sábado, 14 de fevereiro de 2009

Fats Domino




Biografía Fats Dominos

Fats Domino (26 de fevereiro de 1928 - Nova Orleans, Louisiana) é um dos mais importantes cantores, compositores e pianistas do rock e R&B em todos os tempos. Seu nome completo de batismo é Antoine Dominique Domino.

Nascido em uma família musical, Antoine Domino começou a tocar piano com nove anos e um ano mais tarde estava tocando por alguns tostões no honky-tonks como a Hideaway Club, onde Bill Diamond bandleader rigorosamente apelidou ele de Gorduras. Aos 14, Domino saía da escola para trabalhar em uma fábrica em bedspring, assim ele poderia tocar nos bares à noite. Logo ele estava tocando ao lado de lendas como Professor Longhair e Amos Milburn em Nova Orleans. Ele também ouviu o tranco e espécie de blues piano técnicas de Fats Waller e Albert Ammons.Ele domina a clássica New Orleans R & B piano estilo -easy-rolamento do lado esquerdo padrões ancoragem mão direita Arpeggios. Até aos 20 anos, ele era casado e um pai, tinha sobrevivido a uma situação de quase fatal acidente de fiação, e quase perdeu a mão em um acidente na fábrica.

Com mais de 65 milhões de recorde de vendas para o seu crédito, Nova Orleans cantor e pianista Fats Domino vendidos todos os anos 1950 a rock & roll pioneiro exceto Elvis Presley deixando uma indelével e profundo impacto sobre gerações subseqüentes de músicos.

Em meados dos anos 1940, Domino aderiram trompetista Dave Bartholomew á banda. Foi logo aparente, no entanto, que foi mais do que uma Domino sideman, e Bartolomeu ajudou organizar o seu contrato com a Imperial e tornou-se o seu produtor. " A sua primeira sessão em 1949, produziu "The Fat Man", que acabou vendendo um milhão e whetted as apetite para o "New Orleans som Domino Bartolomeu e co-escreveu mais de Domino's material.

Até ao momento em que o rock & roll boom começou em meados dos anos 1950, Gorduras já foi estabelecido um hitmaker R & B ( "Goin 'Home", 1952; "Indo para o Rio", 1953), seus registros regularmente venda entre metade e um milhãode exemplares cada um. Seu estilo batendo piano foi facilmente adaptado para o nascente rock roll, embora ele pessoalmente inigmaticamente que revelou menos contemporâneos como Elvis Presley, Chuck Berry, Little Richard, ou Jerry Lee Lewis, todos eles registrados Domino material.

Domino's grande avanço ocorreu em meados de 1955, quando o Top 10 "não é que uma vergonha" (rapidamente cobertos por Pat Boone e revividas no final de 1970 por Cheap Trick), estabeleceu a sua identidade com o branco adolescentes. Para os próximos cinco anos Domino assolou ouro sólido com "I'm in Love Again" (Número Três), "Blueberry Hill" (Número Dois), e "Blue seg." (número cinco), em 1956; "Estou andando ' "(Número Quatro, 1957);" Whole Lotta Loving "(Número Seis, 1958), e muitos outros. Seu último milhão de vendedor veio em 1960 com "andando" para Nova Orleans. Ele deixou para Imperial ABC em 1963 e, posteriormente comutada para Mercúrio, a Warner Bros, do Atlântico, e Broadmoor, todos com menos sucesso.

Em 1968 Domino reavivou o interesse do público sobre sua carreira em curso com um pândego capa do Beatles' "Lady Madonna. The Beatles consistentemente cantaram louvores a Fat Man's, observando que" Aniversário "Os Beatles fizeram em pouco mais de sorte pelos antigos Domino-Bartolomeu saco de riffs e truques. Através de meados da década de 1970 Gorduras jogou seis a oito meses por ano. Em 1980, realizada no Montreux Jazz Festival. Domino continua a turnê esporadicamente. Em 1993, ele lançou seu primeiro álbum em grande com marca de 25 anos, Natal é um dia especial, a crítica, mas aclamação middling vendas. Domino se temia ser morto no rescaldo do furacão Katrina em Agosto de 2005 (foi a sua mansão, no meio da devastada Nona Ward), mas ele tinha sido resgatado pela Costa Guarda através de helicóptero, a família havia perdido quase tudo na tempestade. No início de 2006 Domino libertado vivo e Kickin ', um benefício para as populações locais Tipitina CD's Foundation.

www.rollingstone.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário