quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

John Lennon


John Lennon e a 1ª esposa Cyntia Powel
Paz, amor e tabefes

Ex-mulher conta em biografia que
Lennon não era assim tão doce...


Aos 17 anos, o futuro beatle John Lennon pegou sua namorada dançando com um colega de classe numa festa. Lennon ficou na dele, mas vingou-se de forma brutal: no dia seguinte, seguiu a moça até o sanitário do colégio e a esbofeteou com tanta força que ela bateu com a cabeça num encanamento. "Ele saiu sem dizer nada, deixando-me ferida e pasmada", lembra Cynthia Powell, a namorada em questão. Primeira mulher de Lennon, ela narra esse episódio em sua biografia do ex-marido. Um trecho de John, que será lançado nos Estados Unidos e na Europa no dia 26, foi divulgado há dez dias pelo jornal inglês The Times. Cynthia retrata um Lennon ciumento, violento e inseguro bem distante do cabeludo que pregava o paz-e-amor. O livro também demole outro mito: Mimi, a tia que criou Lennon. Mostrada como uma senhora boazinha em outras biografias, ela é descrita como uma bruxa.
Lennon casou-se com Cynthia em 1962, depois de ela engravidar. A união foi um desastre. Ele não suportava a idéia de viajar com a mulher no período em que os Beatles gozavam de popularidade com o público feminino. Passou, então, a descontar sua frustração nela. Agredia Cynthia verbalmente e não dava bola para o filho, Julian. Chegou a dizer que o garoto foi gerado "numa noite de bebedeira". A gota d'água se deu em 1968, quando os Beatles viajaram para a Índia. Lennon "esqueceu" a mulher numa estação de trem. Pouco tempo depois, ele conheceu Yoko Ono e passou a trair Cynthia abertamente. Em 1969, eles se divorciaram.

Fonte:Sérgio Martins (Veja)

*Yoko Ono transformou a vida de Lennon

Yoko nasceu em 1933 e vem de uma família muito rica de Tóquio, no Japão. Ela estudou nos melhores colégios e depois da Segunda Guerra Mundial mudou-se para os Estados Unidos, onde renegou a fortuna da família e passou a se dedicar às artes.
A japonesa conheceu Lennon no final de 1966, quando o cantor visitou uma galeria em Londres onde ela estava expondo. Lennon se encantou por uma obra de Yoko em que subia as escadas, e no teto havia uma lupa com a palavra Sim!. Conforme ele avançava a escada, a palavra ficava mais nítida. John se apaixonou na hora. "Ela podia ter escrito qualquer coisa; guerra, sexo, morte. Mas ela escreveu 'sim', tudo que eu precisava naquele momento."
A artista passa a ser companhia inseparável do cantor, inclusive nos ensaios dos Beatles, o que causa a irritação dos outros integrantes.
Para piorar o clima, Yoko passou a cantar. E o casal acreditava realmente que sua voz era boa, quando na verdade ela só sabia gritar. Mesmo assim, gravaram alguns discos juntos.
Além da parceria musical, John e Yoko passaram a dividir as campanhas pacifistas. O casal transformou seu casamento numa coletiva de imprensa de uma semana, posando para fotos na cama de um hotel.
Juntos, tiveram um filho, Sean, em 9 de outubro de 1975, mesmo dia do aniversário de John. Diferente do que havia feito com Julian, o primogênito, Lennon passa a dar toda a sua atenção para seu filho com Yoko, que também já tinha uma filha do primeiro casamento. Sean e Julian são músicos.
John chamava Yoko de Mãe; e sem dúvida precisava mais dela do que ela dele. Seja como for, viviam grudados um no outro, alimentando uma fantasia de identidade.
Em certa época, passou a assinar seu sobrenome como Lennono (junção de Lennon com Ono).

Fonte: revista Bizz

Nenhum comentário:

Postar um comentário