sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

David Bowie - Conclusão


Tin Machine (1989 - 1991)

Pela primeira vez desde os anos 70, Bowie resolveu formar uma banda regular. Em 1989 foi fundada e Tin Machine, um quarteto de hard rock composto por Bowie, Reeves Gabrels,Tony Sales e Hunt Sales.O álbum homonimo foi um sucesso, porém Bowie logo se decepcionou com a parceria: Tin Machine II foi mal-sucedido, e Tin Machine Live foi um completo fracasso.

Assim, Bowie rompe com a banda e entra nos anos 90 em carreira-solo, fazendo uma turnê mundial aonde ele tocou seus maiores hits. A Sound + Vision Tour foi concebida pelo coreógrafo da companhia de dança La La Human Steps Edouard Lock e, após concluí-la, o cantor decretou que nunca mais iria interpretar seus antigos sucessos.

Bowie como ator


O primeiro grande papel de Bowie, em O homem que caiu na Terra, foi muito aclamado. Na década de 1960 fez aparições em filmes de vanguarda, principalmente em papéis secundários. Desde então, sua carreira foi bastante esporádica. O filme Furyo, em nome da honra (Merry Christmas, Mr. Lawrence), de Nagisa Oshima, baseado na novela de Laurens van der Post, foi lançado em 1983. Bowie interpretou o major Jack Celliers, um prisioneiro de guerra em um acampamento japonês. Outro músico famoso, Ryuichi Sakamoto, interpretou o comandante do acampamento. No mesmo ano interpretou um vampiro em The Hunger. Bowie também fez o papel de Pôncio Pilatos em A última tentação de Cristo (The last temptation of Christ), de Martin Scorsese e atuou em Zoolander (2001) ao lado de Ben Stiller

Furyo impressionou alguns críticos, mas o projeto seguinte, o musical de rock Absolute beginners (1986), decepcionou tanto a crítica quanto o público. No mesmo ano atuou em Labirinto, a magia do tempo, interpretando Jareth, o Rei dos Duendes.

Sua última atuação foi interpretando Nikola Tesla em O grande truque (The prestige), de 2006. Em 2007 cedeu sua voz para o personagem Maltazar na animação Arthur e os Minimoys (Arthur and the Mininoys / Arthur et les Minimoys). Seu próximo filme é 'August' onde atua ao lado do ator Josh Hartnet ainda sem data de estréia.


CURIOSIDADE:

O guitarrista Slash ex-Guns and Roses em sua recente autobiografia afirma que sua mãe foi amante de David Bowie.





*Biografia rápida:


É um dos maiores nomes da história do Rock. É com essa simples frase que podemos definir David Bowie. Sua importância no mundo da música é inegável. A história começou quando David Robert Jones, então com 13 anos de idade, influenciado pelo som de Little Richards, começou a tocar saxofone em algumas bandas de Brixton, na década de 60. Depois dessa experiência decidiu se lançar em carreira solo.

Conseguiu um empresário, adotou a alcunha de David Bowie e gravou alguns ‘singles’. Três anos depois, conseguiu entrar pela primeira vez nas paradas inglesas com “Space Oddit”, inspirado em “2001 – Uma Odisséia no Espaço”.

Depois disso, o vocalista começou a se firmar no cenário da época com os álbuns “David Bowie” e “The Man Who Sold The World”, regravada pelo Nirvana nos anos 90. Os anos 70 impulsionaram a carreira de Bowie em todo o mundo e ficaram marcados pelo lançamento de grandes clássicos como “Hunky Dory” e “The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And The Spiders From Mars”, quando ele deu vida ao seu mais famoso personagem, uma espécie de alienígena andrógino, Ziggy Stardust.

Após “Young Americans”, atuou no filme “The Man Who Fell To Earth” e lançou um de seus trabalhos mais famosos, “Low”, em 1977. A década de 80 trouxe “Scary Monster (and Supercreeps)” e Bowie investiu ainda mais em sua carreira cinematográfica.

Somente 3 anos depois “Let’s Dance” foi gravado e seguiu-se uma turnê mudial. O camaleão, como é conhecido, iniciou uma nova empreitada, o Tin Machine, lançando dois álbuns, em 1989 e 1991. Ainda nos anos 90, Bowie lança “Black Tie White Noise”, de 1993, que atingiu o primeiro lugar nas paradas britânicas, “Outside”, de 1995 e o mais eletrônico “Earthling”, de 1997.

Nessa época, Bowie saiu em turnê com o Nine Inch Nails e fez participações especiais em apresentações com o Neil Young e Pearl Jam. No ano seguinte, entrou no ar o BowieNet, um site. “...hours”, de 1999, marcou uma volta às raízes, com composições mais cruas e voltadas ao Rock. Alguns anos depois chegou “Heathen”, iniciando o novo milênio. O mais recente lançamento é “Reality” de 2003.

Em junho do ano seguinte, o cantor foi diagnosticado com angina e passou por uma cirurgia, o que o manteve afastado dos palcos por algum tempo. O DVD “A Reality Tour” saiu em outubro deste mesmo ano. Ainda em 2004, David Bowie teve canções inclusas na trilha sonora do filme “The Life Aquatic with Steve Zissou”, que foram adaptadas e interpretadas pelo cantor brasileiro Seu Jorge.

Em fevereiro de 2006, o músico recebeu o prêmio “Lifetime Acheivemt Award” do Grammy, uma espécie de reconhecimento pela brilhante carreira.. David Bowie conseguiu influenciar muitas gerações e foi fonte de inspiração para grupos de todos os estilos, desde Punk, até Metal, passando pelo Pop e música eletrônica. Sua mente inovadora e atitude de vanguarda mudaram para sempre o ‘show business’. Absorvendo, incorporando e criando elementos artísticos de cada época, o camaleão interferiu em todas as artes, cantando, compondo, interpretando e criando capas, visuais e personagens inovadores.



Ele é uma lenda viva...

Nenhum comentário:

Postar um comentário