segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Culture Club




Culture Club
Roy Hay (guitarra e teclados), Mikey Craig (contrabaixo), Boy George (voz) e Jon Moss (bateria)

Biografia Culture Club
O Culture Club, formada na década de 80, é uma das bandas inglesas de maior sucesso em todos os tempos, com sete canções no top 10 inglês e nove hits nas paradas norte-americanas. O cantor Boy George personificou uma época, sendo conhecido também pelos escândalos sexuais e ligados a drogas.

Fã de David Bowie e do vocalista Marc Bolan do T-Rex, Boy George circulava pelos clubes de Londres no final da década de 70 com um visual polêmico inspirado em Marc. Trabalhando como DJ, conheceu em 1981 Malcolm McLaren, que o convidou a integrar o grupo Bow Wow Wow, de onde saiu pouco tempo depois.

O cantor britânico Boy George e o baixista Michael Craig formaram em 1982 o grupo In Praise of Lemmings, que mudou em seguida o nome para Sex Gang Children. O nome exótico rendeu-lhes a acusação de pedofilia, o que levou a troca do nome do grupo para Culture Club.

Assinando com a gravadora Virgin, lançaram o primeiro single, “White Boy”, seguido por “I’m Afraid Of Me”, mas o sucesso veio realmente com “Do You Really Want To Hurt Me”. O primeiro álbum da banda, “Kissing to Be Clever” tornou-se um grande sucesso no mundo todo.

O segundo disco veio numa época em que a banda era um dos maiores sucessos no mundo todo. Lançado em 1984, o álbum Colour by Numbers tinha o sucesso “Karma Chameleon” como destaque, e vendeu mais de cinco milhões de cópias no mundo todo.

O terceiro disco, From Luxury to Heartache de 1986, não conseguiu repetir o êxito do trabalho anterior, com a canção “War song” sendo a última da banda a chegar ao topo das paradas.

O Culture Club foi um dos integrantes do chamado movimento new romantics ao lado de Duran Duran e Visage. No entanto os conflitos entre os integrantes do grupo, e os problemas de Boy George com drogas levaram à separação do grupo. Em 1986, Boy George é preso por porte de drogas, e o tecladista Michael Rudetski é encontrado morto por overdose de heroína na casa de Boy George.

Boy George é internado em uma clínica para tratar sua dependência, e retorna em 1987, iniciando sua carreira solo com o álbum Sold. A banda só voltaria a se reunir em 1998 para gravar o CD Greatest Hits no programa Storytellers, do canal a cabo americano VH1.

O cantor seguiu com a carreira de DJ, atividade que exerceu no começo da carreira artística, com seus sets de house music em todos os grandes clubs do mundo, além de lançar trabalhos solos, e alguns hits, como o remake de “Everything I Own”, “Crying game”, trilha de Traídos pelo Desejo, e “Generations of love”, que assinou como Jesus Loves You.

Jon e Mikey montaram seus próprios estúdios de gravação, e Roy compôs trilhas para filmes e para programas de TV lá de Los Angeles.

Em 1999, a banda se reuniu para gravar e lançar o CD Don't Mind If I Do, que contém a canção "I just wanna be loved", e chegaram a realizar uma turnê na Inglaterra e nos Estados Unidos.

Recentemente, Mikey e Jon decidiram reativar o Culture Club com novos membros no lugar de Boy George e Roy Hay: o cantor de 29 anos Sam Butcher e Phil Pickett, tecladista que acompanhava a banda em suas turnês e escreveu algumas das músicas do grupo em sua formação original. Boy George foi chamado para este retorno, mas se recusou e chegou a criticar publicamente o novo vocalista que a banda escolheu para substituí-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário