quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Green Day


Biografia Green Day


É um trio musical interessante e intrigante, pois o estilo deles é uma mistura rock com uma pitada de punk e algo mais...

Green Day é uma banda de rock dos Estados Unidos formada em 1987 em East Bay, Califórnia. A banda é composta por Billie Joe Armstrong, Mike Dirnt e Tré Cool.
O começo de Mike e Billie foi difícil, apesar do talento. Eles se conheceram aos 10 anos, pouco antes do pai de Billie Joe Armstrong morrer de câncer. Mike Dirnt foi um dos poucos amigos de Billie que chegou a conhecer seu pai. Quando Mike completou 15 anos ele se mudou para a casa de Billie e os dois para se sustentar começaram a trabalhar de ajudantes de garçom no Rod's Hickory Pitt. Neste mesmo ano de 1987 Mike e Billie fundaram a banda, após recrutarem o baterista John Kiffmeyer (Al Sobrante}, sendo assim batizaram a banda de "The Sweet Children" que tocava em pizzarias e em campus. Pouco tempo depois fizeram seu primeiro show em um lendário clube chamado "Gilman Street", nesta mesma época Tré Cool tocava na The Lookouts. Algum tempo depois eles conseguiram assinar contrato com a gravadora Lookout! Records e mudaram o nome da banda de The Sweet Children para Green Day.

Em 1991 lançaram seu primeiro álbum e deram o nome de 1,039/Smoothed Out Slappy Hours que foi um sucesso no cenário local, contudo o baterista John Kiftmeyer anunciou sua saída da banda. Uma curiosidade não tão conhecida sobre o Green Day é que Al Sobrante e Tré Cool não foram seus únicos bateristas, com a saída de Al o Green Day chamou um baterista substituto Dave EC, que tem creditos na música "2000 Light Years Away".

Quando a banda se preparava para gravar seu segundo álbum eles chamaram um outro baterista, Tré Cool agora fazia parte da banda, e a formação final do Green Day estava completa. Em 1992 Kerplunk! foi lançado e a reputação da banda cresceu tornando a banda mais produtiva da Lookout Records. Em abril de 1993 o Green Day deixou sua gravadora e em bons termos foram contratados pele Reprise Records, e lançaram em 1994 o seu mais elogiado álbum Dookie. O principal motivo para qual ter estourado com o álbum Dookie foi o apoio da MTV sobre a música "Basket Case". Contudo o sucesso repentino levou ao ciúme e as pessoas começaram a chamar a banda de vendidos. A resposta para isso veio em outubro de 1995 com o lançamento do álbum Insomniac. Em 1997 Nimrod marcou uma mudança de direção para a banda e um dos melhores álbuns do Green Day estava sendo lançado e com ele vem "Good Riddance (Time of Your Life)" e novamente os chamaram de vendidos, apontando para o ritmo acústico da música. E em 2000 o álbum Warning entrava em cena com um estilo mais politizado, um dos marcos da banda.

Em 2003, durante o tempo passado no estúdio, uma banda de new wave surgiu na cena, conhecida como The Network. Esta banda de cinco integrantes, no primeiro olhar ou na primeira ouvida parecia ser o Green Day. O integrante principal, Fink, lembra o pseudônimo de Billie Joe Armstrong, Wilhelm Fink.

Para não parar após Warning, a banda foi ao estúdio escrever e gravar novo material para um álbum. Após completarem vinte faixas, um álbum impressivo de acordo com aqueles poucos que o ouviram, as fitas master foram roubadas do estúdio. A banda escolheu não tentar recriar o álbum roubado mas ao invés disso começou tudo de novo com o objetivo de ser mais ambiciosa.

O álbum resultante foi American Idiot, de 2004, e está sendo marcado como uma "Opera rock", ou mais corretamente um álbum de conceito contando a história de personagens como St. Jimmy, Jesus of Suburbia e Whatsername. Duas das faixas, "Jesus of Suburbia" e "Homecoming", têm mais de nove minutos. Este álbum ganhou em 2005 o Grammy para melhor álbum de rock junto de outras cinco indicações. Os jogos NFL Madden 2005, da Electronic Arts, contém a canção "American Idiot", e Tony Hawk's American Wasteland Activision contém a canção "Holiday" ambos do álbum American Idiot.

Desde então, a banda vem retornando à mídia, com freqüentes aparições em revistas, como a Rolling Stone, na televisão e em turnê mundial. O álbum American Idiot já vendeu mais de 14 milhões de cópias no mundo e ganhou os Grammy de melhor álbum de rock e gravação do ano, com a música "Boulevard of Broken Dreams". Essa música permaneceu nada menos que dezesseis semanas seguidas em primeiro lugar na parada de rock da Billboard. O Green Day também estará no filme Live Freaky Die Freaky, junto de outras bandas punk da Bay Area, em San Francisco. O filme possui direção de John Roecker. Cerca de um ano após o lançamento de American Idiot, a banda lançou um álbum e DVD ao vivo, intitulado Bullet in a Bible, de um dos maiores shows feitos na turnê do sétimo álbum.

E agora, o Green Day se prepara para um novo álbum. Os integrantes disseram que a era American Idiot acabou. Estão em parceria com o U2 e fizeram uma apresentação juntos e cantaram um cover "The Saint Are Coming" do The Skids. Todo o dinheiro arrecadado por este single foi doado para caridade das pessoas atingidas pelo Furacão Katrina.

No ano de 2006, o Green Day lançou uma música em parceria com o U2, chamada "The Saints Are Coming", sobre Nova Orleans e os estragos do furacão Katrina.

Em 2007 saiu um cover da música "Working Class Hero" de John Lennon cantada pelo Green Day, essa música faz parte do álbum Instant Karma de homenagem a John em que participaram outros artistas como U2, Aerosmith, Black Eyed Peas, Snow Patrol, Ben Harper, Avril Lavigne, entre outros. No final de 2007, uma banda nova surgiu, e suas músicas foram divulgadas na Internet. Mais tarde, foi divulgado no site oficial do Green Day, que era um "projeto secreto" organizado pelo Green Day, que se chama The Foxboro Hot Tubs.

Este projeto paralelo da banda lançou um álbum intitulado Stop Drop and Roll!!!. Em outubro de 2008 é anunciado que a banda retornou aos estúdios e está trabalhando com o produtor Butch Vig (Nirvana e Smashing Pumpkins), para começar a gravar o novo álbum de estúdio. O álbum está previsto para maio de 2009, e Billie Joe Armstrong disse enquanto estava sendo entrevistado pela Kerrang!, que este álbum será mais power pop do que punk rock. O nome do novo álbum é 21st Century Breakdown, nome este que foi anunciado no Grammy 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário