quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Gloria Gaynor


Biografia Gloria Gaynor


Quem não conhece a canção "I will Survive"? Mesmo quem não vivenciou a era musical da discoteca, seja "Emo","Punks","Gótico"...ou seja lá de que tribo for, já ouviu,nem que de relance...não vale mentir!

Gloria Gaynor (Gloria Fowles)
Nascida em New Jersei (EUA) em 7 de setembro de 1949

Gloria Fowles, conhecida como Gloria Gaynor, (7 de setembro de 1949) é uma cantora norte-americana mais conhecida por seus sucessos da Era Disco' Never Can Say Goodbye (1973) e I Will Survive (1979).

Nascida em Nova Jersey, Gloria Gaynor era cantora da banda jazz/pop Soul Satisfiers nos anos 60. Sua primeira gravação solo de sucesso foi She'll Be Sorry/Let Me Go Baby, em 1965.

A letra de "I Will Survive" foi escrita do ponto de vista de uma mulher, recém abandonada, dizendo ao ex-amante que pode cuidar de si sozinha e que não precisa mais dele. A música tornou-se um "hino" da emancipação sexy feminina, e também dos gays norte-americanos. Gaynor também gravou outros sucessos em estilo disco', como Honey Bee (1973), Casanova Brown (de 1975), e I Am What I Am (1983). Mais recentemente, lançou Last Night em 2000, Just Keep Thinking About You em 2001, e I Never Knew em 2002.

Cantora mais conhecida por seus sucessos da era Disco, como “Never can say goodbye” (1973) e “I will survive” (1979).

Gloria Gaynor era cantora da banda de jazz-pop Soul Satisfiers nos anos 60. Sua primeira gravação solo de sucesso foi “She'll Be Sorry/Let Me Go Baby”, em 1965.

Com “Never can say goodbye”, Gloria alcançou o primeiro posto na parada Dance da Billboard, sendo a primeira canção do gênero Disco a conseguir essa façanha.

Gloria também foi a primeira artista a lançar um disco especialmente para os clubs, com um medley de seus hits, lançados anteriormente em formato de maxi single, 12”.

O disco de 2002, “I Wish You Love” foi lançado depois de um hiato de mais de 15 anos sem nenhum lançamento inédito da cantora. Desse disco saíram vários singles para o chart da Billboard.

Foi condecorada como “Lenda” pela World Music Awards, participou do musical “Smokey Joe’s Café” da Broadway, e ainda estrelou episódios de algumas séries muito populares como “That’s 70’s Show” e “Ally McBeal”.

A canção “I will survive” fez parte de dezenas de trilhas sonoras de filmes, e em 2005 ela e o hit foram nomeados para o Dance Music Hall of Fame em Nova Iorque.

E canções alegre e descomprometida como as tais é difícil atualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário