quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Gipsy Kings ♫ ♪


Biografia Gipsy Kings

"Djobi Djoba" e "Bamboleo", quem não se lembra destas canções de uma energia musical contagiante que perpetúa a história deste grupo musical, Gipsy Kings.

Os Gipsy Kings são um grupo musical formado nas cidades de Arles e Montpellier na França.
Os seus pais fugiram da Espanha durante a Guerra Civil Espanhola. Eles são uma banda composta por ciganos que tocam rumba flamenca, um estilo musical variante do flamenco tradicional.

Eles ganharam grande notoriedade com o seu álbum Gipsy Kings, no qual havia vários sucessos do grupo, como "Djobi Djoba", "Bamboleo" e "Un Amor". A música "Volare", em seu segundo álbum, Mosaique é uma versão rumba do hit "Nel Blu Dipinto Di Blu" do italiano Domenico Modugno. Os Gipsy Kings foram e ainda são enormemente populares na França independentemente do criticismo dos puristas flamencos. Os Gipsy Kings foram um sucesso na maioria da Europa Ocidental, especialmente na França e no Reino Unido. Em 1989, Gipsy Kings foi lançado nos Estados Unidos e se manteve por 40 semanas nos charts, sendo um dos raríssimos álbuns em espanhol a conseguir tal proeza. A sua versão cover de 'Hotel California' é excelente exemplo do chamado "fast classical guitar leads" e do "flamenco strumming" (Tal versão aparece no filme dos Irmãos Coen', The Big Lebowski). Em 1991 os Gipsy Kings realizaram guitarra flamenca para a versão de Long Train Running(original dos Doobie Brothers)
por Bananarama
, usando o pseudonimo "Alma de Noche" ("Alma da Noite").

II-

De origens ciganas, em uma comunidade em Arles, na província de Camargue no Sul da França, duas famílias importantes juntamente com outras comunidades animavam e anima até hoje a tradicional festa entre 24 e 27 de maio em Saint Marie de La Mer na mesma província em homenagem a Santa Sara Kali, padroeira do povo cigano.

Uma dessas famílias chama "Los Reyes" que em meados de 1978 a 1980 eram comandados pelo cantante José Reyes(falecido) e seus filhos, Pablo, Canut, Nicolas e André Reyes, formava o grupo "José Reyes & Los Reyes"que na tradicional festa tocava e cantava alegrando as comunidades ciganas que lá estavam.

Na tradicional festa em maio, não só o grupo formado pelo José Reyes que tocava e cantava, existia e existe até hoje outras tradicionais famílias que tocavam e toca, encantavam e encanta essa tradicional festa. Manitas de Plata era um desses e que também tinha formado seu grupo com a família Baliardo, Diego, Paco e Tonino Baliardo que tem um grau de parentesco com a família Reyes.

Num certo dia, as famílias tocaram juntas e eles perceberam que um precisava do outro, os Reyes eram bons cantantes e os Baliardos eram bons violonistas e dessa união surgiu os Gipsy Kings formado atualmente com Pablo, André, Canut e Nicolas Reyes, Tonino, Paco e Diego Baliardo. Passaram a fazer sucesso em 1985 com a formação anterior, Pablo, Canut, Nicolas Reyes, Tonino, Paco, Diego Baliardo e Chico Bouchicki. Descobertos pela famosa atriz francesa Brigite Bardot, eles tiveram acesso fácil a mídia internacional. No auge do sucesso, eles tocaram na festa de posse do ex-presidente americano George Bush, foi quando estourou nas paradas o sucesso nos principais meios de comunicação da música, como a Billboard dentre outras, a música "Bamboleo" ficando no topo por várias semanas na parada da Billboard.

A partir daí, os sucessos e o reconhecimento do público não pararam de crescer e isso faz com que até hoje eles continuem na estrada encantando o público fan de seus grandes sucessos e ritmo.

Aqui no Brasil eles estiveram em turnê em 1993 percorrendo várias cidades brasileiras graças a uma música que tocou em Novelas da Globo na época. E no ano seguinte voltaram para animar a festa de Ano Novo num Parque famoso no Nordeste Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário