sábado, 7 de fevereiro de 2009

Diamond Head

Biografia Diamond Head

Diante do cenário musical do New Wave Of British Heavy Metal foi criada, em 1976, a banda inglesa Diamond Head, composta por Brian Tatle, Duncan Scott, Sean Harris e Colin Kimberley. Gravaram uma fita-demo no estúdio Kidderminster, em 1978 e em seguida assumiram o nome de Diamond Head.

Lançado pela gravadora Happy Face Music, o single intitulado “Shoot Out The Lights”, de 1980, destacou-se pela música “Helpless”. No mesmo ano, o grupo gravou o primeiro álbum, “Lightinig To The Nations”, contendo as canções “The Prince”, “Sucking My Love” e a mundialmente conhecida “Am I Evil?”. Na seqüência saiu o single “Sweet And Innocent” e “The Diamond Lights”.

No ano posterior, o Diamond Head assinou contrato com a MCA Records e em 1982, foi lançado o EP "Four Cuts", com as músicas “Call Me”, “Trick or Treat”, “Dead Reckoning” e uma versão de “Shoot Out The Lights”. Ainda em 82, gravaram single "In the Heat Of The Night" e o disco "Living On... Borrowed Times”.

Em 1983, foram lançados o single “Makin’ Music” e o álbum “Canterbury”. Durante a gravação do disco, Duncan e Colin deixam a banda e, para substituí-los, entram Merv Goldsworthy, Robbie France e Josh Phillips Gorse. Em seguida, o Diamond Head seguiu em turnê.Quando entraram no estúdio para o novo trabalho, a MCA demitiu o Diamond Head e a banda decidiu terminar em 1985. Durante a década de 90, a banda participou do show do Metallica, em Birmingham NEC, tocando as músicas “Am I Evil?” e “Helpless”.

Com novo ‘line up’, formado por Brian, Sean, Karl Wilcox e Eddie Chaos, a banda passou a compor para um novo material. Retornaram aos palcos com o EP “Rising Up”. Em seguida gravaram o álbum “Death And Progress”, já com Pete Vukovic como substituto de Chaos. Mais uma vez o grupo acabou e, como registro, lançaram o ao vivo “Evil Live - In The Heat Of The Night”, gravado durante o último show o Diamond Head, em 1994.

Dez anos depois, a banda soltou uma coletânea dupla chamada "Am I Evil? The Antology”, com todos os grandes sucessos da carreira.



Parte II


O Diamond Head é mais uma das dezenas de banda saídas da NWOBHM. Ironicamente é mais conhecida por ter algumas de suas músicas coverizadas pelo Metallica do que por sua própria carreira. Uma das bandas mais influentes durante sua época de ouro, o Diamond Head foi formado em 1976 por Brian Tatler, Duncan Scott e o vocalista Sean Harris, considerado um dos melhores da NWOBHM. Colin Kimberley completou a banda.

Ainda sem um nome definido, conseguiram um pequeno contrato, pelo qual lançaram sua primeira demo-tape em 1978, logo vindo a assumir o nome de Diamond Head. Pela obscura gravadora Happy Face Music, lançaram seu primeiro single, que levou o nome de "Shoot Out The Lights", já contendo uma das melhores músicas da banda, "Helpless", a primeira coverizada pelo Metallica. Este single fez bastante sucesso no underground inglês, levando a banda a uma extensa agenda de shows e grande divulgação.

Seu primeiro LP veio logo a seguir, levando o nome "Lightining To The Nations". Esse foi provavelmente o melhor álbum do Diamond Head, que teve vários clássicos como a faixa-título "The Prince" e a música mais conhecida da banda "Am I Evil?", também coverizada pelo Metallica. Foram lançados após esse, o single "Sweet and Innocent" e o EP "The Diamonds Lights".

Em 1981 a banda assinou com a MCA e lançou o EP "Four Cuts", contendo a clássica "Call Me". Foi lançado também o single "In The Heat Of The Night". O próximo álbum lançado foi "Living On... Borrowed Times". Esse álbum chegou até o número 24 nas paradas inglesas. A capa é um desenho de Rodney Matthews.

Em 1983 foi lançado o single "Makin’ Music", seguido do álbum "Canterbury", que apesar de sua qualidade, não repetiu o sucesso de "Lightining For The Nations".

Após a grande tour do álbum "Canterbury", a banda entrou em estúdio para gravar "Flight East", mas foi demitida da MCA. Talvez esse fosse um dos motivos pelo qual a banda viria a acabar, em 1985. Brian Tatler formou a banda Radio Moscow, de pop-rock, que tocava algumas músicas do Diamond Head em seus shows. Com Brian, o Radio Moscow gravou um EP. Logo após sua saída, chegou a gravar ainda o álbum "World Service".

Já na década de 90, a banda se reuniu num show do Metallica para tocar "Am I Evil?" e "Helpless". Brian e Sean chamaram Eddie Chaos e Karl Wilcox (baixo e bateria, respectivamente) para a banda. Compondo um novo material, a banda começou a tocar em pubs ingleses com o nome de Dead Reckoning. Entraram em estúdio para gravar um EP chamado "Rising Up", já com o nome original. Após alguns shows, Eddie Chaos deu lugar na banda para Pete Vukovic, com quem gravaram o álbum "Death and Progress". Pete continuou na banda, e na tour desse álbum abriram para
Megadeth e Metallica.

A banda decidiu acabar novamente, mas deixando um último presente para os fãs. Fizeram, então, um último show em 1994, registrado no álbum ao vivo "Evil Live".

O vocalista Sean Harris deixou o Diamond Head em 2004, sendo substituido por Nick Tart. Em fevereiro de 2005 a banda lançou um novo album com músicas inéditas "All Will Be Revealed".

Resumindo: Quem conhece o som deles sabem que é dos bons...quem não conhece, confira,valeu?



Nenhum comentário:

Postar um comentário