terça-feira, 28 de abril de 2009

Kid Abelha

No universo musical como não mencionar um dos grupos da maravilhosa década de 80' : Kid Abelha.
Entrar em comércios de grande porte que tenha música ambiênte aos seus cliêntes atualmente é um tanto comum hoje em dia, agora o que você acha de no meio de toda a "muvuca" flagrar diversas pessoas cantando as músicas?
É extraordinário, faz bem aos cliêntes e aos funcionarios, não é mesmo?
Principalmente quando se trata de clássicos como "Pintura Íntima", "Fixação" e "Como Eu Quero", todas são sucessos indiscutíveis mas esta ultima tocou muito, mas muito mesmo nas rádios.
Kid Abelha é um grupo pop rock , ( Rio de Janeiro, Brasil ), que faz sucesso desde a década de 80. É composto por Paula Toller, George Israel e Bruno Fortunato, sem esquecer a importante participação de Leoni que segue em carreira sólo bem sucedida.
É um dos mais importantes grupos de pop rock do Brasil, o Kid Abelha foi formado por jovens estudantes que cursavam a PUC-RJ. O baixista Leoni cursava Direito, o tecladista e saxofonista George Israel estudava Engenharia, e o guitarrista Bruno freqüentava às aulas de Historia. Até então, eles não tocavam juntos, e Leoni tinha uma banda com um amigo baterista chamado Beni e o guitarrista Pedro Farah.
Foi em uma aula de francês que Paula Toller e Leoni se conheceram. Paula soube que ele tinha uma banda com Beni e Pedro, foi para alguns ensaios e com o tempo, os dois começaram a namorar. Logo depois, ela passou a cantar no grupo, ainda sem nome. George entrou na banda através de um amigo de Leoni e Bruno só entrou depois que Pedro Farah saiu da banda. Ele passou a ser o novo guitarrista, por indicação do próprio Farah.
Apesar de já ter uma grande lista com prováveis nomes, a banda ainda não tinha definido como se chamaria, mas já havia gravado uma fita demo intitulada “Distração”. Beni se encarregou de levar a fita à radio Fluminense FM, e o responsável pela programação, Luiz Antonio Mello, gostou muito da canção e resolveu tocá-la na mesma hora.
Quase que por acaso o nome “Kid Abelha e os Abóboras Selvagens” foi escolhido, enquanto a música era executada na programação da rádio. O batismo foi inspirado no grupo pop norte-americano Kid Creole And The Coconuts. “Distração” foi bastante tocada na extinta emissora carioca. O conjunto participara também do LP Rock voador, reunindo vários grupos novos. Mesmo com o sucesso batendo às portas, Beni deixa a banda em 1983.
Dois anos depois O Kid Abelha e os Abóboras Selvagens lançava o seu primeiro disco, “Seu Espião”, que trazia, entre outros, os clássicos “Pintura Íntima”, “Fixação” e “Como Eu Quero”. Com esse LP, o conjunto ganhou o primeiro disco de ouro de sua geração.


No ano seguinte, veio o álbum “Educação Sentimental” e o grupo também se apresentou na primeira edição do festival Rock in Rio. Nos anos seguintes a banda colheu os frutos do sucesso lançando diversos álbuns como “Ao Vivo” (1986), “Tomate” (1987), “Kid” (1989), “Tudo é permitido” (1990), “Iê Iê Iê” (1993), “Meio Desligado” (1995).
1996 foi um ano de renovação para o Kid Abelha, com o lançamento de “Meu Mundo Gira em Torno de Você", que trazia a regravação de “Na Rua, Na Chuva, na Fazenda”, e que colocou o Kid Abelha no topo das paradas novamente. O álbum Remix (1997) rendeu ao Kid a marca de 1 milhão de cópias vendidas e 8 apresentações com lotação máxima no ATL Hall, na época a maior casa de espetáculos do Brasil.
Em 1997 o Kid Abelha se apresenta na Espanha, EUA e América Latina, divulgado seu primeiro CD em espanhol, “Kid Abelha”. Gravado em Madri, o álbum é uma seleção de ‘hits’ e conta com a participação especial de Alejandro Sanz, que faz dueto com Paula em “Nada Por Mi”.
A trajetória de sucesso continuou nos anos seguintes com os álbuns “Autolave”, “Coleção”, “Surf”, “Acústico MTV” e “Pega Vida” - trabalho mais recente, lançado em 2005. Entre esse tempo, a banda volta a se apresentar no Rock in Rio, em sua terceira edição.
Paula Toller lança seu segundo CD solo, Só Nós. O trabalho tem catorze canções inéditas, compostas por Caio Márcio e Coringa, Dado Villa-Lobos, Donavon Frankenreiter, Jesse Harris (autor de "Don't Know Why", de Norah Jones), Nenung (do grupo gaúcho Os The Darma Lóvers), Kevin Johansen, Paul Ralphes e Paula Toller. "All over" e "À noite sonhei contigo" seriam de uma vez as canções de divulgação do disco, mas por problemas com selos internacionais o primeiro single foi "Meu amor se mudou pra lua", lançado dia 22 de maio".
George Israel também lança seu segundo disco solo, com o single de lançamento "A Noite Perfeita", parceria com Leoni (depois de 20 anos sem comporem juntos) e João Barone (baterista dos Paralamas do Sucesso). Também no disco, "Alguém Como Você", música feita por George Israel para o acústico MTV da dupla Sandy e Junior e "As Rosas Não Falam", de Cartola.
No final de 2008, Paula Toller lança em CD e DVD o trabalho Nosso, gravado ao vivo na turnê SóNós. O disco faz uma mistura entre os dois trabalhos anteriores, trazendo também dois hists do Kid Abelha (Grand' Hotel e Nada por mim), as regravações de Saúde / Só love (Rita Lee / Claudinho e Bucheca) e Mamãe coragem (Caetano Veloso) e a versão original em Espanhol de À noite sonhei contigo, titulada Anoche soñé contigo.
Os fãs perguntam pelo retorno da banda em contatos virtuais ou pessoais com membros do Kid Abelha, principalmente com Paula Toller e George Israel, mas a resposta é sempre a mesma, de que não sabem do futuro do Kid Abelha.

II-

Com 21 anos de estrada, o Kid Abelha gravou doze álbuns de estúdio e três ao vivo. À frente da banda, Paula Toller (cantora), George Israel (sax, violão e vocais) e Bruno Fortunato (guitarra), inscreveram várias canções na história do pop-rock nacional, sendo apontados pela imprensa e por colegas artistas como uma verdadeira "fábrica de hits".

Em 1982, ao som de Distração, o Kid estreou na lendária rádio Fluminense FM, e dois anos depois lançava o seu primeiro disco, Seu Espião, que trazia, entre outros, os clássicos Pintura Íntima, Fixação e Como Eu Quero. Com esse LP, o conjunto ganhou o primeiro disco de ouro de sua geração.

Em 85, a banda se apresentou no primeiro Rock in Rio, experiência que eles mesmos definem como seu "vestibular para o show-business".

De lá para cá, uma enxurrada de sucessos como Alice, Nada Por Mim, Grand' Hotel e Eu Tive um Sonho, garantiram ao trio carioca uma sólida carreira de turnês nacionais e participações em festivais de grande porte.

Na temporada do acústico Meio Desligado (1995), houve uma renovação de público que se consolidou em 1996, quando Toller, Israel e Fortunato lançaram Meu Mundo Gira Em Torno de Você. Esse CD traz a recriação do antigo sucesso soul de Hyldon, Na Rua, Na Chuva, Na Fazenda, novamente transformado em hit e cantado por platéias de todo o país. Em 1997, o êxito de Meu Mundo foi somado ao do CD Remix e levou o Kid à marca de 1 milhão de cópias vendidas e 8 apresentações lotadas no Metropolitan, na época a maior casa de espetáculos do Brasil.

1997 também marca o desembarque do Kid Abelha na Espanha, EUA e América Latina a bordo de seu primeiro CD em espanhol, Kid Abelha. Gravado em Madri, o álbum é uma seleção de hits e conta com a participação especialíssima de Alejandro Sanz, que faz dueto com Paula em Nada Por Mi.

Depois do elogiadíssimo Autolove (1998), com participação e arranjos de Egberto Gismonti, em 2000 o Kid lança Coleção, reunindo material inédito e regravações de MPB, e depois de 16 anos deixa a gravadora Warner e assina com a Universal.

Em 2001, depois da consagração frente a 150 mil pessoas no Rock in Rio 3, o Kid vem com Surf, primeiro trabalho na nova casa. Rock, pop e soul se misturam em canções sobre a solidão, a beleza, a música e a movimentação da vida na amada cidade do Rio de Janeiro.

Ainda durante a turnê do CD Surf, batizada de Parabolóide Hiperbólico, a banda é convidada para participar do vitorioso projeto Acústico MTV.
Seis meses de ensaios, produção de Paul Ralphes e George Israel, participações especiais de Lenine e do guitarrista Edgard Scandurra, do IRA!. Em setembro de 2002, acontece em dois dias a esperadíssima gravação ao vivo num estúdio de Jacarepaguá, Rio.
O disco traz 3 canções inéditas, 03 regravações inéditas e muitos sucessos da banda em versões unplugged, usando violões, bandolins, acordeão, berimbau, quarteto de cordas e piano acústico, entre outros instrumentos.

Com público e prestígio renovados, pela terceira década consecutiva a “fábrica de hits” volta a produzir momentos marcantes da canção pop brasileira, frutos da parceria de sucesso entre Paula Toller, George Israel e Bruno Fortunato.


Parte II a Fonte: KidAbelha.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário