quarta-feira, 27 de maio de 2009

Laura Pausini


No universo musical, Laura Pausini é uma cantora e compositora de grande talênto, é uma belíssima mulher, carismática e com seu jeito único, que á diferência de uma simples intérprete musical, que como nuvens, surgem com um hit-sucesso e depois desaparecem. Notóriamente, Laura é um sucesso após o outro, simplificando, ela alcançou seu lugar ao sol com mérito e permanece brilhando, bom para nós, simples mortais.
Laura Pausini (Faenza, 16 de maio de 1974) é uma cantora de música pop/rock italiana. Obteve projeção mundial após ter vencido o Festival de San Remo em 1993, com a música "La Solitudine" que fora dedicada para o seu grande amor na época "Marco",
regravado por outros intérpretes dentre eles, Renato Russo com grande êxito.
Laura Pausini é popular em diversos países, especialmente na Espanha, França, Portugal, Brasil, além de outros paises da Europa e da América Latina também. Laura já gravou em italiano, espanhol, português, francês e inglês. Laura Pausini além de cantar, compõe e produz arranjos para as suas músicas.
Em 2006, Laura venceu 2 Latin Grammy Awards na categoria "Melhor álbum pop latino", e na categoria "melhor vocal pop feminina" com o álbum "Escucha". Em 2007, novamente venceu o "Latin Grammy Awards", na categoria melhor "vocal pop feminina" com o álbum em espanhol "Yo canto" e o World Grammy Awards com álbum italiano "Io canto" pela canção "Io canto" na categoria "melhor canção do ano" e diversos prêmios pela Europa entre eles, 5 "Telegatti" (principal premiação da música na Itália) pelo mesmo álbum.
Atualmente está em trabalho de divulgação de seu novo disco, Primavera in anticipo/Primavera anticipada, que traz um dueto com o cantor inglês James Blunt nas canções Primavera in anticipo/Primavera anticipada.
A sua turnê de shows, que se inicia a partir de Março de 2009, começa pela Itália e passa por várias cidades européias, Canadá, México, América do Sul, Austrália, fechando-a novamente na Europa.
Laura começou a cantar em bares locais com seu pai, Fabrizio Pausini, músico e cantor, quando tinha apenas oito anos. Aos treze anos, Laura teve sua primeira experiência no estúdio com álbum I Sogni Di Laura um lançamento semi-profissional produzido por seu pai em 1987. Em 1993 sua carreira alavancou quando ela venceu o mais famoso e prestigiado festival de música na Europa, o Festival de San Remo, com uma de sua mais conhecidas canções, "La Solitudine" que hoje é considerada um clássico da música internacional por vários cantores. Vencendo o famoso festival, Laura Pausini assinou um contrato com a Warner Music Italy para lançar seu primeiro álbum profissional, intitulado Laura Pausini (1993), que teve enorme sucesso na Itália, bem como na França, vendendo em seu primeiro ano de lançamento 3 milhões de cópias. Seu segundo álbum, intitulado Laura, foi lançado em 1994 e foi a partir dele que sua gravadora propôs que ela cantasse também em Espanhol para conquistar o mercado musical na Espanha e América Latina.
Em 1994, Laura Pausini foi eleita pela consagrada revista "Billaboards" a segunda maior revelação daquele ano, perdendo apenas para Mariah Carey. No Brasil, Laura faz sucesso desde 1995 com suas canções, primeiro lançadas em espanhol nas rádios, e em seguida em italiano, sendo que algumas delas foram regravadas tais como "La solitudine, Strani amori, Scrivimi por Renato Russo ou traduzidas para o português como "Non c'è, Incancellabile.
Em 1996 ela começou a compôr suas próprias canções, já que a crítica dos italianos era que Laura Pausini não escrevia suas próprias músicas e lançou um dos seus álbuns mais vendidos até hoje e que a consagrou, principalmente aqui no Brasil - "Le cose che vivi" e sua versão em espanhol "Las cosas que vives". Em 1998 lançou "La mia risposta" e 2000 "Tra te e il mare", lançado também em espanhol como "Mi Respuesta" e "Entre tú y mil mares". A primeira canção em inglês de Laura foi um remix de "La solitudine", lançado como "The Loneliness", adaptado por Tim Rice. Em 1999, a sua música "One More Time" fez parte da trilha sonora do filme Message in a Bottle. Outra música usada em filme foi "The Extra Mile", usada em Pokémon, the Movie 2000: The Power of One.
A primeira coletânea veio em 2001 na Espanha e na Itália, The Best of Laura Pausini - E ritorno da te. Em 1999, Luciano Pavarotti convidou Laura para o anual Pavarotti and friends, onde eles cantaram juntos The Land of Smiles. O primeiro álbum de Laura completamente em inglês foi intitulado "From the Inside", realizado com a Atlantic Records em 2002 e lançado somente nos países de língua inglesa principalmente nos EUA onde durante semanas, ficou entre o mais vendido e mais escutado, passando cantores famosos como Madonna, Mariah Carey e Michael Jackson. Trabalharam no projeto produtores como Patrick Leonard e John Shanks. O single "Surrender" fez um grande sucesso, na edição australiana do álbum foram incluídas duas versões da música. Em 2003, Laura e Pavarotti cantaram de novo, a música foi "Tu che m'hai preso il cuor". Em dezembro de 2002, Laura lançou seu primeiro DVD gravado durante um show do dia 2 de dezembro de 2001 em Milão, na sua tour mundial. Em outubr ode 2004, após 4 anos sem grava em italiano/espanhol, é lançado Resta in Ascolto, que conta com 11 musicas ineditas, incluindo colaborações de Madonna na musica "Mi abbandono a Te" e Biagio Antonacci na musica "Vivimi". Este CD tambem foi lançado na versão CD+DVD, com um DVD repleto de extras. Com o disco, alem de ganhar outro World Music Awads, Laura recebeu um Grammy Latino, como Melhor Vocal Pop Feminino e outro por Melhor Album Latino.
Em 2 de junho de 2007 Laura tornou-se a primeira mulher a fazer um show no San Siro, em Milão, para um público de 70.000 pessoas. O show foi gravado e lançado em DVD/CD em 60 países e as canções "Destinazione paradiso" e "Y mi banda toca el rock" gravadas no show tornaram-se por várias semanas como as mais tocadas na América Latina e Europa além de escrever seu primeiro livro intitulado "Laura Pausini - Fai quello che sei" que conta toda a performance espetacular e inesquecível do show. Em 2008 Laura lança um novo álbum, Primavera in anticipo, lançado na Itália em 14 de novembro. No dia 18 o álbum é lançado mundialmente, fazendo grande sucesso em muitos países em que ela nunca havia estado, como Noruega, Polônia, Turquia e Canadá. Até hoje Laura já vendeu cerca de 45 milhões de cópias nos mais de 60 países onde seus discos foram lançados e tem inúmeras certificações mundiais por vendagens de discos, mais de 170 discos de platina, 50 de ouro e 3 de diamante.
Laura é simplesmente um fenônemo , como cantora e como pessoa, ela já é um "marco" na música mundial.


"La Solitudine"


Marco se n'è andato e non ritorna più
e il treno delle 7:30 senza lui
è un cuore di metallo senza l'anima
nel freddo del mattino grigio di città
a scuola il banco è vuoto, marco è dentro me
è dolce il suo respiro fra i pensiere miei
distanze enormi sembrano dividerci
ma il cuore batte forte dentro me

chissà se tu mi penserai
se con i tuoi non parli mai
se ti nascondi come me
sfuggi gli sguardi e te ne stai
rinchiuso in camera e non vuoi mangiare
stringi forte a te il cuscino
piangi e non lo sai quanto altro male ti farà la solitudine

marco nel mio diario ho una fotografia
hai gli occhi di bambino un poco timido
la stringo forte al cuore e sento che ci sei
fra i compiti d'inglese e matematica
tuo padre e i suoi consigli che monotonia
lui con il suo lavoro ti ha portato via
di certo il tuo parere non l'ha chiesto mai
ha detto "un giorno tu mi capirai"

chissà se tu mi penserai
se con gli amici parlerai
per non soffrire più per me
ma non è facile lo sai
a scuola non ne posso più
e i pomeriggi senza te
studiare è inutile tutte le idee si affollano su te
non è possibile dividere la vita di noi due
ti prego aspettami amore mio...
ma illuderti non so!
la solitudine fra noi
questo silenzio dentro me
è l'inquietudine di vivere la vita senza te
ti prego aspettami perché
non posso stare senza te
non è possibile dividere la storia di noi due



Tradução



"A solidão"



Marco foi embora e não retorna mais
O trem das 7:30, sem ele
E um coração de metal sem alma
No frio da manhã cinza da cidade

Na escola o banco está vazio, Marco está dentro de mim
É doce sua respiração entre meus pensamentos
Distâncias enormes parecem nos dividir
Mas o coração bate forte dentro de mim

Quem sabe se você pensará em mim...
Se com os seus não fala mais
Se você se esconde como eu
Desvia os olhares e você está
Confinado no quarto e não quer comer
E abraça forte contra si o travesseiro
E chora sem saber quantas outras dores te trará a solidão

Marco em meu diário há uma fotografia
Com olhos de menino, um pouco tímido
Aperto-a contra o peito e sinto que você está lá
Entre as tarefas de inglês e Matemática

Seu pai e o seus conselhos... que monotonia!
Ele com o seu trabalho o levou para longe
Certamente, ao seu parecer, não lhe perguntou jamais
E disse: "Um dia você me entenderá"

Quem sabe se você pensará em mim
Se com os amigos falará
Para não sofrer mais por mim
Mas não é fácil, você sabe
Na escola não posso mais
E as tardes sem você
Estudar é inútil, todas as idéias se concentram em você

Não é possível dividir a vida de nós dois
Eu imploro! Espere-me, meu amor
Mas te iludir eu não sei

A solidão entre nós
Este silêncio dentro de mim
É a inquietação de viver
A vida sem você
Eu lhe imploro, espere-me, porque
Eu não posso estar sem você
Não é possível dividir a história de nós dois

A solidão entre nós
Este silêncio dentro de mim
É a inquietação de viver
A vida sem você
Eu lhe imploro, espere-me, porque
Eu não posso estar sem você
Não é possível dividir a história de nós dois

A solidão

Nenhum comentário:

Postar um comentário