quarta-feira, 15 de julho de 2009

☺ Agnetha Fältskog ☻


No universo musical não tem como não lembrar da "loira" do ABBA, consequentemente até os dias atuais, Agnetha é belíssima, com uma poderosa e também belíssima voz, teve e tem sua identidade sem o ABBA, mas, é impossível não liga-la a um das melhores e influêntes bandas ou grupo da história. Agnetha Åse Fältskog (Jönköping, 5 de abril de 1950) é uma famosa cantora sueca e ex-integrante do grupo ABBA. Desde pequena, era estimulada por seu pai, que a levava para fazer apresentações em parques públicos de Estocolmo. Com 15 anos ela já compunha suas próprias músicas para as apresentações.
Em 1966, um caçador de talentos a viu se apresentando e resolveu ajuda-la, apresentando-a para um cantor sueco que estava montando uma banda, que, impressionado com sua voz, a convidou para fazer parte de seu grupo chamado The Cambers. O grupo fazia bastante turnes pela Suécia e quando ela começou a se tornar popular, resolveu embarcar em carreira solo.

Em 28 de janeiro de 1968 Agnetha assinou contrato com a gravadora CBS-Cupol Label e lançou seu primeiro álbum em sueco. O álbum levava seu nome no título e alcançou o sucesso com o single "Borsta Tandtrollen Bort". Em 1968 numa das suas turnes conheceu Dieter Zimmermann apaixonando-se e ficando noiva não chegando a casar.
Em 1969 Agnetha compôs as músicas "Zigenarvän" e "Om tårar vore guld", que tiveram problemas em ser divulgadas graças a acusações de plágio contra Agnetha, que mais tarde se mostraram falsas. Terminado o problema de autoria das músicas, o álbum "Agnetha Fältskog Vol.2" foi lançado confirmando a crescente popularidade da cantora. No verão desse ano ela conheceu Björn Ulvaeus,num especial TV ,com quem iniciou um romance.

Em 1970 Agnetha lançou seu terceiro álbum intitulado "Som Jag Är". Agnetha passava a maior parte do tempo empenhada nas apresentações como membro da banda que mais tarde denominariam ABBA, que tinha como integrantes Björn e mais dois amigos, o casal Benny e Frida.
Em 6 de julho de 1971 ela e Bjorn se casaram em Västra Götaland, um condado da Suécia. No mesmo ano, ela lançou seu quarto álbum intitulado "När En Vacker Tanke Blir En Sång" que foi um sucesso. O single "I Don't Know How To Love Him" tocou nas rádios suecas por meses.

Em 1972 Agnetha se apresentou várias vezes pela Suécia com o ABBA e no final deste ano a banda se apresentou num programa de TV que apresentava novas bandas chamado Eurovision. A música apresentada foi "Ring, Ring", uma das primeiras composições da banda em inglês.

Em 1973, Björn e Agnetha tiveram sua primeira filha, Elin Linda Ulvaeus, que nasceu no dia 23 de fevereiro. No final deste ano a Cupol lançou o "Agnetha Fältskogs Bästa", uma coletânea com os melhores singles dos últimos 4 álbuns da cantora.
Em 1974 o ABBA lançou seu segundo LP chamado "Waterloo". O álbum fez um sucesso gigantesco, alcançando o 1ºlugar em seis países e garantindo a 6ª posição da Billboard.
Em 1975 Agnetha se dividia entre as gravações do segundo álbum do grupo e o lançamento de seu sexto álbum intitulado "Elva Kvinnor I Ett Hus". Em junho o grupo lançou seu segundo álbum, "ABBA", que vendeu milhões de cópias pelo mundo. Em setembro o grupo saiu numa turnê de duas semanas pelos EUA, sua filha na época tinha três anos de idade e Agnetha se mostrava muito preocupada com o impacto das viagens sobre Linda.

Em 4 de dezembro de 1977, nasce em Estocolmo Peter Christian Ulvaeus, seu segundo filho.
Em 1978 o grupo parou a turnê para que Agnetha pudesse cuidar de seu novo bebê. No final desse ano ela e Björn resolvem se divorciar, mas concordaram em permanecer com o grupo.

Em 1979 o grupo embarca em uma grande turne mundial, a excitação do público a deixava incomodada, já que ela tinha um certo medo de multidões. Nesse mesmo ano a imprensa anuncia o divórcio de Agnetha e Björn.
Em 1982 com os romances partidos no grupo já que Benny e Frida também se divorciaram, o grupo resolve se separar. Agnetha embarca em carreira solo e lança seu primeiro álbum em inglês chamado "Wrap Your Arms Around Me", que teve bastante sucesso.

Em 1985 ela lança seu segundo em inglês, o "Eyes Of A Woman", que apesar de obter menor êxzito no exterior foi um tremendo sucesso na Suécia.
Em 1986 a Cupol lançou uma compilação de seus álbuns solo intitulada "Sjung Denna Sång.
Em 1987 Agnetha lançou um álbum com músicas de natal chamado "Kom Folj Med I Vår Karusell" e seu terceiro álbum em inglês, "I Stand Alone" produzido pelo cantor Peter Cetera. O álbum vendeu 170 mil cópias e encerrou sua carreira como cantora.

Em 1990, Agnetha casou-se pela segunda vez com o cirurgião Tomas Sonnenfeld. Mais se divorciaram 3 anos depois.
Agnetha se afasta de vez da midia e da vida publica , dizia não escutar mais musica , muito menos as do ABBA , sendo até comparada a Greta Garbo , as pessoas raramente a viam , foram anos de reclusão da vida publica.
Aceitou gravar em 1999 uma pequena entrevista , e algumas imagens dela caminhando por Estocolmo , para o documentario The Winner Takes It all - A historia do ABBA.
Quando Finalmente em 2004 , uma noticia surpreendeu a todos os fãs da loira , ela anunciou que estava gravando e produzindo um novo album.
Deu algumas entrevistas e disse que sentiu vontade de cantar de novo , e também após varias cartas de fãs que ela recebeu ao longo dos anos dizendo que sentiam falta da voz dela , tambem a motivaram muito. O album foi lançado em 2004 , com musicas que Agnetha escolheu , que eram especias para ela. Agnetha disse que não sabia se aquele era o Adeus definitivo a musica ou se um dia ela voltaria a cantar de novo.
Em 2005 Agnetha e os outros 3 integrantes do ABBA compareceram a premiere do musical Mamma mia! em Estocolmo , porem todos entraram separadamente , não houve nenhuma foto dos 4 juntos , e diferente dos outros Agnetha não quis dar entrevistas naquela noite.
Em 2008 , foi lançado o filme do musical Mamma mia! , na premiere em Estocolmo novamente os 4 membros do ABBA estavam presentes , e dessa vez Agnetha apareceu de mãos dadas com Frida , e até "dançou" de roda , com Frida e Meryl Streep a protagonista do filme !
Em janeiro de 2009 , novamente Agnetha aparece publicamente , dessa vez com Frida na premiação Rockbjörnen na Suécia , elas foram juntas receber um premio destinado ao ABBA , Agnetha muito simpatica e sorridente deu entrevista junto a Frida na premiação , e até "brincaram" que estariam gravando um CD duplo as duas juntas!
Agnetha vive em um subúrbio calmo de Estocolmo em sua fazenda, junto de sua filha, seu genro e dois netos.
Agnetha é amada por seu talênto, por sua história, vida longa á Agnetha!
Confiram a galeria de fotos e os videos desta espetacular cantora, obrigado pela visita e até mais...

Agnetha Fältskog - My love my life





ABBA - The Day Before You Came - 1982





Agnetha Faltskog - If I Thought You'd Ever Change Your Mind





Agnetha Faltskog - Wrap Your Arms Around Me





Agnetha Faltskog - When You Walk In The Room


Nenhum comentário:

Postar um comentário