terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Coldplay


Biografia de Coldplay


Eles são diferentes, seu estilo musical invadiu o planeta em tão pouco tempo!


Milhões de discos vendidos em todo o mundo é um número que qualquer banda gostaria de poder anunciar. Melhor ainda se esses números são referentes a apenas quatro álbuns - sendo que um deles ainda é uma compilação. Talvez tenha sido sorte, mas o fato é que a banda inglesa Coldplay conseguiu reconhecimento e apelo junto ao público já em seu primeiro lançamento, o álbum Parachutes. Foi com a música Yellow, lançada em formato single, que o grupo ficou conhecido dos ingleses - ela ficou em quarto lugar no ranking dos discos mais vendidos.
Isso impulsionou o álbum: quando Parachutes foi posto à venda, em julho de 2000, o CD estreou em primeiro lugar nas vendas.
Mas comecemos pelo princípio. O quarteto formado por Chris Martin (piano e voz), Jonny Buckland (guitarra), Guy Berryman (baixo) e Will Champion (bateria) é mais das bandas produto de universidades. Martin e Buckland se conheceram em 1996, logo nos primeiros dias de aula na University College London. Da amizade, surgiu o núcleo do que viria a ser o Coldplay.
Logo depois Berryman se juntou ao dois e o trio se apresentava como Pectoralz. No ano seguinte, teve seu nome mudado para Starfish.
Em 1998 chega o último integrante, Will Champion. Ele originalmente não tocava bateria e aprendeu o instrumento para entrar na banda, que logo em seguida foi batizada de Coldplay.
No mesmo ano o quarteto lançou seu primeiro EP, Safety, com apenas 500 cópias. Entre as que foram distribuídas a gravadoras e amigos, sobraram apenas 50 para a venda ao público. Ninguém poderia imaginar que este número se multiplicaria tanto.
Obra completa
Com contrato assinado (a gravadora era a Parlophone), em 1999 os integrantes da banda se concentraram em finalizar seu primeiro álbum, o tal do Parachutes. Que tinha uma venda esperada de 40 mil unidades. De julho a dezembro, foram registradas 1,6 milhão de cópias vendidas, apenas na Grã-Bretanha.
A esta altura alguém devia estar suspeitando do sucesso dos rapazes. E estava: o selo Capitol, da EMI, lançou o segundo álbum da banda A Rush of Blood to the Head, em 2002.
De novo o Coldplay tinha uma música que iria bombar. O hit Clocks fez a banda agora ficar mundialmente conhecida. In My Place e The Scientist, outras duas faixas do CD, também ajudaram.
Toda essa badalação transformou o Coldplay em uma banda de peso. Mesmo com apenas dois álbuns o grupo saiu em turnê pelos cinco continentes (foi quando passaram pelo Brasil pela primeira vez). O show em Sydney, Austrália, foi gravado e transformado no terceiro lançamento da banda, o CD e DVD Live 2003.
Em 2004, o grupo descansou da turnê e se pôs a trabalhar nas gravações do próximo trabalho. X&Y, lançado em junho de 2005, foi o álbum mais vendido daquele ano, com 8,3 milhões de cópias vendidas em todo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário