terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Epica


Biografia: Epica

Epica é uma banda holandesa de metal sinfônico, fundada por Mark Jansen (ex-guitarrista do After Forever) no final de 2002. Epica utiliza vocal soprano e gutural e suas letras retratam o amor, o ódio, a agonia, a revolta, a cultura, as religiões e o sentido da vida.

No final de 2002, Mark Jansen saiu da banda After Forever (Alegando divergências musicais com os demais integrantes, que desejavam um direcionamento mais pesado e menos sinfônico), e começou a procurar músicos para se integrarem ao seu novo projeto, inicialmente nomeado Sahara Dust.No começo a banda, contou com Helena Michaelsen (ex-integrante do Trail of Tears) como vocalista, mas logo depois ela abandonou o grupo e deu lugar a uma, até então, desconhecida mezzo-soprano, Simone Simons, na época namorada de Jansen. A banda estava completa com o guitarrista Ad Sluijter, baterista Jeroen Simons, baixista Yves Huts e o tecladista Coen Janssen.

Em 2003, ainda intitulada Sahara Dust, lançou a demo Cry for the Moon. No mesmo ano o nome da banda mudou para Epica ("Epica é um lugar do universo onde nós podemos encontrar as respostas para as mais importantes perguntas sobre a vida. A maioria de nossas letras é parecida com o significado de Epica. E o Kamelot acabava de gravar seu álbum intitulado Epica. "Nós adoramos o título. A maioria dos membros, incluindo eu, adora ouvir Kamelot. Então decidimos mudar o nome para Epica". - Simone Simons), inspirado no álbum homônimo da banda Kamelot e em junho a banda lança seu primeiro álbum designado por The Phantom Agony com 9 faixas em que se destacam Cry For the Moon, Feint e The Phantom Agony. O álbum conta uma fortíssima influência da música árabe, nítida na faixa Seif al Din. Os vocais são divididos entre a belíssima mezzo-soprano Simone Simons e a voz gutural de Mark Jansen. A participação de oito vozes compondo o coral atribui um aspecto grandioso, especialmente na faixa de abertura Adyta, cantada em latim. A sétima faixa intitulada Run for a Fall escrita por Mark Jansen, disserta sobre sua saída do After Forever. Façade of Reality aborda os atentados de 11 de Setembro, incluindo um trecho com declarações de Tony Blair.

Em 2004, Epica lançou o DVD We Will Take You With Us que incluía gravações em estúdio de músicas do álbum The Phantom Agony, making of, os vídeos deles até o momento (Feint e The Phantom Agony) e biografia.

Chegado Abril de 2005, Epica lança Consign To Oblivion, um álbum baseado na cultura e história Maia (Mark Jansen é apaixonado pela história Maia e pelo México - esteve lá pela primeira vez com o After Forever, Mark ainda diz que acredita em certos princípios que os Maias tinham), que fez aumentar vertiginosamente o número de fãs, não só brasileiros, mas também de outros países da América Latina e Europa, porém não é considerado um álbum conceitual, como se pode pensar, já que as letras abordam outros temas além de aspectos da cultura e do modo de encarar a vida que tinha aquele povo. Consign to Oblivion contém 11 faixas e nelas se destacam Solitary Ground, Quietus, Mother Of Light, a faixa título Consign to Oblivion (com participação de André Matos no coral) e um dueto com Roy Khan, vocalista do Kamelot - Trois Vierges.Em Setembro de 2005, foi lançado The Score - An Epic Journey. O álbum, no entanto, não é um trabalho regular do sexteto, mas sim a trilha sonora que a banda fez para o filme Joyride. Em dezembro de 2005 o
Epica fez sua primeira tour pela América do Sul, passando por diversas cidades do Brasil.

Na metade de Setembro de 2006 a banda acaba sua primeira turnê nos Estados Unidos e Canadá, com a banda Kamelot, neste mesmo tempo, o baterista Jeroen Simons deixa o Epica. Em Dezembro de 2006 o grupo anunciou em seu website, que Ariën van Weesenbeek do God Dethroned será o baterista do próximo álbum da banda. E em meados deste ano Simone Simons e Mark Jansen terminam seu namoro.

Após a falência da gravadora Trasmission Records a banda ficou quase um ano sem gravadora, até que em Abril de 2007 assinou com a Nuclear Blast Records (mesma gravadora de In Flames, Therion, Stratovarius, Children of Bodom, Dimmu Borgir e Nightwish). A banda ainda luta com a Trasmission Records para conseguir os direitos de alguns de seus álbuns e lançar o DVD inédito filmado em Paradiso. É lançado o novo álbum dia 7 de Setembro na Alemanha e dia 10 de Setembro no resto da Europa, foi produzido por Sascha Paeth e além da participação do baterista Ariën van Weesenbeek, também teve como convidado o guitarrista Sander Gommans do After Forever, com seus vocais guturais em uma das faixas. O grupo garantiu que seria o álbum com o som mais pesado de toda a história da banda (e realmente foi) e o primeiro álbum totalmente conceitual deles. O nome deste novo álbum é The Divine Conspiracy e contém 13 faixas. Este disco carrega a teoria que Deus criou as diferentes religiões e as lançou sobre a Humanidade para ver se são capazes de encontrar sua verdadeira natureza, realizando com que todas as religiões atualmente são a mesma. E também deu conclusão para o conceito The Embrace That Smothers, que se iníciou no álbum Prison of Desire da banda After Forever e teve continuidade em The Phantom Agony com o Epica. O primeiro single do álbum é Never Enough, que inclusive recebeu duas versões em vídeo, com o renomado diretor Ivan Colic. O álbum foi muito bem recebido tanto pelos critícos quanto pelos fãs tendo como destaque as músicas Death Of A Dream, The Obsessive Devotion, Menace Of Vanity, Chasing The Dragon, Safeguard To Paradise, Sancta Terra e a faixa título The Divine Conspiracy. No dia 3 de dezembro Ariën van Weesenbeek se torna o baterista interino da banda.

Em 2008 o Epica continua com seus shows originais, além dos shows com efeitos pirotécnicos foi marcado um show na Hungria, no Miskolc Ice Hall, dia 14 de junho onde tocará peças clássicas de Mozart, Dvorak, Verdi, Orff, Prokofiev, Grieg e Vivaldi junto a uma orquestra e a um coral, mas seguindo o estilo da própria banda e também tocará algumas de suas próprias músicas só que reescritas especialmente para o evento. Foi divulgado no site oficial da banda, através de uma nota escrita pela própria Simone, que ela está infectada pela bactéria Staphylococcus aureus resistente à meticilina (também conhecida como MRSA) e já passou por diversas cirurgias mas o tratamento para está doença é longo e diário então a banda vem mudando a data de diversos shows devido a isto. Em março a banda divulga que para substituir Simone, que ainda está doente, na tour pelos Estados Unidos eles convidaram Amanda Somerville, ela que participou em todos os álbuns do Epica como segunda voz, esta medida foi tomada para que Simone possa se recuperar totalmente da doença, esta não foi a primeira vez que tomam uma decisão desse tipo, houve um show em que a banda se apresentou sem Simone dando enfase as músicas guturais. Dia 15 de maio Simone volta a se apresentar ao vivo, já recuperada, apresentação feita para comemorar o 5º aniversário do álbum The Phantom Agony. A tão esperada apresentação, The Classical Conspiracy show, foi realizada com sucesso, não houve gravação de DVD porém foi liberada a gravação do show pelos espectadores e há a possiblidade do lançamento de um CD. Simone, no dia 3 de Julho de 2008 participou no Ópera Rock Equilibrio, uma junção da banda de metal holandesa XYTUS e a mais antiga orquestra sinfónica da Holanda, a US Concert. A banda continuou o ano em turnê, passando pela América do Sul, incluindo o Brasil e após isso pela Europa. No dia 16 de dezembro Ad deixa a banda por não estar mais se sentindo bem pelas turnês e pelo pouco tempo que o restava para fazer outras coisas(como foi divulgado em uma nota oficial no myspace do guitarrista), a banda está a procura de um novo integrante e pretende anunciá-lo o mais breve possível.

No dia 16 de janeiro de 2009 a banda divulga seu novo guitarrista ele é Issac Delahaye, guitarrista da banda God Dethroned na qual trabalhou com Arien, sendo que também já tinha substituído Ad na França em 2003 e trabalhado com Coen, Yves e Arien no projeto intitulado ProjectSIC em 2006.

RESUMO:

Fundada em abril de 2002 pelo ex-integrante do After Forever, Mark Jansen, a banda holandesa Epica é uma tradução fiel das inovações musicais que tomaram a cena do metal nos últimos anos. A soma das guitarras com corais no estilo de música sacra, uma vocalista soprano, violinos, cellos e pianos, compõem sua fórmula sofisticada. Apesar de recém formada, o Epica está entre as principais referências do estilo.

Inicialmente a banda chamava-se Sahara Dust e contava com a participação provisória da vocalista norueguesa Helena Michaelsen (ex Trail of Tears). Porém, em outubro de 2002, Simone Simons com apenas 17 anos de idade, recebeu o convite de Mark Jansen para ser a vocalista definitiva. Em novembro, a banda entrou no Excess Studio na cidade de Rotterdam (onde o After Forever gravou Prison of Desire), para gravar a demo Cry For The Moon, que seria lançada no mês seguinte. Este trabalho traz apenas a faixa título e Illusive Consensus. A primeira apresentação ao vivo ocorreu no dia 15 de dezembro, em Tilburg, Holanda.
Em janeiro de 2003 no Gate Studio da Alemanha, iniciaram as gravações do álbum de estréia The Phantom Agony. Em março, após algumas reuniões entre os integrantes surgiu a idéia de trocar o nome da banda. Segundo Simone Simons: "Epica é um lugar do universo onde nós podemos encontrar as respostas para as mais importantes perguntas sobre a vida. A maioria de nossas letras é parecida com o significado de Epica. E o Kamelot acabava de gravar seu álbum intitulado Epica. Nós adoramos o título. A maioria dos membros, incluindo eu, adora ouvir Kamelot. Então decidimos mudar o nome para Epica".
Lançado em junho de 2003, The Phantom Agony conta com nove faixas e uma produção musical riquíssima de Sascha Paeth (produtor do Rhapsody, Kamelot, Angra, entre outros) com uma fortíssima influência da música árabe, nítida na faixa Seif al Din, e do metal melódico. Os vocais são divididos entre a belíssima soprano Simone Simons e a voz "demoníaca" de Mark Jansen. A participação de oito vozes compondo o coral atribui um aspecto grandioso, especialmente na faixa de abertura Adyta, cantada em latim. A sétima faixa intitulada Run for a Fall escrita por Mark Jansen, disserta sobre sua saída do After Forever. Façade of Reality aborda os atentados de 11 de Setembro, incluindo um trecho com declarações de Tony Blair; provando que existe uma consciência humanista e social entre os integrantes, sobretudo Mark Jansen, compositor de sete músicas neste álbum.
Durante o ano de 2003, a banda fez várias apresentações na Holanda, além de Bélgica e França. Em setembro, os fãs são presenteados com o clipe da música The Phantom Agony. Este vídeo evoca uma atmosfera medieval, mística e grandiosa. Em outubro foi lançado o single The Phantom Agony, que traz a faixa título em duas novas versões, além de Façade of Reality e a inédita Veniality. Em janeiro do ano seguinte, chega às lojas o single Feint, que traz esta música na versão original e "piano version"; além da reedição de Seif al Din e a nova Triumph of Defeat. No mês seguinte é a canção Feint que ganha uma versão em vídeo. Em maio é lançado outro single: Cry for the Moon. Este trabalho conta com quatro faixas, Cry for the Moon e Run for a Fall em duas versões cada. Finalmente em setembro de 2004, é lançado o DVD We Will Take You With Us, com os clipes, Making Off e trechos inéditos da banda em apresentações acústicas, ao vivo e em estúdio.

Os shows continuaram em 2004. Na Europa as apresentações passaram pela Inglaterra, Alemanha, Turquia, Espanha, Portugal e outros países. Em dezembro, os mexicanos tiveram o prazer de acompanhar de perto o Epica em nove shows. No final deste mesmo ano, a banda voltou aos estúdios para a gravação do segundo álbum: Consign to Oblivion. Este trabalho, abordando a cultura Maia, foi lançado em abril de 2005 e traz onze faixas mixadas pelo alemão Sascha Paeth e pelo brasileiro Philip Colodetti.

Em setembro do mesmo ano é lançado o álbum The Score – An Epic Journey. Este trabalho diferencia-se dos demais, porque algumas faixas foram gravadas, originalmente, para compor a trilha sonora do filme holandês Joyride. Mark e sua turma devem ter gostado da idéia e dedicaram-se a compor um álbum inteiro.

No total, 20 faixas compõem este disco; sendo que Trois Vierges (em duas versões), Quietus e Solitary Ground foram resgatadas de Consign to Oblivion. O resultado de The Score é uma composição autenticamente "épica". Foram retiradas as guitarras, os contra-baixos e a bateria; as cordas ganharam destaque juntamente com os corais e a voz de Simone Simons.

Em outubro, o Epica lançou ainda o single Quietus. Este trabalho traz duas versões: a primeira com duas faixas e a segunda com quatro. Além da música-título, Quietus, que também ganhou uma versão vídeo-clipe, o single conta também com as inéditas Linger e Crystal Mountain. Ainda, no final de 2005, a banda realizou uma turnê pela América do Sul apresentando-se, inclusive, em diversas capitais brasileiras.

Apesar da extensa agenda de shows e eventos que marcaram 2006, pode-se afirmar que este foi um ano de mudanças. Inicialmente, a banda fica sem gravadora após a falência da Transmission Records e ainda entra em uma disputa jurídica para obter os direitos de edição das próprias músicas. Em maio, a banda lança o songbook The Road to Paradiso contendo material gravado ao vivo e duas faixas inéditas. Paralelamente, o baterista Jeroen Simons deixa a banda enquanto Mark Jansen e Simone Simons terminam o namoro. Em dezembro, a banda anuncia a inclusão de Ariën van Weesenbeek (do God Dethroned) para ocupar a função de baterista.

No fim de março de 2007, o Epica volta a se apresentar em festivais e turnês, incluindo uma breve visita à Argentina e vários shows na América do Norte. Em abril, é assinado um contrato com a gravadora Nuclear Blast, enquanto estão sendo finalizadas as gravações do novo trabalho.
O álbum The Divine Conspiracy é lançado em agosto de 2007 e segundo Mark "é bem mais espontâneo porque Simone está mais experiente agora". Este trabalho, que aborda a relação entre Deus e as religiões, foi gravado no "Gate Studio" com Sacha Paeth e traz 13 faixas, com destaque para Never Enough (que foi lançada também como videoclipe) e soa como o mais pesado de sua discografia. Para 2008, o Epica fará uma apresentação em junho, na Hungria, ao lado de uma orquestra sinfônica tocando composições clássicas de Mozart, Dvorak, Vivaldi (entre outros) e músicas próprias. Ainda em 2008, há a expectativa de um retorno ao Brasil para a divulgação de The Divine Conspiracy
.


Nenhum comentário:

Postar um comentário