segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Eagles


Biografia: Eagles


Eagles é uma das mais famosas bandas de Country Rock, tendo seus LP'S em primeiro lugar nos Estados Unidos da América(EUA), durante quatro anos seguidos (1972 / 1976).
Formado no início dos anos 70, por Randy Meisnner (baixo), Bernie Leadon (guitarra e vocais), Don Hendley (bateria) e Glenn Frey (guitarra) lançaram o LP de estréia em 1972, com excelente e imediata aceitação. Depois do terceiro LP, o guitarrista e vocalista Don Felder uniu-se ao grupo. Em 1976, Bernie Leadon deixou a banda, sendo substituido por Joe Walsh. Mas ao contrário do que se poderia esperar, a alteração não prejudicou o sucesso do The Eagles. Em 1980 fizeram uma série de shows com ótima aceitação por parte do público e ganharam um Prêmio Grammy.
A Formação atual do grupo inclue também Joe Vitale (teclados) e o baixista e vocalista Timothy B. Schmitt, substituindo Randy Meisner.
Seu hit mais famoso é
"Hotel California"
Gravado no Criteria Studios, Miami & The Record Plant, Los Angeles, March - October - 1976.
Os Eagles são das bandas mais rentáveis da indústria musical dos EUA. O seu álbum ‘Their Greatest Hits 1971-1975’ vendeu mais de 29 milhões de cópias, número recorde naquele país, 41 milhões nomundo e é o Greatest Hits mais vendido da história e o terceiro albúm mais vendido de todos os tempos.
No total, os Eagles já venderam mais de 120 milhões de álbuns em todo o Mundo.

Composta por Gleen Frey na guitarra, Bernie Leadon no banjo, bandolim e guitarra, Randy Meisner no baixo (que também já tocara no Poco e com o artista country Rick Nelson) e Don hendley (bateria), o Eagles começou como banda de acompanhamento da cantora norte-americana Linda Rondstadt. Após alguns anos o selo da cantora se interessou em gravá-los e o álbum homônimo saiu em 1972.

Baseado num estilo country-rock, a repercussão foi apenas regular, o mesmo acontecendo com seu segundo lançamento, “Desperado”. Em 1974, com a entrada do guitarrista Don Felder e o lançamento do álbum “On the Border”, a banda finalmente chega ao topo da paradas mundiais.

O single “Lying Eyes” proporciona à banda seu primeiro prêmio Grammy. No mesmo ano, o single “Best of my Love” foi o número 1 da Billboard. “One of these Nights”, álbum lançado em 75, obteve tanto sucesso quanto “On the Border”. A banda tornara-se então um dos maiores sucessos comerciais dos EUA.

O ápice do The Eagles veio em 1976, com o lançamento de “Hotel Califórnia”, quando Leadon foi substituído por John Walsh. O álbum foi o vencedor do Grammy de 77, cuja faixa-título é considerada um dos grandes clássicos do rock, com seu inspirado solo de guitarra.

O sucesso fulminante da banda fez com que a mídia sensacionalista insinuasse que havia algo supostamente sobrenatural acontecendo. Iniciou-se então uma busca intensa de provas de que a banda havia feito pacto com o demônio em troca da fama. Denúncias de um ex-produtor vingativo de que a banda tinha laços com uma organização conhecida como Igreja de Satã custaram a ser desmentidas. Para completar, surgiram boatos que a música “Hotel Califórnia” era uma ode à seita (cuja sede na Califórnia teria sido um hotel outrora). Chegaram a dizer que se a música fosse tocada ao contrário surgiriam mensagens satânicas.

Em 77, Randy Meisner deixa a banda, sendo substituído por Timothi Schmit. O álbum que se seguiu, “The Long Run”, de 1979 e o ao vivo lançado dois anos depois foram sucesso de vendas. Encerraram as atividades em conjunto, partindo cada um para a sua carreira solo. Henley obteve maior êxito, ganhando o Grammy pela composição “End of Innocense”.

Em 1994, o Eagles se reúne para um acústico na MTV, o que acabou rendendo o álbum “Hell Freezes Over” que foi muito bem sucedido.O título é uma referência à seguinte citação de Don Henley quando o The Eagles se separou: “A banda só se reunirá novamente quando o inferno congelar...” Será que congelou mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário