domingo, 8 de fevereiro de 2009

Elton John




Biografia: Elton John


Sir Elton Hercules John, nascido Reginald Kenneth Dwight, (Grande Londres, 25 de março de 1947)
é um dos mais importantes cantores, compositores e músicos do Reino Unido.

Seu nome artistico advem de dois integrantes de sua antiga banda, Bluesology - Elton Dean (saxofonista) e Long John Baldry (lider da banda).

Nascido no subúrbio de Pinner, Middlesex, estudou na Pinner County Grammar School e ganhou uma bolsa escolar aos onze anos de idade para a Royal Academy of Music.

A carreira de Elton John atravessa a quarta década de ininterrupto sucesso. Nos anos setenta, época que muitos consideram como sendo o auge de sua carreira (foi considerado o segundo artista mais importante dessa década, superado apenas por Paul McCartney), já podia ser considerado como um dos maiores astros pop do planeta.

Ainda na adolescência, integrou o grupo de blues Bluesology. Em 1967 estabeleceu parceria com o letrista Bernie Taupin, com o qual lançou grande parte de sua obra musical, mantendo-se a parceira até os dias de hoje.

Apesar de ter lançado o disco Empty Sky em 1969, que não trazia em seu repertório algum imediato sucesso , a guinada de sua carreira ocorreu com o lançamento do disco Elton John, de 1970, que o lançou como cantor de sucesso nos Estados Unidos e trouxe ao público um de seus maiores sucessos, a canção "Your Song".

Dentre seus discos de maior sucesso, destacam-se Goodbye Yellow Brick Road (1973) e Captain Fantastic and The Brown Dirt Cowboy, este último de 1975. São também os seus discos mais bem colocados no ranking de melhores discos do século XX elaborado pela revista Rolling Stone.

Além de Bernie Taupin, outros letristas trabalharam com Elton, entre os quais Gary Osborne e Tim Rice. Enquanto a parceria com o primeiro está presente nos discos A Single Man, 21 at 33, The Fox, Jump Up! e Leather Jackets, o trabalho com o segundo, iniciada com a música Legal Boys, de 1982, resultou anos depois na soundtrack dos filmes O Rei Leão (1994), com a qual Elton ganhou o Oscar de melhor trilha sonora, e O Caminho Para Eldorado (2001).

É o único artista que até hoje conseguiu obter seis lançamentos consecutivos no primeiro lugar da Billboard, sendo detentor, ademais, do recorde de single de maior vendagem da história, com a adaptação feita em 1997 da canção Candle in the Wind em homenagem à amiga pessoal, Princesa Diana, totalizando um total de
quarenta milhões de cópias vendidas.

Elton John manteve-se em evidência na década de 1980, época em que lançou um álbum inédito por ano, levando ao público hits como I Guess That's Why They Call It The Blues, I'm Still Standing, Sacrifice, Nikita e diversos outros. Apesar de ter declarado sua bissexualidade em 1976, em entrevista à revista Rolling Stone, casou-se com a engenheira de som Renate Blauel em 1984, tendo a união se dissolvido em 1988. Em 2005 celebrou contrato de parceria civil com David Furnish, com o qual vive desde meados da década de 1990.

Embora tenha diminuído o ritmo de lançamento de novos discos, Elton John permaneceu em evidência na década de 1990, lançando canções de sucesso como Can You Feel The Love Tonight, The One, Something About The Way You Look Tonight, Blessed. É considerado um dos maiores e mais influentes artistas da atualidade, lançando novos trabalhos regularmente. Nos últimos anos compôs os musicais Billy Eliot e Lestat, que ficaram em cartaz na Broadway.

É filantropo: participou do Live Aid de 1985, ao lado de artistas como David Bowie, Sting, Phil Collins, entre outros, além de manter uma fundação para combate da Aids, tida como a maior do mundo no gênero, criada em 1992.No mesmo ano,se apresentou junto com o Guns N' Roses no Video Music Awards 92.

Elton sempre teve o sonho de ser dono de uma equipe de futebol pelo qual torcia, o Watford FC, tendo realizado esse projeto em 1976, quando então o clube figurava na série B da Liga Inglesa. Injetou recursos para contratações, levando a equipa até a primeira divisão. Vendeu-a em 1987. Também ajuda um clube de futebol da Austrália. É dono de um restaurante em Hollywood.

Em 1986, foi sujeito a uma intervenção cirúrgica na garganta, em virtude de lhe ter sido diagnosticado pequenos nódulos nas suas cordas vocais, consequência da quantidade de cocaína e alcool que usava nessa altura. Este fato veio a impor uma mudança profunda na sua voz, que se tornou mais grave e profunda, perdendo por completo o seu famoso falsete.

Em 1992, Elton cantou com o Queen a música "The Show Must Go On" no Freddie Mercury Tribute Concert. Ele cantou neste mesmo concerto em homenagem ao Freddie Mercury, a música Bohemian Rhapsody, junto com Axl Rose e os integrantes restantes do Queen.

Em 2007, Elton John comemorou o seu aniversário de 60 anos realizando o seu sexagésimo show no Madison Square Garden, em Nova York. O discurso de abertura do espetáculo foi feito pelo ex-presidente dos Estados Unidos da América, Bill Clinton.

Se formos falar de vendas e popularidade, Elton John pode ser considerado o maior superstar da música pop dos anos 70. Inicialmente rotulado como um simples cantor/compositor, Elton logo mostrou que podia tocar música de todo tipo, desde suaves melodias a rocks enérgicos. Ele podia tocar soul, disco e country, assim como baladas pop clássicas e até mesmo rock progressivo. Sua versatilidade, combinada com suas habilidades melódicas, carisma e shows inflamados o tornaram o artista mais popular dos anos 70. Mas ao contrário de outras estrelas da música, Elton foi capaz de sustentar sua popularidade, colocando um single a cada ano na lista dos 40 mais vendidos, desde 1970 até 1999. Durante este tempo, ele teve recaídas de criatividade e vendas, quando não agradou mais aos críticos, brigou com seu letrista Bernie Taupin, e enfrentou vícios e escândalos públicos. Mesmo assim, Elton John continuou sendo um artista extraordinário, e muitas de suas músicas se tornaram símbolos do pop contemporâneo.

Tudo começou em 25 de março de 1947. Neste dia nasceu Reginald Kenneth Dwight. Aos quatro anos começou a aprender a tocar piano e aos onze venceu um concurso, entrando para a Academia Real de Música da Inglaterra. Depois de estudar lá por seis anos, decidiu largar os estudos e começou a procurar a fama. Em 1961 entrou para sua primeira banda, chamada Bluesology. Passou a dividir seu tempo entre tocar com a banda, tocar sozinho em um hotel e procurar uma gravadora. Tempos mais tarde, a banda passou a ser liderada por Long John Baldry. Em seguida, Reginald foi se frustrando do controle de Long John sobre a banda e começou a procurar por outros grupos.

As coisas não iam bem até ele encontrar um anúncio da gravadora Liberty Records. Mesmo não tendo sido aprovado, recebeu umas letras que Bernie Taupin havia deixado na gravadora, em resposta ao mesmo anúncio visto por Reginald. Compôs então músicas para as letras de Bernie, e começaram a trocar correspondência. Quando os dois finalmente se conheceram, seis meses depois, Reginald já tinha mudado seu nome para Elton John, tirando seu primeiro nome do saxofonista da Bluesology, Elton Dean, e seu segundo nome do Long John Baldry.

Elton e Bernie foram então contratados por Dick James, para gravar músicas na Dick James Music, no ano de 1968. Tudo começou a acontecer muito rápido a partir daí. Bernie mandava letras para Elton, que compunha as músicas, às vezes em menos de meia hora. Neste início de parceria, escreveram músicas para outros cantores, enquanto que Elton gravava versões cover de sucessos de outros artistas. Em junho de 1969, chegava às lojas o primeiro disco de Elton John, chamado Empty Sky, que apesar de ter recebido elogios, não vendeu muito.

Já no segundo disco, auto-entitulado Elton John, contaram com a participação do produtor Gus Dudgeon e do arranjador Paul Buckmaster, o que os ajudou e ter mais popularidade. Em 1970 Elton começou a tocar nos Estados Unidos e sua apresentação no Troubadour em Los Angeles marcou sua explosão. No fim do ano, já estava entre os dez mais com seu primeiro sucesso, Your Song.

O que veio em seguida foi uma sucessão rápida de lançamentos. Em 1971, foram lançados Tumbleweed Connection, um disco tributo ao oeste americano, 17-11-70, disco gravado ao vivo, a trilha sonora do filme Friends e, finalmente, Madman Across the Water. Este último teve sua parcela de sucesso, mas Elton John só chegou ao topo com seu disco de 1972, Honky Château, que foi gravado junto com os músicos que participavam de seus shows: o baixista Dee Murray, o baterista Nigel Olson e o guitarrista Davey Johnstone. Deste disco saíram dois singles de sucesso, Rocket Man e Honky Cat, e Honky Château se tornou seu primeiro álbum a alcançar o topo das paradas nos Estados Unidos, ficando cinco semanas como número 1.

Entre os anos de 1972 e 1976, Elton John e Bernie Taupin se tornaram uma máquina de fazer sucessos que era praticamente incontrolável. Rocket Man começou uma seqüência de dezesseis Top 20, que durou quatro anos. Destas 16 músicas - que incluíam Crocodile Rock, Daniel, Bennie and the Jets, The Bitch is Back e Philadelphia Freedom - só uma não chegou ao Top 10: Saturday Night's Alright for Fighting. Além disso, Honky Château iniciou uma seqüência de sete álbuns que alcançaram o número um das paradas: Don't Shoot Me, I'm Only the Piano Player e Goodbye Yellow Brick Road de 1973, Caribou e Greatest Hits de 1974 e finalmente Captain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy e Rock of the Westies, de 1975. Todos eles foram discos de platina.

Em 1973, Elton fundou a Rocket, um selo distribuído pela MCA, para produzir e assinar trabalhos de artistas como Neil Sekada e Kiki Dee. Elton não era um artista da Rocket, preferindo continuar com a MCA, com um contrato-recorde de oito milhões de dólares, em 1974. Ainda em 1974, ajudou no single Whatever Gets You Throught the Night, de John Lennon. Graças a esta música, teve a oportunidade de cantar com John Lennon no Madison Square Garden no Dia de Ação de Graças em 1974, o que acabou se tornando na última vez em que John Lennon subiu em um palco. No ano seguinte, Capitain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy se tornou o primeiro álbum a entrar nas paradas americanas direto como número um. Depois de seu lançamento, Elton renovou sua banda, tendo então Davey Johnstone, Caleb Quaye, Roger Pope, Ray Cooper e o baixista Kenny Passarelli. Rock of the Westies foi o primeiro álbum com esta formação.

Em meados dos anos 70, os shows de Elton eram muito populares, assim como seus singles e discos, e ele continuou a gravar e fazer shows num ritmo rápido até 1976. Neste ano, ele revelou em entrevista à revista Rolling Stone que era bisexual. Mais tarde ele admitiu que esta confissão era um meio-termo, pois tinha medo de admitir que era homosexual. Muitos fãs reagiram mal à sua bissexualidade, e seu público começou a diminuir no final dos anos 70. A diminuição em suas vendas também foi causada pelo seu cansaço. Depois de 1976, Elton diminuiu drasticamente sua agenda de shows, anunciando que iria deixar de se apresentar em 1977 e começou a gravar um disco por ano. Seu relacionamento com Bernie se tornou tenso após o lançamento do disco duplo Blue Moves, e o letrista começou a trabalhar com outros artistas. Elton voltou ao mundo da música com o disco A Single Man, que foi feito junto com Gary Osborne, mas este trabalho não gerou nenhum single de muito sucesso na época, mas tem uma música que é uma das mais marcantes até hoje: Song for Guy. Neste mesmo ano ele retomou os shows, primeiro improvisando na turnê Live Stiffs, e então numa turnê em 1979, acompanhado apenas do percussionista Ray Cooper. Mama Can't Buy You Love, uma música gravada com o produtor Thom Bell em 1977, o levou de volta ao Top 10 em 1979, mas o disco Victim of Love, do mesmo ano, foi um fiasco comercial.

Elton se uniu novamente a Bernie em 1980, lançando o disco 21 at 33, que trazia o sucesso Little Jeannie. Durante os três anos seguintes, Elton manteve sua popularidade, mas seus singles não conseguiram chegar ao Top 10, mas mesmo assim, chegaram ao Top 40. Em 1981, ele assinou com a Geffen Records, e seu segundo álbum, Jump Up!, foi disco de ouro, graças às músicas Blue Eyes e Empty Garden, seu tributo a John Lennon. Mas foi em 1983, com Too Low for Zero, que se iniciava sua última seqüência de grandes sucessos, primeiro com I'm Still Standing e em seguida com I Guess That's Why They Call it the Blues. Pelo resto dos anos 80, todos os seus lançamentos se tornaram discos de ouro, e a maioria trazia pelo menos um novo sucesso, como Sad Songs em 1984, do disco Braking Hearts, Nikita em 1985, do disco Ice on Fire, uma regravação de Candle in the Wind em 1987 com a orquestra sinfônica de Melbourne, I Don't Want to Go on with You Like That em 1988, do disco Reg Strikes Back, e Sacrifice em 1989, do disco Sleeping with the Past.

Enquanto sua carreira continuava um sucesso, sua vida pessoal estava tumultuada. Desde meados dos anos 70, Elton John era viciado em cocaína e álcool, e a situação só piorou durante os anos 80. Em 1984, em um ato que surpreendeu a todos, ele se casou com a engenheira Renate Blauel. O casal se manteve junto por quatro anos, mesmo que Elton tenha admitido ser homossexual antes de se casar. Em 1986, ele sofreu uma cirurgia de garganta durante uma turnê, mas mesmo depois de se recuperar, continuou a abusar da cocaína e do álcool.

Depois de quebrar o recorde de lotar por cinco vezes o Madison Square Garden em 1988, Elton leiloou todas as suas roupas, lembranças e sua coleção de discos. O leilão foi uma virada simbólica. Nos dois anos seguintes, Elton lutou contra o vício e a bulimia, ao mesmo tempo que se submetia a uma cirurgia de reimplante capilar.

Em 1990 foi lançada a coletânea The Very Best of Elton John, que vendeu muito bem em todo o mundo. No ano seguinte estava livre das drogas e da bebida, e em 1992 fundou a Elton John AIDS Foundation, e anunciou que iria doar todos os royalties das vendas de seus singles à pesquisa contra a AIDS.

No mesmo ano, Elton retornou aos estúdios para lançar o disco The One. Chegando a número oito nas paradas americanas e recebendo um disco de platina duplo, este disco se tornou o de maior sucesso desde Blue Moves, e inflamou um renascimento na carreira de Elton. Ele e Taupin assinaram um contrato-recorde com a Warner/Chappell Music, estimado em 39 milhões de dólares. Ainda em 1992, Elton lançou um cd de duetos, onde cantou ao lado de artistas como Leonard Kohen, Ru Paul e George Michael. Seu trabalho com George Michael, uma regravação magistral de Don't Let the Sun Go Down on Me, chegou ao topo das paradas no mundo inteiro.

Em 1994, Elton John trabalhou com o letrista Tim Rice em músicas para o desenho animado da Disney, O Rei Leão. O disco com as músicas do desenho, que trazia versões gravadas pelo elenco do filme e algumas versões gravadas por Elton, foi o mais vendido daquele ano. Uma das músicas, Can You Feel the Love Tonight, ganhou o Oscar de Melhor Música Original, assim como o Grammy de Melhor Performance Vocal Pop Masculina. O disco ainda ganhou o Oscar de Melhor Trilha Sonora. Outra música de grande sucesso saída deste disco é Circle of Life, que no ano de 2003 ganhou uma regravação na ocasião do lançamento de O Rei Leão em DVD.

O disco de 1995, Made in England, continuou a dar fôlego ao seu retorno, chegou a terceiro lugar nas paradas inglesas e à décima terceira posição nos Estados Unidos. Seu maior sucesso foi a música Believe. Nos Estados Unidos, ele recebeu disco de platina pelo álbum. Em 1997, The Big Picture trouxe músicas bem mais pop, e chegou ao Top 10 com a música Something About the Way You Look Tonight. Entretanto, seu sucesso foi encoberto pela resposta de Elton à trágica morte da princesa Diana. Como tributo à amiga, ele regravou Candle in the Wind (originalmente dedicada a Marilyn Monroe), tendo sua letra reescrita por Bernie Taupin. A primeira (e única) apresentação da música foi no funeral de Diana, e todos os lucros gerados com a venda do single lançado em seguida foram destinados às obras de caridade favoritas de Diana. Com tudo isso, Candle in the Wind 1997 se tornou o single de vendagem mais rápida tanto nos Estados Unidos quanto na Inglaterra e entrou facilmente nas listas como número 1, tornando esta música o maior sucesso de toda a carreira de Elton.

Em seu projeto seguinte, Elton novamente se uniu a Tim Rice para escrever músicas para um musical da Broadway, uma adaptação da história de Aida. Foi lançado então um disco onde as músicas deste musical foram interpretadas por artistas pop famosos, como Sting, Spice Girls e Lenny Kravitz. Este disco foi lançado em 1999, recebendo o disco de ouro no final do ano.

Em 1999 fez a trilha sonora do filme A Musa. Esta trilha é basicamente instrumental, estilo clássico, com apenas uma música "pop", com letra de Bernie Taupin. Em 2000 Elton mais uma vez se juntou com Tim Rice para mais uma trilha sonora. Desta vez a obra a ser musicada foi o longa-metragem em desenho animado O Caminho para o El Dorado.

Ainda em 2000, Elton John fez um especial pela CBS, cantando alguns de seus sucessos no Madison Square Garden, e lançando o disco One Night Only com algumas das músicas do show. Pouco tempo depois foi lançado um DVD com a íntegra do espetáculo.

Em outubro de 2001 lançou o disco Songs from the West Coast, que foi aclamado pela crítica como um retorno ao velho estilo dos anos 70, lembrando muito o disco Captain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy, com o piano sobressaindo em todas as músicas. Deste trabalho saíram os singles I Want Love, This Train Don't Stop there Anymore e Original Sin.

Em 2002, Elton John regravou Your Song junto com o tenor Alessandro Safina, para ajudar em uma campanha de caridade. No final de 2002 foi lançada a coletânea Greatest Hits 1970-2002, uma compilação de todos os seus grandes sucessos que vendeu muito bem por onde passou.

Estão previstos um novo disco para início de 2004, a trilha de mais um desenho animado para 2005 e um musical para a Broadway, também em 2005.


RESUMO:

Um dos mais populares artistas Pop de todos os tempos e campeão absoluto de vendas, Elton John pode ser considerado tão extravagante quanto talentoso. Nascido em 1947, Reginald Kenneth Dwight, como foi batizado, estudou piano desde criança e montou suas primeiras bandas nos anos 60.

Decidiu então se lançar em carreira solo e estreou com "Empty Skies", em 1969, sem maior repercussão. Começou a trabalhar com produtores experientes do 'show business' e já no segundo trabalho, auto-intitulado, notava-se a diferença: emplacou o 'hit' "Your Song" e passou a se apresentar nos Estados Unidos, iniciando uma verdadeira escalada rumo ao sucesso.

Sempre em parceria com o letrista Bernie Taupin, seguiram-se diversos clássicos como "Crocodile Rock", "Daniel" e "Philadelphia Feedom". Uma declaração afirmando que era homossexual, em 1976, entretanto, fez com que seu público diminuísse, já que o assunto até hoje ainda é um tabu em nossa sociedade.

A década de 80 foi marcada por sucessos, mudança de gravadora, conflitos pessoais e vícios. Numa tentativa de dar uma guinada em sua vida, leiloou as roupas que usava em suas performances e começou um tratamento sério de reabilitação.

Em 1990, lançou a coletânea "The Very Best of Elton John" e passou a financiar pesquisas para combater a AIDS. Pouco depois, fez estrondoso sucesso com a trilha sonora do desenho animado "O Rei Leão", produzido pela Disney. Já em 1997, regravou o clássico "Candle In Te Wind", em homenagem à princesa Diana, recém-falecida num acidente automobilístico.

Voltando a um estilo mais simples de compor, com o piano em primeiro plano, lança "Songs from the West Coast", em 2001. No ano seguinte fez uma versão atualizada de seu primeiro'hit', a faixa "Your Song". Ainda em 2002, saiu "Greatest Hits 1970-2000", uma coletânea que resume toda a carreira vitoriosa e conturbada de Elton John.

Em 2004 o cantor estava de volta ao mercado fonográfico com o disco “Peachtree Road” reunindo canções de sua antiga parceria com Berni Taupin. Um ano depois o cantor voltou a estampar as páginas dos tablóides depois de anunciar seu casamento com o canadense David Furnish. O casal trocou alianças no dia 21 de dezembro, em uma cerimônia discreta com a presença apenas de familiares.

O show dele recentemente no Brasil foi espetacular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário