terça-feira, 31 de março de 2009

Joni Mitchell


Joni Mitchell (07 de novembro de 1943)no universo musical é uma cantora formidável e poetisa canadense que influênciou e muitas gerações e aínda notóriamente por eloquência de Joni e seu talento extraordinário,sempre será fonte de inspiração.

Alcançou o sucesso na década de 70, fazendo uma música influenciada pelo jazz e pelo folk rock. Suas letras são introspectivas e de caráter romântico, e estão entre as melhores criadas na história do rock. Gravou dois discos que entraram para a história do rock: Clouds, de 1969, e Blue, de 1971, que ocupa a 30ª posição na lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos da revista Rolling Stone.

Joni Mitchell(Roberta Joan Anderson),nasceu em 07 de novembro de 1943 em Fort MacLeod no Canadá. Desde pequena Joni percebeu que tinha talento para compor e para cantar. Ela contraiu pólio aos nove anos e quando se recuperava no hospital, começou sua carreira tocando e cantando para os pacientes. Depois de mudar para Toronto, ela casou com o folksinger Chuck Mitchell em 1965 e passou a adotar o nome de Joni Mitchell.
Com uma voz que alcança uma extensão vocal de duas oitavas e meia Joni quebra corações e emociona platéias com suas letras fortes e auto-construtivas, que vão de temas auto biográficos até a industrialização e a destruição da natureza. Joni passou por inúmeras dificuldades antes de alcançar sua fama. Sem dinheiro, nem moradia, Joni em uma situação de desespero casou-se com um cantor folk Chuck Mitchell, de quem herdou seu sobre-nome... O casamento para alegria de alguns durou apenas um ano e meio. Após seu divórcio em 1967 Joni conheceu Elliot Roberts e David Crosby ex-membro do The Byrds, os dois a ajudaram a conseguir uma boa divulgação e contrato com gravadoras. Em 1968 seu primeiro disco intitulado Joni Mitchell é lançado no mercado fonográfico, o disco ganhou até um apelido Song To A Seagull e outros artistas começaram a interpretar suas canções. Mesmo assim não alcançou um sucesso grandioso.

Em 1969 Joni é convidada a participar do Woodstock que contava com cantores como Joan Baez, Jimi Hendrix e Janis Joplin, mesmo assim Joni não participou por motivos pessoais, Woodstock é o nome de uma de suas músicas prediletas o qual influenciou o festival. Joni interpretava suas músicas ao lado de grandes feras do rock, mas mesmo assim sua especialidade era o Folk. No mesmo ano lançou seu segundo disco Clouds que contava com o clássico "Big Yellow Taxi", música em que Joni conseguiu fazer uma crítica ao mundo mostrando uma mensagem de paz e preservação da natureza.

Em 1970 Joni recebe uma indicação ao Grammy Awards como melhor artista folk, não deu outra Joni levou o Grammy mais que merecido. No mesmo ano participou de Isle of Wight um festival na Inglaterra considerado um segundo Woodstock. Uma curiosidade deste show é que quando Joni se apresentava um homem invadiu o palco e começou a proferir palavras que eram julgadas impróprias as pessoas que lá se encontravam. O homem foi arrastado para fora, curiosamente esse era Charles Manson que logo se tornaria um dos maiores serial killers da história.

A gravadora Reprise vendo o sucesso recém alcançado assinou com Joni a gravação de seu terceiro disco Ladies Of The Canyon, o qual foi o seu disco mais vendido, e ganhou um disco de ouro por mais de meio milhão de cópias vendidas. Já era comum ouvir suas músicas nas rádios. Com um grammy, um nome respeitado e uma carreira sólida Joni passou a se sentir sufocada: "Me sinto como se estivesse em uma gaiola". Joni começa a reduzir drásticamente suas apresentações a não ser em eventos beneficentes. Logo Joni vendeu sua casa e comprou outra em Columbia onde se dizia ter mais comodidade e privacidade.

Após seu suposto sumiço Joni lança seu quarto disco auto intitulado Blue um disco totalmente significante para ela. Desde as músicas até o encarte representam seu momento que, segundo ela, era frágil e transparente. As canções transmitem mensagens de amor, distância, perdas. Joni compõe clássicos como "California" e "Carey", até músicas mais alegres são obscurecidas pelo tema central do disco; o sofrimento e a solidão.

Blue é um dos álbuns mais importantes da história do rock/folk e da carreira da cantora. O álbum estréia entre o top 20 da revista Billboard. Em 1972 Joni lança seu primeiro disco com uma orquestra: For The Roses, um disco que a envolvia em um cenário pop/folk. O primeiro single "You Turn Me On, I´m a Radio" emplacou no #25 nos EUA. Joni usava muita ironia em seu novo disco. Em 1973 Joni inicia as gravações para seu próximo disco Court and Spark. Em março de 1974 o disco é lançado. Em julho, o single "Help Me" alcança o #7 nos EUA. O álbum alcança a segunda posição na Billboard e permaneceu por lá 4 semanas. No mesmo ano é lançado Miles Of Aisles que atingiu intensas e extraordinárias críticas de vários jornais. Joni era uma das cantoras mais respeitada no mundo da música.

Em janeiro de 1975 Joni recebe quatro nomeações ao Grammy. Na primavera deste ano Joni entra em estúdio e grava algumas demos que foram lançadas dois anos depois. Então ela lança The Hissing Of Summer Lawns que alcançou a quarta posição na Billboard. No natal de 75 ela começa a promover o disco cantando ao lado de vários músicos em vários eventos. Feras como Rolling Stones são um exemplo. Joni entra em uma nova Tour no janeiro de 1976. A partir daí Joni lançou incontáveis discos, cerca de 15 e sempre obteve seu sucesso. Conseguiu atingir a incrível sensibilidade interior para compor suas músicas. Após se apresentar em inúmeros shows beneficentes ao lado de inúmeros artistas como Cyndi Lauper, Sinéad O'Connor, Scorpions.

Após emocionar platéias e receber incríveis críticas positivas e ganhar um tributo em sua honra, Joni Mitchell lança em abril de 2005 seu mais recente álbum Songs Of Prairie Girl, que a traz de volta ao mundo musical. O disco atingiu uma extrema sensibilidade e motivação. Após ter cantado Jazz, Pop, e até rock, Joni volta a suas raízes, o folk, coisa que ela mais sabe fazer. Enfim Joni materializou-se e conseguiu deixar sua marca no mundo da música, hoje sua influência é mostrada por inúmeros cantores e compositores mundo a fora. Em 1996, ela compilou um par de antologias, "Hits and Misses" que continha sucessos bem como músicas nem tão famosas.
Em 1998, um novo álbum de estúdio, "Taming the Tiger", foi seguido depois por"Both Sides Now", uma coleção de standards em 2000. Dois anos depois, Mitchell lançou o álbum duplo "Travelogue" dizendo que esse era o último, porque estava cansada da indústria fonográfica.
Joni Mitchell atualmente encontra-se trabalhando em apresentações solos e inúmeras atividades paralelas. O seu nome já é perpétuo no mundo da música, influenciável para muitas outras gerações que virão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário