quinta-feira, 2 de abril de 2009

Julio Iglesias


Julio Iglesias entrou para o livro dos recordes em 1983 ao receber disco de diamante pela vendagem de mais de 100 milhões de cópias em 6 línguas.
A primeira aparição no universo musical como cantor foi no “Festival de la Canción” na Espanha em 1968, no qual foi o vencedor cantando a música “La Vida Sigue Igual”, de sua autoria e que o tornou famoso em todo país. Em 1970, lançou o disco “Gwendoline”, que alcançou o topo das paradas na América Latina, Japão e Alemanha. No ano seguinte alcançou a marca de um milhão de cópias vendidas.


Julio Iglesias nasceu em Madrid, no dia 23 de Setembro de 1943. É o filho mais velho do Dr. Julio Iglesias Puga e de Maria Del Rosario de la Cueva y Perignat. Compartilhou sua infância com seu irmão Carlos.
Pela parte de pai, seus ascendentes nasceram na Galicia. O seu pai, Dr. Iglesias, nasceu na cidade de Orense. E seus avôs paternos chamavam-se Manuela e Ulpiano.
A sua avó materna chamava-se Dolores de Perignat Orejuela de Camporedondo e seu avó, Jose De La Cueva.
A família de Julio viveu em Madrid, na rua Altamiro, onde ele passou os primeiros três anos da sua vida. Em 1946 a sua família mudou-se para a Rua Benito Gutierrez onde permaneceu até ao seu casamento em 1971.

Julio foi um destacado atleta de futebol, ocupando a posição de goleiro nas camadas jovens do Real Madrid. O seu sonho era ser Jogador de futebol profissional.

Mas, na noite de 22 Setembro de 1963, quando tinha 20 anos de idade, ao conduzir o seu carro entre Majadahonda e Madrid juntamente com os seus amigos Enrique Clemente Criado, Toto Arroyo Pedro Luis Iglesias, teve um trágico acidente que o deixou semi-paralizado durante um ano e meio, existindo poucas hipóteses de poder voltar a andar. No hospital Eloy Gonzalo de Madrid, Julio ouvia rádio e escrevia poemas e versos românticos. Eladio Magdaleno, uma jovem enfermeira que o tratava, ofereceu-lhe uma guitarra. Nunca, até aí, ele tinha pensado tornar-se num cantor. Mas a vida tem as suas surpresas.

Cantar começou por uma distração, para esquecer o tempo em que foi um atleta. E dia após dia ia melhorando na dificil arte de tocar guitarra, conseguindo compor musicas para os seus poemas.

Felizmente recuperou do acidente e, em 1966, matriculou-se na Universidade de Murcia, para prosseguir os seus estudos.
Viveu, também em Inglaterra para aperfeiçoar o sei inglês. Primeiro em Ramsgate e depois no Bell's Language School em Cambridge. Aos fins de semana costumava cantar no pub "Air Port" algumas canções mais em voga na época de Tom Jones, Engelbert Humperdinck, The Beatles...- E foi em Cambridge que encontrou Gwendolyne Bollore que foi sua namorada e a quem dedicou uma canção Gwendolyne, que fez enorme sucesso.

De regresso a Madrid, dirigiu-se a um estúdio musical, na esperança de conseguir arranjar alguém para interpretar a sua canção.
No entanto, e para sua surpresa, o gerente perguntou-lhe "Porque não a cantas tu?". Julio respondeu "Porque eu não sou cantor"!. Em Julho de1968 ganhou o festival de Benidorm com a canção La vida sigue igual, tendo assinado um contrato com a Columbia Records.

Em Fevereiro de 1969 participou no Brassow Golden Stag Festival (Bucareste- Roménia). Nesse mesmo ano gravou o seu primeiro LP na DECCA estudios em Londres, fez a sua primeira digressão em Espanha, cantou no Festival de Viña del Mar (Chile), participou no Festival de San Remo (Itália) e fez o seu primeiro filme La vida sigue igual.

Julio casou em 20 de Janeiro de 1971 em Toledo (Espanha), com Isabel Preysler Arrastria, passando a sua lua de mel nas Canárias. Tiveram três filhos: "Chabeli" María Isabel (1 Sept. 1971, Estoril), Julio José (25 Fev. 1973, Madrid) e Enrique Miguel (8 de Maio 1975, Madrid). O casal separou-se em 1978, sendo o seu casamento anulado um ano depois.

Segue-se estudos para se tornar um diplomata e, em paralelo com vista a tornar o esporte footbaleur equipe profissional Real Madri. Um grave acidente automobilístico pôr fim a sua carreira desportiva e folhas sobre um leito de hospital dois anos. Isso é quando ele começa a cantar e tocar violão. Em 1968, os seus direitos sejam concluídos estudos, ele se apresenta e ganha uma grande competição cantando em Espanha, é o clique.
Dois anos mais tarde, seu primeiro álbum gravado e está rapidamente se tornando uma superstar internacional. Em 1971, ele casado Isabelle Preysler, que irá dar-lhe três filho: Chábeli, Julio José e Enrique (Julio Isabella divórcio, em 1975, ele vive hoje em Miranda Rijnsburger, um holandês com quem tem dois filhos próprios Miguel Alejandro e Rodrigo ). Julio canta para os quatro cantos do mundo, no Japão desde os E.U. e registos destes álbuns em um vasto leque de línguas. Em 1983, ele recebeu um duro diamante para todas essas vendas em todo o mundo que se elevam a mais de cem milhões de cópias. Se o crooner Julio fato crack mulheres é, sem dúvida graças ao seu perfeccionismo e seu desejo de sempre melhorar as coisas e seu talento para ir cavar profundamente em seu coração e sua alma para cada uma das suas criações. Seu último álbum francês datado de 1990 ( "Love Life"), ele retornou em 2005 para o público do hexágono com "O Homem que eu sou" álbum em doze títulos melancolia e, mais uma vez, permite que se deslocam escapar em um país de sonhos maravilhosos e amor.
250 milhões cópias vendidas, 2600 discos de ouro e de platina, 4000 shows em mais de 500 cidades do mundo e uma canção tocada a cada 30 segundos. Esses são os números do maior artista latino de todos os tempos, Julio Iglesias. Antes de se tornar cantor, estudou Direito e chegou a jogar futebol pelo Real Madrid como goleiro, mas um grave acidente de carro fez com que Julio parasse a carreira de jogador aos 22 anos. Quase paralítico, o cantor ficou muito tempo internado e para passar o tempo escrevia poemas. Durante a recuperação, seu enfermeiro lhe deu uma guitarra para ajudar na fisioterapia. A partir daí, Julio Iglesias transformou seus poemas em músicas e descobriu sua verdadeira vocação.

No ano de 1973 consagrou-se como o artista que mais ganhou prêmios em toda a América Latina e Espanha. O disco “Flor de Piel” lançado em 1974, teve como sucesso a música “Manuela”, que estourou na Europa, Ásia, Canadá e América Latina. Em 1977, seu novo álbum “El Amor” também fez sucesso na África e em 1978, lançou “33 Años” onde o cantor gravou sua primeira música em francês “Aimer la Vie” e em italiano “Sono un Pirata, Sono un Signore”.

1979 foi marcado pela gravação do disco em português “Emociones” e pelo fim do casamento com Isabel Preysler, com quem teve 2 filhos María Isabel e Julio Jose Iglesias. Lançou em 1980, “Hey”, que mais uma vez fez sucesso em todo o mundo. Em 1982, Julio Iglesias lançou “De Niña a Mujer”, que bateu vários recordes musicais, entre eles, o show da turnê no Estádio do Flamengo no Rio de Janeiro para mais de 80 mil pessoas e no Japão, que rendeu vários discos de platina. No mesmo ano, “Momentos” chegou às lojas de todo mundo com o sucesso “Begin the Time”.

Julio Iglesias entrou para o livro dos recordes em 1983 ao receber disco de diamante pela vendagem de mais de 100 milhões de cópias em 6 línguas. Além disso, ganhou uma estátua em tamanho natural no Museu de Grevin, em Paris. Para entrar no mercado americano, gravou em 1984 dois singles “To La The Girls I Loved Before”, com Willie Nelson e “Al of You”, com Diana Ross. Seu primeiro trabalho em inglês “1100 Bel Air Place” vendeu mais de 3 milhões de cópias nos EUA. Em 1985 lançou mais um álbum - “Libra”. O disco “Un Hombre Solo”, de 1987, rendeu o Grammy de Melhor Artista Latino Pop.

Julio lançou em 1989, “Raíces” com clássicos em italiano, espanhol, português e francês e, em 1990, gravou seu terceiro disco em inglês, “Starry Night”, muito elogiado pela critica na época. Com a periodicidade de um disco a cada ano e meio, em 1992, o cantor lançou “Calor” e, em 1994, “Crazy”, vendido em todos os continentes do mundo. “La Carretera” foi lançado em 1995 e Julio Iglesias foi homenageado na China como o primeiro estrangeiro a receber o prêmio Disco de Ouro no país. Seu próximo trabalho “Tango” de 1996, alcançou a marca de 9 milhões de cópias vendidas, além de 35 discos de ouro. Foi proclamado em 1997, na cidade de Miami, que o dia 8 de Setembro seria o “Dia de Julio Iglesias” em homenagem ao cantor.

Em 1998 lançou “My Life: The Greatest Hits” e, em 1999, iniciou uma turnê mundial “My Life World Tour”. Em 2000 voltou a lançar um CD “Noche de Cuatro Lunas” e os trabalhos internacionais “Una Donna Può Cambiar la Vita” em italiano e “Ao Meu Brasil” em português. No ano seguinte, ao completar 60 anos de idade e 35 de sucesso, lançou “Divorcio”, o 77º trabalho de sua carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário