segunda-feira, 13 de julho de 2009

Hikaru Utada - Hikki






















No universo musical, Hikki ou Hikaru Utada ou Utada Hikaru é uma cantora, compositora e produtora, muito bem sucedida! Ela é belíssima e muito talentosa, conquistou o público japonês e o mundo.
As variações de nome de Utada foram uma fonte de alguma confusão secundária no passado. O nome legal dela a nascimento é Hikaru Utada. Para o álbum de estréia original dela nos EUA, ela usou o nome Cubic U. Porém, ela ganhou muito pouca fama nesta fase de sua carreira. Para as gravações japonesas dela, ela usou o nome Utada Hikaru, com o determinado nome dela em katakana.
Ao contrário a maioria dos artistas japoneses, ela foi conhecida bem no mundo de língua inglesa sobe esta ordenação de nome "sobrenome-primeiro nome", desde que o nome dela só foi romanizado naquela ordem para o mercado doméstico japonês. No Japão, era conhecida pelo apelido dela com o qual cresceu nos EUA, que era "Hikki." Porém, devido à imensa popularidade dela no Japão, ela foi conhecida melhor debaixo deste apelido no Japão que nos Estados Unidos. Depois dos sucessos dela no Japão, ela reentrou o EUA simplesmente comercializada como Utada (às vezes Iwashita). Em algumas ocasiões raras, ela foi creditada por completo no EUA em alguns álbuns domésticos como "Hikaru Utada" ou "Utada Hikaru". O nome legal dela no Japão era Hikaru Iwashita devido ao matrimônio dela para Kiriya Kazuaki (de quem real nome é Kazuhiro Iwashita). Porém, ela não usa este nome para a maioria dos propósitos públicos. O nome legal dela nos Estados Unidos não esteve claro, especialmente como o anúncio do divórcio dela no dia 2 de março 2007.

















Hikaru Utada
(宇多田ヒカル, Utada Hikaru) (nascida em 19 de janeiro de 1983 em Nova York), melhor conhecida por seu nome de palco Utada nas Américas e Europa e também conhecida por seus fans como Hikki (ヒッキー, Hikkī), é uma cantora, compositora e produtora japonesa.
Seu álbum oficial de estreia em 1999, First Love, tornou-se imediatamente o álbum com maior número de vendas no Japão da história, sendo certificado com 32× Platina pela RIAJ. Melhor conhecida no Japão e internacionalmente por toda a Ásia por suas canções "Automatic" e "First Love", foi descrita pela Time Magazine em 2001 como "Diva No Campus", enquanto afetiva na Universidade de Columbia para um semestre breve, de quebra de carreira em 2001.O lançamento de seus trabalhos subsequentes cimentou seu status como um dos artistas mais bem sucedidos de todos os tempo no Japão, com três de seus álbuns japoneses de estúdio classificados nos dez álbums com maior número de vendas da história do Japão (#1, #4, #8) e um total de seis de seus álbuns, um em idioma inglês e uma coletânea, até agora em sua carreira classificados dentro da lista dos 275 álbums japoneses com maior número de vendas.

Utada obteve doze hits em primeiro lugar até o momento nas parada de sucessos Oricon Singles, com dois feitos recorde notáveis para artista solo ou artista de grupo: cinco deles sendo vendendo milhoes e quatro no Top 100 dos Singles Mais Bem Vendidos de Todos so Tempos. Em 2003, Utada foi classificada no 24º lugar no levantamento de "Top 100 Artistas Japonêses de Todos os Tempos" da HMV e 10º lugar no "Top 30 Melhores Cantores Japonêses de Todos os Tempos" da HMV em 2006.





















Também é conhecida por suas duas contribuições de canções tema para a série de videogames Kingdom Hearts da Square-Enix: "Simple and Clean" e "Sanctuary". Em 2007, seu single "Flavor of Life" alcançou o segundo lugar na classificação de download digital de single mundialmente, com quase 7.2 milhoes de downloads, assim, contribuindo para seu número de 12 milhões de vendas digitais no mesmo ano.
Em 14 de março de 2009, Utada lançou seu segundo álbum em inglês, intitulado 'This Is the One', no Japão e em 24 de março nos Estados Unidos em formato digital.
Hikaru Utada nasceu na Cidade de Nova York de pais japoneses com raízes na indústria da música. Seu pai, Teruzane Utada, foi um produtor de gravação enquanto que sua mãe, Junko Utada, foi uma cantora de enka, fazendo performances sob o nome de palco de "Keiko Fuji". A mãe de Junko Utada, e avó de Hikaru, foi uma tocadora de shamisen cega (ごぜ, ou goze). Utada fez sua primeira gravação profissional com doze anos de idade. Ela fez as gravações com sua mãe, lançando canções sob uma banda chamada “U3” (também conhecida com Utada 3) até 1996 quando ela começou seu primeiro projeto, "I'll be Stronger". A canção "Cookin' With Moses Vocal" deste projeto foi chamada de "Cookin' With Gas Vocal" no lançamento promocional. "I’ll Be Stronger" foi a primeira canção escrita por Utada. Foi lançada sob o nome de artista "Cubic U", uma referência matemática por ser a terceira 'força' Utada, o qual foi seu pseudônimo antes de tornar-se uma super-estrela no Japão. A canção falhou em ser lançada nos Estados Unidos, e em 1997, ela começou seu próximo projeto, mesmo no hesitando início. Cubic U lançou seu single de estréia "Close to You," que foi um cover da canção de The Carpenters. Ela então, lançou seu álbum de estréia Precious, mas falhou ao ser lançado nos Estados Unidos devido a problemas de restruturação em sua então gravadora Capitol Records.

Em uma entrevista a MTV (no programa You Hear It First de outubro de 2004), Utada explicou: "Alguém no Japão escutou —em uma gravadora japonêsa— e ele disse, 'Ah, você não sabe escrever em japonês? Você fala japonês… E eu disse tudo bem, por que não? Eu vou tentar. Então eu tentei e o álbum japonês realmente estourou no Japão". Utada lançou Precious no Japão em 28 de janeiro de 1998 e então, mais tarde, o re-lançou em 13 de março de 1999 para um sucesso ainda maior. Vendendo 702,060 cópias até hoje no Japão, tornando-o um sucesso significante naquele mercado para um álbum totalmente em inglês.
Utada mudou-se para Tóquio no final de 1998 e cursou a escola Seisen International School, e mais tarde a American School in Japan, enquanto continuava a gravação em um novo contrato com Toshiba-EMI. Seu movimento vindo originalmente da rádio FM japonesa.

Ela concentrou-se como uma cantora e compositora enquanto que outras cantoras japonesas como Ami Suzuki e Ayumi Hamasaki tornaram-se famosas como idolos. Levado pelo lançamento de seu primeiro álbum First Love, Utada lançou dois singles bem-sucedidos em milhões de vendas: "Automatic / Time Will Tell" e "Movin' on without you". "Automatic / Time Will Tell" vendeu mais de duas milhões de cópias.O sucesso dos singles de Utada eventualmente levou o álbum First Love a vender mais de 7 milhões de unidades somente no Japão (com 3 milhões adicionais nos outros países, levando-o a uma contagem de ao menos 10 milhões de unidades, tornando-se o álbum mais bem vendido na História Japonesa. Devido a demanda popular, Utada mais tarde lançou a canção "First Love" como um single.
Perto do final do ano, Utada foi capaz de classificar-se na 5ª posição de "Tokio Hot 100 Airplay's" Top 100 Artistas do Século XX em uma estação de rádio japonesa através da estação e seus ouvintes.
Passaram-se dois anos após o lançamento de First Love que Utada lançou seu álbum Distance no segundo ano da faculdade. Todos os singles lançados para promover o álbum foram capazes de alcançar sucesso com "Addicted To You, o primeiro single do álbum, quebrando a marca de um milhão de cópias em sua primeira semana e atingindo 1º lugar na parada de sucessos Oricon Singles por duas semanas consecutivas (o primeiro de uma pessoa) e eventualmente juntando vendas de 1,784,000 cópias, mantendo-o o single de Utada mais bem sucedido de todos os tempo. O segundo single do álbum, "Wait & See ~Risk~", foi capaz de espelhar-se no sucesso de "Addicted To You", vendendo também mais de um milhão de unidades. "Wait & See ~Risk~" seria mais tarde classificado na 6ª posição da lista dos 10 Singles Mais Bem Vendidos da Oricon de 1 de janeiro de 1999 à 24 de abril de 2006. Seus dois últimos singles "For You / Time Limit" e "Can You Keep a Secret?" conseguiram atingir a 1ª posição, trazendo o número de hits #1 para cinco com "Can You Keep a Secret?" entrelaçando vendas de mais outro milhão de unidades, tornando-se 10º na Lista dos Dez Singles Mais Vendidos da Oriconde de 1 de janeiro de 1999 à 24 de abril de 2006.
Foram-se dois anos desde o lançamento de First Love, o álbum Distance foi altamente antecipado por seus fans, tendo a maior primeira semana de vendas de qualquer álbum na história da música japonesa, com mais de 3 milhões de unidades vendidas. No final de 2001, o álbum tornou-se o mais vendido dentre os artista de música japonesa mundialmente ou na indústria residencial, com 4.469 milhões de cópias vendidas somente no Japão. Após Distance, Utada lançou um single dedicado as mulheres vítimas do Massacre de Osaka em Ikeda, Osaka, intitulada "Final Distance".
Direcionando-se para seu terceiro álbum, Utada lançou "Traveling", "Hikari", e "Sakura Drops / Letters". Com a exceção de "Final Distance" (2ª posição), todas conseguiram alcançar a 1ª posição.
Antes do lançamento do terceiro álbum de Utada, Deep River, a artista eventualmente passou por cirurgia após ser diagnosticada tendo tumor de ovário, fazendo com que Utada deixasse as atividades promocionais de lado.
Após a recuperação e finalemento lançando Deep River, Utada eventualmente voltou à promoção. Enquanto não havia aparências em TV, ela promovia seu álbum em entrevistas de revistas e de rádios. A contagem da Oricon do álbum foi outra excelênte primeira semana de vendas para Utada, com 2.35 milhões de vendas na semana posterior ao seu lançamento. A Oricon relatou que as vendas eventualmente ultrapassaram 3.60 milhões, tornando-a a única cantora japonesa ou grupo japonês na história da música japonesa a possuir três álbuns consecutivos ultrapassando a marca de vendas de 3x Milhão (12x Platina), pelos padrões da RIAJ. Foi também sua terceira vez consecutiva a manter a 1ª posição na parada de sucessos Álbuns Anuais da Oricon e tornando-se o oitavo álbum mais bem vendido de todos os tempos no Japão.
Em 2003, os comprimissos promocionais e pessoais de Utada tornaram-se mais ativos devido a seu casamento e um contrato imponente com Island Records na América para lançamento de um álbum totalmente em inglês adequado. Novos singles em japonês tornariam-se então poucos e espassados, mas Utada lançou "Colors" em 29 de janeiro de 2003, o qual foi seu único single lançado no ano de 2003. Esta canção distinta pois possuia tons ethereal e experimental pesados pela primeira vez na discografia de Utada, algumas vezes isto mostra-se de forma proveitosa em todos os singles de Ultra Blue e Heart Station.
O single tornou-se o menos classificado dentro de uma trajetória de 45 semana na parada de sucessos Singles da Oricon, vendendo 881,000 cópias e ficando em 3º lugar na parada de sucessos Álbuns Anuais.
Sua primeira coletânea musical de singles Utada Hikaru Single Collection Vol.1 foi lançada em 31 de março de 2004. Tornou-se o álbum mais vendido de 2004 no Japão, fazendo-a a única artista solo ou artista de grupo a alacançar 1º lugar quatro vezes em uma parada de sucessos anual. Também sendo a primeira coletânea musical a alcançar 1º lugar em seis anos na parada de sucessos anual e a primeira coletânea musical a alcançar 1º lugar em vinte e seix anos por uma artista. Seu sucesso foi uma feito particularmente facinante, desde que recebeu muito pouca promoção e não continha nenhum material ou fotos novas. Além disso, permaneceu mais tempo na parada de sucessos Álbuns da Oricon do que qualquer um dos seus outros lançamento até a data, mais de 2 anos. O álbum chegaria a vender mais de 2.575 milhões de unidades no Japão, tornando-o o 34° álbum mais bem vendido no país. Um mês depois, em 24 de abril, ela lançou seu único single japonês em 2004, "Dareka no Negai ga Kanau Koro", o qual permaneceu no topo da parada de sucessos de singles por duas semanas consecutivas e vendeu 365,000 unidade ao final do ano, também sendo a canção tema principal de Casshern, a estréia diretorial de seu então ex-marido.
Seu próximo passo seria ganhar o mundo, o Japão já era muito pequeno para os sonhos de Utada e em 2004 ela lança pela gravadora Island Records, apenas como Utada, o CD Exodus, totalmente em inglês (sua língua-mãe) e no estilo dance e R&B, que faz sucesso no mundo underground nos EUA e Reino Unido, e passa meio desapercebido na Europa, devido à baixa divulgação. O single "Devil Inside" que é o quarto single inglês de Utada Hikaru (17º contando todos), ele é o seu segundo single para o álbum Exodus, e o primeiro Single Físico nos Estados Unidos. Este hit ficou em primeiro lugar na posição Billboard Hot Dance/Club Airplay. Este single foi lançado em 14 de setembro de 2004. Já no Brasil onde Exodus foi lançado pela gravadora Universal Music teve sua primeira tiragem esgotada em 2 semanas. Foram mais de 10.000 CDs vendidos em pouco tempo por todos os amantes de seu trabalho e de j-music em terras verde e amarela, mas nem isso foi o suficiente para que os clipes da cantora fossem exibidos na MTV brasileira.
Em 2006, resolve voltar ao Japão para fazer uma nova turnê, chamada Utada United 2006, que durou de julho a setembro de 2006, que conteve músicas de todos seus álbuns, inclusive o seu mais recente lançado dias antes do início da turnê, Ultra Blue, que também foi lançado no ocidente com o Singles Collection. E pela EMI está programado para ainda este ano o lançamento de um novo single, Boku wa Kuma (Eu sou um urso), que foi lançado no dia 22 de novembro, cuja música foi tema de abertura do programa infantil da NHK Minna no Uta. Este single surpreendeu em vendas, mais de 100.000 cópias vendidas. Também foi lançado em DVD da tour Utada United 2006 no dia 20 de dezembro de 2006, para a alegria dos fãs que não puderam assistir aos shows da tour no Japão.
No dia 28 de fevereiro de 2007, foi lançado o mais recente single de Hikaru, chamado Flavor of Life, cuja versão balada é tema da segunda fase do drama Hana Yori Dango, e devido à alta audiência do drama o single está tendo uma enorme repercussão no Japão, conseguindo chegar ao número 1 na Oricon durante 3 semanas, sendo seu single mais bem vendido desde COLORS. Flavor of Life vendeu mais de 7.700.000 downloads digitais, quebrando o recorde de música mais baixada mundialmente.
No dia 3 de fevereiro, Utada se separou de Kazuaki Kiriya, com quem foi casada durante 4 anos e meio, alegando que não haver comunicação entre ambos. A separação foi pacífica e Kazuya pediu aos fãs que continuassem apoiando Utada.
Com o sucesso de Flavor of Life, Utada está partindo para novos projetos na carreira musical, como o lançamento do single double A-side Beautiful World/Kiss & Cry, que foi lançado dia 29 de agosto no Japão. Beautiful World é uma música up tempo que será tema do novo filme animado de Evangelion e Kiss & Cry é tema do comercial Freedom da Nissin Cup Noodles. O single também inclui uma nova versão de Fly Me To The Moon. Apesar de toda divulgação, ficou em #2 no ranking semanal da Oricon, entretanto ficou em #1 no iTunes.
Em 25 de setembro de 2007, Utada declarou no seu blog que está em Nova Iorque conversando com produtores e executivos da Island Records sobre o segundo álbum em inglês.
No dia 20 de fevereiro de 2008, foi lançado um novo single, Heart Station/Stay Gold, que pegou o #3 na Oricon mas conseguiu pegar o #1 no ranking da renomada Billboard japonesa. Um novo álbum japonês, intitulado HEART STATION, foi lançado dia 19 de março de 2008, trazendo todos os singles lançados após Ultra Blue, além de faixas inéditas, onde Utada demonstra composições mais sinceras e um álbum com grande variedade de estilos. Foi lançado como último single do álbum a canção Prisoner of Love, que foi usada como tema do dorama Last Friends.
Atualmente, Utada encontra-se divulgando seu novo álbum em inglês nos Estados Unidos, chamado This Is The One, que foi lançado em 24 de março de 2009, em formato digital, e 12 de maio, em CD pela Island Records nos Estados Unidos, e 14 de março no Japão em ambos os formatos. O primeiro single do álbum, Come Back To Me, foi lançado nas rádios americanas em 10 de fevereiro de 2009, também estando disponível como single digital no mesmo dia, na loja virtual do iTunes.
Utada também forneceu a música tema para o novo filme Evangelion: 2.0 You Can (Not) Advance, um remix da música Beautiful World chamado Beautiful World -PLANiTb Acoustica Mix-, lançado como single digital em 27 de junho de 2009, mesma data de lançamento do filme no Japão.Esta cantora é sinônimo de carisma e sucesso.


*100 Reasons Why

Composição: Utada Hikaru

100 reasons why
You should love me
It don't hurt to try
Won't you come over tonight

Tell me
Where would you find another girl like me
Admit that I'm the one for you
You drive me crazy
I'll be all you dream of
I'll be all you need
I know what you're lookin' for

* repeat

Who else
Knows a guy like you
Needs someone like me
You say that you can't give
All the love I'm cravin'
I'll give all my lovin'
I'll give all my time
I'm the joy nobody else can bring

* repeat

You know
That a girl like me
Is the one who gives
All the love that you're cravin'
I'd give all my lovin'
I'd give all my time
I'd give all the love I have to give


**TRADUÇÃO:

100 razões para
Você dever me amar
Não machuca tentar
Você não vem hoje à noite

Diga-me
Aonde você acharia outra garota como eu?
Admita que eu sou a única para você
Você me deixa louca
Eu serei tudo o que você sonha
Eu serei tudo o que você precisa
Eu sei o que você procura

100 razões para
Você dever me amar
Não machuca tentar
Você não vem hoje à noite

Quem mais
Conhece um cara como você
Precisa de alguém como eu
Você diz que não pode dar
Todo o amor que eu estou querendo
Eu darei todo o meu amor
Eu darei todo o meu tempo
Eu sou a felicidade que ninguém mais pode trazer

100 razões para
Você dever me amar
Não machuca tentar
Você não vem hoje à noite

Você sabe
Que uma garota como eu
É aquela que da
Todo o amor que você quer
Eu daria todo o meu amor
Eu daria todo o meu tempo
Eu daria todo o amor que eu tenho para dar

100 razões para
Você dever me amar
Não machuca tentar
Você não vem hoje à noite

**First Love

Saigo no kisu wa
Tabako no flavor ga shita
Nigakute setsunai kaori

Ashita no imagoro niwa
Anata wa dokoni irundaro
Dare wo omotterundarou

You are always gonna be my love
Itsuka darekato mata koini ochitemo
I'll remember to be love
You taught me how
You are always gonna be the one
Ima wa mada kanashii love song
Atarashii uta utaerumade

Tachidomaru jikanga
Ugokidasouto shiteru
Wasuretakunaikotobakari
Ashita no imagoro niwa
Watashi wa kitto naiteru
Anato wo omotterundarou

You are always be inside my heart
Itsumo anata dakeno basho ga arukara
I hope that i have a place in
Your heart too
Now and forever you are still the one
Ima wa mada kanashii love song
Atarashii uta utaerumade

You are always gonna be my love
Itsuka dareka to mato koini
Ochitemo
I'll remember to be love
You taught me how
You are always gonna be the one
Mada kanashii love song
Now and forever...

**First Love (english version)


Once in a while
You're in my mind
I think about the days that we had
And I dream if this would all come back to me

If only you knew every moment in time
Loving goes on in my heart, just like your memories
How I long here to be with your once more

You'll always gonna be the one
And you should know how I wish I could have never let
you go
Come into my life again, oh don't say no

You'll always gonna be the one
In my heart, so true, I believe I can never find
Somebody like you, my first love

Once in a while
You're in my dreams
I can feel the warmth of your embrace
And I pray that one day you'll come back to me

If only you knew every moment in time
Loving goes on in my heart, just like your memories
How I long here to be with your once more

You'll always be inside my heart
And you should know how I wish I could have never let
you go
Come into my life again, oh don't say no

Now and forever you're still the one
In my heart, so true, I believe I can never find
Somebody like you, my first love

You'll always gonna be the one
And you should know how I wish I could have never let
you go
Come into my life again, oh don't say no

You'll always gonna be the one
So true, I believe I can never find...
Now and forever, you are...


**TRADUÇÃO:

*Primeiro Amor

Nosso último beijo teve gosto de cigarro
Um sabor amargo e triste.

Amanhã nesta mesma hora
Aonde você estará?
Em quem estará pensando?

Você sempre será meu amor
Mesmo eu me apaixonando por outro algum dia.
Eu me lembrarei de amar
Como você me ensinou.
Você sempre será a pessoa certa
Mas ainda é uma triste canção
Até que eu cante uma nova canção.

As horas que estavam paradas estão começando a se movimentar,
E há coisas que eu não quero esquecer.
Amanhã nessa mesma hora
Estarei certamente chorando, pensando em você.

Você sempre estará no meu coração
E sempre existirá um lugar só seu.
Eu espero que exista um lugar em seu coração também.
Agora e sempre...você é a pessoa certa
Mas ainda é uma canção triste
Ate que eu cante uma nova canção.

Você sempre será meu amor
Mesmo eu me apaixonando por algum outro dia
Eu me lembrarei de amar como você me ensinou.
Você sempre será o único
Mas ainda é uma triste canção
Agora e sempre

Nenhum comentário:

Postar um comentário