sexta-feira, 17 de abril de 2009

Joe Cocker



No universo musical como ficar sem citar Joe Cocker? Impossivel!
O seu primeiro grande sucesso foi "With a Little Help from My Friends", uma versão da música dos Beatles gravada com o guitarrista Jimmy Page. No mesmo ano ele apareceu no Festival de Woodstock, seu estilo é único e sua voz marcante.

Joe Cocker (John Robert Cocker)
Nascido em Sheffiel em 20/05/1944

Joe Cocker ainda conseguiu mais alguns hits com "She Came Through the Bathroom Window" (outra versão de uma música dos Beatles), "Cry Me a River" e "Feelin Alright". Em 1970 sua versão ao vivo do sucesso "The Letter" dos Box Tops, lançado na compilação Mad Dogs & Englishmen tornou-se sua primeira canção a entrar no Top Ten americano.

No começo dos anos 70 ele teve problemas com drogas e álcool que acabaram atrapalhando sua carreira. Ele conseguiu, entretanto, se livrar e retornar nos anos 80, conseguindo grande sucesso até os anos 90 com as canções "Up Where We Belong", "You Are So Beautiful", "When The Night Comes" e "Unchain My Heart", tema da novela brasileira Sassaricando. É conhecido no Brasil por cantar o tema de abertura da série Anos Incríveis, exibido pela TV Cultura, TV Bandeirantes, Multishow e Rede 21, até voltar à TV Cultura. Em 2002 sua regravação da musica Never Tear us apart da banda INXS foi tema de sucesso da novela Coração de Estudante.

Joe Cocker começa a tocar bateria e cantar com a grupo Cavaliers, aos quinze anos. Aos dezessete, assume os vocais da banda, que excursionará pela Inglaterra até 1964. Nesse ano, assina com a Decca e lança o single "I´ll Cry Instead", cover dos Beatles, sem sucesso.

No ano seguinte, forma a Grease Band. Consegue novo contrato solo com a EMI em 1967. “Marjorine” entra no Top 50 britânico. Ainda nesse ano, lança outra cover dos Beatles. "With a little help from my friends" lidera a parada britânica.

O álbum de mesmo nome, com participações de Jimmy Page e Steve Winwood, fica no Top 40 norte americano. Em agosto de 1969, participa do festival de Woodstock. Ainda nesse ano, Joe Cocker chega ao 11º lugar nos EUA, emplacando o hit "Delta Lady", de Leon Russel, também produtor do disco.
Acompanhado por mais de vinte músicos, Cocker realiza em 1970 a turnê Mad Dogs And Englishmen. Registrada em álbum, chegará ao segundo lugar. Depois da turnê, Cocker mergulha numa crise regada à álcool e drogas. Volta aos primeiros postos das paradas com "You are so beaultiful", quinto lugar nos EUA em 1975. A música está em I Can Stand A Little Rain.
Em agosto de 1977, faz vários shows no Brasil. Lidera pela primeira vez a parada norte-americana com "Up where we belong", dueto com Jennifer Warners que é tema do filme A Força do Destino (An Officer And A Gentleman). A canção ganha ainda o Oscar de 1982.
Na década de 80, só voltará a fazer sucesso com "When the night comes". O single, em dueto com Bryan Adams, chega ao 11º lugar nos EUA. Cocker vem ao segundo Rock In Rio, em janeiro de 91. Nesse ano, sai o álbum Night Calls.
As suas atuações iniciais foram realizadas sob o pseudónimo de Vance Arnold, em pubs de Sheffield, cidade onde nasceu. O músico conciliva o seu emprego diurno no ramo da instalação de gás, com espetáculos onde interpretava temas de Ray Charles, com a banda The Avengers. Vance Arnold and the Avengers viveram o seu momento alto em 1963, quando fizeram a primeira parte de um concerto dos Rolling Stones, em Sheffield.
No ano seguinte, Joe Cocker abandonou o seu emprego diurno e editou o seu primeiro single, uma versão do tema dos Beatles "I'll Cry Instead", com a colaboração da banda Joe Cocker Big Blues. A pouco e pouco, o cantor foi conquistando uma sólida legião de fãs em Inglaterra e em França, onde foi apelidado de "Le Petit Ray Charles". Aos Joe Cocker Big Blues sucedeu The Grease Band, grupo que contou com Chris Stainton, segundo Cocker, o melhor músico do mundo.
O cantor conquistou os Estados Unidos, em 1969, quando marcou presença no programa de televisão Ed Sullivan Show e não tardou até começar a actuar em festivais de Verão, de entre os quais, se destacou o concerto realizado no festival de Woodstock.
O disco de 1970, "Mad Dogs and Englishmen", serviu serviu de mote a uma digressão que levou Joe a tocar em quarenta e oito cidades, num espaço de cinquenta e seis dias. Nesse ano, o músico vendeu mais de três milhões de discos só nos Estados Unidos e os seus três primeiros álbuns chegaram à platina.
Já na década de 80, a carreira de Joe Cocker continuou a ser marcada pelo sucesso, tendo o cantor aceitado o convite dos Crusaders para colaborar no tema "I'm So Glad I'm Standing Here Today", exclusivamente escrito para ele, e interpretado na cerimónia dos Grammys de 1992.
Em 1982, depois de ultrapassados os problemas de voz causados pelo consumo excessivo de álcool, quer no palco quer fora dele, o cantor regressou às tabelas de vendas com o tema "Up Where We Belong", um dueto com Jennifer Warnes, incluído na banda sonora do filme "Oficial e Cavalheiro".
"Civilized Man" (1984), "Cocker" (1986), "Unchain My Heart" (1987) e "One Night of Sin" (1989) foram discos de platina, do mesmo modo que em 1991 o tema-título do álbum "Night Calls" conquistou o ouro na Europa, em poucas semanas.
Em 1994, Joe Cocker levou a cabo uma digressão apoiada no álbum "Have a Little Faith", que assaltou as tabelas de vendas de muitos países graças ao tema "The Simple Things" e, dois anos depois, o cantor prestava uma homenagem à sua respeitável carreira com a edição de "Organic", um disco que levou Cocker a revisitar composições antigas como "Delta Lady" e "You Are So Beautiful".
"No Ordinary World" surgiu em 2000 e, pela primeira vez, as versões realizadas por Joe não foram alvo de críticas positivas. O músico pouco acrescentou à sua recriação dos temas "First We Take Manhatten", de Leonard Cohen, e "While You See a Chance", de Steve Winwood e Will Jennings.
Para as gerações atuais, vale conferir este talentoso cantor que além de sua carísma, demonstra todo o sentimento quando libera sua voz é contagiante. Confira ok?

Agora para quem já conhece esta fera, vale sempre relembrar e curtir
este fantástico artista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário