terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Glenn Miller


Biografia Glenn Miller


Como não mencionar o fabuloso major, músico e maestro que inventou seu estilo unico e magestral no universo musical.
Alton Glenn Miller (Clarinda, 1 de Março de 1904 — 15 de Dezembro de 1944) foi um músico de jazz estadunidense e bandleader na era do swing. Ele foi um dos artistas de mais vendas entre 1939 e 1942, liderando uma das mais famosas big bands.

Após ter estudado na Universidade de Colorado, em 1926 Miller transformara-se num trombonista profissional na banda de Ben Pollack. Por volta de 1930, já era um reconhecido músico independente de Nova Iorque. Mais tarde transformou-se num organizador de orquestras ligeira masculinas, sobretudo das dos irmãos Dorsey, iniciada em 1934, e de Ray Noble, organizada em 1935. Depois de ter tentado infrutiferamente formar a sua própria orquestra em 1937, acabou por o conseguir no ano seguinte e em finais de 1939 era já um famoso director de orquestra ligeira. Ingressou no exército americano durante a 2.ª Guerra Mundial, tendo-lhe sido dado o posto de capitão, sendo promovido mais tarde a major e a director da banda da força aérea do exército dos Estados Unidos na Europa. Ao voar de Inglaterra para Paris, desapareceu; não tendo os corpos nem os destroços dos ocupantes do avião em que viajava sido avistados ou recuperados.

Os triunfos de Miller nos salões de dança basearam-se em orquestrações doces executados meticulosamente. O som do trombone de Miller, imediatamente reconhecível e muito copiado, baseava-se em princípios musicais muito simples, como foram todos os seus grandes sucessos, incluindo a sua própria composição, «Moonlight Serenade» que nasceu de um exercício que tinha escrito para Joseph Schillinger. Os seus dois filmes realizados em Hollywood, «Sun Valley Serenade», de 1941, e «Orchestra Wives», no ano seguinte, não deixaram de contribuir para aumentar a sua reputação, mas o factor mais importante para a continuação do seu reconhecimento foi a saída, em 1953, do filme biográfico, um pouco aligeirado "The Glenn Miller Story".

Alguns críticos afirmam que o contributo do jazz para a música da sua orquestra foi insignificante, mas outros consideram que o seu som representa o paradigma da música popular do seu tempo.
Após sua morte, a Glenn Miller Orchestra foi reconstituída sob a direção de Tex Beneke, saxofonista, cantor e um dos amigos mais próximos de Miller. Anos depois a família de Miller, tendo seguido caminhos distintos de Beneke, contratou Ray McKinley (baterista da banda da Força Aérea do Exército estadunidense liderada por Miller) para organizar uma nova "banda fantasma" em 1956, banda esta que continua a se apresentar até os dias de hoje.

II-

A Swing-Bigband fundada por Glenn Miller em 1937, dedicada à interpretação de músicas para dançar, alcançou grande popularidade nos Estados Unidos pouco antes da Segunda Guerra Mundial. Quando Miller se alistou, em 1942, dissolveu a banda e passou a regente da Air Force Orchestra. Com sua morte prematura, provavelmente por causa da queda de seu avião no canal da Mancha, passou a herói nacional. Depois da guerra, o chamado "som Glenn Miller", resultante da associação de quatro saxofones dirigidos por um clarinete solista, tornou-se muito popular. As gravações e atuações da Bigband (hoje sob a batuta de Wil Salden) tornaram Glenn Miller célebre até mesmo na Europa. Para a fama também contribuiu a biografia cinematográfica intitulada The Glenn Miller Story (1957), com James Stewart no papel principal. Suas músicas mais conhecidas são In the Mood, Tuxedo Junction e Chatanooga Choo Choo.


III-

Trombonista, arranjador e maestro Glenn Miller, se tornou a personalidade mais popular da era swing: e sua música tem sido evocada pelo sentimento e o espírito da vida americana, antes e durante a Segunda Grande Guerra. A big band de Miller podia apresentar baladas executadas de uma forma ricamente romântica, através de quatro saxes liderados por uma solitária clarineta; e podia apresentar uma direção mais rápida e ritmada, suingando com precisão e energia.

Miller nasceu em primeiro de março de 1904, em Clarinda, Iowa, mas cresceu em Morgan, Colorado, onde ele começou a estudar o trombone. Sua formação musical terminou após um breve período na University of Colorado em Boulder. Depois, ele se integrou à banda de Ben Pollack na California em 1924. Na década seguinte, esteve com Pollack (ao lado do jovem Benny Goodman) e Red Nichols; então veio uma sucessão de apresentações em teatro, gravações com bandas e orquestras de rádio, onde trabalhou como sideman e arranjador.

Em 1937 Miller formou a primeira de suas bandas, que o levariam ao topo do sucesso. Os seus seis primeiros lados foram gravados pela Decca e alguns pela Brunswick. Outra banda foi formada em 1938, onde a clarineta já solava o que seria um de seus maiores sucessos, "Moonlight Serenade", música que Miller tinha arranjado para Noble em 1934. Em setembro de 1938 a banda assinou com a Victor através de seu selo Bluebird.

A ascensão de Miller aconteceu nos últimos meses de 1939, e em 1940 a banda apresenta o que seria seu maior sucesso até então, o hino do swing, "In The Mood". Jerry Grey veio a ser um proeminente arranjador e compositor de originais do swing como "Pennsylvania 6-5000", mas a maior característica das baladas de Miller, tinham o formato em que a seção de palhetas harmonizam junto com a de sopros e os trombones davam um colorido todo especial.

No outono de 1942, depois de fazer dois dos melhores filmes de swing bands,“Sun Valley Serenade” e “Orchestra Wives”, Miller desistiu da mais popular banda da América e ofereceu seus serviços para defender sua pátria na guerra. Na Força Aérea Americana, no início, suas tarefas eram apenas as da burocracia. Mas Miller pressionou para aumentar o seu papel e finalmente ficou como responsável pela banda do Technical Training Command na Yale University, uma unidade em que Miller tinha em suas mãos grandes instrumentistas vindo das melhores bandas de swing, incluindo nomes como Ray McKinley and Mel Powell.

Em junho de 1944, a base de operações de Miller estava ancorada na Inglaterra, em Bedford, onde trabalhava com shows dançantes, concertos, apresentações radiofônicas e sessões de gravação. Depois de ser liberado para a França, Miller foi transferido para Paris. A banda chegou em dezembro, para um programa de Natal, mas o pequeno avião em que Miller viajava desapareceu no Canal da Mancha, no dia 15 de dezembro."


Há muitos mistérios, contradições, mas ,seja como for o Major, musico e Maestro Glenn Miller é um fenômeno mundial na história musical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário