Big Sid Catlett, Cozy Cole, Barrett Deems e Danny Barcelona.
Em 1964 ele atingiu o maior recorde de vendas, ultrapassando ainda as suas antigas gravações com “Hello, Dolly!”. A música ficou em primeiro lugar nos Top 10, fazendo com que Armstrong, com 63 anos de idade, a pessoa mais idosa a conseguir tal feito, destronando até os Beatles, que estavam, por 14 semanas seguintes, em 1º lugar.
Antes de morrer, em 1971, andou por todos os continentes, exceto a Oceanía e a Antárctica, em digressão, ganhando o nome de “Embaixador Satch”.
Nos seus primeiros anos, Armstrong foi mais conhecido por tocar corneta e trompete. Também nos seus primeiros anos, a melhor e mais conhecida música foi os Hot Five e Hot Seven. Ainda hoje ele é conhecido por isso.
As gerações de músicos jazz, do final da vida de Armstrong, lembram-se dele como sendo o homem das imrovisações, no bom sentido. Considera-se o estilo de Armstrong cheio de originalidade, divertidas, criativas e relaxantes ritmos. Ao longo dos anos, a música de Armstrong foi ficando cada vez mais perfeita, não havendo erros em nenhuma das suas músicas.
Resta dizer que Armstrong foi fortemente influenciado por Martin Luther King no tipo de músicas que ele tocava e nas letras, que eram algumas vezes acerca do racismo e da necessidade, da altura, de acabar com tal preconceito.
Louis Armstrong é considerado senão o maior dos músicos Jazz.
Louis Armstrong morreu de ataque cardíaco em 6 de Julho de 1971 com a idade de 69 em Corona, Queens, Nova Iorque, 11 meses após tocar o seu último solo na Sala Imperial do Waldorf Astoria. As suas últimas palavras foram: “I had my trumpet, I had a beautiful life, I had a family, I had Jazz. Now I am complete.” "Eu tive o meu trompete, uma vida linda, uma família, o Jazz. Agora estou completo."
Obrigado pela visita, vossa presença aqui é uma honra...até mais!
*What A Wonderful World
Composição: Bob Thiele / George David Weiss / Robert Thiele Jr.
I see trees of green, red roses too
I see them bloom for me and you
And I think to myself, what a wonderful world
I see skies so blue and clouds of white
The bright blessed day, the dark sacred night
And I think to myself, what a wonderful world
The colors of the rainbow, so pretty in the sky
Are also on the faces of people going by
I see friends shaking hands, saying, "how do you do?"
They're really saying, "I love you"
I hear babies cry, I watch them grow
They'll learn much more, than I'll never know
And I think to myself, what a wonderful world
Yes, I think to myself, what a wonderful world
TRADUÇÃO:
*Que Mundo Maravilhoso
Eu vejo as árvores verdes, rosas vermelhas também
Eu as vejo florescer para mim e você
E eu penso comigo... que mundo maravilhoso
Eu vejo os céus azuis e as nuvens tão brancas
O brilho abençoado do dia, e a escuridão sagrada da boa noite
E eu penso comigo... que mundo maravilhoso
As cores do arco-íris, tão bonitas nos céus
Estão também nos rostos das pessoas que se vão
Vejo amigos apertando as mãos, dizendo: "como você vai?"
Eles realmente dizem: "eu te amo!"
Eu ouço bebês chorando, eu os vejo crescer
Eles aprenderão muito mais que eu jamais saberei
E eu penso comigo... que mundo maravilhoso
Sim, eu penso comigo... que mundo maravilhoso
What a Wonderful World - Louis Armstrong
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