terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Earth, Wind & Fire


Biografia Earth, Wind & Fire

O Earth, Wind & Fire é uma banda renomada dos Estados Unidos fundada em 1969 por Maurice White, a banda domina diferentes estilos musicais como Funk, R&B, Disco Music e Soul.
A história do Earth, Wind & Fire começa em Memphis, em 1941; onde nasce Maurice White, fundador da banda. Em plena adolescência, ele e a família se mudam para Chicago, onde Maurice começa a trabalhar como baterista da gravadora Chess Records. Em 1967 passa a integrar o Ramsey Lewis Trio por pouco tempo, pois em 1969 ele junta-se a mais dois amigos, Wade Flemons e Don Whitehead, e conseguem assinar contrato com a gravadora Capitol Records, sob o nome de "Salty Peppers", porém Maurice achou que o nome da banda não caía tão bem, então resolveu mudar o nome de "Salty Peppers" para "Earth, Wind & Fire", o nome da banda é baseado no signo de Sagitário (signo de Maurice), na astrologia o signo de sagitário tem como elemento de regência natural o fogo e regências sazonais em terra e vento. Ainda em 1969 entram na banda o vocalista Sherry Scott juntamente com o percussionista Phillard Williams e em 1970, o irmão mais novo de Maurice, Verdine, entra como baixista, Michael Beale na guitarra, Chester Washington na bateria, Leslie Drayton no trompete e o trombonista Alex Thomas, que inicialmente era o arranjador da banda e Flemons nos vibes, piano elétrico e vocais. Já em estúdio em 1970 lançam o primeiro auto-intitulado disco da carreira, em 1971 lançam o álbum The Need Is Love que trazia o single "I Think About Lovin' You".
Após o lançamento de The Need Is Love, a banda se desmanchou ficando apenas os irmãos White, e imediatamente após a saída dos músicos Maurice e Verdine, começaram a trabalhar numa nova formação. O primeiro membro a entrar na banda foi Jessica Cleaves nos vocais, Ronnie Laws no saxofone, Roland Bautista na guitarra, Larry Dunn nos teclados, Ralph Johnson na percussão e Philip Bailey nos vocais e percussão.
Com uma nova formação
e uma nova gravadora e Columbia CBS, lançam o disco Last Days and Time que trazia canções como "Where Have All The Flowes", "Make It With You" e a canção Power onde Maurice introduz pela primeira vez na banda a Kalimba (instrumento musical africano) que é marca registrada do grupo até hoje. Em 1973 sai o álbum Head To The Sky, o álbum rendeu os dois primeiros sucessos, "Evil", co-escrito por Maurice e Philip e a faixa título, "Keep On Head To The Sky", ambos ficaram entre as 30 melhores R&B. No ano seguinte o álbum "Open Our Eyes" que trazia canções como "Mighty Mighty" que ficou entre as 30 na parada pop americana e "Devotion" que trazia uma mensagem espiritual muito profunda.

O Grande Sucesso

O sucesso internacional só veio em 1975, com a trilha sonora de That's The Way Of The World. Apesar do filme não ter feito grande sucesso, a trilha sonora feita inteiramente pelo Earth Wind & Fire foi um sucesso com canções como "Shining Star", "That's The Way Of The World", "Africano" e "Reasons" que deram ao grupo o Grammy de melhor álbum de funk. No mesmo ano, sai o disco Gratitude, que trazia canções como "Can't Hide Love" e "Sing A Song"; e o Earth, Wind & Fire recebe o disco de platina. Em paralelo à banda, Maurice criou a Kalimba Productions que passou a produzir todos os discos da banda e de artistas como Deniece Williams, Barbra Streisand, e bandas como The Emotions.
Em 1976
, sai o álbum Spirit que trouxe canções como "Getaway", "Imagination" e "Saturday Nite", foi a partir de Spirit que a banda passou a trabalhar mais as performances ao vivo com lasers, efeitos de luz, violinistas, pirâmides voadoras e roupas coloridas e divertidas que acabaram por se tornar marca registrada da banda.
Em 1977, outro grande sucesso, o álbum All'n'All que trouxe inesquecíveis músicas como "Jupiter", "Be Ever Worderfull", "Love's Holiday", "I'll Write A Song For You" e "Fantasy", nesta mesma época o Earth Wind & Fire introduziu em suas performances uma mega pirâmide que engolia a banda como num truque de mágica. 1978 foi um ano especial para a banda,
pois lançaram o álbum The Best Of EW&F Vol I, que trouxe os grandes sucessos e três inéditas, "Love Music", "Got To Get Into My Life" (música tema do filme Sgt.Pepper's Lonely Heart's Club Band) e o efêmero sucesso da disco music, "September" (produzida para uma campanha da Unicef), em 1979 outro mega sucesso, o álbum I Am, no auge da era disco o álbum trouxe canções como "In The Stone", "Let Your Feelings Show", "After The Love Has Gone" e "Boogie Wonderland".
A banda entra na década de 80
a toda força com o álbum duplo Faces, em 1981 lançam o álbum Raise!, que levou o disco duplo de platina e trouxe músicas como "My Love Wanna Be With You" e "Let's Groove", e em 1983 o álbum Powerlight de grande sucesso, entre 83 e 86 a banda dá uma pisada no freio e uma relaxada rápida, pois em 1987 lançam o single System of Survival que atinge o primeiro lugar na Billboard e "Thinking Of You" que integram o disco Touch The World do mesmo ano, em 1988 sai o álbum The Best Of EW&F VOL II.

Anos 90 e Atualidade

Em 30 de julho de 1993, o saxofonista Don Myrick foi baleado fatalmente pelo Departamento de Polícia de Los Angeles em um caso de erro policial. Cinco anos mais tarde, Maurice White anunciou que ele foi diagnosticado com a Doença de Parkinson. Em 13 de outubro de 1993, o ex-Earth, Wind & Fire, membro de 1970-1972, Wade Flemmons morreu em Battle Creek, Michigan. Em 15 de setembro de 1995, Earth, Wind & Fire foi homenageado com uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood.
Mesmo sem fazer turnês devido ao problema de saúde de Maurice, ele continua gravando e produzindo a banda, In The Name Of Love foi lançado em 1997, pela Pyramid Records. Em 2000, a banda foi incluída no Hall da Fama do Rock ‘n’ Roll, em 2003 foram incluídos no Hollywood's RockWalk e Maurice e Philip no Hall da Fama dos vocalistas. Em 2002 lançam o álbum Live In Rio, gravado em 1980 no ginásio do Maracanãzinho no Rio de Janeiro, em 2003 colocam no mercado o álbum The Promise que faz grande sucesso e traz a música "All In The Way", que entra para a lista de clássicos da banda. Em 2004, a banda lança o disco Illumination que foi indicado ao Grammy na categoria R&B e indicada ao Soul Train Music Award. Nos últimos dois anos, a banda vem realizando shows com a banda Chicago. Em 11 de Dezembro de 2007, a banda realizou um show no prêmio Nobel da Paz em Oslo, Noruega; junto com outros artistas e foi transmitido ao vivo para mais de 100 países, incluindo o Brasil. Em toda a carreira o Earth, Wind & Fire vendeu mais de 80 milhões de discos, ganhou 40 Music American Awards, 7 Grammys, além de 22 indicações ao mesmo prêmio.

RESUMO:

Tudo começou na cidade de Menphis em 1941, onde nasce Maurice White, fundador da banda Earth, Wind & Fire. Desde cedo envolvido com a música, quando ainda era adolescente, Maurice se mudou para Chicago com sua família e logo começou a trabalhar como baterista da gravadora Chess Records.
Em 1967, Maurice passa a integrar o Ramsey Lewis Trio e em 1969 ele se junta com Wade Flemons e Don Whitehead para formar o Salty Peppers. Não demorou muito e a banda assina contrato com a gravadora Capitol e Maurice decide mudar o nome da banda para Earth, Wind & Fire.
Em 1969, passam a integrar a banda o vocalista Sherry Scott e o percussionista Phillard Williams.Em 1970, o irmão mais novo de Maurice, Verdine, entra como baixista, Michael Beale na guitarra, Chester Washington na bateria, Leslie Drayton no trompete, Alex Thomas no trombone e Flemons nos vibes, piano elétrico e vocais.
Com a formação completa e prontos para gravar a banda entra em estúdio em 1970 para lançar o primeiro álbum da carreira sob o nome de "Earth, Wind and Fire". No ano seguinte, chegas às lojas "The Need Is Love", que originou o single "I Think About Lovin' You". Logo depois de lançarem o single a banda decide se separar ficando apesar os irmãos White, que logo dão início a uma nova formação do Earth, Wind & Fire.
Para integrar a banda eles chamam Jessica Cleaves para assumir os vocais, Ronnie Laws no Saxofone, Roland Bautista na guitarra, Larry Dunn nos teclados, Ralph Johnson na percussão e Philip Bailey nos vocais e percução. Com a nova formação e uma nova gravadora (Columbia CBS), a banda lança o álbum intitulado "Last Days and Time". Com hits como "Where Have All The Flowes", "Make It With You" e "Power", a banda volta com força total e consegue ótima aceitação entre público e crítica especializada.
Em 1973, eles lançam "Head To The Sky", com destaques para os hits "Evil" e "Keep On Head To The Sky", que marcam os dois primeiros grandes sucessos da banda ficando entre as 30 melhores R&B. Em 1974, chega às lojas o álbum intitulado "Open Our Eyes". Impulsionado pelo hit Mighty Mighty, eles ficam entre as 30 na parada pop americana.
A grande guinada veio em 1975 com a trilha sonora de "That's The way Of The World". Mesmo o filme não ter feito grande sucesso a trilha sonora foi feita inteiramente pelo Earth Wind & Fire e atingiu um grande sucesso com as músicas:"Shining Star", "That's The way Of The World", "Africano" e "Reasons" que deram ao grupo o Grammy de melhor álbum de funk.
Ainda em 1975, eles lançam "Gratitude" com os hits "Can't Hide Love" e "Sing A Song" garantindo a banda um disco de platina. A partir daí eles não param mais e passam a lançar praticamente um novo álbum por ano como: Spirit (1976), All'n'All (1977), The Best Of EW&F Vol I (1978), I Am (1979), Raise! (1981), Powerlight (1983), The Best Of EW&F VOL II (1988), entre outros.
A década de 90 começou atribulada para a banda já que em 1993 o saxofonista Don Myrick foi baleado fatalmente pelo Departamento de Polícia de Los Angeles em um caso erro policial. Em 1998, Maurice White anuncia sofrer de Parkinson. A boa notícia da década aconteceu em 1995, quando a bandafoi homenageada com uma estrela na calçada da Fama de Hollywood. Dois anos depois eles lançam "In The Name of Love" pela Pyramid Records.
Depois de serem incluídos no Hall da Fama do Rock 'n' Roll (2000), no Hollywood's RockWalk (2003) e Maurice e Philip no Hall da Fama dos vocalistas a banda lançou em 2002 o álbum "Live In Rio", gravado em 1980 no ginásio do maracanãzinho no Rio de Janeiro.
Em 2003, chega às lojas "The Promise", que é impulsionado pelo hit "All In The Way" e entra para a lista de clássicos da banda. "Illumination" foi o lançamento de 2004, que foi indicado ao Grammy na categoria R&B e ao Soul Train Music Award.
Em 2007, a banda realizou um show no prêmio Nobel da paz em Oslo na Noruega junto com outros artistas que foi transmitido ao vivo para mais de 100 paises incluindo o Brasil. Em toda a carreira o Earth Wind & Fire vendeu mais de 80 milhoes de disco, ganhou 40 Music American Awards, 7 Grammys alem 22 indicaçoes ao mesmo prêmio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário