segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Frankie Valli




Biografia: Frankie Valli

Francis Stephen Castelluccio aka Frankie Valli

Frankie da data de nascimento tem sido um tema de debate durante algum tempo, mas agora é considerada como sendo 03 de maio 1934, em Newark, New Jersey. O motivo foi que a confusão surgiu porque, na altura do 4 Seasons sucesso inicial, era o costume de cantores populares masculinO para aparecer o mais jovem possível, de modo a captar a adolescentes do sexo feminino no mercado. Considerou-se que 16 anos de meninas que não têm qualquer interesse em ninguém para além da idade de 21 anos. Alegou-se que Frankie nasceu em 1937 que ele teria feito 25 em 1962, quando o hit Seasons o grande tempo com "Sherry", e, por isso, podem pensar que um barbear off 3 anos a idade dele era um exercício inútil, de qualquer forma. Apesar do meu conhecimento Frankie nunca foi publicamente sobre a sua verdadeira idade próxima, mas era um assunto de muita gozação entre seus colegas durante a mostra onde audiências eram frequentemente convidados a adivinhar quantos anos ele realmente era.

O nome de família foi Castelluccio e não era "até algum tempo depois que tomou o nome Frankie Valli. Ele foi originalmente "descoberto" por Jean Texas Valli o País e do Ocidente que tinham visto cantor Frankie atuar em uma escola cantando "White Christmas". Ela apresenta-lhe que o editor Paul Kapp e assim como seu irmão Frankie Valli nasceu. O mais velho de três irmãos (ele próprio, Bobby e Alex), a família viveu em Newark's North Ward, em especial no Stephen Crane habitação projeto. Sua mãe Maria era italiano nascido e seu pai Anthony trabalhou como barbeiro e depois para a Lionel Train Companhia. Suas primeiras influências musicais foram bastante extensa e ampla, mas na faixa dominada pelo jazz. Em particular, ele foi atraído para o 4 calouros, um gosto que se tem mantido com ele para este dia, assim como o Hi-Los e Modernaires. Ele também era muito familiarizado com Stan Kenton, Dizzy Gillespie e Charlie Parker, bem como vocalistas Sarah Vaughn, Little Jimmy Scott e Nellie Lutcher. E, é alegado que a sua voz alta foi modelada sobre Rose Murphy, Dinah Washington, e Little Willie John mas que não deve negar a influência do R & B registros que Frankie escutados por esses grupos como o Clovers e Drifters.
Mas não foi apenas registos e do rádio, que Frankie escutados. Muito bem mais semanas sua mãe iria levá-lo a qualquer Adams O Teatro ou a Paramount Theatre, em Nova York e em uma visita à Paramount, na idade de 7, ele viu Frank Sinatra executar, uma experiência que estava a afetar-lhe profundamente . Em uma entrevista mais tarde, ele descreveu-o como segue: "Eu olhei para cima, e eu o vi saindo do palco, ea forma como ele estava iluminado, foi como se ele tinha uma aura em volta dele, e como uma criança, eu disse :"Uau! Vejam isso! Algum dia eu vou fazer isso". "
Ele aperfeiçou a sua arte na forma habitual para aqueles dias.
Esquinas em Belleville em Jersey na década de 50 iria encontrá-lo e outros Acapella cantar versões de músicas country e western, bem como rockabilly, pop, baladas e italiano. Houve também bandas escolares e ocasionais reservas em discotecas locais. Sua primeira gravação foi o mais cedo e 1953 sob o nome de Frank Valley quando ele cortou "My Mother's Eyes" para o Corona rótulo. Apesar de a sua relativa falta de sucesso, ele foi capaz de fazer mais gravações e em'54 ele fez "perdoa e esquece-se" e em'55 "Ela pode estar equivocada", embora este último foi feito sob o nome de Frankie Valley e os viajantes.

A única coisa que neste momento que podia confiar em Frankie embora tropeçou em torno de sua carreira foi o apoio de seus pais. Em suas próprias palavras: "Meu pai não gosta de mim estar neste negócio". Muito cedo, eu estava a trabalhar em clubes e voltando para casa às 3 e 4 da manhã, e ele disse, "Que tipo de trabalho é esse?" Mas ele me apoiaram secretamente. Ele ia comprar o seu bilhete para o nosso desempenho, e as pessoas que me dissesse que tinha visto ele lá. E ele ia sempre comprar nossos registros, mesmo que eu lhes deu a ele. "Você não pode continuar dando-lhes fora", ele diria. "Ninguém vai comprá-los, se você dá-los". "

Houve várias mudanças de pessoal nas bandas Frankie jogado em um, mas o mais significativo ocorreu em 1959 quando Charlie Calello esquerda e foi substituído por Bob Gaudio. Bob dispararam à fama na idade de 14, quando, como um membro da banda The Royal Teens, tinha escrito o enorme êxito "Short Shorts", posteriormente coberto por Freddie no Reino Unido e os sonhadores. O Royal Adolescentes e The Lovers 4 reuniu previamente durante uma aparição conjunta sobre "O Buddy Deane TV de Baltimore. Frankie e Bob foram formalmente introduzidas mais um tempo depois por um amigo comum, o ator Joe Pesci. Pesci foi uma presença permanente durante as Épocas' carreira, tornando-se uma estreita, amigo de longa data Frankie's, e até hoje, oferecendo emprego a ex-Seasons "membro Tommy Devito. Seu objetivo na sua carreira cinematográfica foi Frankie para obter o nome mencionado como a maior freqüência possível, de qualquer filme em que ele acontece ao ser!

Frankie da reunião com o Bob foi ter monumental implicações para as carreiras de ambos os homens. Bob passou a escrever a grande maioria dos hits que o tinha Seasons e os dois deles também formou uma parceria quase imediatamente após a reunião e baseados puramente em um aperto de mão, que continua a este dia. Seus ganhos individuais são combinados e, em seguida, dividida igualmente entre os dois.

Frankie tinha conhecido o produtor Bob Crewe, em Nova York, enquanto está fazendo as rondas das editoras de música. Crewe era uma pessoa carismática e dominador. Boa procura e artisticamente talentoso, ele havia trabalhado anteriormente como um modelo de sucesso e teve-se como um cantor com o "Whiffenpoof Song", um título irônico considerando sua bi-sexualidade. Mas ele tinha começado a fazer a sua marca mais como um produtor e, em particular teve sucesso com Freddy Cannon's "Tallahassee Lassie." Algo sobre a Seasons embriónicas recorreu para ele e ele assinou-las, principalmente neste momento que seu estúdio banda. Este era um contrato que foi mais tarde a causar muitos problemas, principalmente em torno da questão do dinheiro e da acreditação nos registros.

O grupo trabalhou em um grande número de registros que Crewe produziu para outros artistas e identificar quais as que ainda é um assunto que preocupa o pensamento de muitos Crewe / Seasons aficionados a este dia.

Entretanto, a última alteração do nome ocorreu quando tentou durante um show em um boliche na União, NJ bateu voltar a esse respeito, que, no entanto, tomou o nome do boliche e as 4 Estações foram finalmente nascido. O primeiro registro do grupo foi "Bermudas" Gone liberada no rótulo. É totalmente bombardeada. "Sherry", chegou próximo e como este surgiu é uma questão de algumas pequenas discórdia. Crewe tem publicamente alegou que foi a sua ideia de usar Frankie's falsete tão proeminente, que ouviu cerca de palhaço no palco, enquanto fazendo um warm up em algum desbotado discoteca. Bob Gaudio, que escreveu a canção, pode ter uma versão diferente. Talvez um está a ser um pouco esquisitos, mas já havia trabalhado com Crewe Frankie durante algum tempo antes que eles vieram fazer "Sherry", e deve ter conhecido antes, então o que exatamente o que poderia Frankie fazer vocalmente. E nem era a única canção gravada falsete baseado nessa sessão.

Foi supostamente escrita em 15 minutos (são sempre as melhores músicas) e, como era Crewe pagar a sessão, eles cantaram ele desliga o telefone para ele começar a ir em frente, para cortá-la. Não estou muito certo como um pode produzir um registro remotamente, mas que parece é que Bob Crewe fez tal como ele foi creditado com sendo o produtor, mas não estava lá. No entanto, ele utilizou a sessão para obter um acordo com os caras Vee Jay, um predominantemente preto rótulo.

Mas houve uma série de pontos em 1962, que captou a imaginação do público. Em primeiro lugar, que foi exactamente isso que estava cantando? Um homem? Uma mulher? Um pássaro? A plane? Um avião? Talvez um dos Chipmunks? E foi este lote preto porque soa tipo de negro, como nenhum homem branco tinha feito este tipo de ruído antes. A primeira aparição dissipadas que uma TV.E os "baía yay abelhas" e "Yi Yi yis" que Frankie redigidas em ambos os "Sherry", e "Big Girls" tinha a maioria da nação andando imitando ele. Overnight êxito tinha tomado perto de 10 anos e que estavam em seu maneira.
E sobre esse fantástico falsete? "Falsetto foi nada de novo" Frankie disse em uma entrevista. "Ritmos e Blues música estava fazendo isso por anos. Acabei meu falsete desenvolvidas para torná-lo completo do que ninguém, e fazê-lo no topo, tornando-se o chumbo, foi o que era diferente". E isso é apenas sobre os mais expansivo Frankie eu já ouvi sobre o assunto.

Como o Seasons' carreira progrediu, começaram boatos sobre Frankie deixando o grupo para ir sozinho. Para o público que ele não parece que a necessidade do outro como ele era o som e a estrela do grupo e grande parte de meados dos anos 60's para mais tarde pareciam a ser gasto na emissão negações deste boato. But Frankie did commence a solo career whilst still remaining with the group and issued his first single in 1965 called "The Sun Ain't Gonna Shine". Mas Frankie fez começar uma carreira solo embora ainda com o grupo e publicou o seu primeiro single em 1965 chamado "O Sol não vai brilhar". Whilst it didn't do much for Frankie, it was later to become a hit for the Walker Brothers, a group of 3 Americans who had decamped to London to find success. Embora ele não fez muito para Frankie, foi mais tarde a tornar-se um hit de Walker Brothers, um grupo de 3 americanos que tinham decamped para Londres para encontrar o sucesso. By this time the 4 Seasons were signed to the Philips label, as coincidentally were the Walker Brothers. Por este tempo os 4 Seasons foram assinados com a marca Philips, uma vez que coincidentemente foram os Walker Brothers. The fact that their version was a hit and not Frankie's caused some consternation within the Seasons' camp and allegations followed of dirty dealings by Philips in trying to suppress Frankie's version because it was financially more advantageous to Philips to have the Walkers succeed owing to their less onerous contract with the label as regards royalties. O facto de a sua versão foi um sucesso e não Frankie's causado alguma consternação no seio da Seasons' acampamento e alegações seguido de negócios sujos pela Philips, na tentativa de suprimir Frankie da versão porque era financeiramente mais vantajosa para a Philips para que a Walkers sucesso devido ao seu menor contrato oneroso com o rótulo, no que diz respeito royalties.
Mas Frankie da carreira solo passou a produzir alguns dos maiores sucessos para o Temporadas organização com hits como "Can't Take My Eyes Off Of You",

"Meus Olhos adorou Você" e "Grease". A história envolvente "Meus Olhos adorou Você" é interessante. Era uma pista rankie gravado quando o grupo estava na Motown, mas não houve qualquer crença ou juros a partir da etiqueta, em que o emite. Quando o grupo deixou Motown, Frankie comprou o mestre de volta a partir deles e deu a Larry Uttal às existências privadas que colocá-la para fora e ele então passou a se tornar o novo rótulo da primeira batida. O ponto é que Frankie acreditava nesta canção que muito do que ele estava preparado para comprar de volta a partir de Motown com o seu próprio dinheiro.

Havia outro motivo para Frankie começou uma carreira solo, o que melhor pode ser resumida por esta breve história. O grupo estava em turnê no Reino Unido na década de 70 e eles estavam em estúdios de televisão da BBC gravar uma seqüência para posterior transmissão. Frankie estava passando "I've Got You Under My Skin" e eu estava olhando na parte de trás do estúdio andar de pé ao lado de seu então estrada gerente, um cara muito simpático chamado Pat Welsh, que falou com tão amplo como uma Nova Iorque sotaque você poderia sempre querer encontrar. Após alguns segundos ele se tornou bastante agitado como ele percebeu que tinha esquecido de criar o chimes necessários para essa canção, e começou balbuciante, "Frankie vai enlouquecer". Ele acalmaram depois de um tempo, aceitar que não havia nada que pudesse fazer sobre o assunto naquele momento, e alguns minutos mais tarde, como se ter reflectido sobre a profundidade eo sentido da vida, ele virou para mim e disse, "Duh, você sabe rankie da legitimida um cantor". Não era uma pergunta, foi uma declaração e um que tenho a dizer que não me irritou um pouco. Eu estava executando o seu fã clube e, em seguida, dizendo que não precisava. Gosh, próximo ele estava indo para dizer-me Frankie era um americano.

Mas, minhas vaidades pessoais de lado, o cara tinha um ponto. Ninguém realmente sabia rankie poderia "cantar", devido à natureza das Estações' registros. Claro que eram vocalmente exigente e certamente necessária pensamento e de entrada a partir do próprio artista, mas as condições eram diferentes para os desafios com ele de uma forma mais emocionalmente difícil balada ou clássico. Frankie queria mostrar ao mundo que tinha mais do que suas habilidades para o trabalho feito com as estações do ano e uma carreira solo deu-lhe essa oportunidade

Em uma carreira duradoura enquanto Frankie's tem, inevitavelmente, tem sido baixa pontos. Por razões que nunca foram feitas exatamente claras, mas provavelmente como resultado de discussões com o então existente Seasons' line up, Frankie brevemente dissolveu o grupo em março de 1973 depois de uma aparição no Capitólio Teatro em Passaic NJ.

Em 1977 Frankie efectivamente "ir sozinho", mas as estações do ano como uma entidade foram mantidas. A ideia era ver se o público poderia estômago sem a 4 Seasons Frankie Valli frontalização eles. Eles não estavam lá e algumas performances desconfortável para Gerry Polci, Lee Shapiro, Don Ciccone, João Paiva e até a experiência foi interrompida.

Frankie e Bob Gaudio conseguiram reinventar si um número de vezes. Não artista na história da música popular tem sido capaz de manter a consistência sucesso ao longo de um período muito longo e as estações do ano não foram exceção, embora ela geridos por um período muito mais longo do que praticamente qualquer outra pessoa. Em várias décadas eles eram capazes de devolver voltar uma e outra vez com Bob Gaudio unnerving mostrando uma capacidade de precisão colocar seu dedo no pulso da nação musical em diferentes tempos. "Swearin 'Para Deus", "Who Loves You", e "dez'63" foram alguns dos registros que trouxe tanto rankie Seasons ou o de volta na ribalta depois de um período de estagnação. Este sucesso, por sua vez, causou mais interesse em sua volta catálogo musical mais jovens como compradores percebeu que havia mais para este lote, que o que estavam a ouvir neste momento. O Seasons não tenham sido lentos em manter seu antigo produto antes de o público e, embora, por vezes, a manipulação de seus primeiros material parece caótico ao longo tempo Épocas fãs, não há dúvida de que ele tem tido êxito em manter a receita não só em material, mas também em manter seu nome antes do registro de compra do bem público. Este, por sua vez, levou a consistente "vender-se" anúncios em concertos.

A Longo prazo e nós fãs já estão sentados pacientemente à espera da próxima "go-round", enquanto nervosamente olhando para os nossos relógios cronológica e esperando ainda há tempo antes de Frankie decide finalmente chamá-la um dia.

Da perspectiva de um fã, no Reino Unido, Frankie and Co. devo uma grande dívida para com a cidade de Wigan, no norte da Inglaterra. Durante muitos anos uma piada nacional como um resultado da meandros e estranha pronúncia de uma determinada TV Rugby League comentador desportivo, associado à imagem da cidade como sendo o epítome do norte da classe trabalhadora vida, pelo menos, identificados pela tagarelar nas classes mais "sofisticados" sul, mas era o centro de um estranho fenômeno musical. Disdaining o "esperto" progressão na música no final dos anos 60's e 70's, o Wigan Casino evitado uma política de tudo-niters com destaque para a dança e as anfetaminas. Motown Ainda não foi negligenciada, o principal foco foi em Nova York e costa leste'64 e'68 principalmente através de registros que haviam bombardeado gráfico sábio. Northern Soul, que agora é um termo genérico, nasceu e um registro que muitas saudades primeira vez, apenas para ser descoberto pelos deejays do Cassino, foi dada uma segunda chance. Na sequência de frequentes desempenha no Cassino, notícia se espalhou e aumentou a procura de um registro que Frankie tinha cortes nos'66 chamado "Agora você está pronto". Nem um dos seus melhores, é, no entanto, completamente isolada do espírito de Wigan e, no final, a Philips britânico foi forçado a voltar a este tema. É daí sucesso trouxe de volta para as estações do ano no Reino Unido pela primeira vez desde 1963 e abriu uma nova mercado para eles, levando-os para a Europa e para além dela.Na verdade, nós temos uma grande fãs britânicos dívida que a cidade também.

O Seasons' business carreira está cheio de erros e acertos, como todo mundo. Mas sem dúvida a melhor decisão que nunca foi feito desde o início para pendurar no seu original mestres quando a oportunidade se apresentou após uma ação judicial com Vee Jay. Desde então, eles têm sempre a sua propriedade e gravações foram muito à frente de outros artistas neste assunto. Foi uma decisão que trouxe-lhes conforto financeiro nos últimos anos, embora muitos dos seus contemporâneos têm lutado.

Frankie teve mais do que a sua quota-parte justa de dor durante a sua vida. Ele tem duas filhas e tragicamente perdida está em seu terceiro casamento. And that's just E isso é só o que sabemos, há provavelmente muito mais perigo do que aconteceu com ele do que nunca saem. Como uma ingenuidade 19 anos de idade, eu o conheci pela primeira vez em 1971. Lembro-me de uma longa conversa com ele em uma gravação estúdio em Londres, que fez uma profunda impressão em mim. Ele foi muito amigável, útil e educado e me deu muito do seu tempo. Ele queria conversar. Mas havia algo lá eu não estava preparada para colocar o dedo sobre, uma tristeza no seu espírito. Ele riu, ele sorriu, ele brincou, mas houve um reserva. Anos mais tarde, em uma capacidade profissional, eu freqüentemente deparei com esse mesmo "sentir" quando falar com outras pessoas e me veio a reconhecê-lo como a dizer-conto sinais de alguém que tenha experimentado verdadeira dor em suas vidas. Talvez até mesmo trauma. Sua primeira esposa, Maria Mandel, ele se divorciaram em 1971. Em seguida, ele casou com Mary Ann Hannigan em'74 e'79 no divorciado dela. Mas considera também que um dia essas coisas são melhores para ele. Ele parece muito feliz em seu casamento com Randy com quem se casou em 86 jovens e tem uma família que lhe dar uma quantidade enorme de prazer. E ele parece espiritualmente em paz também. Não é nada mais ou menos do que ele merece.

Ele tem sido através da mangler com a sua saúde também. Houve problemas de voz, mas a área de maior preocupação tem sido a sua audição. Na última parte da década de 60, desenvolveu otosclerose, uma doença incurável orelha causada por uma acumulação de depósitos de cálcio, o que leva a surdez. Não é o tipo de coisa que você desejar sobre ninguém em particular, mas não uma cantora. Ela ficou tão ruim que ele não podia ouvir-se no palco e cantar como seria em um vácuo. Para ser capaz de montar um show em que a condição profissional e, para transportá-lo ao largo tempo e novamente o que fez, sem qualquer conhecimento público, é um tributo ao profissionalismo de todos os interessados. Gravação sessões não foram muito melhores, com o volume no seu conjunto auscultadores para um nível que não teria sido defensável para alguém com "normal" audição. Quando o problema cresceu até um ponto onde ele sabia que algo estava errado, acompanhado por Bob Gaudio Ele visitou as rondas de audiência especialistas, só deve ser afastais uma e outra vez e deve ser dito, "Can't help". Eventualmente, eles encontraram alguém que estava disposta a dar-lhe um ir e depois de uma série de delicadas operações, a sua audição foi restaurada substancialmente. Mas foi um momento de grande depressão para si e para o nível de dificuldade desta aflição causou ele e as potenciais consequências do que para ele pessoalmente e profissionalmente, não é algo que deve ser subestimada ou subestimados.

Para um leigo, existem contradições no Frankie da atitude em relação aos seus antecedentes. Não há dúvida de que ele é imensamente orgulhosos das suas raízes étnicas e sua herança italiana, sem dúvida alguma. No passado ele participou de reuniões para americanos italiano Descida contra difamação. A Sociedade tenta combater o automática estereotipada pressuposto entre os muitos que se você tem um sobrenome italiano, você tem ligações com o crime organizado. Mas ele tem de bom grado permitido o seu nome a ser utilizado na Sopranos e fez "máfia" tipo de filmes. poder-se-ia argumentar que isso perpetua o estereótipo. Poder-se-ia também argumentar que não é realista esperar que alguém se virar as costas em seus amigos ou mesmo o próprio meio ambiente que elas cresceram pol Especialmente quando você vem de um grupo étnico que sofreram intolerância e hostilidade, e com isso, os laços, obrigações, e amizades que formou como um resultado. Um "gueto" mentalidade é algo cara amarrada sobre estes dias, mas nessa altura, era realmente um caso de "nós" contra o "Resto" e ninguém se entrega a caridade. Você lutou por aquilo que você tem. E esses não são sentimentos ou lembranças um pode afastar mais tarde na vida, não importa o sucesso que você pode ir para a alcançar.

Aclamação crítica não é algo que tem seguido Frankie ou as estações do ano através de suas carreiras. Várias teorias têm sido defendidos, mas talvez agora não é o momento certo para voltar a visitá-los. Mas em 1990 foram induzido no Rock and Roll Hall of Fame. Folguedo. Uma grande honra, mas, no entanto, de atraso. Eles merecia melhor.

Reconheço que o que estou prestes a escrever é subjetiva. Mas para mim, Frankie Valli é o mais talentoso e talentoso cantor popular nunca ter conseguido sucesso. Sim, é parcialmente o óbvio, que incrível gama vocais, mas é também o seu alcance como um artista. Quem mais poderia fazer face a largura do material que Frankie tem feito ao longo dos anos e não apenas fazer justiça, mas levá-la a um ponto em que a coloca artisticamente fora do alcance de terceiros, para imitar? Fala-se muito nestes dias de Frankie do legado mas para mim a escritura já é longo e feito o assunto encerrado. Ele nunca será igual, e ele nunca serão superados. SEMPRE.


Texto:Stuart Miller


Chinelinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário