domingo, 17 de maio de 2009

Linkin Park


Apesar desta banda ter feito um tremendo sucesso como banda de rock, ela tem uma mesclagem musical com elementos do Hip-Hop e Rap, sendo então um Rock alternativo?
Bom, certo é que a história é longa e interessante,determinados refrões de suas canções é uma lavagem cerebral...no bom sentido.
A história do grupo começa por volta de 1996 e não foge do lugar comum: o vocalista Mike Shinoda, o guitarrista Brad Delson e o baterista Rob Bourbon eram amigos de colégio e resolveram montar uma banda. O ‘line up’, porém, já não é tão tradicional assim e traz, além do baixista Darren Farrel, mais conhecido como Phoenix ,o segundo vocalista Chester Bennington e o DJ Joseph Hahn.
Após muitos ensaios, algumas apresentações e a produção de fitas demo ainda sob a alcunha de Hybrid Theory, assinam com a ‘major’ Warner Bros. e começam as gravações do primeiro álbum, não sem antes mudarem o nome da banda para Linkin Park.
Linkin Park é uma banda de rock dos Estados Unidos formada em 1996 em Agoura Hills, Califórnia. Desde a sua formação em 1996, a banda já vendeu mais de 50 milhões de álbuns e ganhou dois Grammy Awards. Eles tiveram o sucesso alcançado com o seu álbum de estréia, Hybrid Theory, que foi certificado pela RIAA como disco de diamante em 2005. O álbum seguinte, Meteora, continuou o sucesso da banda, com o topo no gráfico de álbuns da Billboard 200 em 2003, e foi seguido por um extenso trabalho de caridades e de turnês em todo o mundo.
O último álbum de estúdio Minutes to Midnight atingiu a Billboard Charts e teve a terceira melhor estréia na semana de qualquer outro álbum e foi o álbum mais vendido no mundo em 2007. Eles também são conhecidos por suas várias colaborações, mais notavelmente com o rapper Jay-Z no seu álbum Collision Course, e muitos outros artistas em Reanimation.
A banda teve início com Mike Shinoda e Brad Delson, que se conheceram no ensino médio, e se tornaram amigos, e ambos expressaram o desejo de formar uma banda. Xero (pronúncia: "Zirou") foi o primeiro nome da banda Linkin Park, formada em 1996, antes da entrada do vocalista Chester Bennington. A partir daí, começaram a gravar o primeiro material da banda, o homônimo Xero.
A banda gravou essa tape para tentar contrato com uma gravadora, o que não veio a acontecer. Hoje a versão original desse tape vale fortunas. Então, um tempo depois juntaram-se á banda; Joe Hahn, que estudava com Mike na Pasadena Art College of Design, junto com David "Phoenix" Farrell, que era colega de quarto de Brad na UCLA, Rob Bourdon, que estudou com Mike e Brad na escola secundária, e Mark Wakefield, um colega de Mike. Então a formação de Xero era: Mike Shinoda (vocal); Mark Wakefield (vocal); Joe Hahn (DJ); Phoenix (baixo); Brad Delson (guitarra); e Rob Bourdon (bateria).
Phoenix deixou a banda por um ano, para participar de uma turnê com a sua banda antiga, o The Snax. Por isso, não participou de Hybrid Theory EP. A princípio era só diversão, mas começaram a chamar atenção de um público restrito. Só que as gravadoras não prestavam muita atenção neles, então resolveram que para continuar deveriam fazer umas mudanças. Mark, por motivos pessoais, teve de deixar a banda, mas continua sendo grande amigo da banda. Nessa época, Chester Bennington estava no Arizona, onde nascera, e cantava em uma banda chamada Grey Daze, que começava a crescer de popularidade no local.
Por isso, ele contratou um advogado em Los Angeles para representa-lo frente a vários selos. E esse advogado soube que o Xero estava em busca de um vocalista, e mandou uma demo da banda para Chester. Era 20 de março de 1999. Já no dia seguinte recebeu um pacote, algumas das gravações com vocal e outras instrumentais. Em três dias ele gravou e regravou, e então ligou para os integrantes do Xero, que ouviram as gravações primeiramente pelo telefone. Os integrantes do Xero mandaram-lhe ir a Los Angeles imediatamente. Chester viajou no dia seguinte. A banda ficou surpresa com a potência da voz de Chester Bennington.
Depois que ele se uniu à banda, eles mudaram o nome para Hybrid Theory, mas tiveram que mudar novamente por problemas legais. Problemas esses, que eram pelo fato de já existir uma banda com esse nome. O nome definitivo, Linkin Park, é uma adaptação de Lincoln Park, que é uma vizinhança onde os desabrigados costumavam ir. A mudança da grafia aconteceu porque o domínio da internet já existia e era muito caro. Concentraram-se em criar demos para enviar às gravadoras. A Warner Music os contratou logo em seguida. Esse nome seria bem conhecido a partir dali.
Na primavera de 2000 a banda começou a compor, contratou Don Gilmore (que já havia trabalhado com Pearl Jam e Sugar Ray) e criaram o primeiro álbum da banda, Hybrid Theory. Em julho de 2002 saiu Reanimation, que trazia versões remixadas das faixas do primeiro e mais duas canções do EP, "My December" e "High Voltage".
Em 2003 lançaram Meteora, disco que estourou nas vendas logo nas primeiras semanas. A seguir, veio o disco ao vivo Live in Texas, que vinha junto com um DVD. Em 2004 se uniram ao rapper Jay-Z para produzir um álbum com canções mistas dos dois artistas, Collision Course, como "Jigga What/Faint" e "Numb/Encore", que passou meses tocando nas rádios.
Em 2007 lançaram o álbum Minutes to Midnight, que atinge os primeiros lugares da Billboard 200. Desde 2000, o Linkin Park é uma das bandas de rock mais bem sucedida comercialmente nos Estados Unidos.
A banda concluiu o processo de gravação e escolha das músicas que estão presentes no seu novo álbum, intitulado Minutes to Midnight, que foi lançado mundialmente no dia 15 de maio de 2007, álbum este produzido por Mike Shinoda e o famoso produtor Rick Rubin, que já produziu discos de bandas de peso, como System of a Down, Slipknot e Red Hot Chili Peppers.
Segundo a própria banda, este álbum soa menos nu metal do que os outros, fato que pode ser comprovado após ouvir o primeiro single de Minutes to Midnight, "What I've Done" (que também foi trilha do filme "Transformers"), liberado nas rádios americanas no dia 2 de abril de 2007. No dia 4 de maio de 2007, uma semana antes do lançamento, o álbum inteiro caiu na internet em redes bittorrent. A canção mantém as características do Linkin Park, mas é diferente de tudo o que eles já fizeram. Este era o objetivo da banda, criar um som novo mas que ao mesmo tempo os fãs ainda identificassem como sendo o Linkin Park.
Além disso, três integrantes da banda trabalham em projetos paralelos. O mais conhecido deles é o Fort Minor, grupo de rap formado por Mike Shinoda, que já fez muito sucesso em seu primeiro álbum, The Rising Tied. Outro projeto paralelo é o do vocalista da banda, Chester Bennington, o Dead by Sunrise (antigo Snow White Tan). Além de Chester, fazem parte desse projeto Amir Derakh e Ryan Shuck. Julien-K é o nome da outra banda de Derakh e Shuck. E, por último, o filme de Joe Hahn, The Seed que foi lançado em 2005.

*RESUMINDO...

Eis que no ano de 2000, chega às lojas de todo o planeta “Hybrid Theory”. O título era uma alusão ao passado, mas eles não imaginavam o que lhes era reservado para o futuro: A mistura de guitarras pesadas, hip hop, música eletrônica e melodias contagiantes agradaram tanto que o disco acabou sendo o mais vendido do ano atingindo hoje a exorbitante marca de oito milhões de cópias, somente nos Estados Unidos.
Hits como “Step One Closer”, “Points Of Authority”, “Crawling” e “In The End” -que traz na letra as palavras iniciais desse texto-, atingiram rapidamente o topo das paradas de vários países, e renderam diversos prêmios a eles, inclusive o de Artista de Rock Moderno, pela Billboard. A curiosidade fica por conta da bem elaborada arte gráfica, tanto no encarte, quanto no site oficial do Linking Park, que foi criada pelo vocalista Mike Shinoda, formado em Design Gráfico com mestrado em Ilustrações.
Após inúmeros e gigantescos shows, mostrando o incrível potencial que tem para apresentações ao vivo, o Linkin Park lança em 2002 “Reanimation”, que nada mais é do que uma compilação de novas versões e remixes de “Hybrid Theory”.
No ano seguinte chega o inédito “Meteora”, repetindo o mesmo sucesso do ‘debut’. O álbum segue a mesma linha de “Hybrid Theory” e os vídeos são ainda mais futuristas como em “Somewhere I Belong” e “Faint". Na divulgação de “Meteora”, a banda saiu em turnê ao lado do Metallica, Deftones e Limp Bizkit, na Summer Sanitarium Tour.
Em 2004 o Linkin Park deu início a um projeto ousado e despretensioso. A banda se apresentou no dia 18 de julho no Roxy Theatre, em Hollywood, ao lado do rapper Jay-Z em uma iniciativa da MTV. O show foi reunido no DVD “Collision Course”, trazendo além da apresentação ao vivo, um documentário dos bastidores e uma galeria de fotos. Parecerias como “Numb/Encore”, “Points Of Authority/99 Problems/One Step Closer” e Izzo/In The End” fazem parte da compilação. No mesmo ano foi lançado um CD com as mesmas músicas do show, gravadas em estúdio. Ainda em 2004 o Linkin Park se apresentou pela primeira vez no Brasil, fazendo um show em São Paulo.
Em 2005, Mike Shinoda, rapper da banda, anunciou o lançamento de um disco solo, ainda sem título definido e sem previsão de chegada nas lojas.



* "In the End"


No final It starts with one
One thing, I don't know why
It doesn't even matter how hard you try
Keep that in mind
I designed this rhyme to explain in due time
All I know
Time is a valuable thing
Watch it fly by as the pendulum swings
Watch it count down to the end of the day
The clock ticks life away
It's so unreal
Didn't look out below
Watch the time go right out the window
Trying to hold on, but didn't even know
I wasted it all
just to watch you go
I kept everythin inside
And even though I tried
It all fell apart
What it meant to me will eventually be a
memory of a time when

I tried so hard and got so far
But in the end, it doesn't even matter
I had to fall to lose it all
But in the end it doesn't even matter

One thing, I don't know why
It doesn't even matter how hard you try
Keep that in mind
I designed this rhyme to remind myself how
(I tried so hard)
I tried so hard
In spite of the way you were mocking me
Acting like I was part of your property
Remembering all the times you fought with me
I'm surprised it got so [far]

Things aren’t the way they were before
You wouldn’t even recognize me anymore
Not that you knew me back then
But it all comes back to me in the end
I kept everything inside
And even though I tried
It all fell apart
What it meant to me will eventually be a
memory of a time when I

Tried so hard and got so far
But in the end, it doesn’t even matter
I had to fall to lose it all
But in the end it doesn’t even matter

I put my trust in you
Pushed as far as I can go
For all this
There’s only one thing you should know

I put my trust in you
Pushed as far as I can go
For all this
There’s only one thing you should know

I tried so hard and got so far
But in the end, it doesn’t even matter
I had to fall to lose it all
But in the end it doesn’t even matter


TRADUÇÃO


* "No final"


Tudo começou com uma
Uma coisa, eu não sei porque
E não importa o quanto você se esforce
Tenha isso em mente
Eu fiz essa rima para explicar na hora certa
Tudo o que sei
O tempo é algo valioso
Observe ele voar enquanto o pêndulo balança
Observe ele em contagem regressiva até o final do dia
O relógio bate esvaindo a vida
É tão irreal
Não olhe para baixo
Observe o tempo saindo pela janela
Tentando segurá-lo, mas sem saber
Eu disperdicei tudo
Apenas para ver você passar
Eu mantive tudo internamente
E embora eu tenha tentado
Tudo se desfez
O que eu quis para mim será eventualmente uma
Memória de um tempo em que

Eu me esforcei e cheguei longe
Mas no final realmente não importa
Eu tive que cair, perder tudo
Mas no final realmente não importa

Uma coisa, eu não sei porque
E não importa o quanto você se esforce
Tenha isso em mente
Eu fiz essa rima para me lembrar de como
(eu me esforcei)
Eu me esforcei
Apesar do jeito que você zomba de mim
Agindo como se eu fosse parte de seus bens
Relembrando todas as vezes que você brigou comigo
Eu me surpreendo que tenha chegado tão longe

As coisas não são como antes
Você não me reconheceria
Agora que você soube que estou de volta
Mas no final tudo volta para mim
Eu mative tudo internamente
E embora eu tenha tentado
Tudo se desfez
O que eu quis para mim será eventualmente uma
Memória de um tempo em que

Eu me esforcei e cheguei longe
Mas no final realmente não importa
Eu tive que cair, perder tudo
Mas no final realmente não importa

Eu acreditei em você
Me empenhei até não poder mais
Por tudo isso
Há apenas uma coisa que você deve saber

Eu acreditei em você
Me empenhei até não poder mais
Por tudo isso
Há apenas uma coisa que você deve saber

Eu me esforcei e cheguei longe
Mas no final realmente não importa
Eu tive que cair, perder tudo
Mas no final realmente não importa

Nenhum comentário:

Postar um comentário