quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

George Benson




Biografia George Benson


É impossível mencionar um termo musical para a ausência do Jazz, pop e Rythm Blues, tudo em um só: George Benson.
Nascido em Pittsburgh (EUA) em 22 de março de 1943
George Benson desenvolveu uma reputação musical de um artista de jazz bem sucedido comercialmente.Benson começou sua carreira musical tocando jazz com o organista Jack McDuff e seu grupo. Nasceu em Pittsburgh no dia 22 de março de 1943, e começou sua educação musical cantando e tocando o ukulele quando era criança. Aos 11 anos, Benson fez suas primeiras gravações como um cantor num selo de rhythm & blues.
Gravou seu primeiro trabalho solo com 21 anos, The New Boss Guitar com McDuff tocando órgão.
O trabalho seguinte foi It's Uptown with the George Benson Quartet com a participação de Lonnie Smith no teclado e Ronnie Cuber no sax barítono.
Benson foi chamado por Miles Davisna década de 1960. O guitarrista participou de “Paraphernalia”, faixa de Miles in the Sky de 1967.
Foram vários discos com alevada jazzística, mas sem muito sucesso comercial. Com o final da década de 1970, e mudança de gravadora, conseguiu ampliar seu escopo de ouvintes.
Com o lançamento de Breezin’, e do single “This masquerade” em 1976 alcançou as paradas pop, de jazz e r&b da Billboard, além de um Grammy como canção do ano.
Começou uma fase mais pop da carreira, recheada de hist como “On Broadway” de 1977, “Give me the night”, “Turn your Love around” e outros sucessos que chegaram as paradas.
Ainda no mesmo ano, gravou a versão original de “Greatest Love of all” para uma vídeo biografia de Muhammad Ali, canção eternizada depois por Whitney Houston.
Continuou a gravar discos depois, com incursões pelo jazz novamente, como a participação no disco de Jack McDuff Colour me Blue.
Seu sucesso como artista, tem sido, cada vez mais, baseado em suas habilidades de cantor, combinando um estilo melífluo de seu canto e um scatting de r&b fundamentado num material pop. Seu estilo pessoal, muitas vezes tem sido solar e cantar scat com as mesmas notas. Às vezes, Benson combina seu jazz e o pop p. ex., quando gravou com a Count Basie Orchestra em 1990. Como uma das suas maiores inspirações na guitarra, Wes Montgomery, Benson tem também gravado de uma forma muito variada, de pequenos grupos até big bands.
Para promover seu álbum em parceria com o cantor Al Jarreau, Benson correu uma turnê pela África do Sul, Austrália e Nova Zelândia em 2007.
George é versátil, entre o jazz, o pop e o rhythm blues e muito bem aceito, afinal é responsável pelo álbum de jazz mais vendido de todos os tempos "Brezin", 1976.
"Brezin" ganhou três Grammys e a popularidade continuou no decorrer dos anos, com novos álbuns, em 1980 "Give me the Night" com Quince Jones, levou mais de cinco Grammys.
Sem sombra de dúvidas, George Benson além de seu talento musical, cativa o público com sua carísma e jeito único de se apresentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário