segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Foo Fighters


Biografia Foo Fighters

Esta banda é irreverente e curiosamente "mucho loca em termo musical..."
Enquanto tocava bateria no Nirvana, Dave Grohl jamais deixou de gravar suas próprias composições, em casa ou nos estúdios de amigos. Quando seu companheiro Kurt Cobain morreu, em 1994 (depois de passar alguns meses olhando para o teto, como ele mesmo diz), Grohl reuniu algumas daquelas canções e gravou um disco quase sozinho (ao lado do parceiro Barrett Jones), que lançou com o nome "Foo Fighters". O som misturava guitarras furiosas e melodias pop afiadas. Embora tivesse emplacado a vida artística originalmente como baterista, Grohl tocava guitarra e compunha desde a adolescência.

Sua primeira banda de repercussão foi o Scream, quando ainda era moleque, em Washington, DC. Algumas das composições do baterista foram gravadas pela banda em seu último disco, "Fumble", antes que ele fosse para Seattle e para o Nirvana. Enquanto tocava com Kurt e Krist Novoselic, ele eventualmente se unia a Jones para compor e gravar. O disco de estréia dos Foo Fighters(nome de uma corporação que pesquisava OVNIS durante a Segunda Guerra Mundial) foi registrado em uma semana, e logo foi objeto de uma guerra entre gravadoras.

Depois do sucesso inicial do disco, Grohl resolveu formar uma banda, em vez de assumir uma carreira solo. O baixista Nate Mendel, do Sunny Rea State, já era amigo dele quando sua banda acabou, e sua entrada no grupo foi natural, assim como a do baterista do SRE, William Goldsmith.

Na outra guitarra, uma lenda viva do punk rock, Pat Smear, dos Germs e da fase final do Nirvana. Puxado por "This Is A Call", "Big Me" e pela permanência do quarteto na estrada, o disco foi um grande sucesso. Depois de centenas de shows, The colour and the shape, primeiro disco dos FF como banda, foi gravado praticamente sem Goldsmith, que deixou a banda por diferenças criativas. Grohl gravou a maior parte das baterias e depois chamou Taylor Hawkins (ex-Alanis Morissette) para as baquetas. Smear não chegou a sair em turnê, sendo substituído por Franz Stahl, que só durou uma temporada na estrada.

Depois de cada turnê, Grohl costuma dizer que a banda vai parar por alguns anos, mas poucos meses depois lá estão os rapazes de volta ao estúdio, com mais músicas prontas do que comportaria um prosaico CD. There is nothing left to lose, de 1999, foi gravado pelo trio Grohl-Mendel-Hawkins, e mais um filho do punk rock, o guitarrista Chris Shiflett (ex-No Use For a Name), entrou nos Foo Fighters.

A formação seria a mais estável da história da banda: depois de viajar o mundo mais algumas vezes, foi com ela que os FF gravaram One by one, de 2002, que acabou de estabelecer o grupo no topo do rock mundial (um exemplo foi o convite para o Rock in Rio - Lisboa, de 2004, quando os FF substituíram o Guns N' Roses). Apesar do megashow em Portugal, o ano foi relativamente lento: a banda se trancou para produzir seu disco mais ambicioso, In your honor, um CD duplo (um disco de rock furioso e um acústico), lançado em junho de 2005.


Fonte: site Sony BMG


Antes do lançamento de There Is Nothing Left to Lose o então presidente da Capitol Gary Gersh foi forçado a sair da gravadora. Dada a longa história de Given Grohl com Gersh, a banda também saiu da gravadora para entrar na RCA. Posteriormente Gersh uniu-se ao ex-empresário do Nirvana John Silva para formar o GAS Entertainment, uma empresa que gerencia o Foo Fighters e outros artistas como Jimmy Eat World, Beck e Beastie Boys.

Em 2000 a banda gerou controvérsia na mídia por seu apoio ao Alive and Well, uma organização que combate a crença médida da relação entre a SIDA e o VIH; a organização também questiona a validade de testes de HIV e a segurança das medicações usadas no tratamento da SIDA. Em janeiro a banda tocou em um concerto beneficente para a organização. A comunidade médica tomou partido oposto, questionando os argumentos da Alive and Well e a responsabilidade da banda ao levar assuntos não provados para seu público. Com o tempo a banda diminiu significativamente seu apoio a organização.

Em fevereiro do mesmo ano o apresentador David Letterman convidou a banda para seu programa para se apresentar. David havia recém voltado a condução do programa após uma cirurgia cardiovascular. Ao apresentar o Foo Fighters, David proclamou: "Minha banda favorita, tocando minha canção favorita", e seguiu-se a apresentação de "Everlong".

O grupo estabeleceu contato com a banda de rock Queen. No começo do ano o guitarrista Brian May participou da guitarra de "Have a Cigar", segundo cover do Pink Floyd gravado pela banda, que apareceu na trilha sonora do filme Missão Impossivel 2. Quando o Queen foi incluído no Hall da Fama do Rock and Roll em março de 2001 Grohl e Hawkins foram convidados para reunir-se à banda em "Tie Your Mother Down", com Grohl preenchendo o papel de Freddie Mercury. Em 2002 May contribuiu com "Tired of You" e "Knucklehead".

No final de 2001 a banda gravou o quarto álbum. Após quatro meses em Los Angeles para completar as gravações Grohl passou um tempo no Queens of the Stone Age para completar o álbum Songs for the Deaf (2002). Assim que seu trabalho estava terminado, Dave, inspirado com as sessões de estúdio, decidiu adicionar novas faixas ao então terminado álbum do Foo Fighters. Ao invés disso, o álbum foi completamente regravado em dez dias no estúdio pessoal de Grohl em Virginia. One by One foi lançado em outubro de 2002.

Desde sempre a banda evitou posicionar-se politicamente. Apesar disso, em 2004, ao saber que a campanha presidencial de George W. Bush estava a usar a música "Times Like These", Grohl decidiu apoiar publicamente a campanha de John Kerry.

Em 14 de junho de 2005 foi lançado o álbum duplo de estúdio In Your Honor. Grohl citou que o álbum duplo (um com faixas elétricas e outro acústicas) era uma comemoração do décimo aniversário da banda. Durante a promoção do álbum Grohl, fascinado por OVNIs, teve a chance de apresentar-se no Roswell International Air Center in Roswell, Novo México. O local foi supostamente palco da queda de uma aeronave alienígena em 1947.

A banda decidiu organizar pequenas turnês acústicas em 2006, incluindo o ex-guitarrista Pat Smear, Petra Haden no violino e Rami Jaffee do The Wallflowers no piano e teclado. Em novembro a banda lançou seu primeiro álbum ao vivo, Skin and Bones, com quinze faixas de selecionadas em três concertos em Los Angeles.
Um DVD foi lançado logo depois, e apresenta faixas não disponíveis no CD.

Echoes, Silence, Patience and Grace
Em 25 de setembro de 2007 a banda lançou seu mais recente álbum, Echoes, Silence, Patience and Grace, o álbum é lançado pela RCA Records. Nesse novo trabalho eles voltam a trabalhar com o produtor Gil Norton, que não produzia um disco do Foo Fighters desde The Colour and the Shape de 1997. O álbum já conta com três singles, "The Pretender", "Long Road to Ruin" e o "Let It Die", lançado recentemente.


O Show deve continuar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário