quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Guns N´Roses


Biografia Guns N´Roses

Entre tantas bandas do gênero musical é indiscutível a diferença e influência que esta banda gerou no universo do Rock.
No início, eles eram apenas mais uma banda de Hard Rock entre as centenas que surgiram através da consagração de bandas como o Poison, Mötley Crüe e tantas outras. Alguns anos mais tarde, no entanto, os californianos do Guns N' Roses se tornariam uma das bandas mais influentes em todo o mundo, do final dos anos 80 e início dos anos 90, trazendo de volta a atitude e a musicalidade, para um tipo de som que estava desgastado e que se mantinha apenas pelo visual.
A história do Guns começa com Duff McKagan, baixista, que em 1981, já tinha um currículo considerável de bandas pelas quais havia tocado em Seattle. Em 1982, McKagan através de um anúncio de jornal chegou a Slash e Steven Adler, formando assim o Road Crew. A banda se desintegraria algum tempo depois mas os três não perderam contato.

Em 1983, Izzy Stradlin e Axl Rose que tocavam no Hollywood Rose, cruzam o caminho de Duff. Axl, que também cantava no LA Guns (de Tracii Guns) começa a ter problemas com alguns integrantes das duas bandas. O vocalista resolve então juntá-las . Estava completa a primeira formação do Guns N' Roses: W. Axl Rose (vocais), Izzy Stradlin (guitarra), Tracii Guns (guitarra), Duff McKagan (baixo) e Robert Gardner (Bateria). Não demora muito para conseguirem agendar uma turnê, porém, três dias antes do primeiro show, Tracii e Robert abandonam a banda.

Sem outra alternativa, Duff convida seus amigos Slash e Steven Adler para substituí-los. Mesmo essa turnê sendo um grande fracasso e obrigando a banda a vender parte de seus equipamentos para voltar pra casa, a formação clássica do Guns havia se completado e o sucesso estava por vir.Em 1986, contornando as dificuldades, gravaram um EP independente, chamado "Live Like a Suicide", e que continha quatro músicas gravadas ao vivo. Em 1987, começam a abrir shows do Motley Crue, Aerosmith e The Cult, e contando com a ajuda de Alice Cooper, conseguem um contrato com a Geffen. em março de 1986. Quatro meses depois, saia o 1º LP. A princípio, "Appetite For Destruction" - o primeiro disco de sucesso da banda - enfrentou boicotes das lojas, rádio, Tv, além de alguns grupos feministas.

A banda teve de mudar a capa do "Appetite for Destruction" (em que uma mulher era estuprada por um autômato), pois alguns donos de lojas diziam ser ofensivo às mulheres e recusavam-se a vender. Em alguns casos a capa original foi impressa dentro do livreto. No Brasil não ocorreu tal proibição, mas podem ser encontradas algumas cópias com a segunda capa (que traz a figura do crucifixo). O compacto "Sweet Child O' Mine", levou o grupo ao 1º lugar nas paradas de compactos e LPs, em agosto de 1988. "Appetite For Destruction" permanecia no topo por cinqüenta semanas, alcançando a marca de dez milhões de cópias vendidas. Também lançam "Live from the Jungle" somente no Japão.

A banda ganha os prêmios de "Melhor Novo Artista" e "Melhor Vídeo" (Welcome to the Jungle) da MTV. Uma série de episódios violentos (brigas, prisões e invasões de palco) marcou a 1ª turnê do grupo. Mas o fato mais grave aconteceu em Castle Donnington, Inglaterra, quando dois fãs morreram pisoteados durante uma apresentação no festival Monsters of Rock. Ainda em 1988 a Geffen Records decide lançar um novo álbum, "Lies", composto de apenas quatro composições novas e mais quatro gravações do EP Live Like a Suicide de 1986.

O disco traz a balada "Patience" que se tornou um dos maiores hits da banda. "Lies" se junta ao "Appetite For Destruction" na lista dos mais vendidos tornando o Guns N'Roses a primeira banda de hard rock a emplacar dois discos ao mesmo tempo nas paradas. As experiências com drogas foram o motivo do primeiro desfalque entre os componentes. Em 1988, Slash por pouco não é despedido por abuso de heroína e, em 1990, Steve Adler foi tirado da banda por não conseguir abandonar o vício. Três meses depois, o grupo encontra substituto para Steve: Matt Sorum, até então baterista do Cult. O tecladista Dizzy Reed se junta a banda, tendo início assim as gravações de um novo álbum.

Foram lançados assim, em 1991, os álbuns "Use Your Ilusion I" e "Use Your Ilusion II". Os dois discos são bem diversificados e a banda inova com a inclusão de backing vocals, naipes de metais, teclados e até samplers em algumas músicas. As faixas mais pesadas como "Garden of Eden" e "You Could Be Mine", dividem espaço com as baladas "Dont Cry", "Knocking on Heavens Door", "Estranged" e "November Rain", que mantém a banda na programação das rádios e MTV. Uma extensa turnê se seguiu após o lançamento de Use Your Ilusion, causando a saída de Izzy Stradlin da banda e que foi prontamente substituído por Gilby Clarke.

O próximo passo do Guns N'Roses foi o lançamento, em 1994, de um álbum só de covers , intitulado "The Spaghetti Incident". Além das bandas punk (Misfits, Fear, Sex Pistols, entre outras) foram gravados covers do Nazareth, Johnny Thunders e Skyliners. A polêmica do disco ficou por conta de uma faixa escondida "Look at Your Game Girl", que começa aos 02:17 da música "I Don't Care About You" e foi escrita pelo famoso assassino Charles Manson. Essa atitude foi muito criticada pela imprensa e o pagamento dos direitos autorais da música vão para Bartek Frykowski, o filho de uma das vítimas de Manson.

Na turnê de The Spaghetti Incident começam novas controvérsias entre os membros, que viriam a culminar com a saída de Dizzy e Gilby. Os discos solos de Duff e Slash são lançados e o grupo se separa oficialmente. Axl compra todos os direitos do nome Guns N' Roses e começa a reformular a banda sozinho.

Após um longo período trancado em sua mansão, compondo e fazendo contatos com novos músicos, o vocalista finalmente apresentou a nova formação da banda em um show na virada do ano em Las Vegas. Além do próprio Axl no vocal, o novo Guns N' Roses conta agora com Paul Huge (guitarra), o genial Buckethead (guitarra), o ex-Nine Inch Nails - Robin Finck (guitarra), Bryan "Brain" Mantia (Bateria), Dizzy Reed (Teclado) e Tommy Stinson (Baixo).A grande estréia mesmo da nova formação ocorreu no Brasil , onde eles tocaram no festival Rock in Rio III, no dia 14 de Janeiro.

Em uma apresentação com muita energia e executando músicas de todas as épocas, inclusive algumas inéditas , o show teve uma ótima receptividade por parte do público e da imprensa e, além de provocar seus antigos companheiros de banda com um sonoro "Fuck You" ao microfone, Axl mostrou que ainda tem muita estrada pela frente com o Guns N' Roses.
O próximo álbum, "Chinese Democracy", estava previsto para sair em junho de 2001, mas até agora não se sabe quando que o trabalho chegará às lojas. Irritada com a demorada e com o investimento milionário, a gravadora decidiu soltar uma coletânea no ano de 2004. Apesar dos protestos de Axl Rose, que tentou impedir o lançamento na Justiça, “Greatest Hits” saiu em 2004. Pouco depois, Buckethead, também cansado de esperar, anunciou que estava deixando o grupo.
Atualmente Axl esta mais magro, de cabelos rastafari e fez plástica...ele está parecendo um boneco de cera, espero que a voz esteja bem melhor do que a que ele apresentou no Rock in Rio, pois Bruce Dickinson do Iron Maiden na mesma edição
do
Rock in Rio, deu um show em termos de vocal em muitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário