segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Enya




Biografia: Enya

Eithne Patricia Ní Bhraonáin, conhecida como Enya, (Gaoth Dobhair, 17 de maio de 1961) é uma cantora irlandesa.
Eithne Ni Bhraonain, filha do casal Máire (o Baba) Duggan e Leo Brennan, é a quarta de nove filhos, cujo nome, dado pelo seu avô materno, é gaélico irlandês podendo ser traduzido como "Eithne filha de Brennan". Nascida e criada em Gaoth Dobhair, condado de Donegal (Dhún na nGall em irlandês), situado no noroeste da Irlanda, um local cuja língua oficial é o irlandês.
Filha de pais músicos, Enya sempre procurou inspiração para as suas músicas na sua terra natal, com notada influência, principalmente, da cultura celta. Em 1980 passou a integrar a banda irlandesa Clannad (que significa família). A banda era formada pelos seus irmãos e tios. Enya tocava teclado e fazia vocal. Quando a banda começou a tomar uma direcção mais para a "música pop", ganhando notoriedade e participando em programas de televisão, Enya resolveu deixar o grupo para seguir a carreira a solo.
Com a ajuda do casal Roma e Nick Ryan (Roma escreve a maioria das letras, enquanto que Nick tornou-se seu produtor), ela gravou a trilha sonora da série "The Celts" da BBC-TV. Com uma eclética mistura de sons, que vão do clássico ao New Age, passando pelo folk, Enya gravou o seu primeiro disco, que leva o seu próprio nome, em 1986.
Mas foi em 1988, com o lançamento do disco Watermark, que o seu sucesso chegou de forma inesperada, através da canção "Orinoco Flow", que conquistou o primeiro lugar nas paradas da Inglaterra, e de vários outros lugares do mundo, fazendo com que entrasse para a lista das 500 músicas mais ouvidas de todos os tempos.
Em 1991, Enya lançou o CD "Shepherd Moons" que marcou sua estréia nas paradas de sucesso dos Estados Unidos, ficando em 17º lugar, e atingindo a marca de dez milhões de cópias vendidas. Foi também com este CD que ela ganhou seu primeiro Grammy Award.
Enya ficou quatro anos sem lançar nenhum álbum, voltando finalmente em 1995 com "The Memory of Trees" que vendeu oito milhões de cópias, e lhe deu mais um prêmio Grammy.
Mais cinco anos passaram e, em novembro de 2000, ela lança "A Day Without Rain", que inclui o clássico "Only Time" que virou trilha sonora do filme "Sweet November" (Doce Novembro, com Charlize Theron e Keanu Reves) e lhe rendeu o prêmio ECHO 2002.
Sua marca de discos vendidos já chegou a quarenta milhões de cópias, ultrapassando a venda de nomes como Eric Clapton.
Apesar de milhares de pessoas quererem assistir a um espetáculo ao vivo de Enya, ela nunca se apresentou num concerto, mas tem pensado na possibilidade de realizar algum, possivelmente, numa catedral, como afirmou recentemente em entrevista.
Enya comprou um castelo, do século XIX, o Castelo Ayesha (que em árabe significa flor) e o rebatizou de Castelo Manderley.
Foi construído em 1840 por Robert Warren e chamava-se Castelo Vitória, em homenagem à coroação da rainha Vitória do Reino Unido. O castelo foi incendiado em 1924, mas em 1928 sir Thomas Power o restaurou e mudou o seu nome. Ele fica situado a 12 quilômetros de Dublin, em Killiney, onde ela vive.
Em homenagem ao talento de Enya, o asteróide 6433, recebeu como denominação o nome artístico da cantora, em 20 de junho de 1997. Diversos músicos já receberam esta homenagem, mas Enya é a primeira mulher e a única da Irlanda.

Hobbies

Enya ama gatos. Em uma entrevista publicada em 1988, quando indagada sobre animais de estimação, respondeu: "Eu tenho um gato. Amo gatos, houve uma época que possuía doze. São uma grande felicidade. Eles ficam deitados ao sol e quando vêem a mim sobem em meu pescoço."






O compositor de clássico favorito de Enya é Sergei Rachmaninoff.
Os hobbies de Enya incluem assistir filmes de romance em preto e branco, colecionar artwork (ilustrações: desenhos e fotografias que são preparados para serem incluídos em um livro ou em propaganda), ler e pintar.

Família Brennan

O pai de Enya, Leo Ó Bhraonáin, em 1968, tornou-se proprietário de um pub (Leo's Tavern) localizado na vila Min na Leice (Meenalech). Antes de abrir o pub, porém, era o líder do grupo Slieve Foy Dance Band, na qual tocava acordeão e sax.
Sua mãe, Máire Uí Bhraonáin, conhecida como Baba, era organista em uma Igreja e lecionava piano na "Gweedore Comprehensive School".
Os irmãos de Enya são: Máire (ou Moya Brennan), Leon, Ciarán, Deirdre, Pól, Olive, Bartley e Brídín.



RESUMO:


Seu nome verdadeiro, de origem irlandesa, é Eithne Ní Bhraonáin e pode ser traduzido para Eithne Brennan em inglês. Com o tempo e a necessidade de se chegar a uma pronúncia mais fácil em termos de mercado, chegou-se a Enya. Ela nasceu em 17 de maio de 1961, na República da Irlanda. Em 1968, os irmãos mais velhos e os tios formaram o grupo An Clann As Dobhair mudando seu nome mais tarde para Clannad.Após deixar a escola em 1980, Eithne - ainda conhecida por seu nome completo - juntou-se à banda, tocando teclados e principalmente fazendo vocais de apoio. Porém, em 1982 a Clannad separou-se de seu empresário e produtor, Nicky Ryan. Enya também abandonou o grupo ao mesmo tempo e incentivada por Ryan, mudou-se para Dublin juntamente com ele e sua esposa Roma, a fim de desenvolver sua própria carreira musical.Os primeiros resultados concretos da colaboração entre Enya e o casal Ryan vieram quando o produtor de filmes David Puttnam ouviu algumas fitas demo enviadas por Roma. Os primeiros trabalhos de Enya foram composições de trilhas para filmes e documentários, e uma seleção dessas músicas foi lançada com o título “Enya”, com resultados modestos.Entretanto, foi o suficiente para atrair a atenção da Warner Music inglesa. O apoio da gravadora tornou possível a gravação do álbum “Watermark”, lançado em 1988. O single “Orinoco Flow”, com seu coro etéreo e irresistível, resultou num inesperado primeiro lugar em diversos países.Em 1991 é lançado o álbum “Shepherd Moons”, que vende mais de 250.000 cópias em apenas uma semana nos Estados Unidos. Na Inglaterra, entrou direto como Número 1 nas paradas. Vencedor do prêmio de Melhor Álbum New Age no 35o. Grammy Awards de 1992, este álbum passou 199 semanas nas paradas americanas, vendeu 11 milhões de cópias (5 milhões nos EUA), e recebeu disco de platina em 18 países.Em 1992 é lançado “The Celts”, que na realidade é uma edição remasterizada de seu primeiro álbum, “Enya”, de 1987. Em 1995, o lançamento de “The Memory of Trees” vendeu oito milhões de cópias no mundo todo. Já “Paint The Sky With Stars: The Best Of Enya”, de 1997, é uma coletânea de seus maiores sucessos. Em 2000, saiu o inédito “A Day Without Rain” e, dois anos depois, Enya foi indicada ao Oscar pela trilha sonora da primeira parte do filme “O Senhor dos Anéis”. Vale lembrar que ela ainda fez uma belíssima apresentação ao vivo durante a cerimônia.Ainda em 2002 chegou ao mercado “Only Time - The Collection”, uma caixa especial com quatro CDs que trazem todos os grandes sucessos de Enya, além de algumas raridades e um encarte caprichado. Imperdível para os fãs.Enya é uma das artistas femininas internacionais mais conhecidas e bem-sucedidas desde a década de 90 e se consagrou como a artista solo irlandesa com melhor vendagem de todos os tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário