quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Goo Goo Dolls


Biografia Goo Goo Dolls


Goo Goo Dolls é uma banda musical de rock dos Estados Unidos formada em 1986 em Buffalo. Seus integrantes são Johnny Rzeznik (vocais e guitarras), Robby Takac (baixo e vocais), e Mike Malinin (substituto de George Tutuska na bateria).

Com uma mistura de pop rock alternativo, o trio alcançou seu sucesso nos anos 1990. Seu quinto álbum, A Boy Named Goo, foi o primeiro sucesso comercial da banda. Rzeznik, órfão que começou a morar sozinho com 15 anos, tocava em diversas banda locais, e fazia um curso para ser aspirante de encanador. A banda não se chamava Goo Goo Dolls e sim Sex Maggots.

O co-fundador e baterista George Tutuska resolveu sair da banda, tendo sido substituído por Mike Malinin. No final da década de 1990 a banda tornou-se bastante reconhecida pela canção "Iris", trilha sonora do filme Cidade dos Anjos e faixa do álbum Dizzy Up the Girl.

As coisas nunca foram fáceis para o Goo Goo Dolls. A banda pode ser considerada um exemplo de persistência e dedicação, já que ficou realmente famosa somente no sexto disco de sua carreira.

Tudo começou em Buffalo, New York, quando John Rzeznik (Guitarrista e Vocalista), Robby Takac (Baixista e Vocalista) e George Tutuska (baterista), se juntaram para tocar uma mistura de Punk, Pop e Hardcore. Assim pode ser definido o som do Goo Goo Dolls, capazes de passarem por todos esses estilos em apenas um único disco.

Lançaram os primeiros álbuns mantendo certa regularidade. “Jed”, de 1989 e “Hold Me Up”, 1990, serviu para apresentá-los à cena local, conseguindo algumas pequenas excursões e comentários positivos, mesmo que sem muito destaque, da mídia.

O próximo trabalho, “Superstar Car Wash”, saiu só três anos depois e não conseguiu nada a mais do que os anteriores. O baterista George Tutuska, desanimado, avisa aos seus companheiros que está deixando o grupo, piorando ainda mais a situação.

Mas o que parecia ser o fim, na verdade era só o começo: Mike Malinin assumiu as baquetas e, em 1995, lançavam “A Boy Named Goo”. O disco foi o primeiro sucesso comercial da banda e o hit “Name” deixou-os bastante conhecidos nos Estados Unidos. Essa faixa mostrava bem o que Rzeznik e companhia estavam explorando atualmente: baladas com grandes melodias e guitarras distorcidas.

Um verdadeiro fenômeno aconteceu quando foram escalados para participarem da trilha sonora do filme “Cidade dos Anjos”. Gravaram nada menos que a faixa “Iris”, a música mais tocada nas rádios em 1998.

Lançam, pela Warner Bros., o clássico “Dizzy Up The Girl” no mesmo ano e, além do mega hit “Iris”, que ganhou um criativo video clip e foi um dos mais pedidos na MTV, o álbum trazia outras canções de enorme repercussão como “Slide” e “Black Ballon”. Ganham 3 indicações para o Grammy, tornando-se, enfim, famosos no mundo inteiro.

Após curtirem toda essa fase de sucesso, ficam mais um tempo em silêncio e, somente em 2001, soltaram a coletânea “ Ego, Opinion, Art & Commerce”. Esse disco serviu para apresentar as músicas antigas aos milhares de fãs conquistados com “Iris”, misturando, como sempre, poderosas baladas, alguns temas mais rápidos, referências Pop e ótimas canções.

No ano seguinte chega o inédito "Gutterflower", considerado por muitos como uma espécie de continuação de "Dizzy Up the Girl". As composições do Goo Goo Dolls nesse novo trabalho não tem o mesmo impacto dos anteriores, mas ainda sim são muito bem produzidas e soam mais Rock do que nunca. Os destaques ficam por conta de "Here is Gone", "Sympathy" e "Big Machine".

Nenhum comentário:

Postar um comentário